Você já deve saber o quão imprescindível é a utilização das redes sociais para aproximar os leads e despertar neles o desejo de fazer parte da sua instituição de ensino. Mas você sabe o que não pode faltar na sua estratégia de mídia digital para IEs? Mapeamos 4 práticas importantíssimas para o sucesso da sua presença nas redes sociais, confira cada uma delas agora! 💡✅
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Conquistar potenciais alunos pode ser um grande desafio para as instituições de ensino. Assim, para obter sucesso nesse processo, atuar estrategicamente no ambiente digital é cada vez mais essencial. Isso acontece porque a presença digital não é mais considerada um diferencial para as IEs, e sim um pré-requisito básico para a interação e captação de alunos.⠀
Por isso, estabelecer uma estratégia de mídia digital para IEs, procurando entender as particularidades de cada canal, a experiência oferecida por cada um e as suas ferramentas, é fundamental para explorá-la ao máximo.
Pensando na importância de criar uma estratégia de mídia digital para IEs realmente direcionada e completa, vamos compartilhar com você definições, dicas e materiais complementares. Chegou a hora de turbinar as redes sociais da sua instituição de ensino! 📣🔥
Por que investir em mídias sociais?
É impossível ignorar uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, como é o caso do Instagram. 😯
Atualmente, as mídias sociais são uma realidade na vida da maioria das pessoas. Isso significa que elas interferem na percepção da marca, influenciam na decisão de compra e, até mesmo, na forma como a pessoa opina sobre determinado assunto.
Frente a isso, nem precisamos mencionar o quão fundamental é criar uma estratégia de mídia digital para IEs e, portanto, acompanhar em tempo real os hábitos dos leads.
💡 Como toda boa estratégia de Marketing Digital, a introdução e a manutenção da sua instituição no universo das mídias sociais deve ser sempre pautada em objetivos. Ao pesquisar sobre a sua instituição no Instagram, por exemplo, o potencial aluno procurará uma vitrine não apenas dos cursos ofertados, mas também tudo o que a sua instituição propõe.
Por isso, busque evidenciar tudo o que você tem de melhor. Uma dica para isso é investir em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formato de vídeos. Além disso, tente ao máximo humanizar o contato e estabelecer um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível.
Lembre-se: um dos principais objetivos do uso das redes é a nutrição dos potenciais alunos de forma sustentável. Mas como fazer isso? Através da divulgação de conteúdos relevantes que fomentem o desejo e amadureçam as decisões de compra. Além disso, é fundamental que esses conteúdos sejam capazes de prepará-los, conduzi-los e avançá-los na Jornada de Compra Educacional até a matrícula na instituição de ensino.
O que não pode faltar na sua estratégia de mídia digital para IEs
Ao encontrar uma marca que você gosta em uma rede social, qual é a sua primeira reação? Seguir? Curtir suas publicações? Ou, até mesmo, compartilhar com seus amigos?
É dessa forma que você deseja que o seu potencial aluno se sinta ao visitar o seu perfil, não é mesmo? Para conseguir fazer isso, conheça alguns dos elementos que não devem faltar ao planejar sua estratégia nas mídias sociais.
🕐 Estratégia de mídia digital para IEs: Frequência
A frequência das postagens é muito importante, pois ela irá transmitir ao lead a consistência da sua instituição de ensino. Dessa forma, a dica aqui é criar um calendário de publicação no qual o intervalo temporal entre os posts seja reduzido.
Estruture um plano de ação no qual contenha o estilo de linguagem, legendas e hashtags a serem usadas. Posteriormente, opte por utilizar um cronograma para suas postagens, planejando cada uma com antecedência.⠀
Precisando de um template como esse? Então aproveite essa chance! Faça o download do nosso cronograma e veja na prática como produzir mais em menos tempo sem perder a qualidade e a pessoalidade!
📷 Estratégias de mídia digital para IEs: Uso correto de imagens
As redes sociais estão cada vez mais visuais, por isso é necessário observar as dimensões corretas e qualidade das imagens a serem postadas. Fotos tremidas e embaçadas transmitem o sentimento de desorganização. Além disso, atente-se ao tamanho correto para cada rede social. A dimensão das imagens de Feed para o Instagram não é a mesma das imagens do LinkedIn, por exemplo.
❤️ Estratégia de mídia digital para IEs: Interação com o público
Busque sempre responder aos comentários. Além disso, sempre que possível, siga de volta e curta as publicações de alunos, aproveite também para comentar, quando for relevante. Isso faz com que os alunos se sintam notados e aumenta a percepção de proximidade entre eles e a instituição.
