8 dicas para bater suas metas de captação de alunos e maximizar o desempenho da sua campanha

Precisando superar os resultados de captação de alunos e não sabe como fazer isso? A gente pode te ajudar! Veja agora 8 dicas para bater metas de captação e superar as expectativas. Confira! 💥

Leitura: 6 minutos

🚩 Pontapé inicial: planejamento e alinhamento da equipe

Sem dúvidas, o primeiro passo para qualquer ação de captação é o planejamento. Neste momento, é muito importante criar previsões que servirão como referência para os membros das equipes. 

É preciso definir qual será o objetivo que norteará todas as estratégias. Além disso, deve-se estabelecer também as metas, ou seja, o que a equipe terá que realizar para alcançar o objetivo estabelecido. 

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> METAS PARA CAPTAÇÃO DE ALUNOS:

Calcule quantos novos alunos será preciso matricular. 10%? 20%? Além disso, aproveite para traçar estratégias de como você fará isso acontecer.

Algumas das possibilidades são: criação de uma campanha para captação de alunos, marketing de guerrilha, ações presenciais e/ou campanhas rápidas, por exemplo.

> METAS SMART:

É importante saber que todas as metas devem ser SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporárias. 

Metas Smart - Rubeus

🔝 8 hábitos para bater suas metas de captação

Chegou a hora de superar as expectativas da sua equipe, planejar suas metas e alcançá-las. Mas, antes de começarmos, temos algumas sugestões para você: 

⭐ Salve este post para não perder as dicas de vista!

💪 Não deixe para amanhã a estratégia que você pode fazer hoje!

🚀 Fique de olho nos conteúdos complementares, pois eles irão enriquecer a sua experiência!

😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1. Direcione suas estratégias e comunique certo 

Suas personas estão atualizadas e gerando resultados? Se não, é hora de revisá-las para saber se ainda fazem sentido para sua IE.

Você sabe o que realmente chama a atenção dos seus leads? O que seu potencial aluno procura? 🤔

Ao definir suas personas, responder essas perguntas fica muito mais fácil! Ainda não sabe o que são personas? 🏃💨 Corre e confira esse conteúdo:  11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.
Basicamente, diversas variáveis podem impactar o processo de tomada de decisão dos potenciais alunos. Ao entender o seu potencial aluno, suas dores, anseios, necessidades, gostos e particularidades, fica mais fácil definir estratégias que gerem conversões e matrículas.⠀

Uma dica para quem quer fazer uma avaliação científica mais aprofundada do perfil do seu aluno ideal é utilizar os grupos focais

O grupo focal é um método utilizado em pesquisas qualitativas. Para realizá-lo, forma-se um grupo entre 6 e 12 pessoas escolhidas aleatoriamente entre seus alunos.

💡 SEMPRE É MUITO MAIS ESTRATÉGICO INVESTIR NA COMUNICAÇÃO DIRECIONADA DO QUE GENERALIZÁ-LA!

2. Invista, otimize e monitore os canais de aquisição 

Rastreie os canais de aquisição de leads, dessa forma você fará campanhas mais assertivas.

Basicamente, um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua faculdade ou escola utiliza no dia a dia para gerar e captar mais potenciais alunos. 

Os canais de aquisição para captação de alunos podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Dessa forma, podem assumir diferentes versões.

Rubeus Academy | Monitoramento dos canais de aquisição
E-MAIL MARKETING:

Em resumo, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.

Assim, ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.

ANÚNCIOS:

Outra estratégia para vender cursos é apostar no tráfego pago, principalmente através do Google Ads e do Facebook Ads. Assim, sua IE irá criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas relacionadas ao seu curso. 

Dessa forma, defina quais são as palavras-chave que o seu público-alvo é propenso a usar para pesquisar seu curso e estruture seus anúncios em torno delas.

SITE:

O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua IE “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado. 

⚡ Você sabe se o website da sua instituição tem perdido muitos leads? Sugiro que leia este conteúdo: “Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito“!

BLOG:

O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso, especialmente se o time de Marketing publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu curso

O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa do seu curso. 

