O blog se tornou um dos canais de aquisição obrigatórios para uma instituição de ensino que almeja maximizar a sua geração de leads. Em suma, através de estratégias inteligentes, é possível transformar essa ferramenta em uma fonte poderosa de tráfego para alimentar o Funil de Captação de Alunos. Por isso, entenda agora como criar um blog escolar de sucesso!
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Introdução
O blog escolar é uma poderosa ferramenta capaz de potencializar o trabalho e as estratégias de toda a equipe de marketing. Assim, por meio dele, é possível aumentar as chances da sua instituição de ensino obter bons resultados (mesmo fora dos períodos de processos seletivos).
Por isso, possuir esse canal de comunicação pode ser bastante estratégico para desenvolver suas ações de Inbound Marketing, uma vez que ao nutrir seus potenciais alunos com conteúdos relevantes, será possível solucionar suas dúvidas e ajudá-los a tomar a decisão de efetivar a matrícula em sua instituição.
🚀 “53% dos profissionais de marketing dizem que o blog é sua principal prioridade de marketing de conteúdo.” Fonte: HubSpot |
Ademais, aliado a um conteúdo relevante e persuasivo, o blog escolar atua como canal para maximizar a geração de leads. E, justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, este guia com dicas de como criar um blog escolar de sucesso. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua captação. Vamos juntos? 💪
Boa leitura e ótimos insights!
🤔 Por que investir em um blog?
A presença digital migrou de um diferencial para uma obrigação para empresas que buscam crescimento e autoridade no mercado. Em resumo, isso significa que, se sua instituição de ensino não tem presença digital, será cada vez mais difícil captar alunos.
O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, geralmente ele possui conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa da sua instituição de ensino.
Algumas das razões para você investir em um blog incluem:
1) Sua instituição de ensino será encontrada nos mecanismos de busca do Google
Já pensou alguém digitar no Google “escolas na cidade X” e cair direto no seu site? Ou então “curso de Direito” e clicar em um botão de “Saiba mais”, disponibilizado pela sua IE? Sim, isso é possível! 💪
Através de um blog escolar, sua IE pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google, a depender de quais palavras-chaves e conteúdos você oferecer!
🚀 ”47% dos compradores vêem os conteúdos 3-5 antes de tomar uma decisão de compra.” Fonte: Relatório de demanda Gen |
2) Oferta de conteúdos condutores
Entender a Jornada de Compra Educacional é primordial para “nutrir” os leads com conteúdos relevantes. Afinal, nem todos os leads que têm contato com algum material ou canal de aquisição da sua instituição estão preparados para a compra. Isso significa que sua instituição deve realizar essa “evolução”, ou seja, educar o lead até que ele esteja pronto para comprar.
Assim, ao investir em um blog escolar, sua IE pode disponibilizar conteúdos relevantes como e-books, infográficos e planilhas que abordam conteúdos que chamam a atenção desses leads. Além disso, o blog é ótimo para criar blog posts, neles você pode dar dicas e ressaltar os pontos fortes da sua instituição.
3) Percebida como autoridade
Em resumo, à medida que você vai ganhando espaço no Google e publicando conteúdos relevantes que abordam assuntos relacionados às necessidades dos seus potenciais alunos, o público começa a perceber a sua IE como autoridade no segmento e em temas educacionais, ganhando espaço e favorecendo o marketing boca a boca.
💡 Embora seja um gatilho audacioso, a autoridade, quando bem planejada, pode oferecer bons resultados na captação dos alunos. Para ativá-lo, é necessário que as instituição de ensino entendam profundamente sobre o tema que propôs ser referencial e que seja visto como um ponto de partida do assunto. Portanto, é importante agir sempre de forma coesa e pensar em novas formas de estar à frente das demais. |
4) Maximização da geração de leads
Em suma, a geração de leads para IEs consiste em gerar contatos interessados na instituição de ensino para a base de dados. Esses contatos posteriormente serão classificados de acordo com o potencial que cada um tem de se tornar aluno.
Quando sua instituição conta com um blog escolar está “chamando” os leads através de conteúdos e estratégias legítimas e consistentes. Afinal, uma vez criando esses conteúdos e os disponibilizando em seu blog, o Google começará a entregá-los àqueles que estiverem procurando por informações relacionadas.
5) Monitoramento dos resultados em tempo real
Em resumo, uma das grandes vantagens de possuir um site é poder monitorar os resultados em tempo real, através de ferramentas específicas para isso, como é o caso do Google Analytics.
Através dele, é possível medir quantos cliques, sessões, visualizações e tempo de permanência o seu blog apresenta em determinado período. Tudo isso através de alguns cliques. Veja só:
Assim, será possível alterar o que for necessário. Por exemplo, quando um blog post estiver com uma taxa de rejeição muito alta, aí está um sinal de alerta, provavelmente uma boa ação é revisá-lo. O contrário também é válido! Um material está performando muito bem? Então que tal acrescentar alguns conteúdos complementares para que as pessoas continuem navegando pelo seu blog?
