Gestão escolar e família: A importância da parceria para o sucesso educacional

A dinâmica gestão escolar e família tem o poder de influenciar significativamente o desempenho da criança. Você conhece os benefícios? 🏫👩‍🏫

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução

Por muito tempo prevaleceu a ideia de que gestão escolar e família eram questões distintas, que deveriam ser trabalhadas separadamente. Contudo, com o passar do tempo e com uma análise eficiente do ambiente escolar e do comportamento das crianças, pôde-se perceber que o envolvimento familiar exerce uma poderosa influência quando o assunto é o desempenho acadêmico, a curto e a longo prazo. 

Quando a escola trabalha essa parceria, está conectando-se às famílias. Ou seja, gerando um ambiente favorável para a criação de uma comunidade forte de alunos comprometidos com a sua formação. Além disso, ao conectar as famílias é possível inspirá-las a serem presentes na educação de seus filhos.

No que tange o envolvimento da família na aprendizagem da criança, podemos perceber o suporte ativo à educação integral, uma vez que a colaboração entre a escola e o lar aumenta o desempenho acadêmico

Portanto, estimular de forma efetiva o envolvimento da família na educação das crianças é uma meta importante para as escolas. Dessa forma, deve haver uma gestão escolar voltada para a criação de ações capazes de promover essa proximidade

Sendo assim, a rotina familiar, quando aliada a uma gestão escolar eficiente, trabalha ativamente questões como desenvolvimento cognitivo, assiduidade, desenvoltura dentro e fora da sala de aula e a formação da criança nas esferas intelectual e social. Em contrapartida, quando há a ausência de um suporte e acompanhamento familiar, a criança tende a desenvolver um comportamento defasado ou problemático na escola. 

Justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, este guia com dicas de como trabalhar a dinâmica gestão escolar. O nosso foco é te ajudar a maximizar o seu desempenho. Vamos juntos? 🚀

Boa leitura e ótimos insights!

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No que consiste a parceria gestão escolar e família?

Em resumo, a parceria família-escola consiste em um relacionamento duradouro que engloba atividades colaborativas envolvendo funcionários da escola (geralmente, docentes e responsáveis pela gestão pedagógica) e os pais e/ou responsáveis dos alunos. 

Em síntese, esse relacionamento deve começar a ser trabalhado desde os primeiros contatos dos responsáveis pela criança com a sua escola. Além disso, ele deve ser baseado na confiança e na responsabilidade compartilhada pela educação do aluno como uma continuação do lar.

Gestão escolar e família: 5 motivos que demonstram porque é tão importante trabalhá-la - Rubeus

A importância do diálogo aberto entre a gestão escolar e as famílias dos estudantes

O diálogo aberto entre a gestão escolar e as famílias dos estudantes desempenha um papel fundamental na construção de um ambiente educacional saudável e produtivo. Essa comunicação eficaz não beneficia apenas os alunos, mas também fortalece a parceria entre a escola e as famílias:

  • Melhoria do desempenho acadêmico: Quando as famílias estão envolvidas na educação de seus filhos, elas tendem a se sair melhor na escola. O acompanhamento regular dos progressos acadêmicos, a participação em reuniões de pais e professores e a compreensão das necessidades individuais dos alunos podem resultar em um melhor desempenho acadêmico.

  • Identificação de necessidades e desafios: As famílias podem fornecer informações valiosas sobre as necessidades, desafios e habilidades específicas de seus filhos. Isso permite que a escola adapte o ensino e ofereça suporte personalizado para atender às necessidades de cada aluno.

  • Promoção da responsabilidade compartilhada: O diálogo aberto envolve as famílias no processo educacional, incentivando a responsabilidade compartilhada entre a escola e os pais. Isso cria um ambiente onde todos estão comprometidos em garantir o sucesso dos alunos.
  • Engajamento dos pais na educação: O envolvimento ativo dos pais nas atividades escolares, como reuniões, eventos e projetos, demonstra às crianças a importância da educação. Isso pode motivar os alunos a valorizar seus estudos e se envolverem mais no aprendizado.

  • Resolução de problemas em conjunto: Quando surgem desafios ou conflitos, o diálogo aberto permite que a escola e as famílias trabalhem juntas para encontrar soluções. Isso promove um ambiente de resolução de problemas e cooperação.

O que a família espera da escola?

Quando analisamos alguns dos objetivos do que as famílias esperam da escola como um todo, chegamos a respostas como:

  1. “Alcançar um futuro promissor”;
  2. Se formar em uma profissão socialmente considerada estável”;
  3. “Ser o protagonista da sua vida profissional”.

