Os tempos modernos tornaram os vídeos um dos principais recursos para a construção de um marketing persuasivo. Para as instituições de ensino, isso significa ilustrar, de forma atrativa, seus pontos fortes e um cenário encantador repleto de oportunidades para os futuros alunos. Por isso, hoje iremos falar sobre a importância da utilização de vídeos para divulgar a sua IE, bem como as etapas importantes para obter sucesso nessa prática. 📹
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Fala a verdade, quantas vezes você trocou alguma leitura por um vídeo sobre o mesmo tema? 😆
Se você fez ou faz isso fique tranquilo(a), você não é o único(a)! Milhares de pessoas preferem os vídeos por diferentes razões: agilidade; maior didática por permitir entonações, gestos e abordagens diferentes; sentimento de proximidade com a pessoa ilustrada no vídeo ou até mesmo a flexibilidade para ouvi-lo executando outra atividade.
Justamente por isso, a utilização de vídeos se tornou tão importante para a construção de um marketing persuasivo e direcionado. Em suma, através deles, pode-se abordar assuntos de forma mais didática e interativa, além de deixar todo o conteúdo bem mais explicativo e atrativo. Além disso, os vídeos são mais divertidos, envolventes e impressionantes quando comparados à fotos estáticas ou apresentações de slides.
O vídeo continua a reinar quando o assunto é conteúdo popular, é o que demonstra pesquisas. O YouTube lidera o ranking de redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, com cerca de 89% de adesão. Isso significa que esse canal de aquisição deve ser explorado pela sua instituição de ensino para atrair e engajar potenciais alunos.
No cenário educacional, a utilização de vídeos pode aumentar significativamente o engajamento do lead, contribuindo para a criação de um sentimento de confiança. Por isso, é tão fundamental aplicar essa nova forma de marketing no dia a dia da sua atração de leads.
💡 Pensando na importância da utilização de vídeos para divulgar sua IE, o nosso assunto de hoje será as principais etapas para você ter sucesso na criação dos vídeos e dicas de conteúdos atrativos para você se inspirar, confira!
Boa leitura e bons insights!
A utilização de vídeos e a captação de alunos
Que os vídeos são partes fundamentais das estratégias de Marketing, isso você já sabe! Mas, alguma vez já chegou a considerar o quão fundamentais eles são para a captação de alunos? De acordo com dados disponibilizados pelo Think With Google, todo o processo de escolha da IE envolve muita pesquisa e análise e, dentre os recursos utilizados, estão os vídeos.
Segundo os dados disponibilizados:
Além disso, os vídeos educacionais que abordam as vantagens da instituição de ensino atuam como um estímulo para as pessoas, incentivando-as a se cadastrarem quando diante de solicitações de informação.
Canais para veicular conteúdos em vídeo
YOUTUBE:
Já acessou o YouTube esta semana? Muitos usuários têm desenvolvido esse hábito, um dos reflexos desencadeados pela pandemia e o isolamento social.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore VideoMetrix, que comparou os acessos de julho de 2019 e julho de 2020, 91% dos usuários brasileiros assumiram terem aumentado seu tempo de uso na plataforma, revelando uma ótima oportunidade de investir nesse canal digital.
Ainda segundo o Think with Google, 9 em cada 10 consumidores fizeram uma compra depois de assistir a um vídeo no YouTube. Além disso:
😵 Agora, um questionamento: você já parou para pensar em quanto pode estar perdendo por não criar conteúdo em vídeo?
BLOG:
Além do YouTube, os vídeos podem ser explorados em diversos canais: blog, site e redes sociais, por exemplo.
Especificamente no blog, os vídeos podem ser incorporados aos blog posts, tornando o conteúdo mais rico, didático e fluido.
Conforme detalhamos no conteúdo “Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um“, no blog é indicado trabalhar conteúdos relevantes e educativos para os leads, ou seja, conteúdos que fomentem o desejo de compra. Por isso, os vídeos utilizados nesse canal de aquisição devem ser mais didáticos e explicativos.
SITE:
O site é um canal de vendas e, por isso, permite a incorporação de vídeos curtos e mais comerciais.
Ao produzir vídeos para o seu site, busque focar na atratividade do serviço oferecido e não se alongue demais.
REDES SOCIAIS:
As redes sociais também permitem a utilização de vídeos, por isso, explore essa possibilidade. Neste canal, é importante veicular vídeos que sejam dinâmicos e consigam prender a atenção do usuário que está rolando a página.
A dica é: seja conciso e robusto visualmente. Além disso, aposte em vídeos no formato de “pílulas” e dicas rápidas, isso tende a chamar muita atenção. E ah! Não se esqueça de colocar legenda em todos os vídeos veiculados nas redes sociais.
Exemplos de conteúdos para a produção de vídeos
Em suma, os vídeos permitem trabalhar ações para atrair, educar e informar seus potenciais e atuais alunos.
💡 Alguns bons exemplos de conteúdos que podem trazer bons resultados são:
- Vídeos institucionais;
- Tour virtual mostrando a infraestrutura física e tecnológica;
- Campanhas de processos seletivos;
- Notícias de mídia que vinculam positivamente o nome da instituição;
- Eventos promovidos;
- Vídeos curtos com diferenciais da IE e dos seus cursos;
- Depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos.