📊 Estratégia de mídia digital para IEs: Acompanhamento de métricas
Que o monitoramento é primordial para o sucesso das estratégias de Marketing, isso todo mundo sabe. Contudo, percebemos que quando o assunto são as mídias sociais, as pessoas não pensam da mesma forma. A grande maioria não acompanha as métricas e os resultados de cada ação, entretanto isso é um erro.
Por isso, a dica aqui é: utilize as próprias métricas disponibilizadas pelas redes sociais e, a partir delas, ajuste o que precisa ser melhorado.
4 dicas fundamentais para o sucesso da sua estratégia de mídia digital para IEs
1) Comece pelo planejamento
O pontapé inicial para todas as instituições de ensino que desejam uma atuação efetiva nas redes sociais é o planejamento. Por isso, investir na construção de um Plano Estratégico de Marketing Digital, que norteie todas as ações das instituições nessas plataformas, é essencial.
A dica aqui é apostar em dividir o seu planejamento em motes específicos de campanhas de captação de alunos nas redes sociais. Dessa forma, a partir da definição de cada tema, direcionar a comunicação para cada canal social será mais simples de ser realizado. Com o intuito de facilitar ainda mais a atuação nas redes sociais, propomos que os motes sejam subdivididos em estratégias e ações inteligentes.
É necessário destacar que tão importante quanto criar o planejamento é criar um processo de monitoramento das ações praticadas.
Na hora de planejar, é fundamental se atentar aos estágios de amadurecimento do seu potencial aluno, veja:
Ao trabalhar com a ideia de funil é possível oferecer diferentes tipos de conteúdos, que vão ter sua variação determinada com o momento vivenciado por cada seguidor.
2) Mapeie a sua persona
Você sabe o que a sua persona gosta de ver quando está nas redes sociais? Os conteúdos devem ser relevantes para quem você deseja atingir.
Separamos o que você precisa saber para produzir bons conteúdos para cada nível de ensino. Abaixo, você encontra algumas dicas:
🎒 Ensino Fundamental
Aqui, é importante direcionar toda a comunicação para os pais, haja vista que são eles que avaliam o valor agregado do ensino e o diferencial que pode ser oferecido aos seus filhos por sua escola.
📚 Ensino Médio
Apesar de continuarem sendo dependentes financeiros, os adolescentes expressam suas opiniões e vontades. Por isso, alcance tanto os pais quanto os seus próprios potenciais alunos.
📝 Curso técnico
Com o intuito de atingir um conjunto variado de pessoas, é importante entender a necessidade de cada um para oferecer algo atrativo e relevante em relação ao momento no qual se encontra.
🎓 Graduação
É necessário evidenciar para este público todos os diferenciais da instituição, pois abrange pessoas com interesses e prioridades diferentes.
🚀 Pós-graduação
Pessoas que almejam pela pós-graduação procuram condições acessíveis de pagamento, horários flexíveis e um curso que atenda as suas necessidades de mercado.
3) Gere engajamento⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O engajamento refere-se à reação dos seguidores aos seus conteúdos. 😃😯❤️😢
É certo que a confiança na sua instituição influencia quem segue você e os incentiva a participarem e promoverem discussões relevantes.
Porém, para que isso ocorra de forma orgânica deve haver dedicação e investimento para atrair o seu público. Algumas dicas para aumentar o engajamento são:⠀
- Uso de hashtags;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Conteúdo que converte;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Atenção à melhor hora;⠀
- Interação;⠀
- Utilização dos stories.
4) Não perca o timing
Para que o seu perfil consiga potencializar os seus resultados, é importante que haja um planejamento estratégico da frequência das suas postagens.⠀
Assim, nesse momento, é fundamental encontrar um equilíbrio entre a quantidade de postagens, o horário ideal e a qualidade do conteúdo. Atentar-se a esses fatores permite que a sua instituição agregue valor ao potencial aluno e gere uma boa experiência a ele.
Aqui vai mais uma dica de ferramenta que você pode utilizar para gerenciar as suas postagens: o Notion, conhece?
Nele, você pode facilmente montar um calendário específico para as suas postagens e compartilhar com toda a sua equipe de Marketing. Veja só:
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que vocês cresçam juntos.
😃 Quais dicas você vai colocar em prática? Compartilhe conosco nos comentários.
Bons resultados! 🚀
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Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Veja a forma correta de referenciá-lo:
– Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Estratégia de mídia digital para IEs: descubra o que não pode faltar na sua. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/estrategia-de-midia-digital-para-ies/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2021, 5 fevereiro. Estratégia de mídia digital para IEs: descubra o que não pode faltar na sua. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/estrategia-de-midia-digital-para-ies/