Além disso, a maioria dos pais esperam que a escola “ensine seu filho a ler, escrever e calcular para que possam ter uma boa formação e, assim, conquistar um lucrativo emprego”.

O que a escola espera das famílias?

As famílias são as primeiras educadoras das crianças. Além disso, elas têm o poder de influenciar o aprendizado e o desenvolvimento delas ao longo dos anos escolares. 

Em suma, as escolas possuem a importante responsabilidade de auxiliar e ensinar as gerações futuras. As famílias, por sua vez, depositam a confiança nas escolas. Acreditam que elas fornecerão bases educacionais para o futuro das crianças. 

Ao mesmo tempo há o papel principal da família na educação de seus filhos. Ou seja, é uma ponte: a criança replica na escola aquilo que aprende em casa e vice-versa. É por isso que é importante que famílias e escolas trabalhem em parceria e sinergia.

Pontos importantes para uma parceria gestão escolar e familiar eficaz

Sob a ótica das escolas - Rubeus

  • Respeitar as necessidades e preferências das crianças;
  • Trabalhar as barreiras ao envolvimento das famílias nas escolas e ajudar ativamente famílias “distantes” a se envolverem;
  • Criar melhores programas, oportunidades e aprendizagem para os alunos;
  • Dar às famílias oportunidades apropriadas de contribuir para as tomadas de decisão e gestão escolar.

Sob a ótica das famílias - Rubeus

  • Fazer contribuições valiosas, respeitando as diferentes opiniões;
  • Participar ativamente nas tarefas de casa;
  • Comparecer às reuniões promovidas pela escola.

5 motivos para investir na relação gestão escolar e família 

Quando as famílias estão envolvidas na educação de seus filhos, os efeitos positivos são notórios. Em síntese, eles vão desde o desenvolvimento cognitivo, social e emocional até o incentivo à educação continuada, veja:

  • Assiduidade

A frequência escolar é uma variável muito importante para o bom desempenho do aluno. Quando se trata da educação básica, essa variável é ainda mais poderosa. Isso porque, através da presença, é possível desenvolver uma abordagem contínua de aprendizado. 

Quando o aluno possui uma boa base familiar, que atue como um complemento ou continuidade do que é visto na sala de aula e vice-versa, tende-se a desenvolver uma capacidade intelectual mais complexa, bem como um maior gosto ao estudo futuramente. 

  • Desempenho acadêmico mais satisfatório 

É visível o poder da dinâmica gestão escolar e família quando tratamos do desempenho do aluno. Quando tem-se uma ponte escola-família realmente sólida, o aluno possui uma aprendizagem mais efetiva. Isso porque terá o suporte adequado para desenvolver-se continuamente

Quando o estudante possui uma assistência em questões como tarefa de casa ou reuniões de pais e mestres, percebe-se que a tendência é que eles se desenvolvam continuamente de forma sustentável. Ou seja, o desempenho acadêmico tende a se estender no curto e longo prazo. 

  • Desenvolvimento de atitudes e comportamentos mais positivos

Em seus primeiros anos, a criança ainda está em desenvolvimento. Portanto, é esse o momento ideal para investir em sua formação, tanto intelectual quanto pessoal.

Quando tem-se esse suporte familiar e uma boa dinâmica escola-família, a criança tende a se sentir à vontade em ambos os ambientes. Resultado? Maiores chances de desenvolver habilidades, atitudes positivas e um comportamento mais cooperativo dentro e fora da sala de aula. 

  • Maiores chances de darem continuidade ao estudo 

Não é novidade para ninguém que muitas crianças acabam abandonando os estudos antes mesmo de finalizar o ensino médio. O motivo, em grande parte, envolve a falta de engajamento, motivação e participação familiar em sua vida acadêmica.

Dessa forma, quando a criança possui um suporte e incentivo aos estudos, desde os seus primeiros passos na educação, tende-se a desenvolver um gosto pelos estudos. Assim, criam-se maiores chances de continuar sua formação acadêmica.

Atenção: essa é uma ótima oportunidade para a sua instituição de ensino trabalhar a educação continuada! Vou deixar aqui um conteúdo complementar para você conferir: Educação contínua: saiba mais sobre a prática de aprender a vida toda.

  • Um maior desenvolvimento cognitivo e social

Em síntese, um dos principais diferenciais trabalhados por escolas referências é a preocupação com a educação humanizada. Ela objetiva formar cidadãos, e não apenas emitir diplomas. 

Dessa maneira, é possível formar pessoas bem preparadas para aproveitar oportunidades e enfrentar desafios. Resultado? Desenvolvimento de competências humanas importantes não só para a vida pessoal, mas para o mercado de trabalho, como a capacidade de liderança.  

