Plataforma Rubeus e automação de marketing: entenda como o método Rubeus pode transformar a sua captação de alunos

Quando o assunto é Plataforma Rubeus e automação de marketing podemos resumir os benefícios que sua instituição de ensino desfrutará em três palavras: facilidade, agilidade e consistência. Por isso, se você está procurando por um CRM educacional que revolucione a forma como você realiza captação de alunos, te convido a conhecer a Plataforma Rubeus. Vem comigo entender a fundo como tudo acontece! 📣💥

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

Sem dúvidas, o Marketing Educacional é, atualmente, peça fundamental para a captação de novos alunos. Em resumo, é por meio dele que a instituição de ensino consegue se conectar com novos leads e elevar a sua marca a novos patamares de reconhecimento perante o mercado.

Aliás, conversamos um pouco sobre isso em nosso conteúdo “Marketing Digital para Educação: aumente seu alcance e matricule mais”. Ademais, aproveitamos para ressaltar alguns dos vários benefícios desfrutados pela instituição de ensino que enxerga no Marketing Educacional uma fonte renovável para retroalimentação do seu Funil de Captação de Alunos

Partindo desse pressuposto, devemos considerar a forma como praticar o Marketing Educacional, sem nunca deixar de lado a personalização e o timing certo do contato. Na prática, isso significa fazer o lead se sentir único, explorando uma comunicação personalizada, e não deixá-lo “esperando”, identificando o tempo exato para criar uma conexão.

🤔 Mas como trabalhar um Marketing Educacional forte e consistente mesmo com tantos leads em diferentes estágios da Jornada de Compra? A resposta é simples: através da automação de marketing.

Em suma, a Plataforma Rubeus atua como um elo de ligação entre a sua ferramenta de automação e as informações dos potenciais e atuais alunos. Isso significa que ajudar a sua instituição a criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é uma das nossas metas. 🎯

Newsletter Rubeus
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📍 A Plataforma Rubeus

Se você ainda não conhece a Plataforma Rubeus, aqui vai uma breve explicação:

Somos o PRIMEIRO CRM DESENVOLVIDO 100% PARA O SETOR EDUCACIONAL e a nossa missão é ajudar a sua instituição no relacionamento com potenciais e atuais alunos. Por isso, desenvolvemos o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento

🖥️ Quando um lead realiza uma inscrição, por exemplo, nós informamos automaticamente à sua ferramenta de automação, o mesmo acontece quando uma mensalidade é gerada no ERP ou, ainda, quando o aluno atinge um determinado número de faltas. Isso significa que não somos uma ferramenta de automação de marketing, mas sim, um CRM educacional que conta com uma solução focada na execução de um marketing one-to-one eficiente.

Com a Plataforma Rubeus, você pode automatizar ações tanto para captar leads quanto para relacionar-se com a sua base atual de alunos.

Buscando formas de melhorar os resultados de faculdades e escolas, a solução de Automação de Marketing e Relacionamento da Rubeus foi desenvolvida para maximizar todo o processo de relacionamento com o cliente. Vamos saber mais sobre ela a seguir!

Plataforma Rubeus e automação de marketing

O Fluxo de Automação na Plataforma Rubeus permite segmentar o envio das mensagens, automatizar o agendamento das ligações e controlar a movimentação dos processos. Mas para entender sobre ele, antes de tudo é importante conhecer o que são os seus canais.

📣 Os canais de aquisição são todos os locais por onde o seu lead consegue se identificar e entrar no Rubeus. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio da sua ficha de inscrição ou dos CTAs presentes no seu website, tais como: “Fale com o consultor” ou “Inscreva-se”.

Esses canais são definidos durante a implantação do CRM e são imprescindíveis para identificar a origem dos seus leads, ou seja, de onde eles estão vindo.

📌 Entenda mais sobre canais de aquisição lendo nosso conteúdo completo sobre o tema!

Canais de aquisição para captação de alunos - Rubeus
Blog post Rubeus: Canais de aquisição para captação de alunos

Em resumo, com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles:

  • Criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo;
  • Disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos;
  • Disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo;
  • Mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação;
  • Comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação;
  • Atribua, remova ou modifique um responsável por um registro;
  • Altere o status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”.

