Manual de como conseguir leads qualificados para instituições de ensino

Atrair leads qualificados para instituições de ensino é fundamental para aumentar as matrículas e impulsionar o crescimento. Com estratégias bem direcionadas, é possível alcançar o público certo, otimizar a conversão de alunos e obter resultados expressivos. Confira agora dicas valiosas para potencializar sua captação! 🚀

Tempo de leitura: 5 minutos

Introdução

Desenvolver uma boa relação de parceria entre os times de Marketing e Vendas (Smarketing Educacional) é primordial para conseguir leads qualificados. Afinal, não há nada pior do que desperdiçar tempo com leads não qualificados que “poluem” o Funil de Captação de Alunos.  

Além do tempo despendido pelos consultores para realizar a identificação do contato, leads não qualificados tendem a poluir as métricas de Marketing e Vendas, distorcendo os resultados.

Frente a questões como essas, percebemos que investir em estratégias de marketing personalizadas e focadas de forma específica nas personas da instituição de ensino, são ações que ajudam na criação de barreiras para evitar a atração de leads desqualificados. Não sabe como fazer isso? A gente te explica agora!

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O que são leads qualificados?

No Marketing Digital, um lead é um potencial cliente que demonstrou interesse em uma marca ao realizar uma ação, como se inscrever em uma newsletter ou baixar um material informativo.

No contexto educacional, um lead qualificado é aquele potencial aluno que não apenas demonstra interesse na sua instituição de ensino, mas também reconhece o valor do serviço oferecido e considera uma relação de longo prazo com sua IE. Esse perfil tem maior probabilidade de avançar no funil de captação e está mais receptivo a um atendimento comercial.

Para garantir uma abordagem eficiente, a equipe de Marketing deve nutrir e qualificar esse lead antes de repassá-lo ao time de Vendas. Este, por sua vez, terá a missão de conduzi-lo estrategicamente até a matrícula, garantindo que a conversão ocorra no momento certo.

Qual a importância de estruturar ações para conseguir leads qualificados na educação?

Estruturar ações voltadas à prospecção de leads qualificados é a base para alcançar resultados efetivos na captação de alunos. Afinal, são os leads qualificados que tendem a avançar pelo funil. Além disso, podemos citar benefícios como:

  • Melhoria na taxa de conversão – Leads qualificados estão mais propensos a se tornarem alunos, reduzindo o desperdício de recursos com abordagens genéricas.
  • Crescimento previsível das matrículas – Com leads mais qualificados, a instituição tem maior controle sobre o volume de novos alunos e a sustentabilidade do crescimento. 

Como alinhar sua estratégia de Marketing Educacional e conseguir leads qualificados

1. Identifique o seu aluno ideal

Se você deseja proporcionar uma experiência relevante ao lead, é preciso saber quem deseja atrair. Se as equipes de Vendas e Marketing ainda não criaram as personas da sua instituição de ensino, saiba que já passou da hora de fazer isso!

Uma dica é identificar aqueles que podem se beneficiar com serviço educacional da sua IE (pondere sobre escolaridade, região, objeções, medos e inseguranças, por exemplo). Além disso, atribua nomes e características de pessoas reais (por exemplo: “Letícia acabou de concluir o ensino médio e está em busca de faculdades que oferecem o curso de Administração, na cidade de São Paulo”.). 

Ademais, identifique sobre quais pontos a sua instituição de ensino deve atuar, ou seja, as necessidades, os pontos fracos e como a sua IE poderá ajudar. Em resumo, conhecer o perfil dos seus potenciais alunos é um dos primeiros passos para o sucesso das ações de Marketing Educacional da sua instituição de ensino. Ao fazer isso, será possível definir as pessoas com as quais sua IE irá estabelecer um relacionamento e, assim, estruturar uma abordagem mais efetiva.

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2. Produza conteúdo relevante e personalizado

No Marketing Educacional, o conteúdo desempenha um papel crucial. Ao criar materiais informativos como blogs, e-books, webinars, vídeos e artigos, sua instituição pode atrair leads que estão realmente interessados no que ela oferece. O conteúdo precisa ser direcionado às necessidades do público-alvo e refletir a missão e os valores da sua instituição.

Por exemplo, se você está oferecendo cursos de pós-graduação, criar conteúdos sobre as vantagens de estudar em uma pós ou como escolher o curso certo pode ajudar a atrair candidatos que estão em busca de uma formação mais avançada.

