Sua equipe realiza ações de marketing, mas tem a sensação de que não possui uma visão clara da origem de cada lead? Tem dificuldades de mensurar quais ferramentas e estratégias apresentam resultados e quais precisam de ajustes? Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, o problema pode estar na falta de mapeamento dos seus canais de aquisição para captação de alunos. Saiba agora como fazer isso na prática! ✏️🗓️
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Cada vez mais as instituições de ensino estão percebendo a importância de estruturar ações voltadas para a geração de leads. Isso porque, elas são primordiais para manter o fluxo constante de leads no Funil de Captação de Alunos, em outras palavras são essas ações que permitem à instituição captar o ano todo.
Entretanto, assim como colocar as ações em prática, realizar um acompanhamento efetivo é fundamental para o sucesso dos resultados.
Em resumo, um dos pontos essenciais e que, infelizmente, muitas instituições de ensino deixam de lado é o mapeamento dos canais de aquisição, que são, basicamente, as “fontes” e as “origens” por meio das quais sua instituição de ensino atrai leads. Isso significa que eles impactam diretamente os resultados de captação e de Gestão da Permanência de alunos.
Portanto, se você está pensando em investir em uma estratégia de captação de leads para sua IE, precisa conferir esse post! Entenda agora o que são canais de aquisição para captação de alunos, a importância de mapeá-los e dicas de como fazer isso na prática.
Boa leitura e ótimos insights! ✨
O que são canais de aquisição para captação de alunos?
Em suma, um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua faculdade ou escola utiliza no dia a dia para gerar e atrair mais potenciais alunos.
Em suma, os canais de aquisição correspondem a todas as formas pelas quais os leads chegam até à sua instituição.
Exemplos de canais de aquisição
Os canais de aquisição para captação de alunos podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Dessa forma, eles podem assumir diferentes versões.
A seguir, separamos os canais de aquisição mais utilizados:
- Pesquisa orgânica – Marketing de conteúdo + SEO;
- E-mail marketing;
- SMS Marketing;
- Marketing de Guerrilha;
- Anúncios pagos;
- Redes sociais;
- Remarketing;
- Marketing boca a boca;
- Cold Calling (ligações frias);
- Parcerias com empresas e pessoas estratégicas.
🔴 O mais importante é identificar quais são e monitorar cada um deles. Assim, ao fazer esse trackeamento você consegue acompanhar tudo o que deu certo e o que não foi tão eficiente (para adaptar em uma nova oportunidade).
Lembre-se: esse monitoramento dá trabalho, mas vale a pena!
Qual a importância dos canais de aquisição para captação de alunos?
Os canais são extremamente necessários numa estratégia de captação de leads, pois são as principais portas de entrada para coletar dados de forma consentida.
Ao identificar a origem do lead, torna-se possível realizar ações específicas considerando cada caso, como por exemplo, enviar um e-mail para todos os inscritos por meio de determinado canal, convidando-os para uma nova ação.
🔴 Etapas importantes ao definir canais de aquisição para captação de alunos
Identifique quais canais serão utilizados
Como vimos, existem diversos canais de aquisição. Por isso, é importante identificar quais serão mais estratégicos para a sua instituição de ensino.
Portanto, pesquise bem quais as opções de canais e quais os benefícios oferecidos por cada um. Abaixo, elencamos alguns deles, veja só:
📌 E-MAIL MARKETING:
Em resumo, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.
Assim, ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.
📌 COLD CALLING:
É uma técnica realizada por meio de ligações telefônicas para potenciais alunos que ainda não tiveram contato direto com sua instituição.
Permitem um contato mais direto com os potenciais alunos. Contudo, requer tempo e uma abordagem inteligente e altamente direcionada.
📌 MARKETING BOCA A BOCA:
Também denominado “propaganda boca a boca”, consiste em estratégias de marketing que usam recomendações das pessoas para a promoção de produtos, serviços ou, até mesmo, da marca em si.
📌 ANÚNCIOS:
Outra estratégia para vender cursos é apostar no tráfego pago, principalmente através do Google Ads e do Facebook Ads. Assim, sua IE irá criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas relacionadas ao seu curso.
Dessa forma, defina quais são as palavras-chave que o seu público-alvo é propenso a usar para pesquisar seu curso e estruture seus anúncios em torno delas.
