O poder do marketing se traduz em melhores resultados na captação e fidelização de alunos. Assim, aliado ao planejamento, atenção e monitoramento de indicadores é possível transformar a sua escola em uma verdadeira máquina de matrículas. É isso que desejamos ao compartilhar com você nossas 8 dicas de marketing para escola de idiomas. Confira agora!
Leitura: 6 minutos
Introdução
O mercado de trabalho está cada vez mais mais pluralizado e concorrido. As pessoas já perceberam que é preciso estar preparado e em constante aperfeiçoamento profissional e pessoal.
Nem precisamos lembrar que dominar um segundo idioma já é um requisito básico para pessoas que almejam alcançar novos objetivos profissionais e para aquelas que buscam a sua primeira colocação no mercado de trabalho.
Sabendo disso, cada vez mais pessoas – de diversas idades – têm buscado aprender novos idiomas como forma de enriquecer o seu currículo.
Olhando através dessa perspectiva, podemos considerar que o “mar está para peixe” e que chegou a hora de captar esses leads que sentem essa necessidade de aperfeiçoamento, mas que por alguma razão ainda estão indecisos.
Neste conteúdo, vamos compartilhar com você e sua equipe 8 dicas de marketing para escola de idiomas. O nosso objetivo é te ajudar a captar o máximo de alunos possível. 💪
Boa leitura e ótimos insights!
Dicas de marketing para escola de idiomas: A diferença entre o marketing generalista e o marketing direcionado
Antes de partirmos para as dicas em si, precisamos relembrar alguns pontos fundamentais para o sucesso do marketing educacional, a começar pela abordagem!
Provavelmente você já ouviu que o marketing da sua escola deve definir as suas personas e trabalhar a personalização. Que um marketing com abordagem generalista certamente não surtirá os resultados esperados, não é mesmo? Mas você já parou para pensar o porquê dessa afirmação? 🤔
Em resumo, ao definir as personas da sua escola de idiomas é possível trabalhar uma comunicação mais “certeira”. Já a personalização permite que a sua abordagem fale de forma “individual” com cada lead, considerando o seu momento na jornada de compra.
Em suma, isso significa que ao definir as personas da sua escola e trabalhar a personalização em suas ações, você estará trabalhando para que o seu marketing se comunique com um público específico e não com “todo mundo”. Assim, ao direcionar a sua comunicação, torna-se possível separar aqueles potenciais clientes que estão realmente interessados em ingressar na sua escola de idiomas daqueles que não possuem nenhum interesse.
Para ficar mais claro, veja só essa analogia:
👨🍳 Imagine um restaurante cheio de clientes. São diversas mesas com diferentes clientes e pedidos. Normalmente, os garçons devem ir até as mesas e anotar os pedidos de cada cliente para que assim seja possível atender as necessidades de cada um, certo?
🥩🍟 Agora imagine que os garçons decidam atender somente um cliente que pediu bife com batatas fritas e “padronizar” todos os pedidos. A partir daí foi bife com batatas fritas para todos os presentes no restaurante. Obviamente, os clientes ficam insatisfeitos, afinal, querem comer aquilo que escolherem: uns desejam massa, outros uma bebida, outros preferem doces…
Certamente, naquele dia o restaurante perdeu vários clientes.
⚠️ É assim que suas ações de marketing funcionam quando a sua equipe não estuda as personas e não personaliza a comunicação e a abordagem das suas ações. Você serve bife com batatas fritas para todo mundo!
Portanto, analisando a analogia acima, podemos concluir que:
- O primeiro passo é estruturar as personas da sua escola de idiomas, somente dessa forma será possível identificar os pontos que devem ser trabalhados com mais precisão;
- Personalização deve ser um dos pilares indispensáveis para as suas ações de marketing.
Agora, certamente você já entende a importância de definir as personas da sua escola de idiomas. Aliás, podemos perceber que esse é um dos primeiros passos quando o assunto é marketing realmente persuasivo. Justamente por isso não poderíamos começar as nossas dicas de outra forma!
Se você ainda não definiu as suas personas ou ainda possui dúvidas de como fazer isso, confira o nosso conteúdo detalhado sobre o tema. Reunimos neste material, conceitos, dicas e estratégias + 1 e-book grátis com exemplos de personas para IEs para você se inspirar. Clique na imagem abaixo e confira!
Já separou esse conteúdo para a sua próxima leitura? Então agora podemos prosseguir! 🤓
Dicas de marketing para escola de idiomas de sucesso
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Fique atento às dicas práticas e ao material de apoio, combinado?
