A Copa do Mundo está chegando e por aqui a gente já entrou no clima: preparamos um esquema tático com dicas de atendimento escolar para você entrar em campo e bater um bolão! ⚽💥
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🏃♂️ Preparação pré-jogo
Semelhante a um time de futebol que se prepara e trabalha duro para conquistar a vitória, sua instituição de ensino busca obter êxito no relacionamento com potenciais e atuais alunos através de ações estratégicas e muita análise. Para isso, são trabalhados diversos fatores, dentre eles o atendimento de qualidade.
Em resumo, o atendimento foi por muito tempo um fator secundário para as empresas dos mais diversos ramos de atuação. Contudo, com a evolução na forma de consumir produtos e serviços, a excelência no atendimento passou a ser uma preocupação constante para a conquista e retenção de clientes.
Independentemente do que será consumido e do perfil do consumidor, uma coisa é certa: ninguém gosta de ser mal atendido. Isso acontece, porque se sentir parte da marca é um dos aspectos que exercem grande influência na hora do lead optar por ela.
No contexto das instituições de ensino não é diferente. O atendimento é um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra do potencial aluno. Além da permanência na instituição.
Visto sob uma ótica estratégica, estruturar ações que visam a excelência no atendimento educacional é, hoje, um requisito imprescindível para as instituições de ensino. Além disso, configura-se como uma das melhores formas de conquistar a confiança de potenciais e atuais alunos.
🟨 Especificamente no caso de escolas que ofertam a educação básica e, portanto, possuem como leads os pais e/ou responsáveis, o atendimento é capaz de influenciar a decisão de matricular ou não o seu filho na instituição de ensino. Isso significa que em todos os pontos de contato, o atendimento exerce grande influência na captação de alunos.
Por isso, neste conteúdo vamos compartilhar dicas de atendimento escolar que irão te ajudar a estruturar as melhores táticas de jogo. 🥇
Apito inicial: bola rolando! 🥳
Sem firula: dicas de atendimento escolar que irão te ajudar a levar o seu time à vitória
⚽ Dicas de atendimento escolar: treinamento
Semelhante ao treinamento realizado pelos times de futebol, a sua instituição de ensino deve separar um momento para analisar as melhores práticas que devem ser adotadas para a realização de um atendimento de qualidade. Utilize esse momento para alinhar abordagens, comunicação e posturas.
Saiba que “cada jogo é um jogo”
Uma das dicas para atender com qualidade é não generalizar a linguagem e o tipo de comunicação, e sim personalizá-los.
Como forma de facilitar a compreensão, é válida a analogia com a famosa expressão “cada jogo é um jogo”. Contextualizando-a, nada mais é do que tratar cada atendimento como um caso único, isso significa que a maneira de atender deve, obrigatoriamente, ser personalizada.
Isso porque todos os potenciais e atuais alunos são diferentes entre si e possuem dúvidas, problemas e estão vivendo situações específicas. Nesse momento, os membros da sua Central de Relacionamento devem possuir, como uma das principais características, a adaptabilidade constante.
Em resumo: nada de generalizações!
O ideal é visualizar cada atendimento como único e especial, buscando conhecer cada vez mais as suas personas, os anseios de quem está sendo atendido, e certificando-se sempre que entendeu a situação exposta por eles, a fim de gerar a melhor solução possível para atender tal demanda.
🥇 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas
⚽ Dicas de atendimento escolar: escalação
Em suma, uma parte fundamental para a obtenção de resultados é saber escolher profissionais capacitados que tenham clareza sobre o que precisam exercer no dia a dia da rotina institucional.
Comissão técnica preparada
A Central de Relacionamento deve ser composta por pessoas com experiências em algum tipo de atendimento, de preferência atendimento a alunos.
Também é importante que elas possuam pleno domínio e conhecimentos sobre a instituição de ensino e os serviços oferecidos. Por isso, é recomendado selecionar pessoas que já fazem parte da sua IE.
⚽ Dicas de atendimento escolar: análise dos times rivais
Estar atento ao que os seus concorrentes fazem pode ser uma ótima forma de evitar erros na sua atuação e aperfeiçoar as suas jogadas. Por isso, atente-se a:
Como o ambiente pode interferir no desempenho do time
Nossa primeira dica relaciona-se à análise do ambiente que sua instituição de ensino está inserida. Isso porque, no planejamento do seu atendimento, o primeiro passo deve ser analisar o cenário atual vivenciado.
Após esse mapeamento, é recomendada a realização de questionamentos do tipo:
- O que meus concorrentes estão praticando ou já praticaram em seu atendimento que foram bem-sucedidos?
- O que eles fizeram de errado?
- Quais as melhores práticas realizadas que posso adaptar para o meu atendimento?
Análise das jogadas
Basicamente, você deve estabelecer um processo completo de Benchmarking. Essa análise deve abranger ainda, as objeções já identificadas que levam o lead a desistir da matrícula ou, até mesmo, optar por uma instituição concorrente.
A identificação de todas essas dificuldades relatadas possibilita o desenvolvimento de propostas de melhorias pontuais e específicas em seu atendimento.
⚽ Dicas de atendimento escolar: táticas de jogo
Abaixo, elencamos 3 esquemas de jogo que são indispensáveis para um bom atendimento, veja:
Centroavante: Atendimento omnichannel
Com as mudanças geradas pela globalização, a forma de consumir produtos e serviços já não é a mesma. Assim, a grande maioria dos clientes não querem apenas comprar, eles querem estabelecer um relacionamento com as marcas.
