Ao pensar na geração Z, logo imaginamos pessoas adaptadas à tecnologia e que muito dificilmente conseguiriam viver sem ela. Contudo, além disso, eles são formadores de opinião, comunicativos e criativos. Portanto, é primordial que as instituições de ensino analisem bem como atenderão a relação geração Z e captação de alunos. Nós separamos algumas dicas, que tal conferi-las agora? 🔍
Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos
Introdução
A geração Z nasceu entre 1995 a 2010 e é constituída por agentes formadores de opinião, capazes de viver múltiplas realidades, presenciais e virtuais, absorvendo grande quantidade de informação visual e muitos recursos para ter o controle sobre a dinâmica de suas vidas.⠀
Além disso, por terem nascido em um cenário repleto de informações, a geração Z tem opiniões fortes e desejam ser ouvidos e considerados. Essa premissa também é aplicável no ambiente de estudo, onde eles esperam fazer parte do todo e, ao mesmo tempo, serem únicos e serem tratados como tal.
Embora possuam pouca experiência, sua capacidade de mudar rapidamente, somada ao processamento de informações fazem deles proativos e comunicadores dentro da esfera em que atuam.
🤔 Mas, por que pensar em geração Z e captação de alunos? Em resumo, a resposta envolve diretamente a forma como as instituições de ensino obterão sucesso em suas estratégias de atração de leads e, até mesmo, na Gestão da permanência.
Por isso, abordaremos neste conteúdo, a relação geração Z e captação de alunos e o que sua IE pode fazer para acertar na hora de engajá-los!
Boa leitura e ótimos insights! ✨
Características da geração Z
Reunimos abaixo algumas características da geração Z. Ao analisá-las e conhecê-las, é possível direcionar os profissionais do time de captação de alunos para que saibam exatamente como persuadi-los e oferecê-los o que desejam.
Nativos digitais
A geração Z realiza muitas pesquisas on-line e as instituições de ensino devem investir no virtual para atraí-los. Ademais, eles fazem pesquisas e confiam nas avaliações dos usuários para respaldar seus sentimentos e percepções sobre uma empresa antes de realmente efetuar negócios com ela.
Pensamento lógico e crítico
São adeptos ao pensamento lógico e da praticidade, por isso procuram veracidade e agilidade em todas as suas tomadas de decisão.
Foco financeiro
Esse é um subproduto advindo de seus pais que constituem a geração X. Eles testemunharam a rapidez com que o dinheiro pode desaparecer, então ações orientadas por finanças orientam muito o que pensam e fazem.
Empreendedorismo
Em resumo, a geração Z sabe que ideias valem dinheiro. Por isso, eles acreditam que uma ideia pode revolucionar a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Ademais, eles também estão cientes de que tudo o que não sabem está a “um clique” de distância, o que proporciona um sentimento de independência, incentivando o empreendedorismo.
Comunicação
São comunicadores por natureza, sabem dialogar e colocar suas opiniões em pauta, sendo assim utilize isso a seu favor para receber importantes feedbacks para a sua instituição. Além disso, seus integrantes preferem atuar como comunicadores e estabelecer um relacionamento baseado em confiança.
Diversidade
Eles cresceram em um mundo diversificado e isso é natural para eles. Ou seja, diferentemente das gerações anteriores, questões como raça, orientação sexual e religião não são “questões delicadas”. As pessoas são apenas pessoas para a geração Z.
Isso significa que ao escolher a instituição de ensino, eles procurarão por um ambiente pluralizado, aberto e engajado com questões sociais.
Dicas para ser a instituição de ensino escolhida pela geração Z
Após avaliar as principais características da geração Z, é hora de colocar em prática ações estratégias para conquistá-los!
Geração Z e captação de alunos: Esteja presente no virtual
Nem precisamos mencionar o quão fundamental é que sua instituição de ensino esteja presente no ambiente virtual. E quando falamos ambiente virtual queremos nos referir ao sentido amplo da palavra, englobando canais como:
💡 Precisando de inspirações? Separei algumas dicas de conteúdos que poderão te ajudar!
- Marketing Digital para educação: aumente seu alcance e matricule mais
- Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE
- 5 erros que você não pode cometer no Instagram da sua instituição de ensino
Geração Z e captação de alunos: Marketing é a alma do negócio!
O Marketing Digital é fundamental para engajar. Por isso, quando falamos em geração Z e captação de alunos não podemos deixar de mencioná-lo.
Assim, por meio de ações voltadas para a criação de conteúdos relevantes e persuasivos é possível capturar a atenção dos leads dessa geração. Para isso, a utilização do Inbound Marketing pode ser bem interessante e surtir efeitos no longo prazo.
Geração Z e captação de alunos: Um vídeo fala mais que mil palavras!
Em resumo, os vídeos exercem uma grande influência na escolha da IE. Prova disso são os dados disponibilizados pelo Google:
YOUTUBE:
De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore VideoMetrix, que comparou os acessos de julho de 2019 e julho de 2020, 91% dos usuários brasileiros assumiram terem aumentado seu tempo de uso na plataforma, revelando uma ótima oportunidade de investir nesse canal digital.
Por isso, se a sua instituição ainda não investe neste tipo de conteúdo é primordial começar o quanto antes!
💡 Pegue dicas em nosso conteúdo: YouTube para captar alunos: estratégias para aumentar as matrículas da sua IE.
Geração Z e captação de alunos: Inovação, inovação e inovação!
Segundo a pesquisa da UPCEA, para a geração Z a faculdade não é o único caminho para uma boa formação: 75% deles dizem que há outras formas para obter uma boa educação, desse modo é necessário inovar.
Em resumo, isso significa que é preciso criar um discurso de captura bem persuasivo e que os façam atribuir valor ao que está sendo exposto. Por isso, uma dica é investir em depoimentos de egressos e realizar ações de guerrilha, expondo os benefícios do ensino superior.
Considerações finais
Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que sua cabeça esteja “fervilhando” de novas ideias! 👊
Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?
Ótimos resultados para você! 🏆
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
📌 Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Geração Z e captação de alunos: sua IE sabe como fazer isso? Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/geracao-z-e-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2021, 12 fevereiro. Geração Z e captação de alunos: sua IE sabe como fazer isso? [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/geracao-z-e-captacao-de-alunos/