Etapas importantes para construir vídeos persuasivos
Assim como toda ação de marketing, é importante que você mapeie as etapas que devem ser seguidas para a sua elaboração. Para criá-los é primordial seguir alguns pontos importantes, abaixo elencamos as principais:
VÍDEOS PARA DIVULGAR SUA IE: PLANEJAMENTO ✏️
1) Defina o objetivo do vídeo
Para não se perder, é importante definir previamente qual será a finalidade do vídeo. Ou seja, será um vídeo institucional, um vídeo de admissão ou um vídeo de depoimento?
2) Estude o seu público-alvo
Em resumo, a dica é conhecer a fundo com quem você irá se comunicar. Ao fazer isso, será possível identificar o que você deve falar para chamar sua atenção, bem como a melhor abordagem.
3) Defina quais recursos serão envolvidos
Ademais, é crucial alinhar quais recursos serão necessários. Isso facilitará a definição de questões importantes em sua estratégia, dentre elas o orçamento e a disponibilidade do pessoal para gravar.
4) Elabore um script
Quando bem desenvolvidos, os scripts podem auxiliar e muito na elaboração de vídeos marketing persuasivos. Isso porque eles atuam como direcionadores, podendo maximizar o desempenho do seu vídeo.
5) Tenha boas ideias
Com o intuito de chamar atenção do lead, é preciso ter boas ideias e isso pode significar inovar ou fazer o “básico” de uma forma atrativa. Por isso, para desenvolver ideias criativas, faça um brainstormg.
📚 Temos um conteúdo detalhado sobre esse tema! Confira: Desbloqueando o potencial de sua equipe de marketing – um guia abrangente de brainstorming para equipes educacionais.
VÍDEOS PARA DIVULGAR SUA IE: FILMAGEM 📽️
1) Atenção ao cenário
Um vídeo pode passar diversas percepções para quem está assistindo. Portanto, muito cuidado para não transmitir um sentimento negativo, como a falta de profissionalismo e a desorganização. Escolha atentamente o local de filmagem e muita atenção ao fundo! Ele transmite muito da estrutura da IE.
2) Vídeos para divulgar sua IE: Lembre-se de garantir que o áudio saia sem ruídos
Em síntese, um dos grandes problemas dos vídeos envolve áudios baixos e ruídos ao fundo. Por isso, a dica é investir em microfones de lapela. Eles permitirão uma comunicação clara e em um tom adequado.
3) Não filme “robôs”
Apesar de termos visto acima que é preciso elaborar scripts para nortear o vídeo, isso não significa que tudo deve ser “robotizado”. Por isso, deixe a pessoa à vontade, isso dará um ar de humanização ao vídeo.
As melhores entrevistas em vídeo são com pessoas que sabem geralmente o que será perguntado, mas têm flexibilidade para mudar suas respostas.
4) Vídeos para divulgar sua IE: Explore diferentes ângulos
Se você utilizar mais de uma câmera, será possível explorar diversos ângulos e fazer uma dinâmica legal com a troca de câmera, isso despertará a percepção de profissionalismo.
2 ideias criativas de vídeos para divulgar sua IE
Vídeos para divulgar sua IE: incentivo à admissão
Provavelmente você já sabe que a geração do milênio em conjunto com a geração Z, são os usuários mais ativos de mídia social. Mas, você já parou para pensar que eles serão futuramente os pais de seus alunos?
Em resumo, isso significa que eles pesquisarão sobre a sua IE em diversos canais digitais, incluindo as plataformas de vídeos. Então, por que não criar um vídeo de incentivo à admissão do lead, fazendo aquele famoso “merchan” para a sua instituição de ensino?
A criação de um vídeo incentivo à admissão permite não apenas mostrar seus alunos, professores e campus, mas também controlar a narrativa on-line sobre sua IE.
Vídeos para divulgar sua IE: depoimentos
Ademais, outra dica importante quando o assunto são vídeos para divulgar sua IE é o gatilho de prova social. Em resumo, ele é um ótimo influenciador para o engajamento do lead e a tomada de decisão. Por isso, você pode apostar em vídeos de depoimentos, seja de alunos atuais ou egressos.
⚡⚡ A dica para vídeos de depoimentos de sucesso é começar pelo problema enfrentado pelo lead, ou seja, ressaltar o quão ele precisava do serviço que sua instituição oferece. A seguir, você deve demonstrar como a sua IE viabilizou a realização do seu sonho. Essa abordagem é poderosíssima para ilustrar o quanto o lead precisa da sua IE, mesmo que ele nem saiba disso ainda.
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Agora queremos saber de você! Quando o assunto são vídeos para divulgar sua IE você já tem colocado em prática?
Bons resultados! 😉
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Vídeos para divulgar sua IE: a importância de investir e dicas de como criar. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/videos-para-divulgar-sua-ie/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2021, 25 fevereiro. Vídeos para divulgar sua IE: a importância de investir e dicas de como criar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/videos-para-divulgar-sua-ie/