Os canais de comunicação são ferramentas utilizadas para construir e manter o relacionamento com potenciais e atuais alunos. Em muitos casos, eles são a chave para melhores resultados na geração, atração e conversão de leads. Por isso, veja as nossas dicas de como transformar os canais de comunicação para instituições de ensino em uma máquina de alta performance! 📣💥
Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Introdução
Há alguns anos atrás, quando falávamos em canais de comunicação pensávamos em itens como telefonemas e faxes. Atualmente, muita coisa mudou. Os canais de comunicação se expandiram e tomaram diferentes proporções e formatos. Atualmente, temos e-mails, videoconferências, SMS, mensagens instantâneas, redes sociais…
Isso significa que os canais de comunicação já são parte fundamental para uma boa estratégia de negócio, pois permitem uma comunicação direta e próxima com potenciais e atuais clientes.
A maioria das empresas contam com uma combinação de canais e enxergam neles uma forma de conquistar não apenas maiores resultados de geração e atração de leads, mas também de disponibilizar conteúdos, expor posicionamentos e gerar autoridade de mercado.
No âmbito educacional, os canais de comunicação são poderosos para estabelecer um contato mais direto com pais, responsáveis e estudantes, bem como fomentar a decisão de compra antes, durante e depois da conversão.
Mas, para isso, é preciso elaborar estratégias inteligentes de comunicação e saber em quais canais atuar. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda!
Neste post, separamos um resumo dos principais canais de comunicação bem como dicas para melhorar a comunicação na sua instituição de ensino. Além disso, vamos te mostrar o melhor momento para investir e quais ações não podem ficar de fora do seu planejamento!
Boa leitura e ótimos insights! 😉
O que são canais de comunicação?
Resumidamente, os canais de comunicação são formas de se comunicar por meio de ferramentas digitais ou analógicas. Em um contexto de negócios, geralmente eles são focados em compartilhar informações, fazer perguntas e/ou fornecer respostas.
Como o próprio nome indica, o canal de comunicação é tudo aquilo que pode ser utilizado como “ponte” para uma comunicação, utilizando, para isso, intermediários tais como: telefone, e-mail, mídia social, mensagem instantânea, videoconferência, audioconferência e blogues, por exemplo.
Os canais de comunicação podem ser divididos em duas categorias: canais de comunicação externos e internos.
- Canais externos: São aqueles utilizados para estabelecer uma comunicação com pessoas externas à sua instituição de ensino, como leads, prospects, fornecedores e investidores.
- Canais internos: Como o próprio nome sugere, são aqueles focados em se comunicar com as equipes e outros departamentos dentro da própria instituição de ensino.
🚨 O que você precisa saber é que os dois tipos de canais são fundamentais para o sucesso da instituição como um todo. Porém, o nosso foco neste post serão os canais de comunicação externos, combinado?
Para que servem os canais de comunicação?
Como já mencionado, os canais de comunicação são muito eficientes para criar, gerar, alimentar e manter um relacionamento de longo prazo com potenciais e atuais alunos. Justamente por isso, eles devem ser parte indispensável das estratégias de marketing.
Por meio deles, é possível colocar em prática uma boa régua de relacionamento e nutrir o lead até que ele converta. Além disso, também é possível responder dúvidas e esclarecer pontos específicos do seu produto e/ou serviço e promover o um follow-up eficiente.
Os canais de comunicação também facilitam o dia a dia da gestão escolar, permitindo que informações sejam disponibilizadas e compartilhadas em tempo real dentro e fora da instituição de ensino.
Outro ponto positivo é a fidelização de alunos. Por meio de uma comunicação personalizada e inteligente, é possível munir os canais de comunicação da sua instituição de ensino com ações focadas em promover a educação contínua e aumentar o ticket médio do aluno.
Como escolher os melhores canais de comunicação para a sua instituição de ensino?
Talvez, essa seja uma das perguntas mais frequentes quando o assunto são canais de comunicação. E, apesar dessa resposta variar de acordo com particularidades de cada régua de negócio, há uma boa forma de analisar em quais canais a sua instituição de ensino deve marcar presença!
A resposta é: Você deve estar presente nos canais de comunicação em que as suas personas estão! Invista naqueles canais em que elas procuram por respostas, fazem pesquisas e buscam informações de modo geral.
