Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus – Entenda como o CRM Rubeus pode ajudar a sua IE nesse desafio

O objetivo da prospecção B2C é encontrar clientes em potencial e fazê-los avançar pelo funil de vendas. Com o CRM certo, esse desafio fica muito mais fácil, ágil e integrado! A Plataforma Rubeus é o primeiro passo para a sua instituição de ensino conquistar mais alunos. Entenda mais sobre prospecção B2C com a Plataforma Rubeus. 🚩✅

Leitura: 5 minutos

📝 Principais aprendizados deste conteúdo:

  • O que é prospecção de alunos?
  • A importância do CRM certo
  • A Plataforma Rubeus
  • Funcionalidades Rubeus para uma prospecção B2C de sucesso
  • Por que escolher a Plataforma Rubeus?
  • Considerações finais

O que é prospecção de alunos?

Como o próprio nome sugere, a prospecção de alunos consiste na elaboração de estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas instituições de ensino para promover a atração de potenciais alunos e, posteriormente, convertê-los em matriculados.

Em resumo, o objetivo é levá-los a avançarem pelo Funil de Captação de Alunos, fomentando e amadurecendo a decisão/desejo de compra.

dois tipos de prospecção que irão variar de acordo com a estratégia e os objetivos da instituição de ensino:

📚 Prospecção passiva:

Também conhecida como prospecção Inbound marketing, é uma estratégia indicada para as instituições de ensino que dispõem de tempo e buscam a consolidação da marca. 

O Inbound Marketing Educacional é uma importante técnica de persuasão e atração de leads. Em resumo, ao utilizar esse tipo de marketing, a IE estará focada em educar e nutrir os potenciais alunos. 

Por sua abordagem mais sutil, o Inbound Marketing Educacional distancia-se do conceito de Marketing Tradicional. Seus pilares principais são: Marketing de Conteúdo, SEO e estratégias em redes sociais.

📞 Prospecção ativa:

A prospecção Outbound Marketing refere-se à estratégia tradicional de marketing, em que a instituição atua de forma mais direta e intensa. Por isso, ele é considerado um tipo de prospecção ativa. 

Sua abordagem é baseada no perfil do potencial aluno (persona) da sua instituição de ensino. Nesse tipo de marketing, a IE é quem vai em busca dos prospects.

O processo de prospecção Outbound para IEs, geralmente, é realizado através de ações mais diretas, como e-mails e ligações. Assim, é possível gerar um maior número de potenciais alunos no curto prazo. Por isso, são utilizados dois processos: o Cold Calling 2.0 e o Cold Mailing

Newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

A importância do CRM certo

Em resumo, as ferramentas de CRM permitem uma visão holística sobre as áreas que geralmente possuem maior contato com o aluno: Marketing, Relacionamento e Secretaria Acadêmica, por exemplo.

Justamente por isso, é crescente o número de instituições de ensino que têm observado no CRM uma forma de maximizar os resultados de maneira estratégica e sustentável. 

Um CRM é essencial para quem deseja expandir as vendas, automatizar os processos de relacionamento, melhorando ainda a experiência proporcionada. Além disso, é possível direcionar a instituição a uma atuação constante, que seja capaz de captar alunos durante o ano todo.

IMPORTANCIA DO CRM EM UMA INSTITUIÇÃO - RUBEUS
Blog post Rubeus: A importância do CRM em uma instituição de ensino

📌 CRM para área educacional

Um CRM genérico é um software de gestão de relacionamento com o cliente que atende a múltiplos ou a “qualquer” segmento. Contudo, por tratar-se de ferramentas desenvolvidas para atender vários setores e segmentos de negócios diferentes, se torna inviável. Isso porque elas não possuem as especificidades do cenário de cada vertical de negócio.  

Já o  CRM para área educacional, ou SRM (Student Relationship Management) é desenvolvido sob medida para atender ao setor educacional, ou seja, é 100% personalizado para as demandas das instituições de ensino. 

Em síntese, um CRM para educação tem como finalidade auxiliar, facilitar e otimizar o relacionamento com os seus alunos. Como consequência a curto prazo, o uso de um CRM educacional impacta diretamente nos resultados de captação e permanência de alunos.

👊👊 Por isso, quando o assunto é prospecção de alunos, evite erros: aposte em um CRM para área educacional!

CRM Educacional: entenda como essa ferramenta pode revolucionar os seus resultados - Rubeus
Blog post Rubeus: CRM Educacional

📌 A importância de escolher certo

Graças à popularização dos CRM’s, alguns termos recebem muito destaque, termos esses que podem, numa primeira impressão, serem bastante convidativos, mas que, na verdade, contribuem para a confusão e desalinhamento da expectativa dos clientes. 

É cada vez mais comum vermos a utilização de termos como “preditivo”, “inteligência artificial” e “machine learning“, por exemplo.

CRM para área educacional - Rubeus

Para esses casos, a dica é solicitar demonstrações reais de cases com validação de acurácia. O que isso significa? Peça à empresa que comprove na prática (com precisão de dados) tais informações. 

Somente assim será possível verificar a veracidade e confiabilidade em tais empresas e suas respectivas soluções.