5 situações negativas que sua IE pode evitar ao investir na Plataforma Rubeus e automação de marketing

A seguir, elenquei 5, apenas 5 situações para você avaliar se ocorre em sua instituição de ensino e como, através da Plataforma Rubeus, você e a sua equipe podem evitá-las.

1) Potenciais alunos são perdidos por falta de dados sobre sua Jornada de Compra

Infelizmente, muitas matrículas são perdidas todos os dias. Seu trabalho de marketing (automatizado ou não) conduz potenciais alunos para a página de inscrição em seus cursos. Nesta etapa, o interessado está “pronto” para se inscrever, mas nem sempre conclui o processo, acertei?

Mais de 70% das inscrições iniciadas são abandonadas! Em resumo, os motivos envolvem formulários intermináveis, complexidade do processo ou mesmo a indecisão do próprio candidato (📌 Dê uma olhada neste conteúdo e saiba mais: Abandono do processo de inscrição: como evitar que seus candidatos desistam). Se acaso isso anda acontecendo em sua instituição de ensino, é hora de “costurar o furo” em sua rede de pesca!

📣 Com a Plataforma Rubeus e sua funcionalidade de automação de marketing é possível identificar os dados dos leads e organizar tudo para que a sua equipe saiba como “lidar” com cada lead através de poucos cliques. 

Ilustração Rubeus
Imagem ilustrativa da Plataforma Rubeus

No momento em que o lead realizar sua inscrição, por exemplo, nós informamos automaticamente à sua ferramenta de automação. Sim, nós conversamos com a ferramenta de automação de marketing utilizada pela sua instituição de ensino! 

Assim, os leads estão sempre segmentados nos fluxos de nutrição corretos. Cada ferramenta é vista como um canal de macro captação na Plataforma Rubeus.

2) Constantemente o timing para contato é perdido

Priorizar os leads mais quentes (mais engajados) é uma das estratégias mais eficazes para captar alunos. Por isso, seja sincero(a), quanto tempo sua instituição espera para estabelecer contato com aquele lead que abandonou a ficha de inscrição? ⏱️

Se você respondeu mais de 2 dias, saiba que podem estar se auto sabotando!

Em resumo, quando a sua equipe de Marketing espera muito tempo para estabelecer contato com o lead engajado, abre espaço para vários contratempos. Até lá, a namorada dele faz aniversário, o filme preferido passa no cinema, ele dorme e pensa “melhor”. A fatura do cartão chega e ele não faz a inscrição. 

O indispensável é entender que há milhares de distrações que podem parecer “mais importantes” e entendidas com maior prioridade ao seu potencial aluno. Por isso, é fundamental que você não coloque impeditivos no momento em que ele decidir pela sua IE. 

💡 Lembre-se: quanto menos obstáculos e ruídos na jornada de compra, melhor!

Plataforma de CRM Rubeus Processos
Imagem ilustrativa da Plataforma Rubeus

Com a Plataforma Rubeus e automação de marketing é possível criar gatilhos para venda. Assim, as ações atribuídas podem ser condicionadas para serem executadas. Isso permite que seja possível por exemplo enviar um SMS 1 hora antes da hora da prova do vestibular agendado ou até mesmo enviar um e-mail 2 dias após o abandono da inscrição.

Aliás, você também pode selecionar quando o potencial aluno entrar em cada etapa específica e, ainda, pode escolher como gatilhos se ele foi importado, cadastrado, marcado como ganho ou perdido, se recebeu uma ligação, uma mensagem, entre outras.

3) Não há padronização das ligações 

Sabemos que o Cold Calling ainda é uma maneira forte de desenvolver o Outbound Marketing. Por isso, muitas instituições de ensino o utilizam em sua estratégia de Marketing. 

Dessa forma, quando a instituição de ensino realiza ligações para captar leads, é preciso planejá-las com cuidado. Caso contrário, elas podem ser bastante invasivas e causar desconforto a quem recebe. Ressaltamos isso em nosso conteúdo “Script para vendas de cursos: Captar e reter alunos ficou mais fácil“, já conferiu?