1. Trabalhe os diferentes estágios da decisão de compra
Sabemos que na maioria das vezes a prospecção de alunos pode ser desafiadora. Aliás, isso se acentua quando a escola não utiliza o conceito de Funil de Captação de Alunos para nortear suas ações, o que acaba tornando todas as ações genéricas.
A utilização desta ferramenta é fundamental para programar ações de acordo com cada etapa, já que diferentes leads significam diferentes momentos de compra.
Em resumo, no cenário educacional, o funil visa demonstrar as fases de decisão dos potenciais alunos até a matrícula na escola. Em suma, ele é uma representação da “evolução” deles pelas etapas do processo de compra em si.
De forma geral, todo funil pode ser dividido em 3 grandes partes:
Atração
Nesta etapa, o potencial aluno ainda não demonstra interesse na sua escola. Isso porque ele ainda não tem clareza sobre o seu problema e nem mesmo faz ideia de qual instituição procurar.
💡 Dessa forma, é importante ser criativo ao utilizar as redes sociais e busque aumentar o engajamento da sua instituição de ensino com as personas. Faça isso tudo sem pensar em matrículas, procurando fazer e cultivar amizades. ⠀
Consideração
Uma pessoa no meio do funil é aquela que já buscou por opções de mercado. Ela percebeu que possui um problema e que precisa resolvê-lo. Por isso, esse potencial aluno busca a melhor solução para resolvê-lo.
Assim, nesse processo, ele define alguns critérios que acha importante para tomar a sua decisão. Preço, qualidade do ensino, metodologia, programa de estágio, qualificação do corpo docente e excelência na estrutura (física, tecnológica e de pessoal) são exemplos.
💡 Sendo assim, nesta etapa é importante que a sua escola explore a presença de marca nos mecanismos de busca do Google e estabeleça uma relação de comunicação com o interessado, seja através de e-mails, ligações telefônicas e/ou sms marketing. Ademais, é muito importante ressaltar o que a sua escola pode oferecer ao aluno que as demais não oferecem, ou seja, o que a sua escola tem que as outras não tem.
Decisão
Nessa fase, os leads já estão qualificados. Isto é, eles já entendem que possuem um problema, já buscaram e escolheram a solução. Agora, buscam a melhor oferta. É hora de provar que a sua escola é a melhor opção!
💡 Aqui, é essencial que a escola estabeleça um contato mais comercial, mostrando que é a melhor dentre todas as opções e oferecer, se possível, cupons de desconto para a realização da matrícula.
🚀 Confira o nosso conteúdo complementar: Funil de Captação de Alunos: conceitos, estratégias e dicas para conversão. |
2. Dicas de marketing para escola de idiomas: acredite no poder do conteúdo
Se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo provavelmente está ficando para trás. Sugiro que corra e confira o nosso conteúdo sobre o tema: Marketing de Conteúdo Educacional: conteúdo para conversão de alunos.
Na prática, ele consiste na criação de campanhas e conteúdos ricos persuasivos e relevantes que conduzam o seu potencial aluno ao seu site, blog ou landing pages. Aliás, esse é o primeiro passo para identificar o seu potencial aluno.
Assim, sua escola produz conteúdos como blog posts, infográficos, planilhas e testes e os disponibiliza para os interessados. Para baixá-los, eles precisam disponibilizar alguma informação – geralmente seu e-mail e/ou telefone. Esses dados serão utilizados pela equipe de Vendas posteriormente.
Agora que você conhece todas as etapas do Funil de Captação, chegou a hora de vermos os tipos de conteúdos a serem trabalhados em cada uma delas. Compactamos as informações em uma imagem para que você possa fazer o download e tê-la sempre à mão:
🤔 Precisando de ideias para produzir os seus conteúdos? Então dê um clique na imagem abaixo e nós te ajudaremos!
Ps: preparamos um bônus recheado de dicas para você produzir conteúdos altamente relevantes e persuasivos! Leia este conteúdo até o final e confira! 🙂
3. Dicas de marketing para escola de idiomas: invista em ações de Guerrilha
Em síntese, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto.
💡 Esse tipo de abordagem pode ser realizada no ambiente on-line e off-line. O grande objetivo é causar um grande impacto e, por isso, geralmente demanda criatividade das equipes envolvidas.
Em suma, alguns exemplos de ações de guerrilha no ambiente on-line incluem:
- Impulsionamento de bases de contatos através de ações específicas;
- Uso das redes sociais com campanhas que viralizem com o público interno e o externo;
- Realização de ações de envolvimento com todo o público interno. Desta forma, o engajamento externo vem de forma espontânea.
Anotando tudo? Porque a nossa dica número 4 já chegou!
