Boas práticas para captação de alunos: confira alguns pontos de atenção para evitar erros

Sabemos o quão desafiador pode ser estruturar ações voltadas para a captação de alunos. Todavia, apesar de serem desafiadoras, há alguns pontos de atenção que podem fazer toda a diferença na hora de desenvolver boas práticas para captação de alunos. Abaixo, reunimos 5 deles para você observar se na sua instituição de ensino este é um ponto que demanda atenção. Vamos lá?. 📝

Tempo aproximado de leitura: 5 – 8 minutos

Introdução

O ensino superior tornou-se um mercado globalmente competitivo. Por isso, é primordial que as instituições de ensino tracem ações voltadas para o crescimento do seu quadro de discentes. Para isso, devem ser utilizadas ferramentas e implementadas boas práticas para captação de alunos. 

Além disso, vale ressaltar que captar alunos significa prever o que os estudantes estão procurando. Ou seja, mapear o que não pode faltar quando o assunto é a escolha por uma instituição de ensino. Isso pode ajudar a atender melhor suas expectativas.

Assim, pensando no quão importante é a captação de alunos para a sobrevivência e o crescimento das instituições de ensino, nosso assunto de hoje ilustra pontos de atenção para identificar possíveis erros na execução deste processo. 

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Boas práticas para captação de alunos que irão ajudar a sua instituição a alavancar os resultados de forma sustentável

1) Investir em estratégias de geração e atração de leads

Um lead é toda e qualquer pessoa que demonstrou interesse por algum tipo de conteúdo que a sua instituição ofertou. Em troca, ele disponibiliza alguma informação pessoal, seja seu nome, e-mail ou telefone, por exemplo. Isso significa que gerar leads é obter contatos para a base de dados da sua instituição de ensino.

A dica aqui é que esses leads gerados sejam classificados de acordo com o potencial que possuem para se tornarem alunos, isso facilitará o processo de nutrição. Além disso, será possível que você visualize em qual etapa da Jornada de Compra Educacional o potencial aluno se encontra. 

Ademais, essa classificação ajuda o time de captação a priorizar seus esforços para os leads “mais quentes”. Assim, ao fazer isso, sua instituição estará aumentando a possibilidade de convertê-los em matrículas, além de otimizar o tempo dos times de Marketing e Vendas.

Além disso, quando sua instituição de ensino não possui estratégias focadas na geração e na atração de leads acaba não “retroalimentando” o topo do Funil de Captação. Resultado? Pouquíssimos potenciais alunos avançam para o fundo do funil, que consiste em uma abordagem mais comercial e onde eles possuem altas possibilidades de conversão. 

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2) Boas práticas para captação de alunos: estruturar uma boa prospecção passiva

Prospecção passiva ou Inbound Marketing configura-se como uma forma sutil de persuadir e “convencer” o lead de que ele precisa da sua instituição de ensino. A principal ferramenta trabalhada pelo Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo. Em síntese, esse tipo de marketing configura-se como uma estratégia que visa o aumento das vendas. Para isso, cria-se e disponibiliza-se conteúdos relevantes e poderosos aos seus potenciais alunos. 

Em resumo, funciona assim: a IE cria conteúdos de qualidade sobre temas relacionados à necessidade das suas personas, de modo a responder suas principais dúvidas, atraindo-as e gerando valor.

Dessa forma, ao investir em Marketing de Conteúdo sua instituição de ensino estará atraindo o interesse dos seus potenciais alunos através de ações sutis de nutrição. Por isso, o conteúdo é um importante fator a ser utilizado quando o assunto são boas práticas para captação de alunos.

3) Sinergia entre os times de Marketing e Vendas

Há uma grande diferença entre dependência e interdependência. Em resumo, quando as equipes da sua instituição são dependentes, isso quer dizer que, se uma não fizer, as demais também não farão. 

Assim, ao trabalhar a cultura de interdependência, sua IE estará prezando por equipes que interagem umas com as outras e que precisam trabalhar juntas para alcançar objetivos em comum. 

O funcionamento autossuficiente das equipes de marketing e vendas simplesmente não pode mais continuar. A lacuna entre elas deve ser preenchida para fornecer aos potenciais alunos uma atuação sólida e de alta qualidade. Mas como fazer isso? Através da utilização do Smarketing Educacional, que consiste em uma metodologia que conecta marketing e vendas a fim de aumentar significativamente os resultados do negócio.

Nesse sentido, programe reuniões semanais para permitir que as duas equipes respondam às perguntas umas das outras, forneçam atualizações e comentários e compartilhem informações relevantes que as ajudarão a melhorar seu desempenho.

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4) Boas práticas para captação de alunos: alinhamento sobre as estratégias de venda

É certo que personalizar o atendimento é fundamental para obter sucesso nas vendas. Isso porque é essencial fazer com que o seu lead se sinta único. Contudo, criar ações que sejam capazes de nortear a abordagem realizada pela equipe de relacionamento é imprescindível. Somente dessa forma, será possível criar um padrão de atendimento, que seja capaz de manter um alto nível de experiência.

Nesse sentido, criar scripts para venda pode ser a chave para obter um desempenho mais satisfatório. O principal objetivo desse modelo estratégico é facilitar alguma etapa específica do processo de vendas em si. Para isso, ele propõe um certo nível de padronização da comunicação dos seus consultores de vendas com os seus potenciais e atuais alunos.

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5) Boas práticas para captação de alunos: contar com um CRM para educação

A última mas não menos importante dica para o sucesso da sua captação de alunos é o CRM

Com a elevada competitividade de mercado e a necessidade de se manterem cada vez mais atualizadas, a centralização de informações e a otimização do tempo das equipes são variáveis fundamentais para o sucesso da IE e, dentro desse cenário, uma boa plataforma de CRM pode viabilizar tudo isso e, assim, impactar positivamente os resultados.

Utilizar uma ferramenta de gestão de relacionamento específica para educação pode ser altamente benéfico tanto para a captação quanto para a Gestão da Permanência de alunos

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Imagem explicativa

Uma plataforma de CRM é capaz de centralizar informações, gerir atividades de contatos, personalizar o atendimento de cada lead, fornecer o histórico de interação de cada potencial aluno, entre tantas outras funcionalidades que são vitais para o sucesso da sua campanha.

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Espero que esse material tenha sido útil! Para tornar a sua experiência ainda mais completa, eu tenho uma sugestão de conteúdo para você! Estou falando do e-book Método Rubeus para captação e permanência de alunos

Sabemos que mapear ações para captação requer tempo e esforço. Por isso, resolvemos reunir, em um combo de conteúdo, as nossas melhores dicas e conteúdos para você.

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Considerações finais

Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Agora queremos saber de você! Quando o assunto é boas práticas para captação de alunos, sua IE já pratica alguma das dicas acima? Conte-nos nos comentários! 😉

Até a próxima!

Plataforma Rubeus
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Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

📌 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Boas práticas para captação de alunos: pontos de atenção para evitar erros. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/boas-praticas-para-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2021, 11 março. Boas práticas para captação de alunos: pontos de atenção para evitar erros. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/boas-praticas-para-captacao-de-alunos/