“Falha de comunicação: o problema mais antigo de toda organização”. Quem nunca ouviu alguém falando algo parecido com isso? No cenário educacional não é diferente. A falta ou a defasagem de comunicação pode implicar em impactos significativos na captação de alunos. Assim, para resolver ou, pelo menos, minimizar as consequências desse problema histórico, investir no desenvolvimento de uma régua de relacionamento educacional é o ponto de partida.
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Introdução
Em um contexto sem precedentes como o que estamos vivendo atualmente, quem sai na frente é quem sabe se comunicar.
Comunicação, em sua tradução literal, pode ser conceituada como o processo de troca de informações entre uma ou mais pessoas, por meio de padrões pré-estabelecidos, tais como: a linguagem falada, escrita ou a de sinais. Este processo remonta às nossas origens e, cada dia mais, vem sofrendo alterações e melhorias.
A forma como a instituição se comunica diz muito sobre ela. Aliás, é justamente através do processo de comunicação que se estabelece os primeiros vínculos de relacionamento com os potenciais alunos.
Mas, como assim? Te dou um exemplo!
Imagine que a Joana está terminando o ensino médio e inicia à procura de uma faculdade para cursar Jornalismo. Após realizar uma simples busca no Google, ela visualiza um anúncio da sua instituição que chama a sua atenção. Ao acessar o site, navegar e entrar então na página específica do curso do seu interesse, ela conseguiu encontrar todas as informações que precisava, de forma clara e acessível.
No exemplo acima, você percebe que a comunicação da sua instituição de ensino está completamente alinhada ao estilo da persona, no caso, exemplificada pela experiência da Joana.
⚠️ LEMBRE-SE!
Investindo em ações voltadas para a criação e manutenção de um relacionamento com aluno de alto nível, sua faculdade ou escola estará trabalhando de forma a consolidar um diferencial competitivo através da conquista da confiança, direcionando o potencial aluno à conversão.
Saiba mais sobre o assunto, clicando na imagem abaixo.
Por isso, neste conteúdo iremos compartilhar com você dicas para melhorar a comunicação com potenciais alunos e elaborar um fluxo efetivo para estabelecer um relacionamento de excelência.
Boa leitura e ótimos insights! 🌟
👣 O próximo grande passo
Como sabemos, o website é um dos primeiros pontos de contato que um lead tem com você. Por isso, ele precisa estar otimizado para 3 objetivos: atrair, conduzir e converter.
Tem dúvidas de como montar uma estratégia eficiente para o website ou página do seu curso? Temos dicas de ouro AQUI, salve para ler depois!
Então, o primeiro passo de uma estratégia para a construção de uma relação saudável com seus alunos é começar pensando na experiência. Isto é, na experiência que você oferece aos seus leads e, posteriormente, na experiência dos seus alunos (já matriculados).
Para facilitar, vou pontuar uma sequência importante deste fluxo:
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Mapear todos os pontos de contato da sua IE
Ex.: website, redes sociais, blog e newsletter.
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Traçar uma estratégia de comunicação visando a conversão
Ex: Após otimizar todo o site do vestibular, chegou a hora de desenhar o fluxo de comunicação. Esse, por sua vez, vai desde a desistência do preenchimento da ficha de inscrição até a mensagem de boas vindas à sua instituição.
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Desenvolver ações inteligentes
Em resumo, elas devem estimular e incentivar os alunos a ficarem com a instituição até o final do curso e até mesmo escolherem você para um curso posterior.
Ex.: Desconto na segunda graduação, etc.
🔍 O nosso foco: régua de relacionamento educacional para conversão
Você já deve ter notado, mas não custa destacar: o nosso foco aqui vai ser no segundo ponto tratado anteriormente “Traçar uma estratégia de comunicação visando a conversão.”
Antes de nos aprofundarmos nos conceitos e partimos para dicas e aplicações práticas é essencial quebrarmos alguns paradigmas, como:
- “Oferecer um relacionamento de qualidade é quase impossível”;
- “É muito difícil automatizar, na íntegra, a comunicação com os estudantes”;
- “Desenhar e colocar em prática um fluxo de comunicação estratégico é um processo de “7 cabeças” da série “coisa de outro mundo”.
Já eliminou todos os pensamentos negativos aí? Então agora podemos prosseguir! 😃
✍️ A régua de relacionamento educacional
Em suma, uma régua de relacionamento educacional pode ser entendida como a definição de um plano de comunicação recheado de ações que possuem um objetivo específico para determinado segmento de leads ou estudantes.
