Especificamente no cenário educacional, mudanças significativas vieram para ficar, exigindo que as IEs se adaptem. Neste conteúdo, selecionamos algumas dessas mudanças, trazendo como reflexão os desafios e as transformações da gestão escolar do futuro. Confira! 📒✏️
Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Introdução
Com o surgimento de novos modelos econômicos, os negócios foram forçados a se redescobrir. Em um mundo cada vez mais globalizado, as instituições de ensino devem ser capazes de se adequarem em tempo hábil.
Prova disso foi a pandemia de covid-19, onde o sistema educacional inteiro foi forçado a mudar rapidamente. Instituições de todo o mundo tiveram que reagir a possíveis evasões em massa de seus alunos. Uma das esferas mais impactadas foi a gestão escolar: renegociações, descontos e acompanhamento constante do engajamento passaram a ser prioridade no dia a dia das IEs.
Diante disso, um fato permanece: tão rápido quanto a tecnologia avança e as mudanças ocorrem, o sistema de gestão escolar deve estar preparado para atender às novas demandas, que muitas vezes são urgentes e imprevistas.
Neste conteúdo, elencamos 7 previsões sobre a gestão escolar do futuro para você considerar e já ir planejando adotar em sua instituição de ensino. Continue lendo este conteúdo para conhecê-las!
Inferências sobre o cenário educacional
Em suma, o desafio é analisar quantas das mudanças ocorridas no cenário educacional – principalmente devido a pandemia – foram paliativas e passageiras e quantas irão perdurar.
Quando consideramos os impactos da transformação digital, observamos que muitas mudanças tendem a ocorrer em diversas esferas da educação, impondo transformações na forma de atuar das instituições de ensino.
Quando consideramos como pode ser a nova face da educação, bem como a melhor forma de gestão, fica claro que muitas mudanças ocorridas representam uma oportunidade de rever paradigmas que vigoram há muito tempo.
A nova dinâmica imposta pela evolução digital dentro e fora da sala de aula estimula, dentre outros aspectos, uma gestão voltada para o relacionamento com potenciais e atuais alunos, além do foco em processos otimizados e na experiência gerada.
💡 Dessa maneira, o que fazer para se adaptar? Quais as tendências da gestão escolar do futuro? Quais serão os principais desafios e transformações?
É evidente a inviabilidade de traçar detalhadamente o que irá ocorrer. Contudo, em razão dos acontecimentos já observados no cenário da educação mundial, podemos inferir algumas perspectivas básicas para a educação do futuro.
7 tendências da gestão escolar do futuro que você precisa considerar no presente
1. Processos facilitados
O uso da tecnologia já é uma realidade nas instituições de ensino. Quando aplicada à gestão escolar, ela deve ser visualizada como um facilitador dos processos internos.
Questões como matrícula e prova on-line tornam-se premissas básicas para a captação e a conversão de alunos. Aquelas IEs que resistirem a essa evolução tendem a ter um impacto direto na diminuição da captação e aumento das evasões.
FACILIDADE DE PAGAMENTO:
Atrelado à facilidade de realização da inscrição deve estar a simplificação do processo de pagamento, seja da taxa de matrícula ou da própria mensalidade. Em resumo: a ideia deve ser tornar todo o processo fácil, rápido e integrado.
VESTIBULAR DIGITAL:
O vestibular digital é uma forma de ingresso no ensino superior. Consiste, em resumo, na aplicação de uma prova virtual para definir se o candidato entrará ou não na instituição de ensino em questão.
Com toda a flexibilidade proporcionada pela internet, é muito importante que a instituição de ensino disponibilize essa forma de ingresso.
MATRÍCULA ON-LINE:
Especificamente na matrícula on-line, ao investir em processos integrados e virtuais, a instituição de ensino garante diversos benefícios que englobam tanto os alunos quanto o desempenho dos times.
Nem preciso ressaltar que disponibilizar a matrícula on-line já é uma obrigação das instituições de ensino e contribui significativamente para a conversão do lead.
