A importância do CRM em uma instituição de ensino e como essa ferramenta pode aumentar a eficiência das equipes

Enxergar os leads como potenciais alunos é a chave para uma abordagem altamente direcionada. A utilização de um CRM para a gestão educacional pode facilitar, organizar e tornar mensurável essa tarefa. Mas, qual a importância do CRM em uma instituição de ensino? É sobre isso que discutimos neste conteúdo! 📅📝🤝

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução: O que é um CRM e como usá-lo em uma instituição de ensino

O CRM (Customer Relationship Management) com foco em educação é uma ferramenta poderosa para escolas e universidades gerenciarem seus relacionamentos com potenciais e atuais alunos, pais, ex-alunos e outras partes interessadas.

O software de CRM reduz custos operacionais, economizando tempo e esforço, permitindo uma tomada de decisão mais inteligente.

CRM Rubeus
Imagem explicativa

Em resumo, a gestão eficiente do relacionamento com potenciais e atuais alunos é uma das principais vantagens. Além dela, um CRM educacional te auxilia a:

Rastrear leads

Atualmente, os potenciais alunos contam com canais de mídia digital para ter informações sobre as instituições de ensino. Por isso, possuem condições para realizar uma análise apurada. O essencial aqui é “rastrear” esses leads.

Os sistemas de CRM educacional possuem ferramentas de rastreamento integradas que permitem IDENTIFICAR e NUTRIR OS LEADS por meio de várias funcionalidades desenvolvidas para esse objetivo, incluindo o envio automático de e-mail, SMS, WhatsApp e consulta ao histórico de atividade do lead.

Conduzir potenciais alunos

Não podemos falar da importância do CRM em uma instituição de ensino sem mencionar o fluxo de relacionamento. Isso porque ele é estratégico e faz toda a diferença para a conversão do lead. 

Primeiramente, é crucial ter uma boa lista de e-mails segmentados. Afinal, de nada adiantará pensar em uma ótima mensagem se o seu potencial aluno não está no momento certo para recebê-la. Ao inserir um contato no CRM sua equipe poderá ter uma visão estratégica de qual fluxo “encaixá-lo” e, assim, direcioná-lo o contato ao qual ele esteja mais receptível.

Em síntese, por meio do CRM educacional é possível estabelecer uma comunicação consistente com potenciais alunos, direcionando-os a abordagem certa, assuntos relevantes (como o curso ou área de interesse, por exemplo), frequência (engajando-os para que interajam com os conteúdos).

Vou deixar aqui alguns conteúdos extras para você se aprofundar. Vale a pena conferir!

Integrar sistemas estratégicos

As integrações permitem a otimização de tempo e esforço das equipes. Portanto, tire o máximo de proveito das integrações presentes no CRM. Elas auxiliam na gestão dos alunos e apontam oportunidades através de relatórios estratégicos para a sua equipe.

Oferecer suporte personalizado e eficiente

Resumidamente, um CRM para educação proporciona toda e qualquer informação sobre o aluno: datas de contato, teor das conversas, prazos, negociações sobre formas de pagamento, boletins, nível de inadimplência, pontos de reclamações etc. 

Além disso, ele contribui para a consistência das informações, pois precisam ser geridas continuamente e sem erros. Desse modo, é possível criar ações que atinjam diretamente o seu público e gere engajamento. 

Não perder o timing

Por ter todas as informações necessárias de fácil acesso, o consultor e/ou gestor da instituição pode facilmente entrar em contato com o (potencial) aluno específico e ser objetivo em sua comunicação.

Monitorar pagamentos de taxas e criar lembretes

Cada instituição de ensino precisa de uma ferramenta eficaz de gerenciamento de taxas para executar as suas operações financeiras sem problemas. Com o CRM para educação, é factível automatizar todo o processo de pagamento de taxas e, assim, evitar atrasos, sem mencionar discrepâncias e possíveis erros financeiros. 

Construir e manter um relacionamento sustentável com alunos e ex-alunos

Os ex-alunos podem ser uma ótima fonte de confiança para aqueles leads indecisos ou, até mesmo, para os alunos que estão cogitando evadir

Através de um CRM educacional é possível manter e gerenciar conexões e, assim, estabelecer uma conexão. Ou seja, fidelizar seus alunos e mantê-los em sua IE, mesmo após o término do curso primeiramente escolhido (educação continuada)

Aprimorando a comunicação com os alunos através do CRM

Aprimorar a comunicação com os alunos é essencial para garantir uma experiência educacional de qualidade. Nesse sentido, o uso de um CRM (Customer Relationship Management) pode ser uma ferramenta poderosa para otimizar o atendimento ao aluno, promover uma interação eficiente e oferecer suporte personalizado.

Com um CRM educacional adequado, as instituições de ensino podem acompanhar de perto o desempenho acadêmico dos alunos, identificar suas necessidades individuais e fornecer orientações condizentes com a realidade de cada estudante. 

Além disso, o CRM também possibilita uma comunicação mais ágil e eficiente. Através dessa plataforma centralizada, é possível enviar mensagens automatizadas e personalizadas para os alunos, informando-os sobre eventos acadêmicos relevantes, prazos de entrega de documentos, pagamento de mensalidade ou qualquer outra informação importante. Isso garante que todos os alunos estejam sempre bem informados e engajados com sua jornada educacional.

Outro benefício do uso do CRM é a possibilidade de oferecer suporte personalizado aos alunos. Com base nas informações armazenadas no sistema, é possível identificar quais estudantes estão enfrentando dificuldades específicas em determinadas disciplinas ou áreas do conhecimento. Dessa forma, a instituição pode direcionar recursos adicionais para ajudar esses alunos a superarem seus desafios acadêmicos.

