Storytelling para captar alunos: a receita de sucesso para atrair mais leads

Descubra o quão benéfica pode ser a contação de boas histórias para a geração de leads da sua instituição de ensino. Neste conteúdo, vamos compartilhar com você, dicas de como criar ações poderosas de Storytelling para captar alunos. Prepare-se para envolver o lead e conectá-lo fortemente à sua IE. 💭

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Era uma vez um rapaz…

Ele se chamava Paulo e tinha 19 anos. Paulo era um bom menino, sempre foi muito estudioso e buscava tirar notas acima da média. Apesar do esforço, ele tinha dificuldade em memorizar os nomes dos planetas do Sistema Solar. Não importava o quanto tentasse memorizar as informações, depois de alguns minutos, Paulo as esquecia. 

Um dia, enquanto navegava pela internet, Paulo encontrou uma história sobre todos os planetas. Nessa história, o sol estava sentindo-se triste e sozinho e Mercúrio tornou-se seu primeiro amigo. ☀️

Depois de algum tempo, Mercúrio acabou se apaixonando por Vênus e a Terra ficou com ciúmes. 🌏

Marte, vendo toda a situação, resolveu conversar com a Terra e convidou mais alguns amigos para amenizar a situação: Júpiter e Saturno. 🪐

Júpiter, com seu grande diâmetro, chegou chamando toda a atenção e conseguiu alegrar o ambiente com seu abraço gigante! E, ainda convenceu Saturno a convidar mais amigos: Urano e Netuno.

Adivinha só? Após essa história Paulo aprendeu os nomes dos planetas do Sistema Solar. Sabe por que? Porque TODO MUNDO GOSTA DE UMA BOA HISTÓRIA! ✅

Além disso, o Storytelling é uma ótima forma de iniciar um conteúdo! E aí, essa historinha capturou a sua atenção? Me conta lá nos comentários! 😃

Introdução

De acordo com Steve Jobs: “A pessoa mais poderosa do mundo é o contador de histórias. O contador de histórias define a visão, os valores e a agenda de toda uma geração que está por vir.

As bilheterias milionárias dos filmes da Marvel, o imenso público da Netflix e as 120 milhões de cópias vendidas dos livros da saga Crepúsculo estão aí para provar que as pessoas adoram uma boa história.⠀⠀

Por isso, podemos dizer que o sucesso do marketing, atualmente, se deve em boa parte às histórias (bem contadas). Marcas de sucesso dominam a arte de contar histórias e utilizam isso como forma de atrair clientes.

🤔 Mas por que adoramos histórias? 

Em suma, quando o nosso cérebro é exposto a uma história, ele liga o modo “assimilação” e fixa o relato na memória. Assim, quando tratam-se de histórias que envolvem intensidade e emoção, por exemplo, o cérebro libera dopamina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, aprendizado, emoções e humor. 

Justamente por isso a utilização do Storytelling pode ser tão benéfica! 📖

Então, por que não utilizar essa estratégia de sucesso para atrair leads para a sua instituição de ensino? Neste conteúdo, vamos compartilhar com você e a sua equipe, dicas de como explorar o Storytelling para captar alunos. Nosso objetivo é te ajudar gerar mais leads! 💪

Boa leitura e ótimos insights!

Newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

O que é Storytelling?

Em suma, Storytelling, do Inglês “Story” (história) + “telling” (contar) é uma metodologia de contação de histórias na qual elementos primordiais como personagem, ambiente, conflito e a mensagem principal são construídos, estrategicamente, de forma a transmitir uma mensagem e, ao mesmo, persuadir o ouvinte a realizar determinada ação.

Quando aplicado às estratégias de captação de alunos, o Storytelling contribui para o engajamento, além de conquistar a confiança e criar relacionamento com potenciais e atuais alunos.

Motivos para utilizar o Storytelling nas estratégias de Marketing Digital

As técnicas de narrativa tornaram-se um fenômeno de marketing absoluto porque são muito eficazes para criar conexões com o público e influenciar ações. Veja só algumas das principais vantagens que a utilização do Storytelling agrega para os seus resultados:

I. Construção de um relacionamento sólido com potenciais e atuais alunos

Em resumo, Storytelling é a ferramenta mais poderosa para criar relacionamento e vender. Isso porque ele contribui para humanizar a sua instituição. Assim, acaba agregando valor às suas histórias e criando um relacionamento íntimo com o seu potencial e atual aluno.

