Chegou a hora de alavancar os resultados da sua escola! Neste conteúdo vamos compartilhar dicas poderosas de como aumentar a sua captação de alunos no ensino básico. Confira! ✅
⏰ Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Em qualquer estratégia de marketing, toda decisão tomada afeta a imagem e a confiança que as pessoas têm da marca como um todo. É como o efeito ação e reação. 💥
No cenário educacional, a forma como a escola se comunica é capaz de fazer os pais e/ou responsáveis alterarem positiva ou negativamente suas percepções. É por isso que a estratégia de comunicação com as famílias deve ser cuidadosamente elaborada.
Partindo desse cuidado, a escola deve começar a traçar estratégias de captação de alunos. O primeiro aspecto a se considerar é o fato de que toda a comunicação gerada deve ser focada nos pais e/ou responsáveis, afinal, são eles os tomadores de decisão.
Não sabe por onde começar a captar ou está precisando de inspirações para ações mais eficazes? Vem comigo nessa jornada e veja as inspirações que separei para você. ✨
👊 Passos para alcançar o sucesso na captação de alunos no ensino básico
1. Identifique o perfil do seu lead
Pode parecer clichê, mas, sim, esse é o ponto de partida para aumentar o número de matrículas em todas as suas ações de captação.
Entender o perfil do seu lead vai te ajudar a criar estratégias de marketing que falem diretamente com eles, abordando suas frustrações, necessidades e desejos.
Buyer persona ou apenas persona, é a representação semi-fictícia do seu lead com base nas características reais e comuns dentre os seus leads já captados. Elas permitem maior qualidade na comunicação e no relacionamento com os interessados.
🎯 Além das personas, você deve conhecer quais são as suas “dores”, ou seja, suas necessidades. Assim, você saberá onde “atacar”, bem como poderá desenvolver um atendimento super personalizado.
Ao definir as suas personas, lembre-se de dois passos:
- Para entender as reais necessidades dos responsáveis, é necessário estudo e pesquisa para evitar problemas futuros. Concentre-se, primeiramente, em dados demográficos.
Por exemplo: onde o interessado mora? Qual o sexo? Qual a sua idade?
- Posteriormente, ocupe-se com características mais profundas e comportamentais como problemas, motivações, objeções, desejos e projeções pessoais e profissionais para os filhos.
Por exemplo: quais os principais impeditivos para o seu lead não matricular o filho? O que ele deseja para que isso aconteça? Quais ações podem deixá-lo ainda mais interessado?
😎 Quer entender mais sobre como mapear as personas da sua escola? Confira o nosso blog post com 11 exemplos de personas para você se inspirar!
2. Captação de alunos no ensino básico: Mapeie e invista em canais de aquisição
Um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua escola utiliza no dia a dia para gerar e captar mais interessados.
Os canais de aquisição podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Dessa forma, eles podem assumir diferentes versões.
A seguir, separamos os canais de aquisição mais utilizados:
- Pesquisa orgânica – Marketing de conteúdo + SEO;
- E-mail marketing;
- SMS Marketing;
- Marketing de Guerrilha;
- Anúncios pagos;
- Redes sociais;
- Remarketing;
- Marketing boca a boca;
- Cold Calling (ligações frias);
- Parcerias com empresas da região e pessoas estratégicas (influencers).
E-MAIL MARKETING:
Em resumo, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.
Assim, ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de obter bons resultados são maiores.
COLD CALLING:
É uma técnica realizada por meio de ligações telefônicas para potenciais alunos que ainda não tiveram contato direto com sua instituição.
Permitem um contato mais direto com os potenciais alunos. Contudo, requer tempo e uma abordagem inteligente e altamente direcionada.
MARKETING BOCA A BOCA:
Também denominado “propaganda boca a boca”, consiste em estratégias de marketing que usam recomendações das pessoas para a promoção de produtos, serviços ou, até mesmo, da marca em si.
ANÚNCIOS:
Outra estratégia para vender cursos é apostar no tráfego pago, principalmente através do Google Ads e do Facebook Ads. Assim, sua IE irá criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas relacionadas ao seu curso.
