Captação de alunos nas redes sociais: o guia completo para instituições de ensino atraírem leads

Utilizar, de forma estratégica, as redes sociais da sua IE pode ser bastante vantajoso para atrair e captar mais leads. Por isso, separamos informações essenciais para você começar hoje mesmo a potencializar a captação de alunos nas redes sociais da sua instituição de ensino. Confira! ✈️⚡

⏰ Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

De acordo com o estudo realizado pela Statista, até o final de 2021 o Brasil somava 159 milhões de usuários acessando as mídias sociais diariamente. Essa informação ilustra bem o quão relevante é a utilização da mídias sociais. Além do fato de que ela pode influenciar diretamente o processo de decisão de compra dos consumidores.

Provavelmente, você já sabe que a grande maioria dos potenciais alunos da sua instituição de ensino passam horas navegando diariamente (sim, diariamente) nas redes sociais, não é mesmo? Por isso, podemos concluir que o uso inteligente das redes sociais é capaz de potencializar a atração de leads. Assim, a partir de um eficiente trabalho de nutrição, é possível aumentar significativamente o número de alunos matriculados na sua IE.

Neste conteúdo, vamos compartilhar dicas de como captar de forma inteligente por meio das redes sociais. Nós queremos te ajudar a “vender o seu peixe”, ou melhor, vender a sua IE por meio de uma presença digital consistente. Vamos juntos?

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A importância da presença digital

Se você enxerga as redes sociais como uma grande e estratégica forma de captar mais alunos, você está completamente certo!

🤔 Mas a pergunta que fica é: o que você tem feito para utilizar essa informação a favor da sua instituição de ensino? 

A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar. Além disso, a utilização das redes sociais não limita-se apenas à atração e a captação de alunos. Sua utilização também permite ganhar maior autoridade e, consequentemente, maior competitividade no mercado em que se atua.

Atualmente, as mídias sociais são importantes pilares na hora de atrair, engajar e fidelizar os clientes de todo e qualquer segmento.

Um dos principais objetivos do uso das redes é a nutrição dos potenciais alunos de forma sustentável. Mas como fazer isso? Através da divulgação de conteúdos relevantes que fomentem o desejo e amadureçam as decisões de compra. Além disso, é fundamental que esses conteúdos sejam capazes de prepará-los, conduzi-los e avançá-los na Jornada de Compra Educacional até a matrícula na instituição de ensino. 

O Marketing Digital para educação e a captação de alunos nas redes sociais 

O Marketing Digital para educação consiste em um conjunto de estratégias de comunicação desenvolvidas pelas IEs no meio digital. Dentre seus recursos, estão as redes sociais.

Em resumo, alguns dos objetivos do Marketing Digital na educação são: divulgar sua marca, atrair novos alunos, promover o serviço educacional e estar presente, por exemplo, nas redes sociais. Tudo isso tenderá a melhorar o relacionamento com seus potenciais e atuais alunos e, consequentemente, aumentar a fidelização deles.

Além disso, ao utilizar o Marketing Digital, sua instituição consegue atingir um maior número de potenciais alunos. Isso porque é possível chegar até eles de forma mais rápida, personalizada e eficiente.

📢 Com o intuito de te ajudar a assimilar melhor esse tema, tratamos sobre os benefícios desse tipo de Marketing em um post em nosso Instagram. Conheça-os clicando na imagem abaixo:

Captação de alunos nas redes sociais: o guia completo para a sua IE - Rubeus

 

“Redes sociais são canais de relacionamentos. Relacionamentos são negócios disfarçados.”

André Damasceno

Elaborar estratégias capazes de direcionar ações eficientes nas redes sociais é cada vez mais necessário. Independe se o objetivo é crescer ou manter os resultados. 

É certo que, por muito tempo, a utilização das redes sociais como forma de promover um maior relacionamento com os potenciais clientes foi bastante discriminada. Contudo, com o passar dos anos, com a popularização da internet e a criação de boas práticas, as mídias sociais se constituíram como um dos pilares na hora de atrair, engajar e fidelizar clientes. 

💡 Em suma, a mentalidade deve ser: “meus potenciais alunos estão presentes nas redes sociais, então eu devo ir até eles.” 

Planejamento é a palavra de ordem

O pontapé inicial para todas as instituições de ensino que desejam uma atuação efetiva nas redes sociais é o planejamento. Por isso, investir na construção de um Plano Estratégico de Marketing Digital, que norteie todas as ações das instituições nessas plataformas, é essencial.