Ah! Nunca se esqueça de fornecer um link de fácil acesso para o seu site. Afinal, o blog possui uma abordagem mais educativa e sua finalidade é levar o lead ao site da sua instituição de ensino, que deve possuir uma abordagem mais comercial. 😉
📢 Se você está começando agora, muito provavelmente está se perguntando onde hospedar o seu blog. Bem, há inúmeras opções de hospedagens disponíveis, cabe à sua equipe analisar a que melhor atende às suas necessidades. Uma das opções mais conhecidas é o WordPress, que é voltado principalmente para a criação de páginas e blogs on-line. Que tal dar uma olhada? |
✨ 5 dicas para criar um blog escolar de sucesso
Agora que você já entendeu a importância de um blog e como ele pode ser benéfico para a sua escola, chegou a hora de vermos algumas dicas valiosas para você garantir bons resultados nesse canal de aquisição. Vamos lá?
1) Como criar um blog escolar de sucesso: foque nas suas personas
Antes de mais nada, é preciso entender: o seu blog deve se comunicar com aqueles que estão interessados! Por isso, mapear as suas personas é tão essencial para desenvolver a abordagem certa.
Em suma, buyer persona é uma representação semi fictícia do seu aluno ideal. Por meio dela, é possível elencar informações importantes que servirão como base para as suas ações. Ao definir as personas da sua escola, você estará conversando com potenciais clientes e não com “todo mundo”.⠀
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2) Como criar um blog escolar de sucesso: Trabalhe o Inbound Marketing Educacional
O Inbound Marketing não é empurrar cursos de qualquer maneira, mas despertar o interesse das pessoas pela sua instituição de ensino e o valor que ela pode oferecer, sendo o responsável por gerar autoridade para a sua marca, fortalecendo sua reputação no mercado e atraindo mais alunos.
Em resumo, o Inbound consiste em “ganhar” o aluno de forma sutil e através de uma abordagem de atração, através de blogs, podcasts, vídeo, e-books, newsletter e outras formas de marketing de conteúdo.
Tá legal, mas isso funciona mesmo? Dê um clique na imagem abaixo e veja só esses números:
3) Como criar um blog escolar de sucesso: Produza conteúdos relevantes para os seus leads
O conteúdo do blog deve ser rico, interessante e exclusivo. Ademais, ao fornecer informações que despertam a atenção e interesse do seu visitante, invista também em conteúdos que sejam acessados somente após a identificação do solicitante. Arquivos com uma apresentação detalhada da matriz curricular, infográficos sobre carreira e mercado de trabalho, bem como a apresentação dos professores são bons exemplos de iscas digitais eficientes.
📢 O blog se encaixa perfeitamente em todos os níveis da educação. Desde as escolas de educação básica até as instituições de ensino que oferecem cursos livres. |
🤔 Precisando de ideias para produzir os seus conteúdos, mas não sabe o que criar? A gente te ajuda!
Preparamos um webinar especialmente dedicado a dar dicas de produção de conteúdos para instituições de ensino. Aprenda a produzir os melhores conteúdos para atrair e engajar mais leads em sua instituição de ensino! 🚀
Clique na imagem abaixo e inspire-se!
4) Como criar um blog escolar de sucesso: Identifique interessados fora do período do processo seletivo
Muitas pessoas acessam o seu blog fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício.
Sendo assim, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Enviar newsletter é uma ótima forma de fazer isso. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha.
Veja um exemplo de divulgação para a newsletter da sua IE:
5) Como criar um blog escolar de sucesso: Estruture um blog responsivo
Não é novidade que o número de acessos por dispositivos móveis já é superior aos convencionais (por computadores). Por isso, possuir um blog responsivo não é mais um diferencial, é um requisito básico de comunicação.
Além de aumentar a conversão de inscrições, por proporcionar uma experiência mais objetiva e intuitiva para os seus candidatos, essa otimização é capaz de aumentar também o número de acessos orgânicos, por pesquisa e pelo Google, por exemplo.
💪 DICA BÔNUS
Como vimos, o blog escolar atua como uma ponte para o lead acessar o site, por isso, não podemos deixar de mencionar também a importância do site para a conversão do potencial aluno.
No vídeo abaixo, damos dicas de como apresentar o discurso de condução do aluno pela sua página de cursos pode ser um diferencial na hora de conseguir mais inscrições.
Chegou a hora de entender a diferença entre um site prateleira e um site voltado para a educação!
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como criar um blog escolar de sucesso! Agora, que tal compartilhar esse conteúdo com a sua equipe? Assim, vocês crescem juntos e permanecem alinhados.
Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Sucesso! ⭐
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Como criar um blog escolar de sucesso? Guia para instituições de ensino. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-criar-um-blog-escolar/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 16 de março. Como criar um blog escolar de sucesso? Guia para instituições de ensino. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-criar-um-blog-escolar/