Como usar o ChatGPT para acelerar a criação de conteúdo e outras atividades no dia a dia do time de marketing educacional

Você conhece o ChatGPT? A ferramenta de inteligência artificial que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas por oferecer diversos benefícios já é uma das queridinhas dos times de marketing. Neste conteúdo, vamos dar uma olhada em como usar o ChatGPT no marketing educacional para acelerar a produtividade do seu time. Confira! 🤖🎯✍️

Tempo aproximado de leitura: 5 – 8 minutos

Introdução

A aplicação da inteligência artificial na educação é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente educacional. Suas aplicações estão sendo analisadas e trabalhadas dentro e fora da sala de aula. 

Dentre as suas muitas possibilidades, os chatbots estão se revelando uma estratégia muito poderosa para a construção do relacionamento entre instituições de ensino e potenciais e atuais alunos

Uma IA que vem ganhando destaque atualmente é o ChatGPT. Resumidamente, por meio dele é possível unir tecnologia e interação, ao fornecer respostas rápidas e precisas às consultas dos usuários, tornando-o uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar a experiência do cliente.

Por ser uma ferramenta que vem agregando diversos benefícios com suas múltiplas aplicabilidades, hoje veremos mais sobre como usar o ChatGPT no marketing educacional. 

Boa leitura e ótimos insights!

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

Aplicações da inteligência artificial no marketing

A inteligência artificial pode ajudar os times de marketing em diversas tarefas. Desde a criação de conteúdo adaptado aos interesses e necessidades específicas do seu público até o mapeamento de canais de aquisição.

Além disso, a IA pode auxiliar na pesquisa e curadoria de conteúdo de várias fontes, ajudando as empresas a criar uma estratégia de marketing de conteúdo consistente e valiosa.

Mas, para que funcionem bem, é muito importante saber escolher as ferramentas certas e o ChatGPT pode ser uma delas!

O que é o ChatGPT?

Lançado em 2022, o ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, que se tornou um sucesso rapidamente. 

A ferramenta de inteligência artificial, desenvolvimento com perspectivas de redes neurais e machine learning, promete revolucionar a forma como as pessoas realizam buscas na internet. 

Mas, ninguém melhor do que o próprio ChatGPT para se apresentar, não é mesmo?

Imagem ilustrativa: ChatGPT
Imagem ilustrativa: ChatGPT

O chatbot foi  projetado para auxiliar nas tarefas de suporte ao cliente, conversas e coleta de informações. Para isso, ele usa processamento de linguagem natural e tecnologia GPT-3 para gerar respostas personalizadas para a entrada do usuário. 

O ChatGPT pode lidar com uma ampla variedade de consultas e fornecer respostas em tempo real, tornando-se uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar sua experiência de suporte ao cliente. 

Assim como um chatbot interativo, o ChatGPT funciona à base de coleta e cruzamento de informações, mas o grande diferencial dele está no fato de contextualizar as suas interações. Isso mesmo, o chatbot consegue contextualizar os resultados gerados e elaborar textos, poemas, músicas, receitas e até mesmo códigos. 

Outra possibilidade muito interessante é a integração com outros aplicativos por meio de uma API. O resultado disso é a personalização de toda a experiência do usuário.

Instagram Rubeus
Instagram Rubeus

Como utilizar o ChatGPT?

Se você ainda não conhece ou ainda não acessou o ChatGPT saiba que a ferramenta é gratuita e já está disponível em Português. 

1. O primeiro passo é acessar este link -> https://openai.com/blog/chatgpt/

2. Se esse é o seu primeiro contato com a ferramenta, será preciso criar uma conta no ChatGPT ou baixar o aplicativo na App Store ou Google Play.

Como usar o ChatGPT no marketing educacional - Rubeus
Imagem ilustrativa: ChatGPT

3. Após inserir o seu telefone de contato, será enviado um código para verificação. 

4. Depois de verificar a sua conta, está na hora de utilizar o ChatGPT!

Na tela inicial, especifique o que você quer saber e solicite a Inteligência artificial: 

Como usar o ChatGPT no marketing educacional - Rubeus
Imagem ilustrativa: ChatGPT

Logo em seguida, a resposta será elaborada:

Imagem ilustrativa: ChatGPT

🛑 Vale a pena ressaltar que a ferramenta já oferece a possibilidade de migrar do plano gratuito para o pago (com possibilidades extras).  

Imagem ilustrativa: ChatGPT

Para contratar, basta clicar em “Atualizar para Plus”, localizado no canto esquerdo da tela principal:

Imagem ilustrativa: ChatGPT

Pronto! Agora que você já está familiarizado com o ChatGPT, chegou a hora de utilizá-lo a favor da sua instituição de ensino! 🎯👊

Formas interessantes de utilizar o ChatGPT para acelerar a produção de conteúdos do seu time de marketing educacional

Pensei em uma lista com 7 maneiras significativas pelas quais o seu time de marketing pode utilizar o ChatGPT. Vale a pena conferir: 

1. Produção de blog posts

Sabemos que a produção de conteúdo envolve diversos fatores, horas de pesquisa e verificação de fatos, atenção e ajustes. Apesar de não substituir um olhar bem treinado do produtor de conteúdo, o ChatGPT pode auxiliar na produção de rascunhos e bases para copys.