Aliás, muito mais que ensinar fórmulas e replicar conceitos, a relação gestão escolar e família desenvolve também a inteligência emocional. Além de fazer com que o aluno se sinta acolhido e realmente pertencente àquele ambiente e quaisquer outros que porventura possa conviver.

Gestão escolar e família: como estreitar as relações com os pais dos alunos?

Agora que vimos os motivos pelos quais sua instituição de ensino deve trabalhar a dinâmica gestão escolar e família, que tal vermos como fazer isso? 

1. Promovendo a dinâmica Gestão escolar e família: Reunião de pais e mestres

Em suma, as reuniões de pais e mestres consistem em um momento destinado a analisar o processo de ensino-aprendizagem do aluno. 

Tem-se como objetivo o compartilhamento de informações com os pais e/ou responsáveis sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Além de envolvê-los na dinâmica da escola, de forma que haja uma comunicação bilateral. Ou seja, que ambas as partes se comuniquem e expressem suas ideias, apontando problemas e dando sugestões de possíveis melhorias e, até mesmo, otimizações em processos atuais adotados. 

2. Promovendo a dinâmica Gestão escolar e família: Exposições

As exposições também são fundamentais para que os pais e/ou responsáveis conheçam, frequentem o ambiente escolar e participem das atividades desenvolvidas. Os alunos, ao perceberem esse envolvimento, terão o incentivo e o reconhecimento que toda criança precisa para cumprir suas tarefas.

3. Promovendo a dinâmica Gestão escolar e família: Tarefas de casa

As tarefas de casa são importantes para promoverem um maior contato dos pais com o que seus filhos estão aprendendo. Isto é, elas promovem um acompanhamento ativo por parte dos pais na formação de seu pequeno naquele momento

Além disso, a interação que essa prática requer promove um momento propício à família. Mas, atenção, as tarefas de casa devem ser um complemento do que foi visto em sala de aula.

4. Promovendo a dinâmica Gestão escolar e família: Uso da tecnologia

O uso da tecnologia já é uma realidade nas instituições de ensino superior. Na educação infantil não é diferente. Quando aplicada à sala de aula, a tecnologia deve ser visualizada como um instrumento facilitador do ensino-aprendizagem. 

Assim, é preciso rever o cenário das instituições de ensino como um todo. Isso implica investir em uma estrutura tecnológica de qualidade, como laboratórios, bibliotecas virtuais e canais digitais de comunicação com o aluno.

🔗 Vou deixar aqui um conteúdo detalhado sobre esse tema. Vale a pena conferir, combinado? Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem.

Utilize um CRM para educação e dê consistência ao relacionamento com pais e responsáveis

Já que o nosso assunto é como promover um bom relacionamento com pais e/ou responsáveis, não poderíamos deixar de mencionar esta ferramenta altamente eficaz para a construção e manutenção de uma relação próxima com potenciais e atuais clientes: o CRM para instituições de ensino.

Gestão escolar e família: 5 motivos que demonstram porque é tão importante trabalhá-la

Em suma, um CRM para escolas auxilia no gerenciamento do relacionamento com potenciais e atuais alunos de maneira a aprimorar a conexão com os pais e/ou responsáveis. Isso significa que ele irá auxiliar estrategicamente na captação, conversão e retenção do aluno.

Ademais, por meio do CRM é possível criar gatilhos para a realização de atividades, monitorar o fluxo de interação entre sua escola e o responsável, além de possuir um histórico detalhado de cada contato realizado.

🔗 Legal, né? Aliás, vou deixar aqui um conteúdo complementar que aborda o quão benéfico essa ferramenta pode ser para os seus resultados: CRM para escolas: o que você precisa saber e todos os benefícios de investir. Vale a pena conferir! 😃

Conclusão

O envolvimento da família pode ter um grande impacto na aprendizagem do aluno. O compromisso da família nas escolas é, portanto, indispensável para a educação de alta qualidade e deve fazer parte das atividades principais das escolas.

Em resumo, os resultados desse esforço serão significativos. As famílias que entendem o sistema educacional e as dificuldades que as escolas enfrentam são uma fonte valiosa de apoio que estas não podem subestimar. Em suma, as escolas que envolvem as famílias na aprendizagem de seus filhos estão acessando uma rica fonte de informações e conhecimentos e podem ajudar a construir comunidades de fãs e apoiadores.

😊 Agora, queremos saber de você: sua escola investe na relação gestão escolar e família? Conte-nos sua experiência!

Considerações finais

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém? 😁

Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Gestão escolar e família: 5 motivos para colocar essa parceria em prática. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/gestao-escolar-e-familia/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2020, 16 outubro. Gestão escolar e família: 5 motivos para colocar essa parceria em prática. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/gestao-escolar-e-familia/