Censup: conceitos, datas, resultados e diagnóstico institucional

O Censo de Educação Superior (CenSup) é um grande instrumento de pesquisa nacional. Ele analisa as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Assim, por ser um tema altamente importante, neste post elencamos informações essenciais que a sua equipe precisa saber. Confira!

Leia esse conteúdo e tenha acesso à definições, estratégias e resultados do principal Censo de Educação Superior do país. Boa leitura e bons insights!

*Conteúdo atualizado em 10/01/22

Introdução

As mudanças no cenário educacional são frequentes, isso é um fato! Elas geram a necessidade da instituição de ensino adequar as suas estratégias. Assim, é possível se manter ativa em um mercado altamente competitivo.

Em resumo, essas alterações podem ser originárias de diversos fatores. Os diferentes perfis de alunos, a mudança na forma de consumir serviços educacionais, as novas maneiras de ingresso no ensino superior e o financiamento estudantil são alguns deles. 

Contudo, independente da variável, uma coisa é certa: é fundamental realizar um acompanhamento constante do cenário educacional. Isso porque somente dessa forma será possível identificar as necessidades de adequações e, então, agir.

Nesse sentido, o Censo de Educação Superior (CenSup) é uma importante ferramenta de análise. Isso porque, através dele, é possível obter um panorama estratégico da situação educacional do país.

Ainda não conhece o CenSup? Ou possui alguma dúvida? Então continue lendo esse conteúdo e te ajudaremos. Vamos lá?

O que é o CenSup?

Em resumo, o Censo da Educação Superior configura-se como o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil no âmbito educacional. Ele é realizado anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A coleta dos dados busca atender às diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008. Em síntese, o seu principal objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor educacional.

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Em suma, o levantamento reúne informações sobre:

  • Cursos de graduação, tanto na modalidade presencial, quanto na EaD;
  • Cursos sequenciais (uma modalidade de ensino superior que tem como finalidade fornecer uma formação técnica e profissional a curto prazo);
  • Vagas oferecidas; 
  • Inscrições;
  • Matrículas; 
  • Ingressantes;
  • Concluintes;
  • Evasões;
  • Informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e de categoria administrativa.

Como o CenSup é realizado?

Em síntese, são utilizados questionários aplicados nas instituições de ensino superior. Em seguida, é realizada uma espécie de importação de dados do Sistema e-MEC (um sistema criado para realizar a tramitação eletrônica dos processos de regulamentação). 

Ademais, ao longo do período determinado para o preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem realizar alterações ou inclusões nos dados das respectivas instituições – caso sejam necessárias. 

Posteriormente ao término do período de preenchimento dos questionários, o Inep valida as informações coletadas. Somente depois o sistema do Censo é novamente aberto para a conferência e a validação dos dados pelas IES.

Assim, passado o período de validação (ou correção) dos dados fornecidos pelas instituições de ensino superior, o Inep faz uma análise na base de dados do Censo. O objetivo é realizar uma nova conferência das informações

Dessa forma, após realizar a verificação, em parceria com os pesquisadores das instituições, o CenSup é finalizado. 

👉 Confira mais orientações do Inep acerca do CenSup clicando AQUI!

Vale a pena ressaltar!

Ademais, vale lembrar que a participação na pesquisa é obrigatória para ingressar em programas disponibilizados pelo MEC (Ministério da Educação), como é o caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), ProUni (Programa Universidade para Todos)Capes (bolsas de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Assim, as instituições interessadas em participar devem acessar o site do Inep e preencher seus dados por meio de um formulário on-line. O preenchimento desse formulário é simples e objetivo.

No entanto, caso haja necessidade, o usuário pode acessar o portal do Inep. Lá, é possível ter acesso a tutoriais em vídeo e a uma área de perguntas frequentes, podendo, assim, sanar quaisquer dúvidas.

Por que participar do CenSup é importante?

Em suma, para responder a essa pergunta, é importante compreender como o CenSup pode impactar as instituições de ensino, veja:

  • Para solicitar a inscrição em programas como Fies, ProUni e Capes é imprescindível que a IES esteja com as informações atualizadas no CenSup;
  • Esse censo serve como base para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC);
  • Estes dados possuem caráter fundamental na construção das metas de qualidade estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE);
  • Os resultados obtidos por sua instituição no CenSup também podem ser usados como forma de divulgação da sua IES

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Cartilha de orientação

Com o intuito de esclarecer possíveis questionamentos, o Inep disponibilizou uma cartilha de orientação. Em suma, ela conta com pontos importantes como materiais de apoio, treinamentos e muito mais. 