Dessa forma, defina quais são as palavras-chave que o seu público-alvo é propenso a usar para pesquisar seu curso e estruture seus anúncios em torno delas.
SITE:
O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua IE “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado.
⚡ Está em dúvida se o website da sua instituição tem perdido leads? Então leia nosso conteúdo: “Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito“!
BLOG:
O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso, especialmente se o time de Marketing publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu curso.
O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa do seu curso.
REDES SOCIAIS:
As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.
A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar.
📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais:
- Faça um cronograma de postagem;
- Identifique em quais redes sociais investir;
- Compartilhe uma prévia do seu curso;
- Gere engajamento por meio de publicações interativas;
- Disponibilize um link para uma landing page bem elaborada.
⚡ Aliás, aqui estão alguns conteúdos que podem te ajudar nesse desafio:
- Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente
- Guia Completo: Instagram para instituições de ensino
PARCERIAS COM EMPRESAS:
A parceria com empresas locais pode ser uma ótima forma de adquirir leads. Você pode apostar na parceria com clubes, associações e sindicatos, por exemplo.
INFLUENCERS:
Diversas empresas apostam na estratégia para que o seu público-alvo vincule a sua marca àquele influenciador, gerando empatia nos consumidores e influenciando-os a consumirem o mesmo produto ou serviço.
Durante o estudo de possíveis parcerias, lembre-se de analisar o quanto aquela pessoa é compatível com os valores da sua escola e as características das suas personas.
3. Captação de alunos no ensino básico: Ofereça a opção de visitas presenciais e virtuais
Para os pais ou responsáveis de uma criança, certamente escolher a melhor escola é sempre uma difícil decisão, não é mesmo? Assim, um pré-requisito essencial é conhecer de perto a instituição antes de efetuar a matrícula.
💡 Por isso, a prática de visitas nas escolas sempre foi fundamental na tomada de decisão de qualquer pessoa que busque por uma escola para seu filho. Isso porque essas visitas ajudam os pais e responsáveis a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além disso, as visitas proporcionam a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.
Sendo assim, além das visitas presenciais, ofereça também o tour virtual no qual a pessoa pode visitar a sua IE sem precisar sair de casa.
AGENDAMENTO ON-LINE DE VISITAS:
Mais do que uma boa prática, o agendamento on-line de visitas passou a ser um fator indispensável que deve ser disponibilizado no site da escola.
Permita que pais e/ou responsáveis agendem visitas a sua escola através de alguns cliques. Além de passar segurança para os pais, o agendamento on-line de visitas permite que sua escola se organize melhor.
MATRÍCULA ON-LINE:
No caso específico das escolas, a matrícula on-line faz com que os pais não precisem preencher formulários e esperar na fila, tendo que levar seus filhos ou alocar alguém para tomar conta deles.
Além disso, a atualização das informações é mais fácil, assim como os pagamentos.
FACILIDADE DE PAGAMENTO:
Atrelado à facilidade de realização da prova deve estar a simplificação do processo de pagamento, seja de matrícula ou mensalidade.
💡 Em resumo: a ideia deve ser tornar todo o processo fácil, rápido e integrado.
4. Crie uma boa régua de relacionamento
Um passo importante para o sucesso da sua captação de alunos no ensino básico é direcionar aos pais e/ou responsáveis conteúdos que “amadureçam” a decisão de compra. Ou seja, inseri-lo em uma régua de relacionamento.
Em suma, uma régua de relacionamento educacional pode ser entendida como a definição de um plano de comunicação recheado de ações que com um objetivo específico para determinado segmento de leads ou estudantes.
Sendo assim, a régua de relacionamento deve trabalhar todos os pontos de interação, definindo detalhes estratégicos para atingir a excelência em cada uma das relações estabelecidas.
🗣️ Dentre as estratégias utilizadas estão e-mails, SMS, mensagens via WhatsApp e ligações telefônicas. Apesar do canal de comunicação variar, o objetivo é o mesmo: fazer com que o responsável entenda que a sua escola é o que o filho dele precisa.
