10 dicas de como utilizar a Black Friday para captar alunos e fazer a sua campanha ter resultados extraordinários

Preparar uma campanha com antecedência vai ajudar a sua instituição a utilizar o período da Black Friday para vender mais. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Confira agora 10 estratégias de como utilizar a Black Friday para captar alunos. 🛍️🛒

Leitura: 6 minutos

⚫ Introdução

A Black Friday é um evento de vendas que ocorre no fim do ano, geralmente na última sexta-feira de novembro, no qual as empresas criam ofertas promocionais “mais agressivas” para atrair clientes. 

Trocando em miúdos, a Black Friday é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e garantir descontos substanciais nas compras.

🏴 De acordo com o Relatório Black Friday 2022, as vendas dos dias 25 e 26 de novembro de 2021 gerou um faturamento de R$ 5,41 bilhões, representando um aumento de cerca de 5,8% se comparado ao ano anterior.

Então, por que não aproveitar esse período para ATRAIR MAIS ALUNOS e GARANTIR MAIS MATRÍCULAS para o próximo semestre? Continue lendo este conteúdo e confira as nossas dicas de como utilizar a Black Friday para captar alunos! 🏆

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🛒 10 ideias de marketing para usar a Black Friday para captar alunos e aumentar a sua receita

1. Trabalhe a sua campanha com um bom prazo de antecedência

⬛ Nossa primeira dica é o pontapé inicial para qualquer ação: planejamento. É muito importante criar previsões que servirão como referência para os envolvidos. 

🛍️ Trabalhar a campanha com antecedência aquece os seus leads e proporciona tempo para que eles fomentem a decisão de compra. Isso significa que você deve começar a explorar a abordagem da Black Friday o quanto antes. Não deixe para começar a divulgar a sua campanha só alguns dias antes, o ideal é começar a trabalhá-la antes do início de novembro.

🛒 Crie um plano de ações. Nele, mapeie questões como estrutura, recursos, objetivos, orçamento e divulgação da campanha. 

Quanto à divulgação, aposte em canais de aquisição como publicações  no blog, redes sociais, site, anúncios pagos e ações off-line. Vou deixar aqui dois dos nossos conteúdos que podem te ajudar nesse desafio:

📆 Calendário de conteúdos para blog educacional:

📆 Cronograma de publicações para redes sociais:

2. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Otimize o desempenho do seu site

⬛ O seu site é um grande influenciador  no processo de decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua IE “se mostra” e, ao mesmo, é “encontrada” pelos leads. 

🛍️ Fatores como tempo de carregamento, intuitividade, facilidade de navegação e botões estratégicos são fundamentais para a conversão do lead. Além disso, as informações devem ser de fácil acesso e você deve disponibilizar a opção de comunicação em tempo real com a sua instituição.

🛒 Lembre-se: o lead vai entrar no seu site para saber mais informações sobre a sua instituição de ensino. Por isso, ele deve estar otimizado e sempre atualizado. 

⚡ Está em dúvida se o website da sua instituição tem perdido leads? Então leia nosso conteúdo: Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito“!

3. Construa pop-ups estratégicos

Certamente você já se deparou com um pop- ups. E, ao contrário do que muita gente pensa, eles não são apenas para coletar e-mails. Na verdade, eles também são poderosos para engajar a compra.

Um pop-up é uma espécie de janela que se abre no navegador ao visitar uma página web. Uma das opções de formato são os pop-ups de fuga. Em síntese, eles são programados para aparecer quando o visitante realiza alguma ação, como por exemplo: quando ele sinaliza que irá fechar ou deixar a página do site

Tem ainda aqueles pop-ups programados para aparecer logo que o visitante acessa uma página específica. Ou os que são programados para aparecer após determinado período de tempo que a página esteja aberta ou a partir da porcentagem de rolagem na página pelo usuário!

De forma simples, ao disponibilizar um pop-up no seu site, você estará “insistindo” para que o lead deixe seu contato ou ainda “dando mais um chance” dele pensar melhor e se identificar. 