👉 Você pode conferir o material na íntegra clicando AQUI

Resultados

Os dados disponibilizados pelo Censo permitem a realização de inferências acerca do cenário educacional. Assim, é possível que as instituições de ensino visualizem as principais alterações ocorridas. E, até mesmo, prevejam alguma delas. 

Aliás, todos os resultados ficam disponíveis na página oficial do Inep. Você pode conferi-los clicando nos links abaixo:

Cronograma

O Inep disponibiliza em sua página oficial, os cronogramas com datas e prazos para cada edição do CenSup.

Você pode conferir todas as datas, acessando o cronograma oficial disponibilizado no site.

A pandemia e seus impactos

Em resumo, devido à pandemia causada pela covid-19, algumas mudanças foram necessárias nas datas inicialmente previstas para a realização de cada etapa do Censo. 

De acordo com o Inep:

“A pandemia de COVID-19 afeta as rotinas de trabalho das equipes responsáveis pelo censo no Inep e nas instituições de educação superior em todo o país. Em função disso, o cronograma do censo de 2019 é alterado por meio da Portaria n.º 319, de 23 de abril de 2020, e todos os prazos são prorrogados. 

Pela primeira vez, a equipe da Coordenação Geral do Censo da Educação Superior (CGCES) atua inteiramente de maneira remota. Do mesmo modo, muitas instituições de educação superior trabalham nesse formato”.

Alguns insights de resultados anteriores 

Em síntese, ao analisar os dados fornecidos pelo Censo referente ao ano de 2019, é possível verificar que:

A rede privada ofertou 94,9% do total de vagas em cursos de graduação em 2019. A rede pública correspondeu a 5,1% das vagas ofertadas pelas instituições de educação superior;
Das vagas remanescentes, 95,3% foram ofertadas por instituições de educação superior da rede privada;
O aumento do número de ingressantes entre 2018 e 2019 é ocasionado, exclusivamente, pela modalidade a distância, que teve uma variação positiva de 15,9% entre esses anos, já que nos cursos presenciais houve um decréscimo de -1,5%.

CenSup e o Diagnóstico Institucional 

Quem não quer melhores resultados na captação e permanência de alunos? Todo mundo busca sucesso! Mas, a grande questão é: o que fazer para alcançá-lo? Investir em um diagnóstico detalhado! 

Em síntese, o CenSup possibilita a análise do cenário educacional como um todo. Mas é indispensável entender o panorama interno da sua instituição. Por isso, é recomendável a realização de um diagnóstico institucional.

Assim, o ideal é que a sua instituição participe do CenSup e tenha também à disposição um diagnóstico institucional completo.

Ademais, de posse desses dois relatórios, sua IES poderá identificar pontos de melhorias internos e externos. Ou seja, será possível aperfeiçoar os processos de captação e permanência de alunos. Essa melhora virá a partir do planejamento e análise de questionamentos como:

  • Qual o cenário em que minha instituição está inserida?
  • Os índices de captação e permanência de alunos estão apresentando resultados satisfatórios ao longo dos anos? 
  • Quais são os pontos em que minha IES está deixando a desejar? 
  • Os níveis de evasão de alunos estão em uma crescente?
  • O que pode ser realizado para melhorar o desempenho na captação? 
  • Qual a situação atual dos meus concorrentes? As estratégias adotadas por eles estão apresentando resultados satisfatórios?  

Posteriormente responder essas questões, será possível obter uma visão sistêmica dos seus processos educacionais. Ou seja, um panorama do que precisa ser melhorado, bem como o que pode ser potencializado.

Bons resultados e até a próxima! 😉



Natália de Paula - Combo de conteúdos para profissionais da educação: organize e planeje a sua rotina

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Censup: conceitos, datas, resultados e diagnóstico institucional. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/censup-e-diagnostico-institucional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2018, 23 abril). Censup: conceitos, datas, resultados e diagnóstico institucional. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/censup-e-diagnostico-institucional/

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