Melhorando a permanência e a fidelização dos alunos através do CRM educacional

A relação com o seu potencial e atual aluno começa no primeiro contato, mas não termina na matrícula. Com uma plataforma de CRM fica mais fácil definir estratégias de acompanhamento de satisfação e fidelização do estudante, trabalhando, assim, para o sucesso do estudante, bem como para o protagonismo em sua jornada acadêmica.

O CRM permite que as instituições acompanhem de perto o progresso acadêmico dos estudantes, identifiquem possíveis problemas ou dificuldades, e ofereçam suporte personalizado.

Outra vantagem do uso do CRM na Gestão da Permanência de alunos é a possibilidade de análise de dados. Com base nas informações coletadas pelo sistema, as instituições podem identificar padrões comportamentais dos estudantes que indicam risco de evasão escolar. Dessa forma, medidas preventivas podem ser tomadas antecipadamente para evitar a perda desses alunos.

Opte por um CRM que conheça e supra todas as suas necessidades desde a Captação à Gestão da Permanência de alunos!

Armazenamento de dados e centralização de informações 

Mapeamento de todas as interações

Métodos de pagamentos facilitados

Templates de formulários

Automação

Relatórios personalizados

A Plataforma Rubeus

Atuando sob as frentes de Marketing Educacional, Captação e Gestão da Permanência, já transformamos os resultados de centenas de instituições em todo o país.

Migramos de um CRM para uma plataforma ao desenvolvermos diversos recursos e funcionalidades focados em atender necessidades específicas e inerentes a uma excelente Gestão de Relacionamento com o aluno.

Além disso, nossa atuação em conjunto com as equipes educacionais busca revolucionar as experiências de alunos por meio de tecnologia própria e consultoria específica para atender as necessidades do setor educacional.

Plataforma Rubeus
Imagem ilustrativa: Plataforma Rubeus

A Plataforma Rubeus pode ser integrada com os serviços mais populares que você já utiliza no dia a dia. Assim, você otimiza e alavanca, exponencialmente, suas conversões e matrículas.

Nossas soluções para a sua instituição de ensino

A Plataforma Rubeus é o mais completo CRM educacional do mercado, são múltiplas soluções e funcionalidades desenvolvidas sob medida para suprir as demandas das instituições de ensino. Nossa metodologia abrange diversos fatores e nossos processos visam atuar em diferentes esferas dentro de uma instituição de ensino:

Importância do CRM em uma instituição de ensino: entenda
Soluções Rubeus

    😃 A seguir, elencamos apenas algumas soluções desenvolvidas pela Rubeus, mas você pode saber mais sobre as nossas funcionalidades conferindo o nosso site: https://rubeus.com.br/

    Portais de Inscrição em Cursos

    Com eles, é possível disponibilizar as suas inscrições on-line, monitorar e rastrear potenciais alunos que visitaram o seu site e aumentar a sua conversão de matrículas. 

    Prova e Matrícula On-line

    Permite que o candidato realize a prova de maneira on-line, pelo portal do processo seletivo TOTVS, e, depois de convocado, faça a matrícula no processo seletivo de forma rápida, sem complicações e sem sair de casa. 

    Fluxo de automação de e-mail, SMS e WhatsApp

    Automatize o seu fluxo de relacionamento comercial. Escolha quais e-mails, SMS e mensagens via WhatsApp serão enviados para cada perfil de aluno, desde o interesse pelo curso, inscrição e matrícula. 

    CTAs

    Em síntese, com a Plataforma Rubeus é possível aplicar chamadas para ação em seu website institucional e configurá-las de modo simples e eficiente. 

    Telefonia integrada

    Com a nossa integração, ao receber ou realizar uma ligação, abre-se a tela de cadastro de oportunidade e sua equipe de captação pode registrar todos os detalhes da ligação, bem como gravá-la e agendar uma nova. 

    Agenda de visitas on-line

    A Agenda Rubeus objetiva facilitar e otimizar este processo, garantindo aos pais e responsáveis interessados em conhecer a instituição de ensino a melhor experiência possível, aumentando, assim, as chances de converter mais.

    Na Rubeus, estamos comprometidos com o sucesso das instituições de ensino. Como o primeiro CRM educacional personalizado para as necessidades do setor, estamos aqui para ajudar!

    Descubra como nosso CRM pode gerar resultados de longo prazo para sua equipe!

    🔗 Agendar Demonstração ->

    Considerações finais

    Chegamos ao fim deste conteúdo! Espero que tenha sido útil e inspirador para você. Se este material agregou valor, o que tal compartilhá-lo com alguém que também possa se beneficiar?

    Até breve! 👋

    Importância do CRM em uma instituição de ensino: entenda
    Newsletter Rubeus

    Você também pode gostar

    Confira outros conteúdos que podem ser do seu interesse! 📚 Nosso blog contém mais de 350 posts específicos para você explorar:

    Referência acadêmica

    Este conteúdo pode ser utilizado em trabalhos acadêmicos. Para referenciá-lo corretamente, siga as orientações abaixo:

    🔗 Formato ABNT:

    VIEIRA, Bráulio. A importância do CRM em uma instituição de ensino e como essa ferramenta pode aumentar a eficiência das equipes. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/importancia-do-crm-em-uma-instituicao-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

    🔗 Formato APA:

    Rubeus. 2020, 24 novembro. A importância do CRM em uma instituição de ensino e como essa ferramenta pode aumentar a eficiência das equipes. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/importancia-do-crm-em-uma-instituicao-de-ensino/