Por tratar-se de um investimento a longo prazo com elevado aporte financeiro, escolher dentre as muitas instituições de ensino pode ser um processo complexo e demorado. Para ser a opção escolhida, faz toda a diferença ser considerada uma IES referência. Saiba agora como construir essa percepção na mente dos seus leads! 🎯
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Introdução
O mercado educacional tem passado por mudanças significativas. O surgimento de novos modelos de negócio, a expansão da modalidade de educação a distância e o aumento do número de instituições privadas ilustram um pouco essas alterações.
Levando em consideração a alta competitividade presente no mercado educacional, é primordial que as instituições atuem estrategicamente através de ações que construam na mente dos potenciais e atuais alunos a percepção de uma instituição referência no mercado.
Neste conteúdo, vamos compartilhar a importância de ser percebida como uma IES referência e algumas dicas de como fazer isso na prática. O nosso objetivo é te ajudar a maximizar os seus resultados! 📝
Vamos imergir? 🤿
Conceitos iniciais: a importância do Benchmarking Educacional
Se você já conferiu o nosso conteúdo “Benchmarking Educacional: como potencializar o desempenho da sua IE“, certamente já sabe como essa técnica é importante para a adequação de ações e para a melhoria contínua.
Em suma, quando o objetivo é diferenciar-se dos seus concorrentes, a prática do Benchmarking pode ser uma grande aliada. Através dela é possível identificar quais as ações tomadas pelos concorrentes e, assim, orientar a tomada de decisões a fim de superá-las.
Ele pode ser entendido como uma estratégia que compara os produtos, processos e serviços ofertados pelas empresas referências, ou seja, empresas que são bem sucedidas em determinado segmento de mercado. Portanto, ele é um processo utilizado pelas organizações dos mais diversos ramos para identificar indicadores comuns e verificar formas de melhorá-los.
Por isso, podemos dizer que a realização do Benchmarking é o pontapé inicial para desenvolver uma IES referência. Afinal, a partir dessa análise será possível desenvolver uma visão do que precisa ser adequado, bem como das melhores práticas do mercado.
Na prática: como tornar uma IES referência para os potenciais alunos?
Primeiramente, é fundamental entender a importância de aperfeiçoar continuamente os conhecimentos.
Pensando exatamente nisso, a Metodologia Rubeus, baseada nas principais necessidades apresentadas pelas instituições de ensino, elenca três pilares para uma atuação eficiente e sustentável, conheça-os:
- No pilar Pessoas o desafio é capacitar os colaboradores a fim de estabelecer (e manter) um bom relacionamento com os potenciais e atuais alunos. Esse relacionamento, por sua vez, deve ser estendido a todos os pontos de contato, incluindo todas as esferas da instituição, desde o porteiro ao reitor.
- A Tecnologia consiste nas ferramentas técnicas, recursos e conhecimentos utilizados para o aperfeiçoamento dos processos e alcance dos objetivos. Percebe-se, assim, a tecnologia como uma grande ferramenta administrativa, uma vez que possibilita informações apuradas e precisas para basear todo o processo decisório nas instituições.
- A sincronização e a sinergia existentes entre esses três pilares auxilia o processo de captação e permanência sustentável das IEs.
6 passos infalíveis para tornar uma IES referência
Agora que já vimos alguns pilares principais, chegou a hora de partirmos para as dicas práticas de como fazer isso na prática! Veja só:
1º) Destaque seus diferenciais
O primeiro passo é investir no destaque dos diferenciais. Em resumo, ao ressaltar os diferenciais da sua instituição, será possível mostrar ao potencial aluno que a instituição oferece o que ele procura, além de contribuir para que seja vista como autoridade no mercado educacional.
Contudo, para que seja possível destacar e divulgar os diferenciais, é preciso, primeiramente, desenvolvê-los. Em suma, é preciso compreender que esses atributos relevantes são particularidades, qualidades e características que são próprias e exclusivas da IES. Ou seja, que são “a cara da instituição”.
Em resumo, esses atributos são tudo aquilo que a instituição tem ou faz de melhor. São aqueles aspectos positivos e fortes que são realmente capazes de destacá-la perante os concorrentes, tais como metodologias, conteúdo instrumental, aparato tecnológico, corpo docente etc.
Assim, uma dica importante para se diferenciar é investir em uma sólida presença de marca. Ao trabalhá-la efetivamente será possível para a sua instituição de ensino fixar-se na mente do consumidor (potencial aluno). Isso porque através do Branding Educacional é possível tornar factível o sucesso da sua marca.
🤔 Sua instituição de ensino ainda não pratica o Branding Educacional? Então vou deixar uma sugestão de conteúdo detalhado sobre o tema para te ajudar a começar o quanto antes. Não deixe de conferir!
2º) IES referência: Realize a Análise SWOT Educacional
Tendo em vista os múltiplos desafios impostos pelo setor educacional, conhecer o cenário no qual se está inserido é essencial para diferenciar-se.
A Análise SWOT Educacional é uma ferramenta gerencial que permite uma visão detalhada sobre as forças atuantes sobre sua instituição de ensino. Ou seja, ela consiste em uma análise ambiental que proporciona informações essenciais para uma atuação estratégica.
Através de sua utilização, é possível identificar seus pontos fortes e fracos presentes no ambiente interno, além das oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo à instituição.
😃 Para não alongar muito esse conteúdo, vou deixar aqui uma sugestão de material no qual você encontra dicas detalhadas de como essa ferramenta pode direcionar a atuação das IEs. Estou falando do nosso combo blog post + kit para realização da Análise SWOT Educacional. Clique na imagem abaixo e confira!