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Ao criar conteúdo para geração de leads, mantenha estes objetivos em mente:

  • Ganhe confiança: mostre que você conhece o seu lead. Certifique-se de inspirar conversas, despertar o interesse em voltar, dar dicas, orientar e estimular leads por meio de gatilhos mentais
  • Desenvolva o relacionamento: conquiste. Com um sólido processo de nutrição por meio de conteúdos relevantes e persuasivos, sua instituição irá transmitir segurança para que o lead realize a ação de conversão.
  • Não deixe becos sem saída: direcione. As chamadas para ação (CTAs) são obrigatórios em cada para “mostrar o caminho” ao lead. É por meio delas que você orienta o futuro aluno pelo Funil de Captação.
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3. Invista em automação de marketing

A automação de marketing é uma excelente estratégia para nutrir leads qualificados ao longo do tempo. Ferramentas de automação permitem que você envie conteúdos específicos de acordo com o estágio do lead no funil de vendas, sem precisar de um acompanhamento manual constante. Isso significa que, enquanto sua equipe foca em interagir com leads mais próximos de efetuar a matrícula, outros estão sendo educados e preparados para a conversão por meio de e-mails, newsletters e campanhas automatizadas.

Além disso, a automação permite um atendimento mais personalizado em larga escala, tornando o processo mais eficaz e ágil.

4. Otimize o seu website educacional

O website e o blog são poderosas ferramentas para geração de leads. Entretanto, também podem atrapalhar as métricas de marketing ao atrair leads desqualificados, ou os famosos “leads fakes”.

Os leads fakes são aqueles que disponibilizam informações falsas de contato para realizar download de algum conteúdo ou até mesmo pessoas que desejam saber informações sobre a sua instituição. Geralmente, as informações fornecidas pelos leads fakes, são falsas e poluem o Funil de Captação.

Em alguns casos, eles são gerados pois a estratégia de produção de conteúdo adotada pela instituição não está sendo tão eficaz e direcionada às personas. Em casos como esse, é primordial realizar a correção da abordagem utilizada, desenvolvendo uma comunicação mais específica para o setor educacional.

Por isso, para obter leads qualificados por meio do website e do blog é preciso investir na otimização desses canais, trabalhando questões como conteúdo relevante, SEO, experiência de navegação e layout.

Não sabe por onde começar? Então não deixe de conferir os nossos conteúdos abaixo:

Marketing de Conteúdo Educacional: o guia completo para criar estratégias de conversão de alunos - Rubeus
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Outra dica indispensável é investir em SEO local. Resumidamente, essa é uma das estratégias mais eficazes para atrair leads da sua região. Para instituições de ensino, isso é especialmente importante, pois você quer que potenciais alunos em sua área encontrem sua instituição facilmente. Investir em otimização de sites para palavras-chave locais, como o nome da cidade ou do bairro, aumenta a chance de aparecer nos resultados de busca localizados, o que facilita o contato de leads próximos à sua IE.

Por exemplo, ao otimizar seu site para “curso de marketing em [nome da cidade]”, você aumentará as chances de ser encontrado por pessoas interessadas em estudar perto de sua localidade.

5. Trabalhe o tráfego pago 

Campanhas de anúncios pagos podem ser altamente eficazes quando são segmentadas corretamente. Com plataformas como Google Ads e Facebook Ads, é possível direcionar seus anúncios para um público específico com base em fatores como idade, localização, interesses e comportamento online.

Por exemplo, ao criar um anúncio para um curso de Administração, você pode segmentá-lo para pessoas que tenham mostrado interesse em temas como gestão, empreendedorismo e negócios. Isso aumenta as chances de alcançar pessoas que realmente têm interesse no que sua instituição oferece.

Confira o nosso guia sobre como investir em mídias pagas de forma inteligente e direcionada:

Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar - Rubeus
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6. Ofereça experiências interativas

Em vez de apenas fornecer informações estáticas, ofereça experiências interativas que permitam que os leads se envolvam de maneira mais ativa com sua instituição. Tours virtuais, webinars com perguntas e respostas, ou consultorias gratuitas são maneiras de proporcionar uma experiência mais imersiva. Essas ações geram maior engajamento e ajudam a estreitar o relacionamento com os leads.