3. Reative leads “estagnados” 

Sabe aqueles leads que estão em sua base de dados há tempos, mas não interagem com a mesma frequência de antes e sua instituição de ensino considera como “estagnados” na Jornada de Compra? Você sabia que muitos deles podem ser reaquecidos?

Uma ação muito eficaz para aquecer leads estagnados é o envio de e-mails de qualificação, que são, basicamente, e-mails enviados aos leads da instituição de ensino a fim de identificar o interesse e tentar convertê-los em potenciais alunos.

💡 Para não alongarmos muito, vou deixar aqui um conteúdo complementar no qual detalhamos mais sobre como elaborar e-mails de qualificação altamente persuasivos. Não deixe de conferir, combinado?

Como reativar leads frios na educação: dicas para aquecer a sua captação - Rubeus

4. Dicas para bater as metas de captação: Explore os diferenciais oferecidos pela sua IE

Pense rápido: 3 diferenciais da sua instituição de ensino em relação às demais?

Um dos segredos para se sobressair em relação aos seus concorrentes é ser diferente: oferecer vantagens que eles não oferecem. Esses diferenciais podem ser pontos como:

  • Infraestrutura de ponta; 
  • Laboratórios; 
  • Bibliotecas virtuais; 
  • Atividades no contraturno; 
  • Atividades extracurriculares;
  • Pluralidade nas modalidades de curso; 
  • Metodologias de ensino. 

O importante é se destacar e mostrar isso ao seu público. A dica é explorar esses pontos positivos em suas redes sociais, criando desejo e engajando os leads. 

💡 Hora de tornar sua IES referência no mercado educacional, veja como!

5. Garanta que o seu site seja encontrado nos mecanismos de busca

Ter um site não é suficiente para alcançar bons resultados. Ele precisa estar 100% otimizado para conversão! Para isso, é essencial pensar em práticas de otimização para tornar a experiência de navegação realmente efetiva. 

Ou seja, você precisa facilitar todo o percurso do potencial aluno em seu website.

Para ser tão otimizado à conversão,  faz-se necessário que, seu site contenha, no mínimo,  três grandes ações:

  • Conteúdo relevante;
  • Discurso de condução estratégico;
  • Gatilhos mentais em todas as fases do funil (CTAs).

Tá legal, mas como vou fazer isso na prática? Bem, nós te contamos tudo nesses conteúdos:

Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito

Conquiste resultados rápidos explorando a demanda reprimida do website

Site educacional ineficaz: entenda como isso pode estar afetando (e muito) os seus resultados

6. Dicas para bater as metas de captação: Esteja presente através das redes sociais

As redes sociais são uma oportunidade da sua instituição de ensino se fazer relevante no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.

A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar. 

Veja algumas dicas de como atuar em cada uma delas:

❤️ INSTAGRAM:

O Instagram é a segunda rede social mais utilizada por brasileiros, com 85% de adesão. 😮😵‍💫

Dentre as diversas redes sociais atuais, o Instagram passou a ser uma das fontes de pesquisa, contato e interação mais utilizadas pelos potenciais e atuais alunos. Isso significa que estar no Instagram é quase que uma obrigação.

É uma rede social altamente dedicada ao visual, isso quer dizer que a abordagem mais indicada para uma atuação de qualidade nesse ambiente é o uso de imagens e vídeos curtos. Por isso, um dos requisitos para ser eficiente é que todos esses materiais possuam alta qualidade e resolução.

Criada para os usuários compartilharem momentos importantes por meio de fotos, também permite a utilização de hashtags, o que facilita a segmentação  de assuntos.

Dicas para bater metas de captação de alunos - Rubeus
💃 TIK TOK:

Em 2021, o TikTok bateu a surpreendente marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Isso corresponde a cerca de 14% da população do mundo. Além disso, dados de um estudo realizado pela Statista, revelam previsões de que o TikTok atinja a marca de 4,92 milhões de usuários ativos em 2025.

Essa gigante das redes sociais está entre as plataformas de mídia mais acessadas por leads e pode ser usada dentro e fora da sala de aula.

Quando o assunto é captar leads por meio dessa rede social, algumas ações podem ser bem estratégicas, veja só:

  • Entender o seu público;
  • Criar uma estratégia de conteúdo;
  • Pensar no tom e na abordagem;
  • Investir em anúncios no TikTok (TikTok Ads);
  • Fazer parceria com outros criadores do TikTok.