2. CRM para educação
Uma das ferramentas altamente eficazes para a construção e manutenção de uma relação próxima com potenciais e atuais clientes e que já é comprovada é o CRM para instituições de ensino.
Resumidamente, um CRM auxilia no gerenciamento do relacionamento com potenciais e atuais alunos. Isso significa que ele irá auxiliar estrategicamente na captação, conversão e retenção do aluno. O resultado disso é uma gestão muito mais segura, centralizada e ágil.
Além disso, por meio do CRM é possível criar gatilhos para a realização de atividades, monitorar o fluxo de interação entre a sua instituição de ensino e o potencial aluno, além de possuir um histórico detalhado de cada contato realizado.
Vou deixar aqui um conteúdo complementar que aborda o quão benéfica essa ferramenta pode ser para o futuro (e o presente) dos seus resultados:
3. Foco na experiência do estudante
Outro fator muito importante que já faz parte do presente e provavelmente continuará a fazer parte da gestão escolar do futuro é a preocupação com a experiência do estudante. É primordial entender que a ideia de processos educacionais está diretamente ligada à forma como o potencial e/ou atual aluno verá a sua instituição de ensino como um todo.
Por isso, é muito importante considerar a experiência que cada processo dentro da sua instituição de ensino, seja ela atuante na educação básica ou superior, modalidade presencial, híbrida ou EaD, oferece.
Entenda melhor:
Etapa 1: INSCRIÇÃO
- Processo
O processo de inscrição engloba o momento no qual seu potencial aluno preenche a ficha de inscrição do processo seletivo por completo.
- Experiência esperada
Neste momento, a experiência esperada envolve objetividade e praticidade. Isso porque o comportamento de compra mudou e o principal benefício buscado pelos consumidores é a facilidade e rapidez na hora de realizarem alguma atividade e qualquer coisa que fuja disso é considerada desgastante e chata.
Por isso, atenção: uma ficha de inscrição longa e confusa pode ser um dos seus grandes gargalos nesse momento.
- Como proporcionar essa experiência?
Comece por uma ficha de inscrição dividida em etapas com captação independente.
Além disso, o blog e o site da sua instituição devem ser intuitivos e objetivos para que o seu lead seja conduzido à ficha de inscrição. Faça isso através do Inbound Marketing aliado ao Marketing de Conteúdo Educacional.
Etapa 2: PROCESSO SELETIVO
- Processo
O processo seletivo é uma etapa importantíssima para as instituições de ensino superior. Basicamente, ele envolve a realização de uma prova na qual o candidato terá que obter um mínimo de aproveitamento (estipulado pela IE) para ingressar na instituição.
- Experiência esperada
A experiência, neste momento, deve ser a praticidade e transparência. Seu candidato deve ser bem orientado em relação às regras do processo seletivo e, de preferência, que ele seja feito on-line.
- Como proporcionar essa experiência?
Disponibilize uma prova on-line acessível e prática para seus candidatos a realizarem do conforto de seus lares. Corrija a prova imediatamente por meio da inteligência artificial e surpreenda os candidatos com a velocidade da correção / convocação.
Etapa 3) PAGAMENTO
- Processo
O processo de pagamento se aplica a todas as situações onde o seu potencial e atual aluno deve realizar algum tipo de pagamento à sua instituição, seja na inscrição, no processo de matrícula, pagamento de mensalidade ou, até mesmo, no processo de rematrícula.
- Experiência esperada
A experiência esperada neste momento é a flexibilidade e a facilidade. Isso porque espera-se que as formas e os locais de pagamento sejam flexíveis. Além disso, os processos devem ser fáceis e desburocratizados, ou seja, devem facilitar ao máximo a efetivação do pagamento.
- Como proporcionar essa experiência?
Proporcione ao seu aluno diferentes formas de pagamento, tais como boleto bancário, cartão ou, ainda, na própria instituição (de acordo com a sua realidade). Além disso, também considere oferecer descontos para aqueles que pagarem até determinada data, por exemplo. Isso ajuda a aumentar os índices de pagamento de seus potenciais/atuais alunos.
