Método AIDA na educação: o que é e como usá-lo em sua estratégia de Marketing

O método AIDA é um modelo utilizado em marketing que descreve as etapas pelas quais um cliente passa ao longo do processo de compra de um produto ou serviço. Em suma, essa identificação permite estruturar as melhores práticas para conversão. Por isso, entenda agora como aplicar o método AIDA na educação e conquistar mais alunos!

Leitura: 4 minutos

Introdução

À medida que o mundo se globaliza, a concorrência fica cada vez mais acirrada. Dessa forma, é comum que a publicidade se torne cada vez mais sofisticada, requerendo das equipes de Marketing e Vendas uma atuação em conjunto e o desenvolvimento de ações que trabalhem detalhadamente cada momento da Jornada de Compra do potencial cliente. 

Ao estudar os diferentes “estágios” da decisão de compra, é possível identificar a quais ações o lead está mais suscetível e, assim, acertar na hora de se comunicar com ele. 

Sendo assim, o modelo AIDA surge como um método para rastrear a jornada do cliente por meio de Consciência, Interesse, Desejo e Ação, explorando os diferentes comportamentos até que o lead se torne cliente, efetuando a compra.

Neste conteúdo, vamos compartilhar com você e sua equipe dicas importantes sobre como aplicar o método AIDA na educação. O nosso objetivo é te ajudar a estruturar ações de Marketing realmente inteligentes. 🎯

Boa leitura e ótimos insights! 🤓

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O que é o método AIDA?

Em suma, o modelo AIDA consiste em um método que identifica os estágios cognitivos pelos quais uma pessoa passa ao longo do processo de compra de um produto ou serviço. É um funil de compras na qual os leads “andam” em cada etapa, evoluindo ou regredindo em sua decisão de compra final.

💡 IMPORTANTE: diferentes estágios significam diferentes comportamentos e, portanto, diferentes abordagens passíveis de aplicação para conduzir o lead à compra. 

As ações de marketing visam fazer com que o lead evolua de forma gradativa e “saudável” pelas etapas, até chegar ao estágio final: a decisão de compra. 

O método AIDA na educação

Assim como o Funil de Captação de Alunos e a Jornada de Compra Educacional, quando aplicado ao setor educacional, o método AIDA auxilia as equipes de marketing das instituições de ensino a nortearem as suas ações para conversão do lead em aluno, direcionando-o ações de nutrição geralmente estruturadas por um fluxo de nutrição

Sendo assim, o método AIDA na educação surge como uma ferramenta altamente estratégica, capaz de incentivar o follow-up, a atuação conjunta entre os times de Marketing e Vendas (Smarketing Educacional) e a conversão de inscritos em matriculados. 

💡 VOCÊ PRECISA SABER:  no método AIDA cada etapa assume um papel fundamental para a evolução do lead: a atenção leva ao interesse, que leva ao desejo, que, por sua vez, leva à ação. 

Ou seja, um lead não avança do topo (interesse) para a etapa de ação sem antes passar pelas demais. Daí, a importância de trabalhar cada estágio de forma eficiente.

O que significa AIDA?

O modelo AIDA é baseado em quatro etapas individuais que atraem as partes interessadas que estão decidindo sobre um produto ou serviço: A – Atenção; I – Interesse; D – Desejo; A – Ação.

Ademais, veja a sua representação dessa estrutura:

Como atuar em cada uma das etapas do método AIDA na educação?

Essa “sopa de letrinhas” pode até parecer não fazer sentido a primeira vista, entretanto, é muito estratégica, veja só:

Método AIDA na educação: o que é e como usá-lo em sua estratégia de Marketing - Rubeus

1. Método AIDA na educação: atraia a atenção (A)

📢  Objetivo:

Em resumo, esse é o momento de captar a atenção do seu potencial aluno. Ou seja, de fazê-lo perceber que a sua instituição de ensino é diferente das demais. É o estágio destinado a gerar reconhecimento de marca.

🔍 Exemplos de como atuar nesse estágio:

O pontapé inicial é se conscientizar acerca da importância da presença digital, principalmente em mecanismos de busca como o Google. Sendo assim, a dica é apostar em uma consistente presença digital, através da estruturação de um site educacional otimizado e um blog com materiais relevantes para o seu público.

Além disso, aposte na produção de conteúdos ricos (infográficos, blog posts, e-mail, e-books etc) que abordem necessidades dos potenciais alunos. Dessa forma, explore temas como “5 coisas que você precisa saber sobre o profissional da área X”, “3 profissões do futuro”… (Clique AQUI e tenha acesso a mais dicas de temas para explorar em seus conteúdos! 😃) 

Ademais, você pode apostar em posts nas redes sociais que abordem temas como: “Pontos fundamentais que você deve levar em consideração na hora de escolher uma instituição de ensino“. 