II. Posicionamento da marca e presença na mente dos leads

Ao utilizar o Storytelling é possível criar uma estratégia marcante, que ficará fixada na memória. No caso da educação infantil, por exemplo, a história atua diretamente sobre a percepção dos pais e/ou responsáveis. Isso porque, ao contar uma história, será factível para eles visualizarem os seus filhos como protagonistas principais. 

Assim, é possível conectá-los com a sua instituição de ensino através da identificação e afinidade com o que está sendo abordado em sua história. Aumentando, assim, as chances deles agregarem valor e realizarem a determinada ação proposta (a efetivação do agendamento de visita, por exemplo).

III. Aumento da captação e permanência de alunos

Ademais, outro fator positivo quando o assunto é utilização desta metodologia, é um melhor resultado na captação de novos alunos

Assim, quando a sua instituição de ensino trabalha uma abordagem e experiência marcante, a tendência é o aumento do marketing boca a boca promovido por quem foi impactado

No que tange os alunos que já fazem parte do seu quadro de discentes, percebe-se que, ao ouvirem histórias emocionantes como uma forma de aprender, eles tendem a se sentirem mais engajados e empolgados com os estudos.

Instagram Rubeus

Storytelling para captar alunos: passos importantes para criar uma narrativa persuasiva

A seguir, veremos alguns passos que são primordiais para que a sua história seja cativante, a começar pelo planejamento.

I. Detalhe pontos direcionadores 

Ao utilizar o Storytelling para contar trajetórias de alunos e ex-alunos, por exemplo, seus leads podem se identificar, gerando, assim, o sentimento de pertencimento e empatia.

Mas, para isso, é preciso partir de um planejamento eficaz, que englobe pontos importantes que irão direcionar toda a narrativa. Para começar, é crucial ponderar sobre algumas questões, como: 

  • Quem será o “ouvinte”?
  • O que será narrado?
  • Qual o objetivo da história?
  • Quais canais serão utilizados(mídias sociais, e-mail marketing, blog post…)?
  • Qual a abordagem será trabalhada (mais formal ou informal)?

II. Garanta que a sua história tenha todos os elementos indispensáveis para envolver o leitor

Qual o segredo para construir um Storytelling envolvente? Os elementos indispensáveis capazes de tornar tudo mais interessante! 

Sendo assim, ao longo da construção da sua história, não perca de vista as perspectivas abaixo: 

Storytelling para captar alunos: a receita de sucesso para atrair mais leads - Rubeus

Além disso, atente-se aos elementos indispensáveis que devem compor a sua narrativa:

Personagem principal

Em síntese, o protagonista é aquele personagem com o qual as pessoas irão se identificar. Ele é o diferencial da história. 

✅ VALE A PENA DESTACAR!

A importância das personas para criar o personagem principal da sua história

A maioria dos ouvintes de uma história buscam semelhanças com algum personagem. Isso é natural. Sendo assim, ao definir o seu personagem principal, a dica é estruturá-lo parecido com os leads da sua instituição de ensino. Para isso, a dica é optar pela definição das suas personas.

Buyer persona ou apenas persona é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal com base nas características reais e comuns dentre os seus alunos. Para criar uma narrativa realmente envolvente, é necessário saber qual conteúdo é relevante e, assim, oferecer isso a ela. 

🤔 Tá legal, mas como identificar o perfil dos potenciais alunos? Te contamos tudo neste conteúdo: 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas. Vale a pena conferir!

Antagonista

Você já parou para pensar na importância do vilão para as narrativas? Aliás, em alguns casos, ele é tão brilhante que acaba ofuscando o personagem principal e se perpetuando mesmo após o término da história (Nazaré Tedesco está aí para não nos deixar mentir! 😂). Por isso, o antagonista precisa marcar presença na sua narrativa. 

Dica: ele não precisa ser necessariamente uma pessoa, pode ser uma situação adversa ou complicação. Por exemplo, a indecisão sobre qual curso escolher ou a dificuldade financeira para adquirir o curso.

