Você conhece o ChatGPT? A ferramenta de inteligência artificial que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas por oferecer diversos benefícios já é uma das queridinhas dos times de marketing. Neste conteúdo, vamos dar uma olhada em como usar o ChatGPT no marketing educacional para acelerar a produtividade do seu time. Confira! 🤖🎯✍️
Tempo aproximado de leitura: 5 – 8 minutos
Introdução
A aplicação da inteligência artificial na educação é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente educacional. Suas aplicações estão sendo analisadas e trabalhadas dentro e fora da sala de aula.
Dentre as suas muitas possibilidades, os chatbots estão se revelando uma estratégia muito poderosa para a construção do relacionamento entre instituições de ensino e potenciais e atuais alunos.
Uma IA que vem ganhando destaque atualmente é o ChatGPT. Resumidamente, por meio dele é possível unir tecnologia e interação, ao fornecer respostas rápidas e precisas às consultas dos usuários, tornando-o uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar a experiência do cliente.
Por ser uma ferramenta que vem agregando diversos benefícios com suas múltiplas aplicabilidades, hoje veremos mais sobre como usar o ChatGPT no marketing educacional.
Boa leitura e ótimos insights!
Aplicações da inteligência artificial no marketing
A inteligência artificial pode ajudar os times de marketing em diversas tarefas. Desde a criação de conteúdo adaptado aos interesses e necessidades específicas do seu público até o mapeamento de canais de aquisição.
Além disso, a IA pode auxiliar na pesquisa e curadoria de conteúdo de várias fontes, ajudando as empresas a criar uma estratégia de marketing de conteúdo consistente e valiosa.
Mas, para que funcionem bem, é muito importante saber escolher as ferramentas certas e o ChatGPT pode ser uma delas!
O que é o ChatGPT?
Lançado em 2022, o ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, que se tornou um sucesso rapidamente.
A ferramenta de inteligência artificial, desenvolvimento com perspectivas de redes neurais e machine learning, promete revolucionar a forma como as pessoas realizam buscas na internet.
Mas, ninguém melhor do que o próprio ChatGPT para se apresentar, não é mesmo?
O chatbot foi projetado para auxiliar nas tarefas de suporte ao cliente, conversas e coleta de informações. Para isso, ele usa processamento de linguagem natural e tecnologia GPT-3 para gerar respostas personalizadas para a entrada do usuário.
O ChatGPT pode lidar com uma ampla variedade de consultas e fornecer respostas em tempo real, tornando-se uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar sua experiência de suporte ao cliente.
Assim como um chatbot interativo, o ChatGPT funciona à base de coleta e cruzamento de informações, mas o grande diferencial dele está no fato de contextualizar as suas interações. Isso mesmo, o chatbot consegue contextualizar os resultados gerados e elaborar textos, poemas, músicas, receitas e até mesmo códigos.
Outra possibilidade muito interessante é a integração com outros aplicativos por meio de uma API. O resultado disso é a personalização de toda a experiência do usuário.
Como utilizar o ChatGPT?
Se você ainda não conhece ou ainda não acessou o ChatGPT saiba que a ferramenta é gratuita e já está disponível em Português.
1. O primeiro passo é acessar este link -> https://openai.com/blog/chatgpt/
2. Se esse é o seu primeiro contato com a ferramenta, será preciso criar uma conta no ChatGPT ou baixar o aplicativo na App Store ou Google Play.
3. Após inserir o seu telefone de contato, será enviado um código para verificação.
4. Depois de verificar a sua conta, está na hora de utilizar o ChatGPT!
Na tela inicial, especifique o que você quer saber e solicite a Inteligência artificial:
Logo em seguida, a resposta será elaborada:
🛑 Vale a pena ressaltar que a ferramenta já oferece a possibilidade de migrar do plano gratuito para o pago (com possibilidades extras).
Para contratar, basta clicar em “Atualizar para Plus”, localizado no canto esquerdo da tela principal:
Pronto! Agora que você já está familiarizado com o ChatGPT, chegou a hora de utilizá-lo a favor da sua instituição de ensino! 🎯👊
Formas interessantes de utilizar o ChatGPT para acelerar a produção de conteúdos do seu time de marketing educacional
Pensei em uma lista com 7 maneiras significativas pelas quais o seu time de marketing pode utilizar o ChatGPT. Vale a pena conferir:
1. Produção de blog posts
Sabemos que a produção de conteúdo envolve diversos fatores, horas de pesquisa e verificação de fatos, atenção e ajustes. Apesar de não substituir um olhar bem treinado do produtor de conteúdo, o ChatGPT pode auxiliar na produção de rascunhos e bases para copys.