💡 A dica aqui é apostar em dividir o seu planejamento em motes específicos de campanhas de captação de alunos nas redes sociais. Dessa forma, a partir da definição de cada tema, direcionar a comunicação para cada canal social será mais simples de ser realizado. Com o intuito de facilitar ainda mais a atuação nas redes sociais, propomos que os motes sejam subdivididos em estratégias e ações inteligentes.

É necessário destacar que tão importante quanto criar o  planejamento é criar um processo de monitoramento das ações praticadas.

GIF: Captação de alunos nas redes sociais: o guia completo para sua IE- Rubeus

Na hora de planejar, é fundamental se atentar aos estágios de amadurecimento do seu potencial aluno, veja:

Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente - Rubeus

Ao trabalhar com a ideia de funil é possível oferecer diferentes tipos de conteúdos, que vão ter sua variação determinada com o momento vivenciado por cada seguidor.

CRONOGRAMA DE POSTAGEM:

Em suma, pouco adianta utilizar todas as ferramentas da mídia social se a sua instituição não souber planejar um conteúdo que converta leads em alunos

Por isso, estruture um plano de ação no qual contenha o estilo de linguagem, legendas e hashtags a serem usadas. Posteriormente, opte por utilizar um cronograma para suas postagens, planejando cada uma com antecedência.⠀

🚀 Precisando de um template como esse? Então aproveite essa chance! Confira nosso conteúdo de templates para profissionais da educação e veja, na prática, como produzir mais em menos tempo sem perder a qualidade e a pessoalidade!

Templates para profissionais da educação: tudo o que você precisa em um só lugar - Rubeus
NOTION:

Ademais, uma dica de ferramenta que recomendamos que também pode te ajudar no planejamento de publicações é o Notion. Nele, você pode facilmente montar um calendário específico para as suas postagens e compartilhar com toda a sua equipe de Marketing. Veja só:

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - Rubeus

Captação de alunos nas redes sociais: como escolher em quais investir?

Agora que você já tem tudo bem planejado e pensou nos detalhes, é hora de começar a ponderar sobre a escolha das redes sociais que você irá atuar. Certamente, as mais recomendadas são aquelas em que a maioria dos seus alunos em potencial estão ativos. Somente dessa forma será possível dar o pontapé inicial para a potencialização da sua captação de alunos nas redes sociais. 

Mas, para descobrir quais são essas plataformas, você deve conhecer bem as suas personas. Além disso, é preciso identificar tudo que as envolvem (comportamento, dores, medos, sonhos e desejos). 

Lembre-se: de nada adianta investir em redes sociais que são muito populares, mas nas quais suas personas não participam efetivamente.

Para mapeá-las, analise quais características seus estudantes têm em comum. Isso permitirá saber exatamente o que eles precisam, auxiliando na escolha dos melhores assuntos que serão tratados nas redes sociais. Ao fazer isso, sua IE terá como objetivo solucionar suas dúvidas e conquistá-los. Resultado? Maiores níveis de captação de alunos nas redes sociais.

Vou deixar aqui um de nossos conteúdos detalhados que pode te ajudar nesse desafio:

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - rubeus

Ademais, outra dica é acompanhar, por meio das próprias redes sociais, o comportamento dos seus potenciais alunos. Ao fazer isso será possível saber em qual delas há maior acesso e, até mesmo, o horário com maior visibilidade dos seus conteúdos. Posteriormente, você poderá usar essas informações para compor sua estratégia. 

Dicas eficazes para atuar em cada rede social

Para tornar o nosso estudo ainda mais direcionado e promover melhorias em seu processo de captação de alunos nas redes sociais, elencamos alguns exemplos do bom uso das funcionalidades delas, confira:

📢 YouTube

Na pesquisa realizada pela Statista, o YouTube aparece liderando o ranking de redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, com cerca de 89% de adesão.

Em suma, o YouTube é a principal rede social quando o assunto são vídeos. E como utilizar isso a favor da sua IE? Através de ações para atrair, educar e informar seus potenciais e atuais alunos. 

Ele é utilizado para divulgar vários tipos de vídeos e também permite com que você agrupe-os em categorias. Isso facilita a organização dos conteúdos da sua instituição, bem como a visualização por seus usuários.

💡 Alguns bons exemplos de conteúdos que podem trazer bons resultados nessa rede social são:

  • Vídeos institucionais;
  • Tour virtual, mostrando a infraestrutura física e tecnológica;
  • Campanhas de processos seletivos;
  • Eventos promovidos;
  • Vídeos curtos com diferenciais da IE e dos seus cursos;
  • Depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos.

