Newsletter para instituições de ensino: qual a sua importância para o relacionamento com o cliente?

Sua IE já explora o poder da newsletter? Por meio dela é possível ganhar leads para a base de dados, estabelecer uma comunicação direta com potenciais clientes, além de converter leads em alunos. Mas para isso é preciso apostar no conteúdo, formato e abordagem certas! Por isso, saiba agora como estruturar uma newsletter para instituições de ensino relevante e focada em conversão! 🌟

⏰ Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

De acordo com a pesquisa Email Marketing Trends, cerca de 76,7% das empresas adotam a estratégia de e-mail marketing, dentre elas está o envio estratégico de newsletters. 

Considerado uma das ferramentas mais eficientes por profissionais de Inbound Marketing o e-mail tornou- se uma estratégia muito eficiente. Sendo capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento que ela precisa.

✉️ Além disso, devido à sua flexibilidade e eficiência, o e-mail marketing pode ser utilizado ao longo de todas as etapas da Jornada de Compra Educacional

As newsletters, em específico, possibilitam que a instituição de ensino se comunique com aqueles potenciais alunos que ainda não estão prontos para solicitar uma conversa com o consultor, além de manter leads e alunos informados e engajados.

Neste conteúdo, vamos compartilhar algumas dicas importantes para você considerar na hora de montar a sua newsletter para instituições de ensino. Confira! 💪

Boa leitura e ótimos insights!

Newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

🤔 O que são newsletters?

A newsletter é um tipo de e-mail marketing produzido de forma constante e enviado com uma periodicidade fixa para a base de contatos.

Na newsletter, geralmente, aborda-se novidades, notícias e assuntos relevantes para a persona da sua instituição de ensino.

Sendo assim, essa forma de conteúdo deve ser adotada em casos em que se quer estabelecer uma comunicação direta e simples com os seus potenciais alunos. Isso porque a newsletter tem como um dos seus objetivos posicionar bem sua IE na mente do seu público.

🤔 E-mail marketing x Newsletter

A newsletter é um tipo de e-mail marketing. De forma resumida, existem diferentes modelos e abordagens de e-mails que variam de acordo com o objetivo desejado.

Alguns exemplos mais comuns são:

-> Newsletter;
-> E-mail promocional;
-> E-mail sazonal;
-> E-mail transacional;
-> E-mail de boas-vindas.

✅ A importância da newsletter para instituições de ensino

Muitas pessoas acessam os canais de aquisição da sua IE fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício

Por isso, é extremamente estratégico disponibilizar formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Enviar newsletter é uma ótima forma de fazer isso. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha. 

Veja um exemplo de divulgação de newsletter que sua IE pode oferecer:

Newsletter para instituições de ensino: dicas para desenvolver a sua! - Rubeus
Sendo assim, a newsletter é eficaz tanto para leads quanto para alunos já matriculados. Veja bem:

> Para leads: possibilita que a instituição de ensino ofereça conteúdo estratégico para aqueles potenciais alunos que ainda não estão prontos para ações de macro conversão.

> Para alunos já matriculados: o envio de conteúdos, notícias e avisos importantes tem o poder de informar e engajar o público.

📩 Modelo pronto de newsletter para instituições de ensino

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Mas não é só isso, montamos um exemplo de newsletter para você! Esse é um exemplo direcionado às Instituições de Ensino Superior, mas nada impede sua adaptação e reformulação para atender o cenário de uma escola ou colégio:

  • Enviar para: potenciais alunos que já possuem algum contato com sua instituição de ensino (lista de contatos dos processos seletivos anteriores que não se inscreveram, por exemplo) e leads que solicitaram o recebimento da sua newsletter.
  • Objetivo: nutrir sua base de contatos e captar mais alunos.  
  • Assunto: Sobre vestibular, carreira e estudantes ansiosos! 

Exemplo de newsletter para instituições de ensino - Rubeus

E aí, deu para se inspirar? 🥰

Instagram Rubeus

📝 5 dicas de sucesso para aplicar na hora de desenvolver a sua newsletter para instituições de ensino

Para elaborar boas newsletters, ou seja, newsletters que sejam relevantes para o seu público, é necessário planejar de modo estratégico pontos como o assunto, a frequência de envio e os conteúdos que serão tratados. Por isso, veja só essas dicas que separei para você:

1) Segmente a sua base de contatos

Em suma, segmentar nada mais é do que agrupar contatos que estão em etapas de compra semelhantes. Ao classificá-los em grupos é possível verificar quais conteúdos são mais relevantes, qual a melhor abordagem, frequência e os CTAs mais estratégicos, por exemplo. 