Basicamente, o atendimento omnichannel busca oferecer suporte ao cliente em todas as mídias de interações, de forma sistematizada e integrada. Independente da mídia utilizada, o foco do atendimento é garantir a excelência na experiência entregue.
Defesa: Resolução de dúvidas
Nada é mais frustrante do que não ter nossas dúvidas solucionadas, não é mesmo? Por isso, todo atendimento deve conter, no mínimo, uma solução.
O primeiro passo é identificar precisamente qual é a dúvida para entregar exatamente a solução que a pessoa necessita. Caso saiba respondê-la, elabore a sua resposta de forma lógica para facilitar o entendimento do interessado.
Mas, caso não saiba respondê-la, é imprescindível direcioná-la para a pessoa adequada. Se for necessário encaminhá-la a um responsável, deixe isso bem transparente. Além disso, dê um retorno à pessoa atendida e, o mais importante, nunca a deixe sem uma resposta.
Ataque: Sempre agende o próximo passo
Uma prática muito eficiente para a excelência no atendimento educacional é sempre marcar o próximo contato.
Essa atitude é essencial para que o potencial ou atual aluno não sinta-se perdido ou “abandonado” por sua IE. Além disso, é uma ótima forma de não perdê-lo para a concorrência.
Por exemplo, se o atendimento for realizado por meio de uma ligação telefônica, marcar o próximo contato para verificar uma informação que, porventura, tenha ficado pendente no último atendimento é essencial. Lembre-se: nada de supor informações!🥅 Na Plataforma Rubeus, sua instituição de ensino consegue agendar próximas atividades de forma simples e rápida. Saiba mais sobre essa funcionalidade!
⚽ Dicas de atendimento escolar: a interação com a torcida
Assim como é imprescindível a participação da torcida para engajar o time a uma boa atuação, no atendimento, saber o que o público que o está recebendo tem a dizer é primordial para melhorá-lo continuamente.
Pesquisa de satisfação: atenção à torcida
As pesquisas de satisfação podem ser uma poderosa estratégia para mensurar o quão efetivo tem sido o atendimento em sua instituição de ensino.
Basicamente, elas direcionam seus esforços, contribuindo para que seu desempenho seja positivo. Além disso, quando bem realizadas, permitem que sua IE esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes. Após identificar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados no processo constante de excelência no atendimento educacional, torna-se mais simples oferecer aquilo que seus potenciais e atuais alunos desejam e, consequentemente, proporcionar a eles uma experiência de alto nível, verdadeiramente cativante.
⚽ Dicas de atendimento escolar: jogadas ensaiadas
Oferecer um atendimento empático e humano é fundamental para proporcionar uma experiência positiva, daquelas que realmente ficam na memória.
Pensando nisso, separamos 3 dicas que irão diferenciar o seu atendimento, veja só:
Cobrança de falta: contato receptivo nas escolas
Com o intuito de diferenciar-se das demais escolas, é preciso estar aberta para interações. Assim, atender e receber bem os pais e responsáveis mediante um ótimo contato receptivo nas escolas é um dos segredos para destacar-se no mercado educacional e alcançar cada vez mais matrículas.
Em suma, ao trabalhar o contato ativo, sua equipe assume um papel mais ativo, entrando frequentemente em contato com os potenciais e atuais clientes e fazendo ações como visitas e bate-papos, por exemplo.
Sendo assim, o primeiro passo para obter um eficiente contato receptivo nas escolas é estruturar uma equipe de relacionamento plenamente capaz de realizar esse objetivo. Por isso, esse processo vai desde a escolha dos componentes dessa equipe até o treinamento coletivo sobre a importância para a escola em desenvolver um relacionamento de excelência.
⚽ Ainda não conferiu o nosso conteúdo detalhado sobre esse assunto? Então não perca mais tempo, acesse agora mesmo: Contato receptivo nas escolas: como ser mais eficiente na captação.
Chute para o gol: CRM para escolas
As plataformas projetadas para a educação são capazes de atuar em diferentes processos, tais como o de Captação de alunos, Gestão da Permanência e Marketing Educacional.
Ao automatizar processos e centralizar informações, todo o relacionamento com potenciais e atuais alunos ocorre de forma segura, organizada e personalizada.
Dessa forma, ele auxilia os profissionais da educação a cultivarem relacionamentos duradouros, produzir insights e otimizar as suas estratégias e iniciativas de marketing a fim de economizar tempo e esforço.
🏆 [E-book] Atendimento em IEs: saiba como afastar o fantasma do 7 a 1
Se você gostou das nossas dicas, precisa conferir esse conteúdo completo com mais detalhes sobre como montar um atendimento focado em conversão em sua instituição de ensino.
Estruturamos este blog post com apenas algumas das dicas que listamos no e-book. Aproveite para garantir o seu de forma totalmente gratuita!
Estruture as melhores táticas, analise os métodos utilizados pelos seus concorrentes, escale um time 5 estrelas, treine seus jogadores para avançar até o gol, prepare-se para entrar em campo e encante potenciais e atuais alunos!
Considerações finais
👊👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que nossas dicas de atendimento escolar tenham conseguido te ajudar a montar o melhor esquema tático para o seu time!
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Ótima partida! 👊👊
Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
⚽ Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Dicas de atendimento escolar: como levar o seu time à vitória . Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-atendimento-escolar/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
⚽ Formato APA:
Rubeus. 2022, 1 de novembro. Dicas de atendimento escolar: como levar o seu time à vitória. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-atendimento-escolar/