🚀 Temos um conteúdo mais específico sobre esse tema, vale a pena conferir: “Vídeos para divulgar sua IE: a importância de investir e dicas de como criar“.

📢 Instagram

O Instagram é a segunda rede social mais utilizada por brasileiros, com 85% de adesão.

Dentre as diversas redes sociais atuais, o Instagram passou a ser uma das fontes de pesquisa, contato e interação mais utilizadas pelos potenciais e atuais alunos. Isso significa que estar no Instagram é quase que uma obrigação.

É uma rede social altamente dedicada ao visual, isso quer dizer que a abordagem mais indicada para uma atuação de qualidade nesse ambiente é o uso de imagens e vídeos curtos. Por isso, um dos requisitos para ser eficiente é que todos esses materiais possuam alta qualidade e resolução.

Criada para os usuários compartilharem momentos importantes por meio de fotos, também permite a utilização de hashtags para segmentar assuntos.

Essa rede social vem crescendo cada dia mais. Com isso, novas atualizações sempre estão sendo lançadas para fidelizar os já então usuários e conquistar novos, o que favorece e facilita a comunicação e a atuação das IEs.

Exemplo disso é a possibilidade de interação com os estudantes por meio da funcionalidade Stories. Essa, por sua vez, possui constantes novidades que vem proporcionando novas formas de interação. As opções de inserir perguntas, enquetes e gifs, por exemplo, são ótimas funções para incentivar a participação e interação dos potenciais alunos com a sua instituição.

💡 Veja alguns exemplos de Stories que a sua IE pode apostar:

Exemplo de stories: Inscreva-se - Rubeus

Além disso, o Instagram possui mais uma novidade: o Reels. Essa funcionalidade é direcionada à divulgação de vídeos mais longos.

A vantagem da sua instituição utilizá-lo também encontra-se na possibilidade de interação com os potenciais e atuais alunos através dos comentários. Mas não é só isso… tem também a opção de compartilhamento, que permite o alcance de novos usuários.

VOCÊ SABIA? 

Recentemente, o Instagram lançou um novo recurso que permite a fixação de até três postagens no Feed do perfil e na aba de Reels. Em síntese, esse novo recurso permite que os usuários organizem o perfil da maneira que escolherem. Ou seja, você pode optar pela fixação de posts mais relevantes para os seus leads como forma de chamar a atenção e engajar.

💡 Devido ao grande crescimento dessa rede social, nós preparamos um guia sobre como sua instituição pode potencializar o seu perfil no Instagram. Confira:

Como usar o Instagram na educação: conteúdos, estratégias e inspirações - rubeus

📢 WhatsApp

Se tem um país no qual o WhatsApp deu certo é o Brasil. De acordo com dados de 2021, no país há cerca de 120 milhões de contas do WhatsApp. Isso coloca o Brasil como segundo lugar no planeta em número de usuários, ficando atrás somente da Índia.

O uso do WhatsApp na educação tem beneficiado muitas instituições de ensino em todo o mundo. Esta ferramenta permite uma comunicação mais eficaz com os alunos e suas famílias. 

Além disso, possibilita processos organizacionais mais ágeis, menos dispendiosos e mais eficazes. Assim, a administração fica mais dinâmica e menos burocrática. 

Em resumo, a estratégia do WhatsApp para fins de Marketing Educacional pode impactar significativamente a captação de alunos. Você pode apostar em:

  • Geração de tráfego;
  • Nutrição do potencial aluno;
  • Registro e inscrição de leads;
  • Pagamentos;
  • Anúncios e integrações.

📢 Facebook

Na pesquisa realizada pela Statista, o Facebook aparece como a terceira rede social (84%) mais utilizada pelos brasileiros.

No Facebook é possível divulgar conteúdos relevantes, basicamente, de duas maneiras:

Através do Facebook Ads

Em síntese, o Facebook Ads é uma das ferramentas mais rentáveis para o Facebook. Isso porque ele funciona como um sistema de mídia paga no qual é possível desenvolver uma grande diversidade de formatos de anúncios.

Através desses anúncios, sua instituição de ensino consegue gerar um maior número de conversões, a partir de uma segmentação eficaz e anúncios realmente efetivos.

A dica, nesse momento, é analisar de forma eficiente, quais as palavras-chave mais interessantes para a sua instituição de ensino. Assim, será possível investir em anúncios realmente relevantes no Facebook Ads.