Após realizar a Análise SWOT Educacional, é interessante levantar todos os resultados obtidos e elaborar práticas que “conversem” com as informações encontradas através da análise. Ou seja, definir ações para potencializar os pontos positivos encontrados e para minimizar os impactos negativos.
3º) Adote a cultura do atendimento de excelência
🤔 Você já reparou que quando avaliamos uma empresa, a primeira coisa que lembramos é a forma como somos tratados por ela?
Segundo números disponibilizados pela NeoAssist:
Para tornar uma IES referência, um dos primeiros pontos de atenção é a forma de atender. Oferecer um atendimento de qualidade é essencial para proporcionar uma experiência completa de encantamento. Por isso, é indispensável que as instituições saibam tudo sobre esse assunto. Afinal, se o Marketing é a alma do negócio, o atendimento é o coração. 💚
Sendo assim, cultivar uma comunicação personalizada, direcionada a cada etapa da Jornada de Compra Educacional dos potenciais alunos pode ser decisiva para levá-los à efetivação da matrícula. Nesse caso, é recomendável a utilização de uma ferramenta específica que profissionalize a forma como os contatos são realizados, como é o caso do CRM.
Ao desenvolver um atendimento de excelência fica mais fácil conquistar a confiança dos potenciais alunos. Além disso, é possível aumentar a captação e retenção de alunos, destacando, assim, a instituição no cenário educacional.
4º) IES referência: Construa um website que converte
O quarto passo a ser realizado é a construção de um website para a instituição de ensino.
Aliado à elaboração, é essencial pensar em práticas de otimização para tornar a experiência de navegação realmente efetiva. Isso porque quando o objetivo é tornar e (manter) uma IES referência é preciso pensar em oportunidades de facilitar o contato com o potencial aluno. E o website é uma ótima forma de fazer isso. Quando bem trabalhado e otimizado, ele é capaz de transformar meros visitantes em alunos.
É interessante que o website tenha como principal foco a conversão. Por sua vez, para que isso seja possível faz-se necessário que, por meio dele, se consiga realizar três ações:
- Fornecer conteúdo relevante;
- Criar um excelente discurso de condução;
- Utilizar gatilhos mentais em todas as fases do funil (CTAs).
😃 Tá legal, mas como vou fazer isso na prática? Bem, nós te contamos tudo nesses conteúdos:
5º) Invista em Marketing de Conteúdo Educacional
O Marketing de Conteúdo Educacional vai além de uma estratégia de produção de conteúdo. Ele tem como missão ajudar os potenciais alunos na tomada de decisão. Por meio da entrega de conteúdos relevantes é possível auxiliar o potencial aluno a tomar decisões mais seguras e esclarecer suas dúvidas.
Para a produção de conteúdo ser mais direcionada é preciso trabalhar, em paralelo, o Funil de Captação de Alunos. Assim, será possível identificar qual o conteúdo mais relevante para o lead, levando em consideração o estágio de compra no qual ele encontra-se.
Por exemplo, no início do processo, o interessado está na fase de Descoberta. Por isso, possui um alto nível de curiosidade. Nesse momento, você precisa fornecer informações mais gerais, pois o seu lead ainda não está preparado para um conteúdo mais específico de compra.
Na etapa final da jornada, esse potencial aluno está interessado em obter informações mais factíveis e direcionadas. Portanto, é interessante que você direcione a ele conteúdos estratégicos de venda com temas como a aceitação da instituição no mercado de trabalho e dados consolidados do MEC, por exemplo.
Além disso, você pode oferecer esses materiais no blog da sua instituição de ensino, em troca de informações (como e-mail, nome e celular) do lead.
😃 Aliás, vou deixar aqui um conteúdo no qual detalhamos mais sobre como elaborar conteúdos voltados para a conversão de leads: um webinar apresentado por especialistas em produção de conteúdo recheado de dicas te esperando! Dê um clique na imagem abaixo e confira!
6º) IES referência: Realize pesquisas de satisfação
Sem dúvidas, ter potenciais e atuais alunos satisfeitos é um fator essencial para tornar uma IES referência. Através das pesquisas de satisfação é possível ouvir o aluno, e, assim, identificar o que precisa ser alterado, bem como o que a instituição tem feito que tem sido relevante.
Em suma, elas direcionam os esforços, contribuindo para que o desempenho seja positivo. Além disso, quando bem realizadas, permitem que a IE supere seus concorrentes e se torne autoridade.
Assim, após identificar os desejos e necessidades dos atuais e potenciais alunos fica mais mais fácil oferecê-los aquilo que eles desejam. Resultado? Aumento das chances de ir além e proporcioná-los uma experiência de alto nível.
Ademais, independentemente da estratégia escolhida pela instituição para a realização das pesquisas de satisfação, uma coisa é certa: elas precisam ser o mais transparentes e objetivas possível. Além de serem utilizadas para a definição de melhorias e potencialização de pontos positivos da IE.
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Conclusão
Para construir uma IES referência é preciso atuar em diversas esferas. Em síntese, dentre os passos iniciais para se tornar autoridade está a realização do Benchmarking educacional como forma de monitorar as ações dos concorrentes diretos e indiretos.
Além disso, é essencial conhecer os aspectos que, porventura, possam interferir. Desenvolver e destacar atributos relevantes, realizar a Análise SWOT Educacional, desenvolver um website otimizado que seja direcionado à conversão, implantar a cultura de excelência no atendimento, produzir conteúdos relevantes e realizar pesquisas de satisfação são ações indispensáveis para tornar uma IES referência.
Considerações finais
Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Saiba como tornar sua IES referência no mercado educacional. Rubeus, 2018. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/ies-referencia-para-potenciais-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2018, 26 abril. Saiba como tornar sua IES referência no mercado educacional. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/ies-referencia-para-potenciais-alunos/