O que precisa ter na landing page do seu curso: veja 8 elementos indispensáveis para turbinar as suas!

As landing pages são páginas que possuem um objetivo bem definido: levar a pessoa que está acessando o seu site a executar uma ação específica. No caso das instituições de ensino, as LPs assumem o papel de levar o lead a efetivar sua inscrição ou matrícula no curso escolhido. Mas, você sabia que existem elementos importantes capazes de persuadir o lead e incliná-lo a executar a ação desejada? Confira agora o que precisa ter na landing page do seu curso e como estruturá-la para converter mais e melhor.  

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

A experiência digital de seus potenciais alunos é fundamental no processo de decisão de inscrição e/ou de matrícula. Muitos estudantes fazem sua primeira visita à instituição somente no dia do processo seletivo, entretanto sua avaliação começa muito antes.

Isso significa que a conversão de potenciais alunos em matrículas efetivas é um processo longo e muitas vezes sem seguir, necessariamente, um processo lógico e, por isso, deve ser dividido em etapas. A cada etapa, a condução do estudante ocorre em diversos canais, sempre com o objetivo de levá-lo a dar o próximo passo em direção à matrícula.

Jornada de Compra Educacional
Imagem ilustrativa: Jornada de Compra

Sendo assim, dentre os maiores desafios enfrentados pelas instituições de ensino está o fato dos potenciais alunos “estagnaram” na hora de efetuar a ação de conversão, seja ela a inscrição ou a matrícula no curso desejado. 

Em suma, sabemos que isso pode acontecer devido a diversos fatores, tais como insegurança no curso, disponibilidade de escolha entre diferentes IEs ou até mesmo falta de confiança na instituição de ensino.

É certo que o processo de conversão não é simples e os resultados não acontecem “de um dia para o outro”. Por isso, é primordial utilizar técnicas e ferramentas estratégicas capazes de capturar a atenção do potencial aluno e fazê-lo avançar em sua Jornada de Compra Educacional.

Dentre as estratégias eficazes para a conversão nas páginas de cursos está a criação de landing pages estratégicas e focadas na conversão. Por isso, neste conteúdo elencamos o que precisa ter na landing page do seu curso para você começar a potencializar os seus resultados de conversão quanto antes. Mas antes, veja essa sugestão de material complementar que separei para você!

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

O que são landing pages?

As landing pages são páginas 100% focadas em conversão, seu principal objetivo é capturar mais alunos para as instituições de ensino.

Para que apresentem resultados efetivos, é necessário que, antes de estruturá-las, você mapeie seu objetivo e qual a maturidade do público que deseja-se atingir. Ou seja, você precisa definir os objetivos de acordo com a etapa do Funil de Captação de Alunos

As landing pages e o Funil de Captação de Alunos

Nesse momento, é primordial levar em consideração o Funil de Captação e o estágio que a landing page deseja trabalhar:

Funil de Captação de Alunos - Rubeus
Imagem ilustrativa: Funil de Captação

🔴 Em resumo, as landing pages para topo de funil, geralmente, objetivam capturar informações do visitante para transformá-lo em lead.  Por estar em um estágio inicial, nessas páginas, você deve oferecer um conteúdo ou material de valor. E, em troca, os visitantes mais interessados deixam suas informações de contato, se  tornando leads.

Muitas pessoas acessam o seu website fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício. 

Por isso, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:

Quero receber as novidades da uniexemplo - Rubeus
Imagem ilustrativa

🔴 Já as landing pages de fundo de funil são aquelas que objetivam fazer com que o lead se transforme em potencial aluno ou aluno efetivamente, através da inscrição no vestibular ou a efetivação da matrícula no curso, respectivamente. 

É importante fazer esse mapeamento das etapas do funil que deseja-se atingir até mesmo para nortear todo o processo de criação e a didática da página, bem como os elementos que a irão compor. 

Independentemente de qual estágio do funil você deseja trabalhar, é essencial que sua LP conte com elementos indispensáveis e comprovadamente eficazes para potencializar a performance dessas páginas. A seguir, veremos alguns deles!

O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis

Quando bem estruturada, a landing page é composta por alguns elementos básicos, mas essenciais para o seu bom desempenho, que podem ser usados como um guia na hora de definir e criar o conteúdo da sua página. 

Vamos conhecê-los!

1) Texto persuasivo

A copy da landing page varia muito de material para material. Isso acontece porque deve haver a adequação de acordo com o material que será exposto, a sua abordagem e o público a ser impactado. Mas, uma coisa é imprescindível a todas: a aplicação de técnicas de Copywriting

Basicamente, o Copywriting consiste em uma escrita persuasiva, capaz de envolver o leitor e fazê-lo inclinar-se ao produto ou serviço exposto. Há diferentes formas de aplicá-la na prática. Por isso, nós precisamos criar um conteúdo específico para detalhar mais sobre o assunto. Você pode conferi-lo clicando na imagem abaixo! 

Tire um tempo na sua agenda para essa recomendação de leitura, pois esse é um elemento indispensável quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso para converter mais. 

Copywriting para IEs: o poder das palavras na conversão de alunos - Rubeus
Blog post Rubeus

2) Chamada principal

Nossa segunda dica quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso envolve a definição de uma boa chamada principal. Em resumo, ela deve expor e detalhar a ideia central da sua página, pois é um dos primeiros elementos que o estudante verá.