Motivação

A motivação compreende um desejo ou objetivo do personagem principal, uma vez que é ele quem move a história no sentido de sua resolução. Em resumo, ela pode ser a vontade de realizar um curso de graduação ou o interesse em sua instituição de ensino, por exemplo.

Storytelling para captar alunos: dicas para envolver o seu lead com uma boa história!

Aqui estão algumas sugestões de como aprimorar a sua história:

I. Invista em emoção!

Sempre que possível adicione um gancho emocional à sua história. Em resumo, isso com certeza chamará a atenção do seu lead. Mas, cuidado: nada de exageros.

II. Adicione uma trilha sonora à sua história

Ao adicionar música, a tendência é que o cérebro a associe à narrativa, deixando a experiência ainda mais completa.

III. Adicione vozes reais

Quando produzir áudios ou vídeos, incorpore vozes de pessoas reais aos personagens, isso agrega mais consistência ao enredo.

IV. Leve o seu ouvinte a agir

Em suma, o objetivo do seu Storytelling é levar o lead a ter os primeiros contatos com a sua instituição de ensino, por isso, é primordial direcioná-lo, ou seja, mostrá-lo o próximo passo. Para isso, use Calls to Action de acordo com a etapa do Funil de Captação de Alunos explorada pela sua história.

V. Dê um clímax à sua história

Em síntese, a dica é inserir um ponto alto à sua história. Ou seja, um ponto que leve o personagem principal a uma ideia ou uma atitude inesperada

Exemplos de temas a serem explorados

Um dos diversos benefícios propiciados pela utilização do Storytelling é a sua ampla quantidade de temas que podem ser trabalhados

A seguir, elenco alguns deles, veja só:

  • História da sua instituição;
  • Valores e objetivos;
  • Incentivo à matrícula;
  • Diferenciais competitivos;
  • Conquistas e reconhecimentos;
  • Histórias de sucesso dos seus atuais e ex-alunos.

O Storytelling dentro da sala de aula

Como vimos, o Storytelling consiste na contação de narrativas persuasivas que, se bem aplicadas, podem gerar bons resultados dentro e fora da sala de aula. Isso significa que o Storytelling também é uma poderosa ferramenta para captar a atenção e o envolvimento dos alunos dentro da sala de aula, proporcionando, assim, uma absorção ativa do conteúdo. 

🔗 Em um de nossos conteúdos, detalhamos pontos importantes sobre como trabalhar a metodologia do Storytelling dentro da sala de aula e tornar as aulas ainda mais envolventes e participativas. Que tal conferir?

Metodologia Storytelling: como trabalhá-la em sala de aula e envolver os alunos - Rubeus

Bônus: Storytelling para captar alunos e o Marketing de Conteúdo

Em suma, para realmente encantar o público, a história precisa envolver elementos importantes capazes de criar uma narrativa envolvente. Para isso, é imprescindível aliar o Storytelling ao Marketing de Conteúdo

Em resumo, o Marketing de Conteúdo Educacional é uma estratégia de produção de materiais que ajudam os potenciais alunos na tomada de decisão. Assim, ele é capaz de conduzir o lead até o primeiro contato com a instituição de ensino e, por esse motivo, é indispensável para as estratégias de conversão.

Assim, um dos principais segredos do sucesso do conteúdo produzido por sua instituição de ensino é justamente acrescentar histórias envolventes, trabalhando o Storytelling

Aliás, vou deixar aqui uma dica de material detalhado sobre o Marketing de Conteúdos voltado para a conversão de leads. Ele irá te ajudar a entender melhor como produzir conteúdos incríveis utilizando, dentre outros recursos, o Storytelling. Não deixe de conferir!

Marketing de Conteúdo Educacional: manual para produção de conteúdo para conversão de alunos - Rubeus
Blog post Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre Storytelling para captar alunos! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus
Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

📚 Continue em nosso blog! Aqui estão alguns conteúdos que também podem te interessar: 

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. Storytelling para captar alunos: a receita de sucesso para atrair mais leads. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/equipe-de-marketing-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 6 de maio. Storytelling para captar alunos: a receita de sucesso para atrair mais leads. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/equipe-de-marketing-para-instituicoes-de-ensino/