Quer se aprofundar nessas dicas? Então, NÃO DEIXE de conferir o conteúdo abaixo:

👔 LINKEDIN:

Embora o LinkedIn ainda não seja tão popular, ele alcança 35% de adesão entre os brasileiros.

Essa rede social possui o objetivo de conectar pessoas por meio de experiências profissionais. Atualmente, é a mais ampla plataforma de networking profissional do planeta, com cerca de 600 milhões de usuários em 200 países.

Basicamente, a promoção de conteúdo nessa rede social pode ser realizada de forma semelhante ao Facebook. A grande diferença está na abordagem! Isso porque o LinkedIn é mais direcionado para o lado profissional, o que faz com que seja uma rede social mais madura. Isso significa que o público está presente nessa rede social por um motivo principal: buscar por oportunidades e conteúdo útil para sua vida profissional.

Como usar o LinkedIn na educação - Rubeus

7. Realize testes A/B e avalie o que está dando certo para sua IE

Os testes A/B são formas da sua equipe de Marketing verificar qual abordagem gera mais resultados e, assim, adotá-la.

Veja na prática:

Quando for estruturar um e-mail, busque criar dois tipos distintos de abordagem. Veja este exemplo: um e-mail com um CTA logo no início e outro que tenha um CTA mais ao longo do texto. Após enviá-los, verifique qual abordagem apresenta maiores taxas de abertura e cliques e, desse modo, priorize a que for mais efetiva.

💡 Testes A/B podem ser desenvolvidos com base em questões como personificação, linguagem, comunicação visual, horário de envio e até mesmo na abordagem de venda utilizada pelo time comercial.

Ao trabalhá-lo você conseguirá identificar quais abordagens surtem mais resultados e, assim, maximizar o desempenho das suas ações.

8. Dicas ara bater metas de captação: Crie boas landing pages

As landing pages são páginas 100% focadas em conversão. Em suma, o principal objetivo delas é capturar leads para as instituições de ensino. 

Por isso, a ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor. Assim, em troca, os visitantes mais interessados deixam as suas informações de contato e, com isso, se tornam leads. 

Além disso, uma landing page dedicada exclusivamente ao seu curso, permite coletar informações de contato e, assim, inseri-los em  listas de e-mail.⠀⠀⠀⠀⠀

Saber estruturá-las de forma assertiva pode ser o que separa a sua instituição de uma captação com um ticket médio bom ou ruim. 💸

🎁 DICA BÔNUS: Invista em automação de Marketing

Falha de comunicação: o problema mais antigo de toda organização.

🗣 Gargalos ou ruídos na comunicação podem implicar em impactos significativos na captação de alunos.

No fluxo de captação, a automação de marketing permite segmentar o envio das mensagens, o agendamento das ligações e o controle da movimentação dos processos. Ou seja, é possível enviar a mensagem certa, na hora mais adequada para a pessoa certa!

Portanto, é essencial que a sua IE conte com uma ferramenta capaz de automatizar o relacionamento com potenciais e atuais alunos. 

🤔 Você sabia? 

A Plataforma Rubeus atua como um elo de ligação entre a sua ferramenta de automação e as informações dos potenciais e atuais alunos. Isso significa que ajudar a sua instituição a criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é uma das nossas metas. 💪

Em resumo, com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles:

Criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo;
Disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos;
Disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo;
Mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação;
Comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação;
Atribua, remova ou modifique um responsável por um registro;
Altere o status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”.

😃 Quer saber mais? Confira o nosso conteúdo “Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir”! 

Considerações finais

Agora sim podemos finalizar esse conteúdo! Espero que tenha gostado! 👊👊

Para tornar a sua experiência ainda mais completa, te convidamos a deixar sua opinião nos comentários e a compartilhar esse post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto,  cresce mais rápido. 

Plataforma Rubeus

Bons resultados! 🚀

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Dicas para bater metas de captação de alunos. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-para-bater-metas-de-captacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 19 de setembro. Dicas para bater metas de captação de alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-para-bater-metas-de-captacao/