Isso significa que ela deve expor pontos como:

  • Nome do curso;
  • Modalidade;
  • Informação importante que precisa de destaque.

3) Chamada de apoio

Como o próprio nome sugere, esse é o espaço para mapear informações secundárias. Dessa forma, aprofunde, sucintamente, o que foi dito na chamada principal. Isso significa que deve-se criar um texto de apoio à chamada principal, uma informação adicional. 

Mas, lembre-se: nada de exageros! Muita informação pode deixar o lead confuso e postergar a sua decisão. As informações detalhadas e longas devem ser trabalhadas em páginas específicas para isso. As LPs são páginas de conversão, portanto, devem ser práticas e estratégicas.

4) Elementos visuais: imagem ou vídeo

Sabemos que a parte visual é muito importante para a formação de opinião do potencial aluno sobre a confiabilidade do site em si. Por isso, é importante utilizar imagens em alta definição que complementam o texto da página. 

Elas precisam gerar aproximação entre o potencial aluno e sua IE, podendo ser utilizada estrategicamente uma imagem com gatilho de prova social como um depoimento do coordenador do curso, professor ou reitor. 

5) Prova social

Os gatilhos mentais são poderosas formas de engajar e levar o lead a agir. Assim, dentre suas diferentes abordagens está o de aprovação social. Esse gatilho, em especial, é muito eficaz pelo fato de gerar credibilidade. 

Basicamente, ao expor pessoas que adquiriram o serviço da sua IE e estão satisfeitas com isso, qualquer indecisão do potencial aluno tende a sumir, pois ele vê e acredita que, assim como a pessoa que está dando o depoimento, ele também ficará satisfeito com a sua IE.

Por isso, quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso para converter mais, os depoimentos são fundamentais. 

6) Diferenciais e vantagens da sua IE

Liste, de forma sucinta, os diferenciais de sua instituição de ensino. Além disso, exponha os benefícios que esse curso pode trazer para a carreira do estudante. Ou seja, “desenhe” as possibilidades que poderão surgir caso ele escolha você.

7) CTA

Até agora todos os elementos formaram uma espécie de trilha de condução do lead até o CTA. Isso significa que eles trabalharam juntos para que nesse momento ele esteja seguro e pronto para tomar sua decisão final. 

Aqui, você quer que ele realize uma ação, e por isso, a dica é utilizar CTAs de fundo de funil como “Matricule-se” , “Converse com um consultor” ou “Inscreva-se“;

Atente-se à disposição do CTA, bem como sua cor e visibilidade. Esses são pontos extremamente importantes para a obtenção de resultados. 

Confira o nosso conteúdo completo sobre Call to Actions:

Passo a passo para criar chamadas para ação que convertem - Rubeus
Blog post Rubeus

8) Perguntas frequentes

Nossa última mas não menos importante dica quando o assunto é o que precisa ter na landing page do seu curso, é a resolução das dúvidas.

Forneça o máximo de informações relevantes. Assim, o seu potencial aluno conseguirá tirar todas as suas dúvidas com a sua landing page. Além disso, você irá evitar que ele saia da sua página sem antes realizar a ação que você deseja.

🚀 Crie landing pages de alta performance com a Plataforma Rubeus

Você sabia que é possível criar diferentes tipos de páginas de conversão a partir da Plataforma Rubeus? 

Dentro do CRM, o modelo de formulário “página” refere-se a uma landing page. Já o modelo de formulário “pop-up” refere-se a uma janela suspensa ativada automaticamente ou conforme evento do lead, necessitando ser adicionado ao site institucional ou à campanha.

Templates Rubeus | O que precisa ter na landing page do seu curso: saiba mais!
Templates Rubeus

 Estes tipos de canais são muito utilizados em campanhas recorrentes ou pontuais. Isso porque eles permitem a criação de uma interface totalmente customizada sem a necessidade de conhecimentos em programação. Assim, atende aos requisitos de uma identidade visual sem necessitar de mudanças no site institucional. Resultado? Economia de tempo. Afinal, qualquer alteração no site, na grande maioria das vezes, demanda tempo e aprovação de diversas pessoas. 

Ademais, em nosso fluxo de automação, você pode definir as ações a serem realizadas após o preenchimento do formulário, como envio de e-mails, agendamentos de ligação, trocar status da jornada de compra e diversas atividades ligadas aos seus leads. 

Templates de formulários Rubeus: crie modelos estratégicos e prepare-se para captar mais alunos
Templates de formulários Rubeus

▶️ Gostou das possibilidades? Que tal saber mais? Clique na imagem abaixo e confira nosso vídeo sobre a Plataforma Rubeus! Entre em contato com um dos nossos consultores e saiba mais: Demonstração – Melhore os resultados da sua instituição – Rubeus

Material complementar

🔴 Nossos especialistas reuniram no vídeo abaixo, dicas de como guiar – de forma otimizada – o seu potencial aluno pela Jornada de Compra Educacional, direcionando-o pelo seu web site institucional e landing pages, com CTAs e as informações necessárias para sua conversão.

Não deixe para depois, dê o play agora mesmo!

Especialistas Rubeus

Considerações finais

Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Antes de ir, me conte nos comentários deste conteúdo: quais das nossas sugestões você vai colocar em prática?

Até a próxima! 👋

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🔗 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/o-que-precisa-ter-na-landing-page-do-seu-curso/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 23 março. O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/o-que-precisa-ter-na-landing-page-do-seu-curso/