As paródias educativas permitem que os docentes ensinem através de métodos inovadores e atrativos como composições musicais e literárias. Elas permitem uma maior dinâmica, corroboram para o aprendizado ativo e contribuem para que os alunos compreendam de forma eficaz o conteúdo lecionado. Confira agora nossas dicas sobre a importância da paródia na sala de aula e como aplicá-la na prática. 

Neste conteúdo, elencamos definições, dicas e materiais complementares. Ilustramos também, a importância da paródia na sala de aula e como ela contribui para a fixação eficaz do conteúdo. Vamos começar?

Introdução

Em muitos casos, devido ao grande volume de conteúdos que precisam ser absorvidos, torna-se cansativo para o aluno compreender e associar todos eles de forma eficiente. Frente a isso, é preciso criar estratégias capazes de prender sua atenção e ajudá-lo a desenvolver um entendimento completo do conteúdo.

Ao utilizar recursos para facilitar o aprendizado, o docente estará contribuindo para que o aluno compreenda e absorva o conteúdo de forma ativa e não apenas o decore temporariamente. 

Músicas, tirinhas, poemas, charges, aulas práticas e abordagens mais interativas como a realização de trabalhos em grupo podem colaborar para a facilidade de associação do conteúdo. 

Outro recurso muito eficaz que também pode ser utilizado nas salas de aulas são as paródias educativas. E é justamente sobre a importância da paródia na sala de aula que iremos abordar neste conteúdo.

O que são paródias educativas?

As paródias consistem em uma releitura de alguma composição, seja ela literária ou musical. Geralmente se assemelha a obra original e quase sempre tem sentidos diferentes, seja devido à abordagem ou à reformulação. 

Quando aplicadas à sala de aula, as paródias educativas consistem em um modelo lúdico e dinâmico. Elas visam auxiliar e facilitar a construção e o entendimento do aluno sobre determinado tema ou conteúdo. 

Imagem ilustrativa

Apesar de serem utilizadas em grande parte na educação básica, as paródias educacionais podem e devem ser empregadas também no ensino superior. Isso porque, elas são capazes de promover a associação ativa do conteúdo em qualquer fase humana.

Quais os objetivos das paródias educacionais?

Dentre os principais objetivos propostos pela utilização das paródias em sala de aula, estão:

  • Adaptar a obra original a um novo contexto e facilitar o aprendizado;
  • Capturar a atenção do aluno;
  • Inovar na forma de ensinar;
  • Tornar a rotina da sala de aula mais atrativa e dinâmica;
  • Promover o aprendizado ativo;
  • Engajar o aluno;
  • Desenvolver habilidades como a memorização e a criatividade.

A seguir veremos mais sobre a  importância da paródia na sala de aula, mas antes, eu tenho um convite para você!

Você aceita entrar para a nossa lista?

Junte-se a nossa rede de contatos e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail, gratuitamente e com prioridade.

Além de dicas, nós disponibilizamos também notícias, conteúdos e insights sobre o cenário educacional. Para fazer parte do grupo, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

A importância da paródia na sala de aula

Por ser uma forma flexível de aprendizado, a aplicação das paródias educativas é bem ampla no cenário educacional. Isso significa que ela pode ser utilizada dentro e fora da sala de aula, em diferentes disciplinas e atividades. 

Além disso, as paródias tendem a incentivar que o aluno faça associações cognitivas, desenvolvendo uma maior sensibilidade no que tange a absorção do conteúdo e também o desenvolvimento de habilidades como o autoconhecimento e a criatividade.

 Imagem ilustrativa

Ademais, torna-se todo o aprendizado muito mais lúdico. Ou seja, aumenta-se as chances do aluno absorver aquele conteúdo, por exemplo, por se lembrar da música ou do momento em que apresentou ou memorizou a paródia.

Além disso, como mencionado acima, as paródias educacionais permitem e trabalham uma maior memorização, principalmente se forem utilizadas músicas do cotidiano do aluno. 

Vai adotar as paródias educacionais? Então confira essas dicas!

Já que o nosso assunto é a importância da paródia na sala de aula, preparamos algumas dicas para te auxiliar na hora de colocá-las em prática, confira!

1) Prepare e conscientize os alunos 

Por ser uma forma mais lúdica e dinâmica de aprendizado, os alunos podem ter a errônea percepção de que não é um momento de estudo e sim de dispersão. Contudo, o docente deve deixar claro que consiste em um momento de aprendizado diferente e que o principal objetivo é absorver o conteúdo lecionado da mesma forma de uma aula “normal”. 

2) Utilize paródias já conhecidas para introduzir a prática na sala de aula 

Se você vai começar agora a utilizar as paródias educacionais no dia a dia da sala de aula é muito importante que você utilize ou apresente paródias já prontas. Isso irá facilitar o entendimento do objetivo dessa prática. 

3) Disponibilize materiais complementares 

Pode ser que alguns dos alunos tenham algum tipo de dificuldade ao realizar a tarefa proposta. Nesse sentido, para auxiliá-los é importante que o docente disponibilize conteúdos ilustrativos. Além disso, disponibilize também diferentes exemplos para que eles possam ter um entendimento do que realmente deve ser realizado e do que é esperado deles ao final da realização das paródias. 

Imagem ilustrativa

4) Reserve um momento para os alunos criarem um rascunho

Incentive que seus alunos façam um rascunho. Isso possibilitará verificar, na prática, se eles realmente conseguiram compreender o objetivo proposto e ajustar alguns pontos, caso seja necessário.

5) Ao final da lição, faça perguntas essenciais para fixação

Com a finalidade de incentivar a fixação do conteúdo e o real entendimento, faça perguntas que corroborem para o entendimento, tais como:

  • O que foi estudado?
  • O que perceberam ao longo do processo?
  • Qual foi a parte mais divertida?
  • Quais habilidades foram trabalhadas? 
  • A paródia e a adaptação facilitou o entendimento?

Ao indagá-los sobre essas questões você irá alinhar o aprendizado teórico com o prático. Além disso, irá fazê-los visualizarem o que aprenderam de forma mais organizada.

Materiais complementares

Imagem ilustrativa

Espero que a sua experiência até aqui esteja sendo memorável. Torço para que você esteja retendo bastantes insights para colocar em prática na sua instituição de ensino! 

Para tornar tudo ainda mais completo, que tal conferir mais alguns dos nossos conteúdos? 

A criatividade consiste no ato de traduzir novas ideias em realidade. Por ser uma habilidade muito procurada por empresas em todo o mundo, é essencial trabalhá-la desde os primeiros passos da criança no ambiente escolar. Saiba agora como estimular a criatividade em sala de aula por meio de nossas dicas, confira!

O Marketing Digital para escolas, além de atrair mais alunos, é mensurável ​​e consideravelmente mais barato e sustentável ​​se comparado às mídias tradicionais. Ademais, ele é a fórmula ideal para promover a permanência de alunos, bem como reforçar a autoridade da instituição de ensino perante o mercado.

Um CRM para escolas auxilia no gerenciamento do relacionamento com os potenciais e atuais alunos de forma a aprimorar a conexão com os pais e/ou responsáveis, além de agir estrategicamente com vistas à educação continuada.

Agora, queremos saber de você! Quando o assunto é a importância da paródia na sala de aula, sua IE já utiliza ou está no processo de implantação? Conta tudo para a gente nos comentários!

Bons resultados! 😉

 

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.