👤 Ao definir as personas da sua instituição de ensino é possível trabalhar uma comunicação mais “certeira”. Já a personalização permite que a sua abordagem fale de forma “individual” com cada lead, independentemente do canal escolhido e considerando o seu momento atual na jornada de compra.
- O primeiro passo é estruturar as personas da sua IE, somente dessa forma será possível identificar os pontos que devem ser trabalhados com mais precisão em cada canal;
- O segundo passo é trabalhar a personalização de cada abordagem e o conteúdo disponibilizado em cada canal. Esse é um dos pilares indispensáveis para as suas ações.
Agora, certamente você já entende a importância de conhecer muito bem quem é o seu público. Aliás, podemos perceber que esse é um dos primeiros passos quando o assunto é canais de comunicação que funcionam.
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Separe esse conteúdo para ser a sua próxima leitura, combinado? Agora podemos prosseguir!
7 canais de comunicação essenciais para instituições de ensino
1. Canais de comunicação para instituições de ensino: Site
Grande ou pequena, desde pré-escolas até faculdades, toda instituição educacional precisa de um bom site!
Um site otimizado não é crucial apenas para construir e manter uma presença digital sólida, mas também para “causar uma boa impressão”. Afinal, em muitos casos, ele é um dos primeiros pontos de contato do lead com a instituição de ensino.
Resumidamente, o site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua escola “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado.
Quem não investe em ações voltadas para a otimização e melhoria do site tende a obter uma taxa de conversão muito pequena. Ou seja, os interessados podem até navegar pelo site, porém não realizam nenhuma ação para estabelecerem uma relação com a sua instituição de ensino, “entram e saem” sem serem identificados.
Para frear esse “entra e sai” e identificar a demanda reprimida de leads em seu site, é importante que sua equipe de Marketing insira algumas ações que atuem como “barreiras” para captar o lead. Mas como fazer isso? Através de ações como:
- Estruturar um bom discurso de condução;
- Separar o site do portal do aluno;
- Oferecer conteúdos de qualidade;
- Inserir pop-ups anti fugas estratégicos;
- Adicionar call to actions que atendam os diferentes níveis do Funil de Captação;
- Disponibilizar chats on-line, etc.
📽️ Temos um conteúdo que te ensina a verificar se o site da sua instituição é ou não um bom canal de aquisição de leads. Vale a pena conferir! Dê o play agora mesmo:
2. Canais de comunicação para instituições de ensino: Ligações telefônicas
Certamente, você já sabe que as ligações comerciais ainda são muito utilizadas por empresas. Isso porque elas permitem um contato mais direto com os potenciais alunos. Contudo, essa ação requer tempo e uma abordagem inteligente e altamente personalizada ao momento atual de cada lead ou interessado.
Quando aliadas a um poderoso script para vendas e a uma equipe bem treinada, as ligações podem ser um canal de comunicação muito estratégico e, assim, gerar muitas matrículas.
Contar com uma eficiente prospecção de alunos por telefone pode ser a chave para a sua IE captar mais.
✏️📒 Mas, como elaborar um bom script para vendas de cursos por telefone? É o que te explicamos neste conteúdo:
Além das ligações frias, tenho outra dica de marketing por telefone: a forma como você realiza o contato. Questões como quem atende a ligação, horários de atendimento, padronização, procedimentos… tudo isso é de suma importância para um marketing por telefone bem empático e focado em conversão. Baixe gratuitamente o nosso conteúdo Prospecção de alunos por telefone: como construir um bom script de ligação, e pegue dicas poderosas que te ajudarão nesse desafio! ✅
3. Canais de comunicação para instituições de ensino: E-mail
Em resumo, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.
Ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.
Para potencializar suas estratégias para captação de alunos, é interessante que você trabalhe com listas qualificadas de processos seletivos. Esses contatos (principalmente e-mails), podem ser conseguidos através de ligações, ações presenciais de captação ativa de leads, interessados que solicitam conteúdos em seu blog ou cliques em CTAs estratégicos, por exemplo.
Em suma, o importante é ir recolhendo esses contatos para posteriormente enviar a eles e-mails estratégicos de nutrição do desejo de compra.