🤔 Está achando um assunto muito abstrato? Vou ajudar te apresentando, de forma exclusiva, uma parte da planilha de régua de relacionamento educacional que usamos com os nossos clientes durante a implantação de um projeto. Dá uma espiada no que eles têm acesso!
Especificamente no envio de e-mails, você pode apostar em abordagens como:
NEWSLETTERS:
A newsletter é um tipo de e-mail marketing produzido de forma constante e enviado com uma periodicidade fixa para a base de contatos.
Na newsletter, geralmente, aborda-se novidades, notícias e assuntos relevantes para a persona da sua instituição de ensino.
Veja só esses exemplos de conteúdos que a sua escola pode explorar:
- Diferenciais da sua escola;
- Informações sobre sua escola;
- Convite para eventos;
- Orientações / conteúdos estratégicos.
E-MAIL PROMOCIONAL:
Esse tipo de e-mail marketing visa promover uma determinada oferta, independentemente se há desconto ou não.
Sua escola pode utilizar um e-mail promocional estratégico para promover um serviço totalmente gratuito. Por exemplo: a isenção do valor de matrícula.
🎁 Veja só este exemplo:
📩 Que tal ter acesso a outros modelos prontos de e-mails? Em nosso e-book com exemplos de e-mails marketing você encontra. Clique na imagem abaixo e garanta já o seu! 🥰
5. Captação de alunos no ensino básico: Aposte nas redes sociais
As mídias sociais são uma realidade factível no dia a dia das pessoas, incluindo os seus potenciais alunos! Independentemente se a sua instituição de ensino atua na educação básica ou não, uma coisa é certa: é preciso estar nas redes sociais!
💡 São diversas mídias e a sua escola precisa entender estrategicamente em qual deve estar presente. Mas como decidir isso? Suas personas irão te dizer. Ou seja, você precisará estar onde elas estão.
Se o seu público-alvo são pais e/ou responsáveis de alunos, duas redes sociais em que provavelmente eles estarão presentes são o Instagram e o Facebook.
Independente de quais mídias sua escola optar, é sempre crucial criar um perfil claro para os seus seguidores mediante as seguintes análises:
- Definir os canais que melhor se encaixam de acordo com os dados obtidos das personas;
- Utilizar o tom adequado requerido por cada rede social;
- Compreender seus pontos de dor e como ativar emoções;
- Visualizar e prever padrões de compra;
- Estar culturalmente consciente;
- Considerar parcerias;
- Usar ferramentas de automação para segmentação e análise de métricas.
📌 Conheça mais sobre como utilizar as redes sociais para captar mais alunos! Leia o nosso guia completo: Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE.
🛠️ Captação de alunos off-line: ações que sempre funcionaram e ainda são tendências
Às vezes tendemos a achar que apenas ações virtuais são válidas, mas, na verdade, as ações presenciais também são muito estratégicas, pois permitem o que o brasileiro ama: o contato humano!
Então, é importante que você entenda que os seus resultados de captação de alunos podem ser potencializados ao unir as estratégias de marketing on e off-line.
Em resumo, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto. Normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.
Muitas vezes as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas de idiomas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos.
Em suma, alguns exemplos de ações de guerrilha incluem:
- Realização de pedágios em vias de grande movimento;
- Ações em shopping centers ou praças públicas com atividades que envolvam a participação do público-alvo;
- Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade ou região;
- Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.
✨ O poder do marketing digital
Se você está em busca de estratégias para captação de alunos com certeza terá de trabalhar com marketing digital. Afinal, o marketing está presente ativamente no dia a dia das pessoas.
Compilamos 8 estratégias de marketing para escolas particulares em um conteúdo poderoso. Aproveite que já finalizou este conteúdo e pegue mais dicas para a sua captação.
Clique na imagem abaixo e boa leitura!
Considerações finais
👊👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que sua cabeça esteja “fervilhando” de novas ideias para potencializar sua captação de alunos!
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Até a próxima! 👋
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Captação de alunos no ensino básico: entenda por onde começar. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-no-ensino-basico/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 29 de agosto. Captação de alunos no ensino básico: entenda por onde começar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-no-ensino-basico/