Veja só um exemplo de pop-up que nós usamos aqui na Rubeus:

Como utilizar a Black Friday para captar alunos - Rubeus

🛍️ Com a estratégia de pop-ups, você pode direcionar os visitantes para as melhores ofertas da Black Friday, compartilhar informações sobre processos seletivos ou até mesmo fornecer informações estratégicas sobre a sua IE.

🛒 Lembre-se: quantidade nem sempre quer dizer qualidade! Muito cuidado na hora de estruturar os pop-ups. Analise atentamente quais as melhores páginas e a frequência mais indicada para que eles apareçam ao usuário.

💨 Pop-ups no Rubeus

Dentro da Plataforma Rubeus, você consegue criar todos os tipos de pop-ups que citamos anteriormente. Ao utilizá-los em suas páginas, sua estratégia de captação ganha mais um novo e poderoso canal. Quer entender como usá-los em suas ações personalizadas de Black Friday? 

👨‍💼 Converse com um de nossos consultores. É gratuito e totalmente sem compromisso. Agende essa conversa agora: https://bit.ly/3TgFzOE.

4. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Crie uma landing page com detalhes das ofertas/condições

⬛ As landing pages são páginas que possuem um objetivo bem definido: levar a pessoa que está acessando o seu site a executar uma ação específica. No caso das instituições de ensino, as LPs assumem o papel de levar o estudante a efetivar sua inscrição ou matrícula no curso escolhido. 

🛍️ Por isso, crie uma landing page focada na Black Friday. Otimize e personalize a sua página. Aproveite para expor todas as suas ofertas e disponibilizar um chatbot para que o lead entre em contato em tempo real com a sua instituição de ensino.

🛒 Além disso, acrescente alguns depoimentos de atuais e ex-alunos para dar credibilidade à sua IE, trabalhando o gatilho mental de aprovação social.

Para potencializar esse marketing, elabore vídeos e depoimentos de alunos em diferentes cursos ou egressos comentando o seu desempenho profissional, por exemplo (isso gera muito valor para o lead que está interessado em sua IE).

💫 Em nosso conteúdo “O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis para a conversão”, você pode pegar dicas incríveis! Não deixe de conferir! 

5. Crie uma lista de e-mail segmentada

⬛ O envio de e-mails é uma ótima estratégia de marketing que pode e deve ser utilizada no período da Black Friday. O e-mail sazonal explora datas comemorativas e especiais e envolve a comunicação com alunos em potencial a fim de informá-los sobre as ofertas disponibilizadas. 

🛍️ Use o conceito de Black Friday associado ao período de inscrições em seu processo seletivo ou o agendamento de visitas em sua escola. O objetivo é fazer com que o seu lead se sinta engajado em aproveitar a oportunidade. 

🛒 Aqui está um exemplo de e-mail:

Oi, @NomeDaPessoa! Tudo bem?

É novembro e chegou a hora de aproveitar a Black Friday para garantir a sua vaga conosco! 🎁🎁
Olha só essa mega oportunidade que preparamos para você: fazendo a sua matrícula em um de nossos cursos até o dia XX/XX/XX, você obterá um desconto de 100% na taxa de matrícula! 

Isso mesmo: taxa de matrícula grátis!

Gostou? Então corre que essa oportunidade tem prazo de validade!

[QUERO APROVEITAR!] 

Abraços, 

[Assinatura]

6. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Fortaleça a marca por meio das mídias sociais

⬛ As redes sociais são uma boa oportunidade da sua faculdade/escola dar visibilidade à campanha de Black Friday. Utilize-as para postar conteúdos e criar relacionamento com os seguidores.

🛍️ Uma dica de ferramenta que recomendamos que também pode te ajudar no planejamento de publicações é o Notion. Nele, você pode facilmente montar um calendário específico para as suas postagens e compartilhar com toda a sua equipe de Marketing. Veja só:

Como utilizar a Black Friday para captar alunos - Rubeus

🛒 Além disso, aposte em ações inteligentes como: 

  • Utilize hashtags da Black Friday; 
  • Aposte em anúncios do Facebook e Instagram;
  • Crie uma estratégia de antecipação: conte novidades;
  • Crie enquetes e caixas de pergunta
  • Realize lives;
  • Segmente os grupos de melhores amigos;
  • Trabalhe com micro-influenciadores;
  • Aposte em estratégia de motes de conteúdos:
    • Conteúdos para ajuda;
    • Conteúdos para surpreender;
    • Conteúdos para alunos já matriculados (incentivando vendas adicionais).