Etapa 4) MATRÍCULA
- Processo
A matrícula é a fase mais importante da captação. Neste momento, seu candidato já está convocado e a um passo de ingressar em sua IE.
- Experiência esperada
Durante este estágio, a experiência deve ser o ponto alto da satisfação, haja vista que essa etapa será resultado das experiências proporcionadas anteriormente. Por essa razão, faça o melhor para que esse momento seja o mais satisfatório possível. Ou seja, que o seu aluno se sinta como que realizando um verdadeiro sonho. Ao mesmo tempo, mantenha a comodidade e agilidade no processo.
- Como proporcionar essa experiência?
Otimize o seu processo de classificação e convocação. Quanto mais ágil for esse processo, mais eficiente será sua comunicação e mais efetivo seu impacto.
Após o potencial aluno ser aprovado em seu processo seletivo, não perca tempo! Parabenize-o pela conquista e o conduza para a matrícula. Essa comunicação deve envolver todos os canais disponíveis (e-mail, SMS e WhatsApp), mas principalmente, neste momento, a ligação pessoal é extremamente efetiva.
Ademais, disponibilize a matrícula on-line. Ela permite que o candidato preencha seus dados complementares, aceite o contrato, envie seus documentos e faça o pagamento da primeira mensalidade sem precisar se deslocar até a instituição.
Além da comodidade, essa possibilidade aumenta a conversão, diminuindo a janela de tempo entre a aprovação e a matrícula. Dessa forma, antecipamos as matrículas e diminuímos as chances do candidato desistir no meio do processo, seja pela ação de um concorrente ou qualquer outro motivo.
Etapa 5) REMATRÍCULA
- Processo
O processo de rematrícula diz respeito à confirmação realizada pelo seu aluno do comprometimento de continuar os estudos em sua instituição de ensino a cada semestre.
- Experiência esperada
A experiência que se espera neste momento é que o processo de rematrícula seja prático, trabalhado com antecedência e fácil. Considerando que sua IE já possui todos os dados do estudante, ao longo da rematrícula deve apenas confirmá-los, sem que sejam necessários longos formulários. Uma dica importante é que esse é um ótimo momento para atualizar os dados de contato do aluno.
- Como proporcionar essa experiência?
Se a sua instituição possui um CRM específico para educação será possível uma atuação proativa e sistematizada, haja vista que todas as informações estarão disponíveis para a automação trabalhar.
Na Plataforma Rubeus você pode configurar um processo específico e automatizado para segmentar os alunos em “aptos para rematrícula”, “não aptos por questões acadêmicas” e “não aptos por questões financeiras”. Assim, os alunos que estão aptos recebem uma comunicação direcionando-os para o portal onde será realizada a renovação, enquanto aqueles que não estão aptos recebem uma comunicação a fim de sanarem suas pendências e darem continuidade no processo. Desse modo, antecipamos as renovações dos aptos e aumentamos a recuperação de não aptos, diminuindo a evasão. Saiba mais: https://rubeus.com.br/controle-de-inadimplencia-rubeus/ |
4. Uso da Inteligência artificial
Basicamente, a inteligência artificial, ou simplesmente IA, consiste em uma área da Ciências da Computação cujo objetivo é fazer com que máquinas realizem tarefas humanas, colocando em prática habilidades como aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas, semelhante a mente humana.
Seja através de uma plataforma interativa de aprendizagem ou de um filme que aborde o tema, a IA pode contribuir ativamente para o processo de aprendizagem e associação do conteúdo.
Quando voltada para a gestão escolar, a inteligência artificial pode atuar em diversas frentes por meio de ferramentas focadas na otimização de processos e, consequentemente, dos times, como é o caso do ChatGPT e da Synthesia.
5. Parceria entre escola e família
Se você atua na educação básica, certamente já sabe a importância de incentivar a participação regular dos responsáveis na vida escolar dos estudantes.
Por muito tempo prevaleceu a ideia de que gestão escolar e família eram questões distintas, que deveriam ser trabalhadas separadamente. Contudo, com o passar do tempo e com uma análise eficiente do ambiente escolar e do comportamento das crianças, pôde-se perceber que o envolvimento familiar exerce uma poderosa influência quando o assunto é o desempenho acadêmico, a curto e a longo prazo.
