Muitas instituições de ensino buscam uma fórmula mágica para turbinar suas matrículas. Entretanto, o segredo do sucesso está na utilização de ações consistentes e bem alinhadas com o perfil dos potenciais alunos. Não sabe como fazer isso na prática? A gente te ajuda! Neste conteúdo, vamos compartilhar 7 estratégias de captação de alunos para polos de faculdade que irão te ajudar a vender TODOS OS DIAS DO ANO. Confira! 💪
⏰ Tempo aproximado de leitura: 4 minutos
Introdução
Acredito que você já saiba a importância de investir em ações contínuas de captação de alunos. Em suma, a captação é parte indispensável para a consistência e o crescimento de toda instituição de ensino.
Sendo assim, o grande desafio está em desenvolver estratégias que contribuam para uma atuação inovadora, que facilite a atração de leads e, consequentemente, a captação deles.
🤔 Mas, como fazer isso?
Em síntese, a resposta envolve ações práticas que podem ajudar a melhorar os processos e, consequentemente, as experiências que sua instituição oferece.
Por isso, neste conteúdo, vamos compartilhar 7 dicas de captação de alunos para polos de faculdade que irão te ajudar a alavancar as matrículas. Aliás, o nosso objetivo é te ajudar a maximizar os resultados do seu polo. 🎯
Boa leitura e ótimos insights!
🚀 7 dicas de como aumentar as vendas do seu polo de faculdade
As dicas a seguir são comprovadamente eficazes, ou seja, já apresentam resultados concretos. Mas, para isso, é muito importante que elas sejam realizadas em conjunto, combinado?
📝 NOTA IMPORTANTE: fique atento às dicas práticas e ao material de apoio, eles auxiliarão na compreensão do conteúdo. 😃 |
Sem mais delongas, vamos às dicas!
1. Defina os perfis do seu aluno ideal
Você sabe o que chama a atenção dos seus leads? O que seu potencial aluno procura e pode encontrar em um polo de faculdade? 🤔
Ao definir suas personas, responder essas perguntas fica muito mais fácil! Ainda não sabe o que são personas? Opa, então corre e confira esse conteúdo: 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.
Em suma, há diversas variáveis capazes de impactar o processo de tomada de decisão dos potenciais alunos. Assim, ao entender o seu potencial aluno, suas dores, anseios, necessidades, gostos e particularidades, fica mais fácil definir estratégias que gerem conversões e matrículas.⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💡Aliás, é muito mais assertivo e vantajoso investir na comunicação direcionada do que generalizá-la.
Ademais, algumas perguntas a serem respondidas na hora de definir as suas personas são:
- Quais as suas principais dores (necessidades)?
- Suas preocupações (financeira, tempo, social)?
- Seus sonhos (desejos)?
- Quais pessoas e ideias a influenciam?
- Quais são as marcas favoritas dela?
- O que dizem essas marcas?
- Quais produtos de comunicação ela consome?
- Que obstáculos ela precisa ultrapassar para conseguir o que deseja (possíveis impeditivos para a compra)?
- O que ela gostaria de mudar na vida?
- O que é sucesso para a sua persona?
- Onde ela quer chegar?
- O que sanaria os seus problemas?
Sendo assim, defina pelo menos as principais informações do seu aluno ideal e mantenha-o em mente ao implementar suas ações de captação e principalmente as de marketing.
Pronto! Agora, é só criar 1, 2, 3 ou mais personas que ajudem a sua instituição a direcionar a informação para o potencial aluno certo e na hora certa.
📝 Listei um conteúdo que pode te inspirar! Nele, você encontra exemplos já prontos de personas. Veja só:
2) Captação de alunos para polos de faculdade: Invista em Marketing Digital
Embora o marketing tradicional ainda surta efeito, utilizar o ambiente virtual para divulgar a sua escola é uma das maneiras mais rápidas de maximizar a sua captação de alunos.
Além disso, o Marketing Digital tem a versatilidade de não precisar de um orçamento ilimitado. Assim, através do próprio ambiente virtual é possível se manter relevante sem gastar muito dinheiro.
