Sua instituição de ensino utiliza scripts? Quando bem desenvolvidos, eles atuam como direcionadores, podendo maximizar o desempenho do atendimento, a forma como os processos são realizados e até mesmo orientar a conduta dos funcionários. Confira agora, 3 dicas essenciais para colocar os scripts para IEs em prática e desfrutar dos seus benefícios.

Introdução

O processo de prospecção de alunos pode ser bastante complexo. Por isso, é cada vez maior a busca por ferramentas e técnicas que facilitem o desenvolvimento desta prática.

Dentre elas, estão os scripts para IEs, que se bem utilizados podem ser grandes aliados da equipe de captação das instituições de ensino, contribuindo para o aumento da taxa de conversão de alunos.

Em síntese, eles possuem o objetivo principal de aumentar a preparação e o planejamento das equipes de captação das IEs. Isso significa que ele é uma ferramenta capaz de auxiliar o desenvolvimento de um bom relacionamento, contribuindo para o sucesso da prospecção de alunos. 

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Pensando na importância desse tema, hoje veremos pontos importantes sobre a utilização dos scripts para IEs e como eles contribuem ativamente para uma atuação mais direcionada das equipes. 

Além disso, ao longo do conteúdo, reunimos também alguns materiais complementares. Tudo isso para tornar a sua experiência ainda mais completa. Boa leitura!

Como criar scripts para IEs?

Como vimos no artigo Script para vendas de cursos: Captar e reter alunos ficou mais fácil, é importante começar pela definição de qual será o objetivo do seu script. Ele pode ser um script para atendimento, para venda de cursos, para ligações ou ainda para nortear a conduta dos funcionários, são diversas opções. Por isso, é essencial estabelecer esse objetivo justamente para não se perder!

Além disso, outra parte fundamental é o detalhamento das personas da sua instituição de ensino. Através delas, será possível mapear as melhores estratégias e abordagens. 

Em seguida, é primordial mapear qual estágio da Jornada de Compra Educacional o script vai atender, isso facilitará a identificação da melhor abordagem para fazer o estudante avançar por ela.

Há outros passos fundamentais para a criação de scripts para IEs, você poderá ter acesso a todos eles lendo nosso conteúdo abaixo! 😉

prospecção de alunos: como construir um bom script de ligação - Rubeus

Após criar seu script é importante atentar-se ao modo como você irá colocá-los em prática no dia a dia do processo de prospecção de alunos realizado por seu time de captação

Para não errar, separamos 3 dicas, mas antes, eu tenho um convite para você! 

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Scripts para IEs: 3 dicas essenciais para maximizar seu desempenho

1) Nem tudo estará “no papel”

Por mais que todo o processo seja mapeado, em algum momento surgirá alguma situação que não foi considerada na elaboração do script. Por isso, saiba preparar os envolvidos para quando isso acontecer. 

Por exemplo, nos casos dos scripts para ligações de Captação Ativa, uma dica é sempre manter em mente o motivo da ligação, assim, se surgirem desafios, o funcionário saberá como agir.  ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Caso o seu script seja para atendimento presencial, é fundamental que junto a ele seja trabalhado também os pilares de atuação da sua IE. Isso permitirá que o atendente desenvolva uma visão ampla de como tudo ocorre e caso aconteça algum “imprevisto” ele saberá como proceder.

2) Escreva tudo à lápis

Assim como toda ação de Marketing é preciso realizar ajustes caso seja necessário. Por isso, para colocar em prática seus modelos de scripts para IEs da melhor forma possível é essencial que sua equipe de captação esteja atenta às possíveis alterações. 

Percebeu que seu script precisa de alterações? Não tenha receio de fazê-las. Embora a mudança seja um passo difícil para as equipes, elas podem ser fundamentais para o sucesso de toda a estratégia. 

3) Um toque de empatia nunca é demais

Sem dúvidas, é sempre muito chato quando “conversamos com robôs”. Seja através de chats on-line ou ligações programadas. Por isso, muito cuidado ao utilizar seus scripts para IEs. 

Apesar de possuírem o objetivo de padronizar, eles podem acabar engessando todo o processo. Por isso, sempre pratique a empatia e a humanização como forma de complementar a utilização do script. 

Além disso, lembre-se: saber ouvir permite conhecer melhor cada um dos candidatos e principalmente coletar informações preciosas que devem ser registradas no sistema de CRM utilizado por sua instituição de ensino.

Conclusão

Como vimos, prospectar alunos pode ser mais fácil e eficiente se sua equipe de captação fazer uso de modelos de scripts para IEs.⠀⠀⠀

Ressaltamos que esses scripts não devem ser vistos como algo rígido. Ou seja, é preciso adequá-los à realidade da IE, ao mesmo tempo em que deve-se utilizar a empatia e a humanização como forma de complementá-los.

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Se esse conteúdo foi útil para você, que tal compartilhá-lo com alguém? E não esqueça de nos contar, nos comentários, se a sua instituição de ensino utiliza scripts para IEs!

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar sua experiência ainda mais completa, eu tenho um convite para você!

Elaboramos alguns modelos de scripts para IEs e estamos disponibilizando-os gratuitamente. 

Esses modelos podem te ajudar a potencializar os resultados da sua prospecção de alunos. Basta clicar nas imagens e garantir o seu!

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SCRIPT PARA VENDA DE CURSOS - Rubeus

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[Script] Atendimento educacional de sucesso - Rubeus

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