Desenvolva uma campanha com o objetivo de captar leads e suba essa lista para o Facebook Ads. Lá, você vai ter a opção de vincular a campanha criada previamente a essa lista de e-mails, ou seja, a sua campanha vai ser direcionada a essas pessoas e eles vão poder cadastrar seus e-mails de forma legítima e, assim, você terá os e-mails de forma autorizada e poderá se comunicar com eles de acordo com os termos da LGPD.

Além disso, você pode escolher a opção Público Semelhante, a qual o Facebook vai identificar e traçar um perfil comum das pessoas da lista e disponibilizar sua campanha para pessoas parecidas, que podem compor seu público-alvo também.

Promovendo seus conteúdos de forma orgânica em sua página (linha do tempo)

Uma opção gratuita para promover o seu conteúdo é divulgar diretamente no Feed. Ao fazer isso, consequentemente, você estará inserindo o seu conteúdo na linha do tempo do perfil da sua instituição de ensino. 

Algumas das funcionalidades para a potencialização da sua captação de alunos nas redes sociais são:

  • Stories: funcionalidade que permite postar fotos e vídeos com duração de 24 horas. A grande vantagem promovida por ela é a possibilidade de interação entre sua instituição e seus potenciais e atuais alunos. Isso porque esse tipo de funcionalidade está em alta; 
  • Eventos: a criação de eventos pode ser usada para realizar a ampla divulgação de eventos que serão realizados em sua instituição. Feira de profissões, mesas redondas sobre profissões ou orientação vocacional e de carreira são alguns exemplos;
  • Feed: não podemos esquecer da principal função do Facebook que é a capacidade de fazer postagens de conteúdos relevantes. Nele, é possível divulgar aos potenciais alunos materiais ricos como artigos, infográficos e e-books.

    Além disso, sua IE pode analisar o engajamento dos seus potenciais e atuais alunos com suas publicações mediante as interações realizadas. Comentários, curtidas com tipos de reações diferentes (“amei”, “uau”, “haha”, “raiva” e “triste”) e compartilhamentos são alguns exemplos. 

📢 TikTok

Em 2021, o TikTok bateu a surpreendente marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Isso corresponde a cerca de 14% da população do mundo. Além disso, dados de um estudo realizado pela Statista, revelam previsões de que o TikTok atinja a marca de 4,92 milhões de usuários ativos em 2025.

Essa gigante das redes sociais está entre as plataformas de mídia mais acessadas por leads e pode ser usada dentro e fora da sala de aula.

💡 Quando o assunto é captar leads por meio dessa rede social, algumas ações pode m ser bem estratégicas, veja só:

  • Entender o seu público
  • Criar uma estratégia de conteúdo
  • Pensar no tom e na abordagem
  • Investir em anúncios no TikTok – TikTok Ads
  • Fazer parceria com outros criadores do TikTok

💡 Quer se aprofundar nessas dicas? Então confira o nosso conteúdo abaixo:

Dicas poderosas de como captar alunos com o TikTok - Rubeus
Blog post Rubeus: como captar alunos com o TikTok

📢 Twitter

De acordo com a pesquisa da Statista, o Twitter possui cerca de 36% de adesão entre os brasileiros.

Segundo a própria rede social, as pessoas entram no Twitter para descobrir o que está acontecendo, ou seja, para se atualizarem sobre diversos assuntos e, portanto, a proposta do Twitter é levar as pessoas a descobrirem e conhecerem mais sobre diversos temas e ramos, incluindo as empresas.

Por meio de anúncios no Twitter é possível alcançar o público certo ao segmentar interesses, área geográfica, sexo, dispositivo ou usuários parecidos com seus seguidores.

📢 LinkedIn

Embora o LinkedIn não seja tão popular, ele alcança 35% de adesão entre os brasileiros.

Essa rede social possui o objetivo de conectar pessoas por meio de experiências profissionais. Atualmente, é a mais ampla plataforma de networking profissional do planeta, com cerca de 600 milhões de usuários em 200 países.

Basicamente, a promoção de conteúdo nessa rede social pode ser realizada de forma semelhante ao Facebook. A grande diferença está na abordagem! Isso porque o LinkedIn é mais direcionado para o lado profissional, o que faz com que seja uma rede social mais madura. Isso significa que o público está presente nessa rede social por um motivo principal: buscar por oportunidades e conteúdo útil para sua vida profissional.

Você pode promover seus conteúdos:

  • Na página da sua instituição de ensino;
  • Através de postagens em grupos de discussão;
  • Por meio de anúncios.
ANÚNCIOS:

Os anúncios no LinkedIn podem ser muito vantajosos. Através das soluções oferecidas, é possível criar campanhas de anúncios com base nos objetivos pretendidos e interagir com leads por meio de mensagens personalizadas.

