Neste conteúdo, separamos dicas poderosas de como captar novos alunos para a sua instituição de ensino alcançar o sucesso de resultados no próximo semestre. Confira! 👊🎯📊
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Seja a sua instituição de ensino superior, colégio, escola de idiomas, cursos livres, pré-vestibular, preparatório de concursos, in company ou por assinatura, uma coisa é certa: é preciso trabalhar diferentes etapas, que vão desde a geração e atração de leads, conversão (nutrição e qualificação) até a Gestão da Permanência e fidelização do aluno.
Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Resolvemos compartilhar algumas estratégias poderosas focadas em como captar novos alunos. Este blog post pretende compartilhar as melhores opções para a sua instituição de ensino se tornar uma verdadeira máquina de matrículas de alunos.
Boa leitura, bons insights e resultados!
Como captar novos alunos e crescer seus resultados no próximo semestre
1. Adote uma ferramenta focada na gestão de relacionamento com o aluno
De cara já vamos dar essa dica porque ela, com certeza, vai te ajudar a colocar em prática todas as outras.
O relacionamento com potenciais e atuais clientes é a base para conquistar resultados de sucesso, seja captando novos leads ou investindo no aumento do ticket médio do aluno já matriculado. 🗣 No fim, tudo se resume a relacionamento (de qualidade)!
Justamente por isso, as funcionalidades de um CRM são tão poderosas. Uma vez que elas permitem uma visão completa de todas as áreas que geralmente possuem maior contato com o aluno: Marketing, Relacionamento e Secretaria Acadêmica.
Um CRM específico para educação é essencial para quem deseja expandir as vendas, automatizar os processos de relacionamento, melhorando toda a experiência proporcionada. Além disso, é possível direcionar a instituição a uma atuação constante, que seja capaz de captar alunos durante o ano todo. Afinal, o CRM centraliza informações de interações e amadurecimento da jornada de decisão de compra.
Também é importante destacar que um bom CRM permite que a instituição de ensino atue tanto nos processos de Captação quanto na Gestão da Permanência de alunos. Ou seja, é possível mapear, monitorar e ajustar todo o percurso: desde o lead até o diploma.
📢 Confira as principais vantagens obtidas com o uso estratégico de um bom CRM educacional.
-> Visite o conteúdo indicado abaixo para entender mais sobre os benefícios proporcionados pelo CRM para instituições de ensino:
2. Crie campanhas inteligentes para os interessados
Quando os potenciais alunos demonstram qualquer tipo de interesse em sua instituição de ensino – seja solicitando sua newsletter, baixando algum material, seguindo na rede social etc – esse é um dos momentos mais estratégicos para agir!⠀⠀
Uma boa prática é nutrir os interessados com diferenciais e vantagens da sua instituição de ensino de forma persuasiva e sutil (não agressiva). Você pode fazer isso através da disponibilização de conteúdos estratégicos no blog, envio de e-mails marketing e posts nas redes sociais, por exemplo.
Lembre-se, os interessados de topo de funil, em sua maioria, são mais receptíveis a conteúdos como: blogs, infográficos e vídeos.
Aliás, se você estiver procurando dicas do que produzir em cada etapa do seu funil, recomendo que leia este blog post “Conteúdos estratégicos para cada etapa do Funil de Captação“. Nele, você encontra dicas práticas de como elaborar e explorar estrategicamente conteúdos condutores.
3. Otimize o seu site e explore a demanda reprimida
O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua instituição “se mostra” e é “encontrada” pelos leads nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado.
Nem precisamos mencionar que um bom site já se tornou uma obrigação e é uma das estratégias de captação de alunos que mais gera resultados!
Em resumo: quem não investe em ações voltadas para a otimização e melhoria do site, tende a obter uma taxa de conversão muito pequena. Ou seja, os interessados podem até navegar pelo site, porém não realizam nenhuma ação para estabelecerem uma relação com a sua instituição de ensino. Em outras palavras, “entram e saem” sem serem identificados.
Para frear esse “entra e sai”, é importante que a sua instituição trace ações que atuem como “barreiras” para captar o lead. Mas como fazer isso? Através de ações como:
- Estruturar um bom discurso de condução;
- Separar o site do portal do aluno;
- Oferecer conteúdos de qualidade;
- Adicionar call to actions que atendam os diferentes níveis do Funil de Captação;
- Disponibilizar chats on-line, etc.