🚨 Dessa forma, com a utilização do marketing digital para educação é possível construir um relacionamento estratégico com os potenciais alunos, despertando o desejo de compra e alimentando-o até que eles estejam prontos para efetivar a decisão de compra. Assim, torna-se possível sanar suas principais dúvidas rapidamente e de forma mais pessoal e objetiva. 🎯
Sendo assim, envolva a sua equipe e treine os times na utilização estratégica de ferramentas de Marketing Educacional. Um exemplo de ferramenta muito estratégica é o Notion ou o Trello. Dessa forma, por meio deles, é possível criar conteúdos e categorizar as atividades. E, o melhor: as duas ferramentas sugeridas possuem plano gratuito (com pequenas restrições). 😃
Ademais, outra ferramenta que contribui muito para o rastreamento e monitoramento das ações de marketing é Google Analytics. Em resumo, através dele, é possível medir quantos cliques, sessões, visualizações e tempo de permanência suas páginas (blogs, sites, landing pages etc) apresentam em determinado período. Tudo isso através de alguns cliques:
Aliás, você pode saber mais sobre o universo do Marketing Digital aplicado à educação, lendo o nosso conteúdo abaixo! 😃
3) Produza conteúdos estratégicos e ganhe leads para a sua base de contatos
Você já produz conteúdo para atrair e engajar os seus atuais e potenciais alunos?🤔
📝 Em resumo, criar conteúdo é essencial para qualquer empresa, e para as instituições de ensino o cenário não é diferente.
Dessa forma, a produção de conteúdo, por meio do Marketing de Conteúdo, gera resultados de maneira orgânica para sua Instituição. Em outras palavras, você impacta seu público de forma gratuita ou gastando pouco.
🚨 Já imaginou alcançar leads sem precisar ir presencialmente até às escolas da sua cidade e região falar sobre o seu polo de faculdade e conquistar leads “na marra”? Isso é possível!!
Sendo assim, você pode disponibilizar conteúdos relevantes como e-books, infográficos e planilhas (Dá uma olhadinha NESTE CONTEÚDO, ele pode te ajudar!) que abordem conteúdos e dúvidas que chamem a atenção desses leads e disponibilizá-los em seu blog, por exemplo.
Assim, em troca do conteúdo, sua instituição pode solicitar algum dado pessoal sobre o visitante, como o endereço de e-mail ou o número do celular. Assim, é possível identificar o lead e inseri-lo em sua base de dados. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:
Posteriormente, as equipes de Marketing e Vendas podem inseri-lo em um fluxo de nutrição (veremos mais sobre isso ainda neste conteúdo! 😃), fazendo-o avançar pela Jornada de Compra.
💭 “Eu gostaria de ver este CONTEÚDO?” Na hora de pensar em algum conteúdo, faça o exercício de se colocar no lugar do seu público. Isso é agradável, interessante e atrativo? Eu tenho vontade de curtir e comentar? Compartilharia com meus amigos? Dependendo da sua resposta, você saberá o que fazer. Para potencializar os seus resultados, evidencie tudo o que a sua IE tem de melhor, invista em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formatos de vídeo. 💡 A produção de geradores de leads (testes vocacionais, pesquisas de salário médio e dicas de entrevista de emprego) são importantes. Além disso, aproveite e invista na criatividade, criando campanhas institucionais. ⭐Por fim, humanize o contato e estabeleça um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível. |
😃 Sim! Temos algumas dicas que podem te ajudar na hora de criar os seus conteúdos. Não deixe de conferir:
Você sabia? 🤔
Na Plataforma Rubeus disponibilizamos diversos modelos de templates estratégicos e focados na conversão do lead. (Confira o nosso conteúdo e saiba mais: Templates de formulários Rubeus: crie modelos estratégicos e prepare-se para captar mais).
Dessa forma, após produzir seu conteúdo, você pode divulgá-lo através dos nossos modelos validados de landing pages que convertem. Veja alguns exemplos disponíveis:
4) Captação de alunos para polos de faculdade: Fomente o desejo de compra
Já parou para pensar que nem todo lead está preparado para comprar agora? Isto é, nem todos os leads se sentem prontos para se inscrever no vestibular, por exemplo.
Por isso, um passo importante para o sucesso da sua captação de alunos é direcioná-lo conteúdos que “amadureçam” a decisão de compra. Ou seja, inseri-lo em uma régua de relacionamento.
Em suma, uma régua de relacionamento educacional pode ser entendida como a definição de um plano de comunicação recheado de ações que possuem um objetivo específico para determinado segmento de leads ou estudantes.
Ademais, esta régua pode ser entendida como uma das maiores estratégias de captação de alunos para faculdades e escolas. Isso acontece porque ela trabalha todos os pontos de interação, definindo detalhes estratégicos para atingir a excelência em cada uma das relações estabelecidas.
Além disso, vamos imaginar que sua instituição precisa atualizar ou montar do zero a régua de relacionamento educacional para o processo de engajamento de inscrição, que tem como objetivo conduzir os leads desde à inscrição até à matrícula.
Em resumo, você pode dividi-la em etapas como:
- Concluiu a 1ª e a 2ª etapa da inscrição (caso sua ficha seja dividida);
- Concluiu a inscrição;
- Confirmado;
- Data de prova ou compromisso;
- Não compareceu a atividade (ausente);
- Convocado;
- Pré-matriculado;
- Matriculado.