Quando a escola trabalha essa parceria, está conectando-se às famílias. Ou seja, gerando um ambiente favorável para a criação de uma comunidade forte de alunos comprometidos com a sua formação. Além disso, ao conectar as famílias é possível inspirá-las a serem presentes na educação de seus filhos.
No que tange o envolvimento da família na aprendizagem da criança, podemos perceber o suporte ativo à educação integral, uma vez que a colaboração entre a escola e o lar aumenta o desempenho acadêmico.
Portanto, estimular de forma efetiva o envolvimento da família na educação das crianças é uma meta importante para as escolas. Dessa forma, deve haver uma gestão escolar voltada para a criação de ações capazes de promover essa proximidade.
6. Novo perfil do professor
É inegável a necessidade dos docentes de se reinventarem. Isso porque, muito mais do que detentores de conhecimento, os professores exercem um papel essencial na formação humana dos estudantes, indo além de conteúdos expositivos e unidirecionais.
As instituições de ensino precisam de professores que não apenas ensinem inovação, mas também sejam inovadores em seus métodos de ensino.
Ao se reinventarem, os professores devem se atentar não somente aos métodos de ensino que mudarão significativamente, mas também a questões como o elo com os alunos e a adequação da tecnologia na forma de ensinar e aprender.
É preciso estar pronto para interagir com eficiência nos canais de comunicação que os alunos utilizam. Além disso, é preciso se tornar um agente facilitador, tanto na curadoria dos conteúdos quanto na aplicação do conhecimento. A transformação digital está acelerando a transição do professor expositivo para o facilitador.
7. Participação ativa do coordenador de curso
Essa dica vai especificamente para você que atua na educação superior: o papel do coordenador de curso pode fazer uma imensa diferença quando tratamos de melhorias, tanto na gestão em si quanto nos processos de ensino-aprendizagem.
Veja como ele pode contribuir:
Elo entre corpo docente e alunos
O coordenador tem contato com os professores, que por sua vez, têm contato direto com os alunos. Em síntese, os professores transmitem o que vivem no dia a dia da dinâmica escolar para o coordenador.
Sendo assim, esse “termômetro” permite identificar falhas e pontos de melhoria. Afinal, os alunos olham o curso sob um ângulo específico no qual muitas vezes, gestores e coordenadores não enxergam.
Uma vez identificados pontos importantes, chegou a hora de agir! Sua instituição de ensino pode avaliar demandas e sugestões e, assim, melhorar continuamente.
Elo entre equipe pedagógica e administrativo
A equipe pedagógica tem insumos muito importantes que podem contribuir significativamente para a melhoria dos setores de Marketing, Comercial e de Gestão da Permanência. O desafio é alinhar todas essas atuações.
Por exemplo, os professores que estão em contato direto com os alunos, conseguem notar quando um aluno está desmotivado ou anda faltando muito às aulas, sinalizando uma possível evasão. Na maioria dos casos, as equipes não percebem isso de forma antecipada, aumentando consideravelmente as chances de evasão.
O coordenador de curso pode atuar nessa lacuna, colhendo essa informação do docente e passando à equipe de relacionamento, para que atue a tempo.
Elo entre a instituição de ensino e a melhoria contínua
Em suma, para atuar como elo para a melhoria contínua, o coordenador de curso pode acompanhar o desempenho dos alunos periodicamente, manter contato com ex-alunos, estar atento e considerar reclamações, sugestões e pontos de melhorias. Afinal, alunos satisfeitos são porta-vozes da instituição e atraem outros alunos.
Considerações finais
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Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Veja as principais inferências e previsões para a gestão escolar do futuro. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/veja-as-principais-inferencias-e-previsoes-para-a-gestao-escolar-do-futuro/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2023, 23 de fevereiro. Veja as principais inferências e previsões para a gestão escolar do futuro. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/veja-as-principais-inferencias-e-previsoes-para-a-gestao-escolar-do-futuro/