-> As ações acima parecem complicadas? A gente facilita pra você! Detalhamos o passo a passo de como realizá-las em nosso conteúdo abaixo, confira!
4. Crie anúncios virtuais
Outro recurso que tem valido os investimentos são os anúncios virtuais, que ganharam muito destaque entre os times de marketing.
Para que sua instituição de ensino tire o máximo proveito disso, é muito indicado usar plataformas de mídias pagas, como o Facebook Ads, Google Ads e Twitter Ads.
No entanto, não basta apenas pagar o anúncio sem traçar um bom plano de ação. Por exemplo, você não terá resultados satisfatórios se não segmentar corretamente quem são as pessoas que você deseja alcançar e direcionar seus anúncios para elas.
Portanto, pesquise informações sobre os seus clientes, faça um bom levantamento de dados e a partir daí defina o seu público-alvo. Feito isso, pense em especificar ainda mais as características dele, levando em consideração a sua persona.
Outra dica valiosa para essa estratégia é pesquisar as palavras-chave mais populares da sua área. Ou seja, as palavras que são mais buscadas pelas pessoas que se interessam pelo seu serviço.
Por meio dessas definições, direcionar a abordagem das suas campanhas de modo mais assertivo fica mais fácil. Essas são algumas formas de garantir a atração de mais clientes e conhecer melhor o que eles procuram quando entram em contato com você.
5. Aposte em tours virtuais
A pandemia mudou diversos processos e, na maioria das vezes, conhecer e se familiarizar com a instituição de ensino é um fator chave para a conversão dos leads, principalmente no caso da educação infantil e básica.
Mas como proporcionar essa experiência, sem perder a qualidade, em um ambiente digital? A resposta está nos tours virtuais.
Esse recurso tem ganhado muito destaque porque oferece muitas vantagens. Algumas delas são:
- Possibilidade de um passeio virtual a qualquer hora;
- Segurança e comodidade de não precisar sair de casa;
- Possibilidade de visualizar por dispositivos diversos.
Ele pode ser uma aba específica no site com fotos em alta definição de todas as salas e acomodações do local. Mas se preferir, você pode investir em um vídeo com um dos seus colaboradores apresentando toda a instituição e dando informações importantes.
Fazendo isso, as chances de conquistar novos clientes aumentam, uma vez que você se aproxima deles de forma atrativa e, o melhor, eles estarão receptivos.
6. Crie landing pages e disponibilize a opção de recebimento de informações
As landing pages são páginas 100% focadas em conversão. Basicamente, seu principal objetivo é capturar leads para as instituições de ensino.
Por isso, a ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor. Em troca, os visitantes mais interessados deixam suas informações de contato e, com isso, se tornam contatos identificados.
🛠 Otimize e personalize a sua página. Aproveite para expor informações importantes e disponibilizar um chatbot para que o lead entre em contato em tempo real com a sua instituição de ensino.
Além disso, acrescente alguns depoimentos de atuais e ex-alunos para dar credibilidade à sua IE, trabalhando o gatilho mental de aprovação social. 💬
Para potencializar essa estratégia de marketing, elabore vídeos e depoimentos de alunos em diferentes cursos ou egressos comentando o seu desempenho profissional, por exemplo (e acredite, isso gera muito valor para o lead que está interessado em sua IE).
DICA ADICIONAL:
Muitas pessoas acessam o website da sua IE fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um VERDADEIRO desperdício.
Dessa maneira, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha.
Você pode, por exemplo, oferecer a opção do lead se inscrever em sua newsletter. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:
Aqui, vale o link com a dica de número 1. Muitos CRMs contam com a possibilidade de criar templates personalizados e incorporá-los no site da instituição. Isso facilita e otimiza significativamente a rotina do time de marketing.
A Plataforma Rubeus, por exemplo, oferece a possibilidade de criar templates do zero e de personalizar templates já prontos. Todo o processo é muito simples: você escolhe o template, personaliza de acordo com as especificidades da sua instituição e do objetivo pretendido e pronto! O template já estará funcionando. E o melhor, a plataforma proporciona métricas de cliques e conversões. Assim fica fácil monitorar a performance da página.
-> Saiba mais sobre os templates da Plataforma Rubeus conferindo este conteúdo: Templates de formulários Rubeus: saiba como criar landing pages estratégicas em minutos.