🤔 Está achando um assunto muito abstrato? Vou ajudar! Aqui está, de forma exclusiva, uma parte da planilha de régua de relacionamento educacional que usamos com os nossos clientes durante a implantação de um projeto. Dá uma espiada no que eles têm acesso!
📝 Gostou? Então confira o nosso conteúdo detalhado sobre o assunto: Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE.
5) Captação de alunos para polos de faculdade: Invista em automação de marketing
Falha de comunicação: o problema mais antigo de toda organização.
🗣 A falta ou gargalos na comunicação podem implicar em impactos significativos na captação de alunos.
Sendo assim, no fluxo de captação, a automação de marketing permite segmentar o envio das mensagens, o agendamento das ligações e o controle da movimentação dos processos. Ou seja, é possível enviar a mensagem certa, na hora mais adequada para a pessoa certa!
Portanto, é essencial que o seu polo conte com uma ferramenta capaz de automatizar o relacionamento com potenciais e atuais alunos.
🤔 Você sabia? A Plataforma Rubeus atua como um elo de ligação entre a sua ferramenta de automação e as informações dos potenciais e atuais alunos. Isso significa que ajudar a sua instituição a criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é uma das nossas metas. 💪 Em resumo, com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles: – criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo; – disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos; – disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo; – mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação; – comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação; – atribua, remova ou modifique um responsável por um registro; – altere o status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”. 😃 Quer saber mais? Confira o nosso conteúdo “Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir”! |
6) Captação de alunos para polos de faculdade: Crie uma página de venda
No site da sua instituição de ensino, adicione uma página que inclua detalhes sobre cada um dos seus cursos. Inclua um link para comprá-lo de forma facilitada diretamente nessa página ou, alternativamente, inclua um link para sua página de vendas do curso (landing page poderosa) para que seus leads possam saber mais sobre ele e decidir se desejam comprá-lo.
💡 Em suma, as landing pages são páginas 100% focadas em conversão, seu objetivo é capturar mais alunos para as instituições de ensino. Sendo assim, saber estruturá-las de forma assertiva pode ser o que separa a sua instituição de uma captação com um ticket médio bom ou ruim.
Ademais, veja abaixo quais elementos são indispensáveis para montar uma landing page que converte:
7) Captação de alunos para polos de faculdade: Invista em um CRM para específico para polos de faculdade
A utilização de um CRM educacional tem demonstrado resultados altamente satisfatórios no médio e longo prazo na captação e permanência de alunos. Por isso, essa é a nossa dica número 7!
Em suma, um CRM para área educacional permite a otimização dos esforços empregados por sua equipe de relacionamento. Com isso, fica mais simples realizar a nutrição do lead ao incorporá-lo em um fluxo de nutrição, por exemplo.
Além disso, dentre suas muitas outras vantagens, um CRM para educação possibilita a gestão dos contatos da sua instituição. Como? Através da criação de uma lista de contatos inteligente. Essa, por sua vez, registra as informações dos leads e atuais alunos, detalhando o histórico de todas as interações realizadas. E, aliás, o processo não se limita apenas às ligações e e-mails, ele também engloba o serviço de atendimento.
📝 Listei alguns conteúdos que podem te ajudar a se aprofundar ainda mais nesse tema!
- CRM para área educacional: conceito, benefícios e estratégias
- Entenda quando comprar um CRM educacional
- Conheça 7 processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para suprir as necessidades das IEs
💪 Tudo isso e muito mais você encontra na Plataforma Rubeus
Em síntese, a Plataforma Rubeus reúne o que há de mais inovador e estratégico para a sua instituição de ensino captar e reter cada vez mais alunos! Aliás, somos o primeiro CRM desenvolvido exclusivamente para instituições de ensino!🚀
Acompanhamento do estudante, automação de relacionamento, pesquisas de satisfação, avaliação de resultados, controle de possíveis evasões, renegociação de dívidas, formulários estratégicos, controle de inadimplência, centralização de informações… em síntese, essas são apenas algumas das soluções oferecidas pela Plataforma Rubeus.
😃 Por isso, conheça mais sobre nossas soluções:
Considerações finais
Agora sim podemos finalizar esse conteúdo! Espero que tenha gostado! 👊👊
Para tornar a sua experiência ainda mais completa, te convidamos a deixar sua opinião nos comentários e a compartilhar esse post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto, cresce mais rápido.
Bons resultados! 🚀
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Captação de alunos para polos de faculdade: 7 dicas de como aumentar as vendas. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-para-polos-de-faculdade/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 7 de abril. Captação de alunos para polos de faculdade: 7 dicas de como aumentar as vendas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-para-polos-de-faculdade/