Afinal, não adianta enviar uma mensagem divulgando um curso de Logística para um aluno de Medicina. É importante enviar a mensagem certa para a pessoa certa, no momento certo.

Este conteúdo pode te ajudar nesse desafio:

Segmentação de listas de leads para IEs: a importância de tratar a sua base de contatos e otimizá-la para a construção de uma boa régua de relacionamento - Rubeus

2) Newsletter para instituições de ensino: Aposte em assuntos atrativos

Quando for enviar um e-mail para o potencial aluno é interessante aplicar estratégias para conversão de alunos (copywriting) no assunto dos seus e-mails. Isso mesmo, se esse título não atrair as pessoas, elas não lerão o resto da sua newsletter, o que não acontece quando você possui um bom assunto de e-mail.

Sendo assim, uma dica para elaborar bons assuntos é ser objetivo, personalizado, trabalhar com perguntas e procurar despertar emoções e sentimentos dos seus potenciais alunos.

3) Chame o contato pelo nome

Uma boa forma de incentivar o engajamento por meio da newsletter é personalizar as mensagens de maneira segmentada. Assim, passará a ideia de assuntos e mensagens que buscam criar um relacionamento de aproximação entre a sua IE e o lead.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor, a personalização aumenta as taxas de abertura em 26%. Por isso, personalizar o e-mail com o nome do destinatário é considerado por muitos a melhor forma de dar maior atenção ao que a mensagem tem a dizer. 

4) Newsletter para instituições de ensino: Identifique a melhor frequência 

Definir uma boa frequência de envio dos e-mails também é fundamental. Sendo assim, leve em consideração que o equilíbrio é a chave para nutrir um lead de forma eficiente.

Envios frequentes, em vários horários do dia podem ser invasivos. Além disso, na maioria das vezes, eles geram op-t­out (quando o cliente pede a exclusão do e-­mail dele da sua lista de disparo), o que pode ocasionar a sua perda. Portanto, durante a qualificação do seu lead procure manter um intervalo saudável entre os envios de conteúdo.

Contudo, outro ponto importante é manter uma comunicação constante. Dessa forma, seu lead não perderá o timing. Portanto, sua missão é tentar equilibrar a frequência de envio da forma mais estratégica possível.

5) Estabeleça métricas eficientes

Em suma, quando se trabalha com envio de newsletters é primordial estabelecer algumas métricas que irão proporcionar um controle e monitoramento da sua estratégia. 

Por isso, selecionamos as formas mais comuns de mensurar estes resultados:

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de descadastro – Unsubscribe.

6) Newsletter para instituições de ensino: Adote uma ferramenta de automação

O envio automatizado de e-mails é indispensável a depender do porte da instituição de ensino. Por isso, verifique a possibilidade de apostar em uma ferramenta de automação de e-mails. 

Assim, será possível economizar o tempo das equipes, evitar erros e não perder o timing da oportunidade.

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🚫 O que não fazer ao desenvolver a newsletter para instituições de ensino

  • Não compre listas de contatos;
  • Não encha a caixa de e-mail do seu contato;
  • NÃO FALE GRITANDO (em CAP LOOKS);
  • Não produza e-mails muito longos.

📧 Conteúdos que sua IE pode abordar na newsletter para instituições de ensino

Veja só esses exemplos de conteúdos que a sua IE pode explorar:

  • Diferenciais da sua IE;
  • Informações sobre sua IE;
  • Convite para eventos;
  • Orientações / conteúdos estratégicos.

🌟 Fique por dentro das novidades do cenário educacional!

Já que o nosso assunto é newsletter para instituições de ensino, não posso deixar de te fazer esse convite! 🥰

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Considerações finais

Agora sim, finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha conseguido te ajudar!

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Vamos juntos na busca de aproveitar todas as oportunidades e, assim, gerar resultados consistentes para sua instituição. 🚀

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Sucesso! 👋

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Newsletter para instituições de ensino: dicas para desenvolver a sua! Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/newsletter-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 25 julho. Newsletter para instituições de ensino: dicas para desenvolver a sua! [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/newsletter-para-instituicoes-de-ensino/