💡 ATENÇÃO: Lembre-se: as redes sociais são canais de aquisição muito populares e seus leads estão lá! 

📚 Conteúdo complementar:

O conteúdo tem poder! Por isso, é indispensável que a sua instituição de ensino invista em Marketing de Conteúdo. Neste webinar, nossas especialistas dão dicas de como produzir os melhores conteúdos, em diferentes plataformas, para atrair mais leads para a sua instituição de ensino. 

Dê o play e confira!

Webinar I Produção de conteúdo para instituições de ensino - Rubeus

2. Método AIDA na educação: desperte o interesse (I)

📢  Objetivo:

Em resumo, esse é o momento de gerar interesse no seu potencial aluno, mostrando a ele os benefícios do seu produto ou serviço. O segredo é fazê-lo começar a pesquisar mais sobre a sua instituição de ensino.

🔍 Exemplos de como atuar nesse estágio:

Apresente informações detalhadas sobre a sua instituição de ensino. Para isso, você pode apostar, por exemplo, na criação de vídeos, realização de webinars e lives.

Listei alguns conteúdos que te ajudarão nesse desafio:

[E-book] 8 fontes de confiança para as instituições de ensino conquistarem mais alunos - Rubeus

3. Método AIDA na educação: crie desejo (D)

📢  Objetivo:

Despertou o interesse do seu potencial aluno? Então chegou a hora de persuadi-lo de que ele deseja e precisa da sua instituição de ensino. Em suma, agora é o momento de criar uma ‘conexão emocional’, evoluindo de ‘gostar’ para ‘querer’.

🔍 Exemplos de como atuar nesse estágio:

Esse é o momento ideal para a equipe Comercial entrar em cena! Sendo assim, um consultor deve entrar em contato e ressaltar as vantagens da sua instituição de ensino como um todo e também, especificamente, o curso em interesse. 

Envie um e-mail com uma abordagem mais comercial. Você pode oferecer um cupom de desconto ou demonstrar alguns depoimentos de ex-alunos que aprovam o método da sua instituição de ensino.

📚 Conteúdo complementar:

4. Método AIDA na educação: conduza-o à ação (A)

📢  Objetivo:

Se o seu potencial aluno chegou até essa etapa, já está “maduro” o suficiente e entende que precisa da sua instituição de ensino. Portanto, essa é a hora de “fisgá-lo”. 

🔍 Exemplos de como atuar nesse estágio:

Mas como levá-lo ao próximo passo? Adotar call to actions (chamadas para ação) pode ser uma estratégia altamente eficiente. Você pode apostar em CTAs como “Fale com um consultor”, “Quero saber mais” e “Inscreva-se”. Assim, você estará norteando o lead, mostrando-lhe qual o seu próximo passo

Método AIDA na educação: o que é e como usá-lo em sua estratégia de Marketing - Rubeus

💡 ATENÇÃO: você pode adotar CTAs em seu site, blog e e-mails. Em resumo, os call to actions devem “conversar” com o canal escolhido, ou seja, devem compor e, ao mesmo tempo, se destacar para que não passem despercebidos pelo lead.

Além disso, você pode apostar em um desconto ou condição promocional para que o lead realize a sua matrícula em até “X” dias. Dessa forma, você estará trabalhando o gatilho de urgência, aumentando as chances do lead ficar ainda mais “aquecido” e, assim, se decidir pela compra.

💡 VOCÊ PRECISA SABER: ao usar expressões que despertam a sensação de urgência como “Obtenha esse desconto na matrícula somente hoje” ou “Hoje é o último dia para se inscrever”, sua IE estará estimulando o lead à tomada de decisão. Isso porque trabalhará o sentimento de que, quanto antes ele decidir, mais chances de aproveitar uma condição ímpar ele terá.

Vou deixar aqui uma sugestão de conteúdo complementar: Como usar gatilhos mentais na educação: exemplos que sua IE deveria adotar.

Complementos ao Método AIDA

Muitos profissionais de marketing também trabalham com o modelo AIDCAS, incorporando o fator “S” para “satisfação” e o “C” para “confiança”. A explicação está no fato de que o “caminho” depois da venda também deve ser bem trabalhado pelas empresas. 

Seja qual for a nomenclatura escolhida, uma coisa é certa: todo o processo de compreensão, acompanhamento e gerenciamento da decisão de compra é indispensável para bons resultados de captação de alunos.

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Considerações finais

E aí, gostou das nossas dicas? Já tinha ouvido falar no método AIDA na educação? Conte pra gente nos comentários! 😃

Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos! 

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Sucesso! 🚀

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Método AIDA na educação: o que é e como usá-lo em sua estratégia de Marketing. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/metodo-aida-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 8 de março. Método AIDA na educação: o que é e como usá-lo em sua estratégia de Marketing. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/metodo-aida-na-educacao/

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