Falando especificamente da produção de posts para o blog, o time de marketing pode aproveitar os recursos do chatbot para acelerar a velocidade de entrega, além de proporcionar uma ajuda a mais quando se tem o temido bloqueio criativo.
O importante aqui é entender que a ferramenta pode atuar como um facilitador, mas é muito importante que todo o texto seja revisado posteriormente.
Veja um exemplo de conteúdo gerado pela IA:
2. Copys para anúncios
Os anúncios são parte muito importante no marketing digital, mas, sem dúvidas, a copy produzida faz toda a diferença na hora do lead clicar no seu site.
Se você tem dúvidas sobre o que colocar em seus anúncios, o ChatGPT pode te ajudar nesse desafio!
3. Pesquisa de palavras-chave
Identificar as palavras-chave certas que se relacionam com a sua instituição de ensino pode ser uma forma muito inteligente de direcionar a produção de conteúdo e as estratégias de marketing em si.
O ChatGPT te entrega palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Assim, fica muito mais fácil criar um conteúdo bem direcionado e atrativo para os potenciais alunos. Isso aumenta as chances da sua instituição de ensino ser encontrada quando o potencial aluno realizar uma consulta no Google, por exemplo.
4. E-mails marketing
O ChatGPT pode delinear ideias para escrever e-mails atraentes e personalizados que podem resultar em conversões. Veja só:
5. Redes sociais
Sem inspiração para escrever seus posts para as redes sociais? Ou sem ideia do que escrever na legenda para engajar o seu público a comentar? Então o ChatGPT pode te auxiliar nesse desafio!
🎁 DICA BÔNUS: Precisando de ideias para criar títulos super atrativos para os seus posts? Esta ferramenta aqui: https://pinkfire.com.br/gerador-de-headlines/ vai te ajudar e muito nessa missão! Confere aí, certeza que você vai gostar! 😄
6. Atendimento ao cliente
Uma vez integrado ao seu site, o ChatGPT melhora o atendimento para fornecer respostas mais inteligentes que aprimoram as experiências do cliente.
A ferramenta promete atuar em pontos como:
- Tempo de resposta;
- Interação por meio de respostas atrativas;
- Comportamento humanizado.
7. Codificação de linguagens
Nossa última dica, apesar de não se relacionar diretamente com o time de marketing, com certeza, precisa ser mencionada!
Outro grande diferencial do ChatGPT é a geração de códigos. Você pode detalhar a sua dúvida e o chatbot gera o código para você! Veja só esse exemplo de solicitação HTTP em Javascript:
Além da resolução principal, o ChatGPT oferece uma forma alternativa, veja só:
🚨 IMPORTANTE RESSALTAR!
Assim como toda ferramenta de inteligência artificial, o ChatGPT requer melhorias contínuas. Em alguns casos, as respostas podem ser ambíguas ou desconexas, daí a importância de sempre revisar o conteúdo gerado.
Vale a pena lembrar que o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que auxilia muito no dia a dia dos times de marketing, porém não substitui o papel de cada especialista. 😉
Principais benefícios do ChatGPT para os times de Marketing
Agora ficou fácil associar todos os benefícios do ChatGPT para o seu time de marketing, não é mesmo? Mas aqui estão alguns dos principais:
- Tempo de resposta rápido;
- Interação humanizada e focada em um diálogo e não monólogo;
- Geração de conteúdo;
- Pesquisa e curadoria de conteúdos;
- Nutrição de leads com foco na conversão.
Considerações finais
Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado! 😎 Qual das nossas dicas você vai colocar em prática aí na sua instituição de ensino? Conta pra gente!
Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:
🔗 Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Como usar o ChatGPT no marketing educacional e maximizar os resultados. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-usar-o-chatgpt-no-marketing-educacional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2023, 15 de fevereiro. Como usar o ChatGPT no marketing educacional e maximizar os resultados. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-usar-o-chatgpt-no-marketing-educacional/