Falando especificamente da produção de posts para o blog, o time de marketing pode aproveitar os recursos do chatbot para acelerar a velocidade de entrega, além de proporcionar uma ajuda a mais quando se tem o temido bloqueio criativo.

O importante aqui é entender que a ferramenta pode atuar como um facilitador, mas é muito importante que todo o texto seja revisado posteriormente

Veja um exemplo de conteúdo gerado pela IA:

Como usar o ChatGPT no marketing educacional - Rubeus
Imagem ilustrativa: ChatGPT

2. Copys para anúncios

Os anúncios são parte muito importante no marketing digital, mas, sem dúvidas, a copy produzida faz toda a diferença na hora do lead clicar no seu site. 

Se você tem dúvidas sobre o que colocar em seus anúncios, o ChatGPT pode te ajudar nesse desafio! 

3. Pesquisa de palavras-chave 

Identificar as palavras-chave certas que se relacionam com a sua instituição de ensino pode ser uma forma muito inteligente de direcionar a produção de conteúdo e as estratégias de marketing em si. 

O ChatGPT te entrega palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Assim, fica muito mais fácil criar um conteúdo bem direcionado e atrativo para os potenciais alunos. Isso aumenta as chances da sua instituição de ensino ser encontrada quando o potencial aluno realizar uma consulta no Google, por exemplo. 

Como usar o ChatGPT no marketing educacional - Rubeus
Imagem ilustrativa: ChatGPT

4. E-mails marketing

O ChatGPT pode delinear ideias para escrever e-mails atraentes e personalizados que podem resultar em conversões. Veja só:

Imagem ilustrativa: ChatGPT

5. Redes sociais

Sem inspiração para escrever seus posts para as redes sociais? Ou sem ideia do que escrever na legenda para engajar o seu público a comentar? Então o ChatGPT pode te auxiliar nesse desafio! 

Imagem ilustrativa: ChatGPT

🎁 DICA BÔNUS: Precisando de ideias para criar títulos super atrativos para os seus posts? Esta ferramenta aqui: https://pinkfire.com.br/gerador-de-headlines/ vai te ajudar e muito nessa missão! Confere aí, certeza que você vai gostar! 😄

6. Atendimento ao cliente

Uma vez integrado ao seu site, o ChatGPT melhora o atendimento para fornecer respostas mais inteligentes que aprimoram as experiências do cliente. 

A ferramenta promete atuar em pontos como:

  • Tempo de resposta;
  • Interação por meio de respostas atrativas;
  • Comportamento humanizado.

7. Codificação de linguagens

Nossa última dica, apesar de não se relacionar diretamente com o time de marketing, com certeza, precisa ser mencionada!

Outro grande diferencial do ChatGPT é a geração de códigos. Você pode detalhar a sua dúvida e o chatbot gera o código para você! Veja só esse exemplo de solicitação HTTP em Javascript:

Como usar o ChatGPT no marketing educacional - Rubeus
Imagem ilustrativa: ChatGPT

Além da resolução principal, o ChatGPT oferece uma forma alternativa, veja só:

Como usar o ChatGPT no marketing educacional - Rubeus
Imagem ilustrativa: ChatGPT

🚨 IMPORTANTE RESSALTAR! 

Assim como toda ferramenta de inteligência artificial, o ChatGPT requer melhorias contínuas. Em alguns casos, as respostas podem ser ambíguas ou desconexas, daí a importância de sempre revisar o conteúdo gerado.

Vale a pena lembrar que o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia muito no dia a dia dos times de marketing, porém não substitui o papel de cada especialista. 😉

Principais benefícios do ChatGPT para os times de Marketing

Agora ficou fácil associar todos os benefícios do ChatGPT para o seu time de marketing, não é mesmo? Mas aqui estão alguns dos principais: 

  1. Tempo de resposta rápido;
  2. Interação humanizada e focada em um diálogo e não monólogo;
  3. Geração de conteúdo;
  4. Pesquisa e curadoria de conteúdos;
  5. Nutrição de leads com foco na conversão.
Página de webinars Rubeus
Página de webinars Rubeus

Considerações finais

Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado! 😎 Qual das nossas dicas você vai colocar em prática aí na sua instituição de ensino? Conta pra gente!

Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus
Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 

🔗 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Como usar o ChatGPT no marketing educacional e maximizar os resultados. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-usar-o-chatgpt-no-marketing-educacional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2023, 15 de fevereiro. Como usar o ChatGPT no marketing educacional e maximizar os resultados. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-usar-o-chatgpt-no-marketing-educacional/