👊👊 Além disso, antes de escolher o CRM para a sua instituição de ensino, responda ao checklist abaixo e verifique se esses 40 itens estão contemplados na solução que você está pesquisando:

[Checklist] Como avaliar uma Plataforma de Captação e Permanência de alunos - Rubeus
Checklist Rubeus: 100% gratuito

Agora sim podemos avançar e conhecer mais de perto a Plataforma Rubeus e como, junto com a sua equipe, podemos maximizar a sua prospecção de alunos!

A Plataforma Rubeus 

A Plataforma Rubeus é o primeiro CRM 100% focado no setor educacional. Isso significa que todos os processos e funcionalidades são pensados sob medida para atender as demandas das instituições de ensino. 🚀🚀

A Plataforma Rubeus pode ser integrada com os serviços mais populares que já utiliza no dia a dia da instituição de ensino. Assim, é possível otimizar e alavancar exponencialmente as conversões e matrículas.

Plataforma Rubeus: o CRM educacional que sua instituição de ensino precisa

A Rubeus otimiza os processos de Captação e Gestão da Permanência das instituições de ensino e revoluciona as experiências de seus alunos por meio de tecnologia própria e consultoria específica para atender as necessidades do setor educacional.

Plataforma Rubeus

Funcionalidades Rubeus para uma prospecção B2C de sucesso

👊👊 Seus problemas podem ser resolvidos com a tecnologia, processos e consultoria que só a Rubeus oferece!

Pessoas, Processos e Tecnologia - Rubeus
Método Rubeus: Pessoas, Processos e Tecnologia

Entenda algumas transformações práticas que a sua instituição pode ter com a nossa ajuda:

📌 Personalização

A personalização é um dos principais benefícios proporcionados pelo CRM para educação. É importante que o CRM conte com um painel de controle personalizável.

A personalização do CRM contribui para:

  • Definir personas;
  • Estruturar um bom fluxo de relacionamento;
  • Gerir a inteligência comercial no relacionamento com os alunos;
  • Integrar de forma efetiva e eficiente com o seu sistema de gestão e processo seletivo;
  • Mapear os processos de captação e permanência;
  • Padronizar o atendimento do porteiro ao reitor;
  • Alcançar maior conversão e identificação de oportunidades;
  • Obter maior eficiência comercial;
  • Realizar contato rápido;
  • Agendamento inteligente;
  • Trabalhar com oportunidades dinâmicas e criar canais personalizados e com gatilhos para vendas.

A Plataforma Rubeus conta com um alto grau de personalização. Ela permite que cada lead e aluno seja visto sob uma ótica individualizada, possibilitando ações de conversão bem focadas e eficientes.

📌 Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: Gerenciamento de dados

Armazenar e reunir dados em um só lugar é uma característica básica de toda ferramenta de CRM. E, não seria diferente na Plataforma Rubeus.

Não deve ser novidade para você a importância de armazenar dados para tomar decisões estratégicas e crescer mantendo competitividade no cenário educacional.

São esses dados armazenados que posteriormente serão analisados e transformados em informações e padrões. Os gestores das instituições podem basear-se nessas informações para prevenir-se e antever-se à evasão de alunos, por exemplo. Nesse caso, o armazenamento de dados auxiliaria no processo de Gestão da Permanência da sua IE.  

Com base nesses dados, você poderá tomar decisões mais conscientes e direcionadas. Além de ajudar diretamente nas decisões e na criação de estratégicas do negócio, armazenar dados permite a verificação do desempenho individual ou coletivo da sua equipe de captação, podendo ser útil no momento de dar feedbacks ou até mesmo realizar mudanças na equipe.

A Plataforma Rubeus reúne todas as informações em um só lugar. Dessa forma, fica muito mais fácil tomar decisões e agir estrategicamente. Através do histórico é possível identificar o momento certo para direcionar uma abordagem mais comercial e disponibilizar condições atrativas para a conversão do lead.

📌 Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: Relatórios

É essencial que todo CRM educacional realize um avançado monitoramento dos resultados gerados pelos seus processos. Além disso, é preciso que ele permita também o acompanhamento, em tempo real, de todas as inscrições (parciais e completas) de cada canal utilizado por sua instituição.

Por isso, a Plataforma Rubeus disponibiliza relatórios personalizados e customizados, que são ferramentas poderosas para auxiliar o gestor da instituição de ensino em suas tomadas de decisões estratégicas.

Por meio deles, é possível ter acesso aos resultados segmentados e filtrados. Isso permitirá a identificação de falhas, bem como grandes oportunidades. Com isso, é possível retirar, remanejar e investir recursos em ações inteligentes e pontuais sobre cada uma delas durante suas campanhas.
Sendo assim, esses relatórios possibilitam criar, manter e fortalecer os diferenciais competitivos das instituições de ensino.

Plataforma Rubeus
Plataforma Rubeus

📌 Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: Automação de Marketing

O Fluxo de Automação na Plataforma Rubeus permite segmentar o envio das mensagens, automatizar o agendamento das ligações e controlar a movimentação dos processos. Mas para entender sobre ele, antes de tudo é importante conhecer o que são os seus canais.