Por exemplo, ao oferecer um tour virtual pelo campus ou uma sessão de perguntas ao vivo com coordenadores de curso, o potencial aluno consegue visualizar mais claramente a experiência de estudar na sua instituição, o que pode facilitar a decisão de matrícula.

7. Aposte em depoimentos e provas sociais

Nada gera mais confiança do que ouvir a experiência de quem já passou por aquilo. Depoimentos de alunos e ex-alunos, avaliações positivas e histórias de sucesso são ferramentas poderosas para atrair leads qualificados. As pessoas se conectam mais com experiências reais e histórias de superação do que com mensagens institucionais genéricas.

Por exemplo, ao divulgar depoimentos de alunos que conseguiram conquistar um estágio ou uma posição de destaque após terminar o curso na sua instituição, você fortalece a imagem da sua IE e aumenta a probabilidade de atrair leads que se identificam com essa trajetória.

Saiba mais sobre como explorar esse recurso:

A importância do depoimento de alunos e egressos para a captação como usar o poder de experiências reais para maximizar os resultados - Rubeus
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8. Estabeleça parcerias estratégicas

As parcerias estratégicas podem ampliar significativamente o alcance da sua instituição e gerar novos leads qualificados. Colaborar com escolas, influenciadores, empresas locais ou outras instituições educacionais pode resultar em campanhas conjuntas que beneficiem ambas as partes. Essas parcerias podem gerar oportunidades de co-marketing e alcançar novos públicos que talvez não tivessem conhecido sua instituição de outra forma.

Além disso, ao associar sua IE a marcas e organizações com boa reputação, você fortalece sua credibilidade e aumenta a confiança dos leads.

As parcerias estratégicas podem ampliar significativamente o alcance da sua instituição e gerar novos leads qualificados. Colaborar com escolas, influenciadores, empresas locais ou outras instituições educacionais pode resultar em campanhas conjuntas que beneficiem ambas as partes. Essas parcerias podem gerar oportunidades de co-marketing e alcançar novos públicos que talvez não tivessem conhecido sua instituição de outra forma.

9. Acompanhe os resultados obtidos

As métricas refletem o desempenho das ações de qualificação e ajudam na tomada de decisões baseadas em dados. Existem diversas métricas que as equipes de Marketing e Vendas podem analisar. Dentre elas estão:

  • A taxa de conversão (website): quantos visitantes do website da sua IE se transformam em leads, disponibilizando informações de contato.
  • A taxa de ganho: mede como a porcentagem de leads se converte em alunos. Ajuda a calcular o número de leads necessários para cumprir a meta de receita. 
  • O vazamento do funil: essa métrica informa onde seus alunos em potencial estão saindo do ciclo de compra. Sinalizando um ponto de atenção para correção.
  • Para descobrir essa métrica, acompanhe as taxas de conversão em cada etapa. Eles estão saindo do funil na fase de descoberta (inicial) ou no contato comercial (final)? Identifique onde pode haver uma ponta solta e, então, atue.

Existem outras métricas que são fundamentais para o sucesso de suas ações de marketing. Detalhamos todas elas neste guia:

Métricas de marketing educacional para relatórios de desempenho que o seu time de Marketing deve acompanhar! - Rubeus
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Como otimizar a sua força de trabalho para captar mais leads em menos tempo?

O segredo é ter um sistema com informações organizadas em um único lugar, estabelecendo processos por campanhas de prioridade. Você já possui um fluxo de automação de marketing bem planejado para nutrir e captar o seu lead?

Dê o play no vídeo abaixo e entenda mais!

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Conclusão: Conquistando leads qualificados para instituições de ensino

Adotar essas estratégias ajudará sua instituição de ensino a gerar leads qualificados de maneira mais eficiente e a aumentar suas taxas de conversão. O segredo é entender as necessidades do seu público, criar um conteúdo valioso e construir um relacionamento contínuo até que os leads estejam prontos para tomar a decisão de matrícula. Ao alinhar suas ações de marketing com essas boas práticas, sua IE estará melhor posicionada para se destacar em um mercado altamente competitivo.

Agora nos conte: Sua instituição de ensino já trabalha alguma dessas ações?

Considerações finais

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– Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Manual de como conseguir leads qualificados para instituições de ensino. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/leads-qualificados-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2021, 15 de dezembro. Manual de como conseguir leads qualificados para instituições de ensino. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/leads-qualificados-para-instituicoes-de-ensino/

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