🔴🔴 Lembre-se de disponibilizar, nas redes sociais, o link para a sua landing page.

7. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Crie o senso de urgência 

“Sem um senso de urgência o desejo perde o seu valor.” – Jim Rhon

⬛ Outra boa prática que maximiza as chances de venda é a criação de um senso de urgência. Essa ação estabelece um prazo temporal limite para o  lead adquirir um serviço da sua IE. Com isso, os interessados são influenciados a fecharem negócio com sua IE o mais rápido possível.

🛍️ O gatilho mental da urgência é normalmente utilizado para descontos e promoções válidas por um determinado período de tempo, o que contribui para que seja um dos mais fáceis de ser utilizado.

🛒 Ao usar expressões que despertam a sensação de urgência como “Obtenha esse desconto aproveitando a Black Friday” ou “Hoje é o último dia para se inscrever”, sua IE estará estimulando o lead à tomada de decisão. Isso porque trabalhará o sentimento de que, quanto antes ele decidir, mais chances de aproveitar uma condição ímpar ele terá.

Veja um exemplo prático:

Como utilizar a Black Friday para captar alunos - Rubeus

8. Como utilizar a Black Friday para captar alunos: Ofereça descontos financeiros

⬛ A Black Friday é conhecida pelos descontos financeiros e, por isso, os consumidores sempre esperam por um desconto atraente. 

🛍️ Sendo assim, analise a possibilidade de oferecer descontos estratégicos, tal qual um desconto na primeira mensalidade do curso ou a gratuidade na taxa de matrícula.

🛒 Já parou para pensar em quantas pessoas aguardam essas datas para efetivar as suas decisões de compra? Só as datas em si, muitas vezes, já servem de gatilho para o consumidor, o deixando mais “predisposto” a comprar.

9. Estruture um programa de indicações (amigo que é amigo, compartilha a experiência)

⬛ Que tal deixar o seu aluno feliz e, ao mesmo tempo, captar outros estudantes? Excelente, não é mesmo?!

🛒 Os atrativos por indicação podem ser ótimas políticas de descontos na educação. Isso mesmo, inscrever um novo aluno na IE pode assumir o formato de descontos no valor da inscrição ou na mensalidade daquele que indicou.

Saiba mais sobre como criar um programa de indicação referência em sua IE! Leia o blog post abaixo e inspire-se! 😉

Incentivo para indicação de estudantes - Rubeus

10. Renegocie dívidas

⬛ Utilize o momento da Black Friday como uma oportunidade para renegociar possíveis dívidas de alunos inadimplentes. 

🛍️ Entre em contato com esses alunos, ofereça descontos, condições, prazos e formas de pagamento. Ao fazer isso, você estará contribuindo também para sua Gestão da Permanência de alunos.

Materiais Rubeus

💥 Cuidado com a propaganda enganosa

A Black Friday é uma ótima oportunidade para vender mais, porém muito cuidado com a propaganda enganosa. A “Black Fraude” é, muitas vezes, apelativa e uma oportunidade para realização de vendas agressivas, o que acaba repelindo os leads.

Por isso, invista em uma campanha limpa e objetiva. Deixe claro todas as informações e condições de pagamento para que, futuramente, o seu aluno não se sinta enganado ou lesado. 

Lembre-se: um aluno insatisfeito pode ser sinônimo de vendas futuras  perdidas.

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Considerações finais

Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

😃 Quais estratégias você vai experimentar nesta Black Friday? Compartilhe conosco nos comentários.

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Para usar como referência acadêmica

Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira: 

😎 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. 10 dicas de como utilizar a Black Friday para captar alunos e fazer a sua campanha ter resultados extraordinários. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-utilizar-a-black-friday-para-captar-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

😎 Formato APA:

Rubeus. 2022, 19 de outubro. 10 dicas de como utilizar a Black Friday para captar alunos e fazer a sua campanha ter resultados extraordinários. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-utilizar-a-black-friday-para-captar-alunos/