💡 E-mails poderosos de qualificação de leads podem ser a alternativa para despertar o desejo de matricular-se em sua instituição de ensino. Para isso, use e-mails com conteúdo relevante. Além de um CTA atraente e chamativo que consiga atrair o interesse dos indecisos.
4. Canais de comunicação para instituições de ensino: Redes sociais
As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.
A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar.
📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais:
- Faça um cronograma de postagem;
- Identifique em quais redes sociais investir;
- Compartilhe uma prévia do seu curso;
- Gere engajamento por meio de publicações interativas;
- Disponibilize link para uma landing page.
🔍 Para tornar o nosso estudo ainda mais direcionado e promover melhorias na utilização desses canais de comunicação, elencamos algumas particularidades sobre cada canal, confira:
YouTube
Na pesquisa realizada pela Statista, o YouTube aparece liderando o ranking de redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, com cerca de 89% de adesão.
Em suma, o YouTube é a principal rede social quando o assunto são vídeos. E como utilizar isso a favor da sua IE? Através de ações para atrair, educar e informar seus potenciais e atuais alunos.
Ele é utilizado para divulgar vários tipos de vídeos e também permite com que você agrupe-os em categorias. Isso facilita a organização dos conteúdos da sua instituição, bem como a visualização por seus usuários.
Alguns bons exemplos de conteúdos que podem trazer bons resultados nessa rede social são:
- Vídeos institucionais;
- Tour virtual, mostrando a infraestrutura física e tecnológica;
- Campanhas de processos seletivos;
- Eventos promovidos;
- Vídeos curtos com diferenciais da IE e dos seus cursos;
- Depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos.
O Instagram é a segunda rede social mais utilizada por brasileiros, com 85% de adesão.
Dentre as diversas redes sociais atuais, o Instagram passou a ser uma das fontes de pesquisa, contato e interação mais utilizadas pelos potenciais e atuais alunos. Isso significa que estar no Instagram é quase que uma obrigação.
É uma rede social altamente dedicada ao visual, isso quer dizer que a abordagem mais indicada para uma atuação de qualidade nesse ambiente é o uso de imagens e vídeos curtos. Por isso, um dos requisitos para ser eficiente é que todos esses materiais possuam alta qualidade e resolução.
Se tem um país no qual o WhatsApp deu certo é o Brasil. De acordo com dados de 2021, no país há cerca de 120 milhões de contas do WhatsApp. Isso coloca o Brasil como segundo lugar no planeta em número de usuários, ficando atrás somente da Índia.
O uso do WhatsApp na educação tem beneficiado muitas instituições de ensino em todo o mundo. Esta ferramenta permite uma comunicação mais eficaz com os alunos e suas famílias.
Além disso, possibilita processos organizacionais mais ágeis, menos dispendiosos e mais eficazes. Assim, a administração fica mais dinâmica e menos burocrática.
Em resumo, a estratégia do WhatsApp para fins de Marketing Educacional pode impactar significativamente a captação de alunos. Você pode apostar em:
- Geração de tráfego;
- Condução da jornada;
- Nutrição do potencial aluno;
- Registro e inscrição de leads;
- Pagamentos;
- Anúncios e integrações.
TikTok
Em 2021, o TikTok bateu a surpreendente marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Isso corresponde a cerca de 14% da população do mundo. Além disso, dados de um estudo realizado pela Statista, revelam previsões de que o TikTok atinja a marca de 4,92 milhões de usuários ativos em 2025.
Essa gigante das redes sociais está entre as plataformas de mídia mais acessadas por leads e pode ser usada dentro e fora da sala de aula.
Quando o assunto é captar leads por meio dessa rede social, algumas ações podem ser bem estratégicas, veja só:
- Entender o seu público;
- Criar uma estratégia de conteúdo;
- Pensar no tom e na abordagem;
- Investir em anúncios no TikTok – TikTok Ads;
- Fazer parceria com outros criadores do TikTok.
5. Canais de comunicação para instituições de ensino: Mensagens instantâneas
Seja pelo WhatsApp ou pelo chat on-line, disponibilizar um canal de conversa instantânea é fundamental para a sua instituição de ensino. Esse canal é muito estratégico, principalmente, no caso de leads mais engajados que desejam tirar dúvidas “rápidas” sobre a sua instituição de ensino.