Esta régua pode ser entendida como uma das maiores estratégias de captação de alunos para faculdades e escolas. Isso acontece porque ela trabalha todos os pontos de interação, definindo detalhes estratégicos para atingir a excelência em cada uma das relações estabelecidas.
Outra questão que merece sua atenção é a sua extensa aplicabilidade. Isso porque as instituições de ensino podem utilizá-la tanto no seu processo de captação como no de permanência.
🤔 Como isso funcionaria?
No fluxo de captação, uma régua de relacionamento pode adotar diversas abordagens, desde fluxo de nutrição até de inscrição.
Em nosso blog post Fluxos de nutrição para IEs: como conduzir o seu lead pelo Funil de Captação de Alunos tratamos especificamente sobre as estratégias de nutrição. Portanto, hoje quero focar em uma régua de relacionamento educacional para engajamento do processo de inscrição.
✅ O passo a passo completo para montar a sua régua de relacionamento educacional na prática
Antes de tudo, você define o fluxo que irá trabalhar e depois vai montando as mensagens necessárias para cada momento específico da jornada de compra. Nessa brincadeira, você tem muitas possibilidades, veja um exemplo:
Vamos imaginar que sua instituição precisa atualizar ou montar do zero a régua de relacionamento educacional para o processo de engajamento de inscrição, que tem como objetivo conduzir os leads desde à inscrição até à matrícula.
Nesse momento, você pode dividi-la em etapas como:
- Concluiu a 1ª e a 2ª etapa da inscrição (caso sua ficha seja dividida);
- Concluiu a inscrição;
- Confirmado;
- Data de prova ou compromisso;
- Não compareceu a atividade (ausente);
- Convocado;
- Pré-matriculado;
- Matriculado.
As etapas anteriores estão definidas e padronizadas à realidade da sua instituição e dos seus processos? Então é hora de colocar a mão na massa e:
- Definir a periodicidade de tempo que as mensagens serão enviadas (imediatamente, 2 dias após, 5 dias etc);
- Determinar quais serão os tipos de comunicação (e-mail, SMS ou WhatsApp);
- Estabelecer todos os demais detalhes importantes (como tema, CTA e assunto).
🤔 Está achando um assunto muito abstrato? Vou ajudar te apresentando, de forma exclusiva, uma parte da planilha de régua de relacionamento educacional que usamos com os nossos clientes durante a implantação de um projeto. Dá uma espiada no que eles têm acesso!
E aí, deu para se inspirar? 🥰
🎯 Automatizando, na prática, a sua régua de relacionamento educacional
Como já mencionado, colocar para funcionar uma régua de relacionamento não é impossível e muito menos um bicho de sete cabeças.
Em resumo, para começar, além de uma planilha com todos os pontos que tratamos aqui, sua instituição precisa contar com um software de automação de marketing. É através dele, que você irá “programar” todas as automações que previu em sua planilha.
Lá, você conseguirá construir seus modelos de e-mails, SMS e WhatsApp. Posteriormente, será possível configurar, através de um fluxo de automação, todos os tempos de envios e demais detalhes necessários.
Com a Plataforma Rubeus, você consegue fazer tudo isso e MUITO MAIS.
Sem contar, é claro, da equipe especializada que irá acompanhar você e sua equipe durante toda a implantação do projeto e adaptação dos processos contratados com a gente.
Mas não é só isso! Com o Rubeus você prioriza as oportunidades que serão enviadas automaticamente para o Funil de Captação de Alunos da sua equipe. Aliás, toda essa comunicação é 100% automatizada pela plataforma e registrada na linha do tempo dos interessados.
💬 A opinião de quem já usa Plataforma Rubeus no dia a dia
Nós trabalhamos todos os dias para receber esse tipo de depoimento. Faça como o Maurício e dê o primeiro passo rumo a uma parceria de muito sucesso: conheça mais sobre a Plataforma Rubeus. Agende sua demonstração gratuita, clicando AQUI ou na imagem abaixo.
Agora que você conhece o que é uma régua de relacionamento educacional e como ela pode automatizar ações essenciais para o sucesso da estratégia de captação de alunos, conte-nos sua experiência! Aí na sua instituição de ensino, como vocês desenvolvem esse fluxo de comunicação com seus leads e estudantes?
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/regua-de-relacionamento-educacional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 26 maio). Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/regua-de-relacionamento-educacional/