4. Dicas de marketing para escola de idiomas: aposte na captação de interessados através das redes sociais
🤔 Como anda as estratégias de mídias sociais da sua escola? A introdução e a manutenção da sua instituição no universo das mídias sociais devem ser sempre pautadas em objetivos.
Ao realizar pesquisas sobre a sua escola de idiomas nas redes sociais, o potencial aluno irá procurar por uma vitrine não apenas dos cursos ofertados, mas ter um bom atendimento de solução de dúvidas.
💡 Com o intuito de potencializar os seus resultados, evidencie tudo o que a sua escola tem de melhor, invista em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formatos de vídeo.
Além disso, humanize o contato e estabeleça um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível.
Ademais, não tenha medo de interagir com o seu público, essa é uma das formas de fazer com que os seus potenciais alunos sintam-se mais próximos da sua instituição, criando uma verdadeira sintonia e relação de acolhida estratégica.
Falando especificamente do Instagram, uma boa dica para engajar mais é adotar ações simples em seu Instagram, tais como:
- responda os comentários o mais rápido possível;
- crie enquetes;
- crie reels divertidos;
- incentive comentários;
- abra espaço para conversas via direct;
- divulgue fotos do dia a dia da sua IE.
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5. Dicas de marketing para escola de idiomas: envie e-mails e faça ligações
Você sabia que o e-mail marketing tem um retorno médio de investimento de 122% de acordo com o e-mail marketing trends? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💡 Em síntese, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📩 Ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos, suas chances de gerar bons resultados são maiores. Sua escola pode apostar no envio de e-mails com temas relevantes, tais como a divulgação de notícias importantes, cupons de descontos, diferenciais, condições promocionais, prazos etc.
📞 Já as ligações telefônicas é um meio de aquisição de alunos mais direto. Assim, para que surtam efeito e não sejam invasivas, é muito importante que a sua equipe seja bem treinada e saiba executar o contato humanizado. Contar com um bom script para vendas pode ser a chave para o sucesso das suas ligações! Através dele é possível nortear toda a abordagem durante o contato.
6. Dicas de marketing para escola de idiomas: estabeleça parcerias
Estabelecer parcerias com escolas, empresas de intercâmbio, agências de viagem e empresas em geral pode ser uma ótima forma de ampliar a sua captação de alunos.
Aliás, ao fechá-las, não se esqueça de divulgar em suas redes sociais!
7. Dicas de marketing para escola de idiomas: se possível, ofereça descontos
Os descontos e condições promocionais são sempre muito atrativos. Por isso, uma dica importante é oferecer descontos por tempo limitado e de forma esporádica para que os interessados sejam engajados na decisão de compra. O diferencial é a forma como a sua escola deve divulgar esse desconto.
Para transmitir o sentimento de “agora é a hora” é muito importante explorar o gatilho da urgência de forma a estimular o seu potencial aluno, uma vez que limita o tempo que ele tem para a tomada de decisão.
💡 Assim, utilizar expressões que despertam a sensação de urgência como “Obtenha esse desconto na matrícula somente hoje” ou “Hoje é o último dia para se inscrever” inclinam o seu lead à tomada de decisão de forma mais rápida.
🚀 Confira o nosso conteúdo complementar: Como usar gatilhos mentais na educação: 7 exemplos que sua IE deveria adotar |
8. Dicas de marketing para escola de idiomas: divulgue depoimentos de alunos
💡 Em seu blog e site, divulgue depoimentos de alunos já matriculados e egressos satisfeitos com a sua escola.
Ademais, filme o dia a dia das salas de aula e divulgue nas redes sociais, isso transmite o sentimento de familiaridade e trás segurança para os que não conhecem a sua escola de perto.
🚀 Confira os nossos conteúdos complementares: Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito |
🎁 Material complementar para enriquecer a sua experiência!
Como vimos, o Marketing de Conteúdo é uma forma muito inteligente e estratégica de conquistar novos leads! Além disso, sabemos que pode pode bater algumas dúvidas sobre como trabalhar na prática, não é mesmo?
Por isso, preparamos um webinar especialmente dedicado a dar dicas de produção de conteúdos para instituições de ensino. Aprenda a produzir os melhores conteúdos, em diferentes plataformas, para atrair e engajar mais leads em sua instituição de ensino! 🚀
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Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas de marketing para escola de idiomas. Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que assim vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua escola. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
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Sucesso! 🚀
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
PAULA, Natália. O guia completo com dicas de marketing para escola de idiomas. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-para-escola-de-idiomasl/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 10 fevereiro. O guia completo com dicas de marketing para escola de idiomas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-para-escola-de-idiomas/