Por isso, invista em um chat on-line dentro do site da sua instituição de ensino. Você pode disponibilizar também um CTA de “Tire suas dúvidas” e colocá-lo bem visível em uma parte estratégica do seu site e blog.
6. Canais de comunicação para instituições de ensino: SMS
Você já ouviu falar em SMS Marketing? Ele consiste em um formato de marketing que oferece agilidade e permite uma comunicação mais próxima. É uma tática de captação lucrativa e, por isso, sua IE deve utilizá-lo como canal de comunicação.
Quando utilizados de forma estratégica, o SMS pode ser uma eficaz fonte de nutrição. Através de uma abordagem rápida e objetiva, ele permite que os seus potenciais alunos sejam lembrados, por exemplo, algumas horas antes do vestibular de sua IE.
Já deu pra perceber o quanto esse tipo de comunicação pode diminuir o número de desistências ou de esquecimento do seu vestibular, né?
Resumindo: por meio de mensagens atrativas, torna-se possível trabalhar a divulgação de ofertas, atualizações e lembretes importantes da sua instituição de ensino.
7. Canais de comunicação para instituições de ensino: Blog
O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso, especialmente se o time de Marketing publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema dos cursos.
O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa do seu curso.
Dicas indispensáveis sobre canais de comunicação que você deve conhecer!
Agora que vimos alguns dos principais canais que a sua instituição de ensino pode investir, chegou a hora de vermos algumas dicas importantes para ter uma boa atuação, veja só:
1. Acompanhe com fluxos personalizados cada momento dos seus leads
Além de definir e estar nos canais de comunicação, é muito importante saber personalizar toda a sua comunicação em cada um deles. Para isso, é preciso identificar maneiras de atuar em cada fase da Jornada de Compra Educacional.
Quando falamos em comunicação personalizada estamos nos referindo a comunicação estruturada e trabalhada de acordo com as especificidades de cada potencial e atual aluno. Ou seja, uma comunicação que considera questões como etapa da Jornada de Compra, tempo de nutrição, estágio do Funil de Captação, origem do lead etc.
Como assim? 🔍😵
Veja bem, ao publicar nas redes sociais, por exemplo, você deve criar tanto postagens focadas em macro conversão – seja a matrícula, inscrição ou participação no processo seletivo – quanto postagens focadas em micro conversões e no topo de funil – solicitação de newsletter ou download de algum material gratuito.
Após identificar o lead e levá-lo para a sua base de contatos, é hora de inseri-lo em um fluxo de qualificação segmentado e personalizado. Assim, você estará trabalhando e maturando o desejo de compra.
2. Esteja atualizado sobre as novas tendências do momento
O mundo muda rápido demais, as informações estão sendo compartilhadas em tempo real… e a sua instituição de ensino deve estar por dentro de tudo!
Principalmente o time de Marketing, é muito importante estar atento às mudanças do mercado e ter o timing certo para se adequar. Atualmente, os canais de comunicação mudam constantemente e é muito importante saber acompanhá-los!
Mais do que materializar ideias, é muito importante reabastecer a criatividade. Aqui na Rubeus, o nosso time de especialistas de Marketing sempre tira um tempinho para conferir novos conteúdos da área.
Por isso, a dica é separar fontes de conteúdos sobre atualizações, melhores práticas e inovações de marketing. Você pode apostar em sites nacionais e internacionais e perfis nas redes sociais que abordam este tipo de conteúdo.
Algumas sugestões incluem: Think with Google , Rock Content, e, é claro, o blog e o Instagram da Rubeus.
3. Envie lembretes
Os canais de comunicação também são muito funcionais para o envio de lembretes. Seja alertando sobre a renovação de matrícula, o prazo de entrega da documentação ou até mesmo o envio de um e-mail de aniversário com cupom de desconto para compra… as possibilidades são inúmeras, só ter criatividade e saber usá-las!
Considerações finais
Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado! 😎 Qual das nossas dicas você vai colocar em prática aí na sua instituição de ensino? Conta pra gente!
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🔗 Formato ABNT:
PAULA, Natália D. Canais de comunicação para instituições de ensino: entenda a importância de investir. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/canais-de-comunicacao-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2023, 25 de janeiro. Canais de comunicação para instituições de ensino: entenda a importância de investir. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/canais-de-comunicacao-para-instituicoes-de-ensino/