7. Possua uma ficha de inscrição dividida em etapas inteligentes
Em síntese, a ficha de inscrição é um dos passos mais importantes para a conversão do lead. Portanto, investir em uma ficha de inscrição dividida em etapas faz toda a diferença.
Além de otimizar o tempo e contribuir para a experiência do lead, esse tipo de ficha é capaz de incentivar o indeciso a completar sua inscrição em seu processo seletivo. Já que ele não vai completando aos poucos e, se desistir no meio do caminho, seus dados estarão salvos e sua instituição poderá lembrá-lo de retornar e finalizá-la.
Por isso, a dica é investir em uma divisão inteligente da ficha. Para isso, reserve os primeiros campos de coleta de dados para questionar informações mais simples como nome e e-mail, por exemplo.
💻 Se você ainda não possui uma ficha de inscrição estratégica e focada em conversão, este material pode te ajudar:
8. Invista em campanhas de indicações
Contar com um sistema de indicações pode ser muito rentável – a curto e a longo prazo – para a sua captação de novos alunos. O segredo dessa estratégia está em saber recompensar os indicadores e os indicados.
Essa estratégia pode ser realizada utilizando descontos na parcela de matrícula ou de renovação, ou ainda, nas mensalidades do semestre.
🎓 Para os alunos já matriculados:
No caso dos alunos já matriculados, você pode, por exemplo, a cada indicação matriculada, oferecer uma porcentagem de desconto na mensalidade do mês seguinte, podendo ser cumulativo. Ou seja, quanto mais indicados matriculados o aluno conseguir, maior será o valor de desconto que ele terá na mensalidade, podendo até chegar a conquistar uma mensalidade totalmente gratuita.
Assim, será mais fácil fazer com que os alunos percebam o quanto é vantajoso indicar e o fato de que quanto mais indicar, mais chances tem de obter grandes descontos. E que super incentivo ele conseguir ganhar uma mensalidade totalmente grátis!
Essa ação pode ser executada por um formulário dentro do portal do aluno. Pode ser enviado um link para eles por e-mail ou por WhatsApp. Lembrando que as informações do aluno e do amigo precisam estar bem amarradas, para que o desconto seja emitido ao aluno certo.
👤 Para os candidatos indicados:
Na abordagem com o contato indicado, o consultor poderá informar que por ele ter sido indicado por um aluno da IE, terá a sua taxa de inscrição do vestibular isenta ou ganhará certa quantia de desconto no boleto de matrícula do curso. Entenda: o objetivo aqui é direcionar a abordagem certa para que o lead enxergue atratividade nessa oportunidade.
Assim, o lead também verá que pode ter benefícios por ter sido indicado e poderá ser mais fácil de converter.
9. Monitore os principais indicadores de captação de alunos
Nossa próxima dica de como captar novos alunos é monitorar.
Acompanhar os principais indicadores em tempo real é outra função muito importante para as estratégias de captação. Com base nesses indicadores, será tomada a decisão de quais campanhas terão prioridade.
Gerenciar o desempenho de toda a empresa é fundamental, e no âmbito educacional não seria diferente. Por esse motivo, os indicadores visam direcionar os esforços da instituição conforme os objetivos traçados. Ou seja, busca-se verificar se as atividades e esforços das equipes estão sendo empregados de forma correta.
🔍📈 Sendo assim, antes de mais nada, é preciso definir os principais indicadores que serão monitorados. Conheça alguns bons exemplos:
- Visitantes no site;
- Leads identificados;
- Leads qualificados;
- Inscrições parciais;
- Inscrições completas;
- Total de inscrições confirmadas (em caso de processos com pagamento de taxa de inscrição);
- Presentes;
- Convocados;
- Pré-matriculados;
- Matriculados.
-> Aliás, vou deixar como sugestão de leitura complementar um de nossos conteúdos sobre métricas de marketing. Vale a pena conferir!
Considerações finais
Finalizamos! Espero que este conteúdo tenha sido útil para te ajudar a criar boas ações por aí. Mas não acaba por aqui, fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Quais dicas você vai experimentar na sua estratégia de captação de novos alunos? Compartilhe conosco nos comentários.
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos:
🔗 Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Como captar novos alunos para o próximo semestre. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-captar-novos-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2023, 28 de fevereiro. Como captar novos alunos para o próximo semestre. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-captar-novos-alunos/