📌 RODA DE PROFISSÕES:
Promover uma roda de profissões próximo ao período de realização do vestibular ajuda a atrair um número expressivo de interessados e curiosos.
📌 SITE:
O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua IE “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado.
⚡ Está em dúvida se o website da sua instituição tem perdido leads? Então leia nosso conteúdo: “Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito“!
📌 BLOG:
O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso, especialmente se o time de Marketing publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu curso.
O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa do seu curso.
📌 REDES SOCIAIS:
As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.
A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar.
📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais:
- Faça um cronograma de postagem;
- Identifique em quais redes sociais investir;
- Compartilhe uma prévia do seu curso;
- Gere engajamento por meio de publicações interativas;
- Disponibilize link para uma landing page.
⚡ Aliás, aqui estão alguns conteúdos que podem te ajudar nesse desafio:
- Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente
- Guia Completo: Instagram para instituições de ensino
📌 PARCERIAS COM EMPRESAS:
A parceria com empresas locais pode ser uma ótima forma de adquirir leads. Você pode apostar na parceria com clubes, associações e sindicatos, por exemplo.
Para realizar a divulgação, você pode reservar um espaço no mural, criar posts nas redes sociais, enviar e-mails para divulgar as oportunidades etc.
📌 INFLUENCERS:
Diversas empresas apostam na estratégia para que o seu público-alvo vincule a sua marca àquele influenciador, gerando empatia nos consumidores e influenciando-os a consumirem o mesmo produto ou serviço. Esse é o Marketing de Influência.
Durante o estudo de possíveis parcerias, lembre-se de analisar o quanto aquela pessoa é compatível com os valores da sua instituição e as características das suas personas.
Acompanhamento e monitoramento
Sabemos que o acompanhamento e o monitoramento são etapas fundamentais para todo projeto. Assim, quando o assunto são canais de aquisição não é diferente.
Após colocá-los em prática, é importante sempre manter o controle das estratégias por meio de um acompanhamento periódico. Através das métricas fornecidas torna-se possível ajustar possíveis “arestas soltas”, ou seja, aperfeiçoar as estratégias.
🎁 Bônus: Monitoramento dos canais de aquisição
Entendemos a importância dos canais de aquisição para captação de alunos e a complexidade desse assunto. Por isso, decidimos compartilhar com você alguns dos principais segredos dessa prática. Compilamos tudo em um vídeo estratégico e postamos em nosso canal no YouTube.
Neste conteúdo, conversamos e damos dicas práticas sobre como mensurar seus resultados de campanha de captação, assim como estabelecer e mapear seus canais de aquisição.
Dê o play e confira! 😉
Canais de aquisição na Plataforma Rubeus
A Plataforma Rubeus conta com canais de aquisição que permitem um acompanhamento e monitoramento eficaz dos leads à medida que adentram o Funil de Captação.
Os principais canais de aquisição da sua instituição são definidos durante a implantação, mas você tem total autonomia para criar e integrar novos canais conforme a sua necessidade.
Veja alguns exemplos de canais de aquisição para captação de alunos que sua IE pode vir a criar ou integrar na Plataforma Rubeus:
- Ficha de Inscrição Rubeus ou integrada;
- CTAs (Call to Action) do seu website, tais como: “Fale com o consultor” ou “Me ligue”;
- Formulários embedados no seu site;
- Modelos de formulário página (landing pages);
- Agenda Rubeus;
- Modelo de formulário pop-ups;
- Redes sociais;
- Aplicativos e sistemas em geral integrados ao Rubeus.
😎 Você pode ter uma experiência prática de como tudo isso acontece! Agende uma demonstração gratuita da nossa plataforma clicando neste link -> https://appagenda.apprubeus.com.br/demonstracao/
Considerações finais
Sabemos que as dúvidas surgem durante a prática, mas esperamos que você tenha conseguido absorver muitos insights com o nosso conteúdo e que todas as informações sejam muito úteis para você.
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Para usar como referência acadêmica
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🔗Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Canais de aquisição para captação de alunos: a importância de mapeá-los. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/canais-de-aquisicao-para-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2021, 31 maio. Canais de aquisição para captação de alunos: a importância de mapeá-los. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/canais-de-aquisicao-para-captacao-de-alunos/