Sua instituição de ensino utiliza as ligações, mas tem visto os números de leads captados diminuir significativamente ou ainda presenciado uma enorme dificuldade em fazê-los se manterem constantes? 🤔

Saiba que a falta de padronização do atendimento pode estar afetando os seus resultados. Com o script de ligação da Plataforma Rubeus, sua equipe tem acesso a um roteiro, uma orientação ao time comercial. 

Na prática, isso significa que as suas ligações nunca mais serão as mesmas! Em suma: efetue ligações altamente personalizadas ao considerar a Jornada de Compra Educacional do seu lead.

4) Há uma enorme defasagem na hora de estabelecer uma comunicação eficaz 

Como sua IE estabelece uma comunicação certeira e sem ruído com os potenciais e atuais alunos? Quais canais são utilizados? Você sabia que não explorar ao máximo os canais de comunicação pode afetar a agilidade e a veracidade da sua informação?

Envie a mensagem certa, à pessoa certa e no momento certo! Com a Plataforma Rubeus, sua equipe consegue identificar a situação do potencial aluno e direcioná-lo a comunicação certa. 

Além disso, faça isso através de mensagens que explorem gatilhos mentais e possuam uma abordagem interativa, desenvolvidas por especialistas na área de copywriting

📣 Com a relação Plataforma Rubeus e automação de marketing você utiliza diferentes canais de comunicação, a saber:

  1. WhatsApp;
  2. Text To Speech (TTS) 
  3. SMS
  4. E-mail.

5) É normal a sua equipe finalizar um atendimento e não agendar a próxima atividade do contato

Infelizmente, essa é uma situação que acontece frequentemente nas instituições de ensino. Por isso, vamos parar para analisá-la? Você realiza o contato com o seu potencial aluno e não agenda nenhuma atividade, nenhuma outra ação junto a ele. Resultado? Enormes chances dele estagnar em sua decisão de compra.

Com a Plataforma Rubeus e automação de marketing é possível agendar atividades de forma automatizada. Ademais, a nossa automação permite agendar o contato de forma automática e personalizar quando a atividade vai vencer. Assim, torna-se possível atingir a meta do primeiro contato em até 48 horas.

12 estratégias para vender cursos que irão te ajudar a vender todos os dias do ano - Rubeus
Imagem ilustrativa de clientes satisfeitos

Método Rubeus para captação e permanência de alunos

Conheça a Metodologia Rubeus, os principais benefícios, objetivos e práticas desenvolvidas sob medida para cada fase da jornada de compra do estudante. Entenda como transformamos os resultados de instituições de ensino em todo o Brasil. 🏆

Boas práticas para captação e permanência de alunos - rubeus
Material Rubeus 100% gratuito

👊 Agora é com você!

Acredito que, após essa leitura, as coisas ficaram mais claras para você. Por isso, eu quero te encorajar a identificar em quantas situações descritas acima sua IE se enquadrou (essa resposta precisa estar bem clara em sua mente).

📌 Assista ao nosso vídeo sobre a Plataforma Rubeus e entenda um pouco mais sobre como podemos revolucionar a forma como sua instituição de ensino capta alunos, promove a Gestão da Permanência e automatiza o fluxo de marketing. Clique na imagem abaixo!

Plataforma Rubeus: o CRM educacional que sua instituição de ensino precisa

Aliás, que tal conhecer mais sobre a Plataforma Rubeus e automação de marketing? Solicite agora uma demonstração gratuita e pronto! A gente mostra tudo para você!

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Considerações finais

Já solicitou a sua demonstração gratuita? Então, agora eu tenho um pedido: envie esse conteúdo para algum colega da sua equipe que adoraria conferir mais informações sobre a Plataforma Rubeus e automação de marketing. Além disso, não deixe de nos contar, nos comentários, o que achou!

Bons resultados e até a próxima! 🤝🤝

Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

📌 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/plataforma-rubeus-e-automacao-de-marketing/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2021, 9 setembro. Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/plataforma-rubeus-e-automacao-de-marketing/