Os canais são todos os locais por onde o seu lead consegue se identificar e entrar no Rubeus. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio da sua ficha de inscrição ou dos CTAs presentes no seu website, tais como: “Fale com o consultor” ou “Inscreva-se”.

Esses canais são definidos durante a implantação do CRM e são imprescindíveis para identificar a origem dos seus leads, ou seja, de onde eles estão vindo.

Com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles:

  • Criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo;
  • Disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos;
  • Disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo;
  • Mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação;
  • Comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação;
  • Atribua, remova ou modifique um responsável por um registro;
  • Altere o status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”.

📌 Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: Telefonia integrada

Com a nossa integração, ao receber ou realizar uma ligação, abre-se a tela de cadastro de oportunidade. Assim, sua equipe de captação pode registrar todos os detalhes da ligação. Além disso, é possível gravá-la e agendar um novo atendimento.

Dessa forma, é possível alinhar toda a equipe. Isso porque você terá uma visão específica de cada potencial/atual aluno, sem perder tempo parando a equipe para reuniões. Ou seja, eleva-se significativamente a produtividade, contribuindo para um follow-up de excelência na conversão de alunos inscritos e matriculados.

📌 Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: Contato em até 48 horas!

Em suma, o prazo máximo de até 48 horas serve para manter o potencial aluno “aquecido” no seu Funil de Captação. Ele também serve como balizador para mensurar os resultados de cada membro que compõe sua equipe de Vendas

Já que normalmente as equipes de Vendas são comissionadas, isso pode de certa forma servir de incentivo para elas, uma vez que os ganhos individuais de cada captador têm relação direta com o número de ligações realizadas e o de conversão.

📢 LEMBRE-SE: Timing é tudo!
Conseguir manter um contato individualizado e em tempo hábil, diminuirá as desistências e perdas em seu processo de captação de alunos. Afinal, você enviará a mensagem certa, no tempo ideal para o seu interessado.

🚨 A Plataforma Rubeus automatiza as suas interações e atividades. Assim, fica fácil cumprir o prazo de 48 horas para o contato com o lead! O resultado final é: sem perda de timing e sem lead perdido por falta de abordagem nutrição e/ou contato comercial.

📌 Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: Qualificação de leads

Sabemos que o processo de qualificação de leads é primordial para fazê-los avançar pela Jornada de Compra Educacional. Por isso, a Plataforma Rubeus conta com um processo específico para isso. 

As oportunidades são enviadas para o funil pelos canais de macro captação. Assim, sua equipe tem as melhores oportunidades em tempo real. 

📌 Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: Fluxo de inscrição e matrícula

Monitore, em tempo real, as inscrições parciais e completas de cada canal. Desse modo, é possível verificar, na prática, o que funciona e o que precisa ser ajustado.

Além disso, crie campanhas com links personalizados para calcular o ROI de cada ação, tais como: e-mail, divulgação em redes sociais ou links do website.

Qual o seu desafio hoje? - Rubeus | Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: resultados de sucesso
Plataforma Rubeus

Por que escolher a Plataforma Rubeus?

A Rubeus está comprometida com o sucesso da sua IE. Afinal, somos o primeiro CRM educacional feito sob medida para as necessidades das instituições de ensino. 📣💥

Atuando sob as frentes de Marketing Educacional, Captação e Gestão da Permanência, já transformamos os resultados de centenas de instituições em todo o país. 

12 estratégias para vender cursos que irão te ajudar a vender todos os dias do ano - Rubeus
Clientes satisfeitos

Com a Rubeus, é possível trilhar caminhos para revolucionar a forma como as pessoas são servidas. Isso porque é um CRM voltado especificamente para o mercado educacional. Assim, sua instituição será capaz de obter novos resultados e acelerar bruscamente o processo de captação.⠀⠀⠀⠀

Além disso, obtenha benefícios como:

  • Otimizar os esforços de trabalho do seu Marketing e Vendas;
  • Tornar 100% on-line os seus processos de inscrição e matrícula;
  • Oferecer avaliações on-line;
  • Agendar visitas ou conversas com consultores de forma simples e rápida;
  • Integrar com diversas ferramentas usadas no dia a dia.

👊👊 Centenas de instituições de ensino de todo o país utilizam e recomendam a Plataforma Rubeus, venha você também!

Ainda tem dúvidas se a Plataforma Rubeus é a certa para a sua instituição de ensino? Então que tal vê-la de perto? Você pode agendar uma demonstração gratuita da nossa plataforma clicando na imagem abaixo! Assim, você terá uma visão ampla de como tudo acontece na prática!

AGENDAR UMA DEMONSTRAÇÃO - Rubeus | Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: resultados de sucesso
Agendar demonstração da Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

Até a próxima! 👋

Para usar como referência acadêmica

Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira: 

📌 Formato ABNT:

BRAGA, Paloma. Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: resultados de sucesso. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/prospeccao-b2c-com-a-plataforma-rubeus/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 4 de novembro. Prospecção B2C com a Plataforma Rubeus: resultados de sucesso. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/prospeccao-b2c-com-a-plataforma-rubeus/