🚨 Ainda não utiliza o LinkedIn para captar leads e criar um relacionamento com os estudantes da sua instituição de ensino? 🤔 No material abaixo, a gente te conta como fazer isso!

Como usar o LinkedIn na educação - Rubeus

🧲 3 dicas importantes para aumentar a sua captação de alunos nas redes sociais 

Captação de alunos nas redes sociais: publique conteúdo relevante e de qualidade

Qualidade em todos os conteúdos produzidos é extremamente necessário quando o assunto é estabelecer a confiança dos potenciais alunos em sua instituição. 

Por isso, investir em Marketing de Conteúdo Educacional para conversão de alunos e na contratação de uma equipe especializada nessa área faz toda diferença. Isso porque um conteúdo que agregue valor para a sua persona cria uma percepção positiva da sua instituição. Além disso, facilita a condução do potencial aluno pelo Funil de Captação de Alunos.

Para que o conteúdo seja visto e percebido é preciso ser relevante para o potencial aluno. Por isso, busque veicular em seus materiais assuntos interessantes que despertem a atenção e que atuem sobre curiosidades e interesses deles.

💡 Precisando de inspiração para temas? Temos um material que pode te ajudar:

Dicas de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos - Rubeus

Captação de alunos nas redes sociais: promova um meio de contato 

As vantagens do bom uso das redes sociais para as instituições de ensino são variadas. Uma delas é a possibilidade de atender prontamente e até mesmo em tempo real os potenciais e atuais alunos. Além disso, é possível estabelecer um bom relacionamento com eles ao interagir e tratar as particularidades de cada interessado.

Mas como fazer isso? É recomendável que você disponibilize, em cada rede social que atua, uma forma de promover diálogos ou responder qualquer eventual dúvida deles. Além disso, esteja sempre atento para respondê-los rapidamente, buscando oferecer (sempre) um atendimento de excelência.

Captação de alunos nas redes sociais: monitore os resultados

Não é novidade que analisar os resultados de qualquer ação desenvolvida por sua instituição é essencial, não é mesmo? Isso também é válido para a captação de alunos nas redes sociais. Por isso, uma dica é utilizar o Google Analytics. Através dele será possível acompanhar quantos alunos vieram das redes sociais até o site institucional. Além de visualizar aqueles que realizaram suas inscrições em seu processo seletivo e quantos destes realmente se tornaram alunos da instituição. 

Com isso, é possível avaliar se todo o trabalho nas redes sociais está sendo efetivo ou não.

Uma forma mais subjetiva de avaliar a efetividade dessas práticas é monitorar as interações entre instituição e potenciais alunos nas redes sociais. Para isso, fique atento aos comentários dos estudantes sobre o que eles acham da sua instituição. Isso contribuirá para o desenvolvimento contínuo da sua IE e, principalmente, no mapeamento de ações que melhorem a satisfação deles.

Como vender cursos através das redes sociais - Rubeus

Conclusão

Com o crescimento no uso dos canais digitais é inevitável a utilização de estratégias de Marketing Digital. Através delas, é possível aumentar a sua captação de alunos nas redes sociais e manter-se competitivo no mercado educacional.

Dentre suas inúmeras vantagens, destacam-se a divulgação de conteúdos de acordo com as necessidades de sua persona e a possibilidade de interação rápida entre instituição e alunos. 

Por isso, a atuação segmentada e planejada da sua IE para a captação de alunos nas redes sociais pode ser considerada uma poderosa forma de alcançar mais leads. Além de uma grande facilitadora no processo de conversão de alunos.

Nesse sentido, o grande desafio é saber explorar o máximo possível cada função das redes sociais. Para isso, é importante formar uma equipe de Marketing especializada em Marketing Digital que seja capaz de gerir com eficiência as redes sociais da instituição de ensino.

Após ler esse blog post, acredito que você deve estar cheio de ideias. Depois nos conte os resultados obtidos em sua captação de alunos nas redes sociais! 😊

Esse conteúdo serviu para te inspirar? Que tal compartilhá-lo com alguém da equipe?

Considerações finais

Já que o nosso assunto é rede social, não poderia me despedir antes de te convidar para conhecer as da Rubeus. TODAS as nossas redes sociais são canais em que você encontrará dicas valiosas para alavancar os resultados da sua equipe e instituição como um todo.

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Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-nas-redes-sociais/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2020, 11 fevereiro. Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-nas-redes-sociais/