Como implementar uma Gestão da Permanência Sustentável através de uma experiência de aprendizagem estratégica

A experiência de aprendizagem é muito importante de ser abordada em instituições de ensino, pois possibilita uma garantia sustentável da gestão da permanência, que ganha um grande potencial de aprimoramento com ela. Neste blog post, você descobrirá a importância dela para a permanência dos seus estudantes. 📚🧑‍🎓

Leitura: 5 minutos

Entendendo a importância da Gestão da Permanência Sustentável

A Gestão da Permanência refere-se a estratégias e ações voltadas para acompanhar e apoiar os estudantes ao longo de sua jornada educacional, desde o momento em que ingressam na instituição até a conclusão de seus cursos. Além de garantir a excelência acadêmica, a Gestão da Permanência visa a implementação de ações preventivas contra a evasão escolar.

A Gestão da Permanência envolve diversas práticas, como o monitoramento do desempenho acadêmico dos alunos, o oferecimento de suporte psicopedagógico, a criação de programas de tutoria e mentoria, além do estabelecimento de uma comunicação próxima com os estudantes.

Ao adotar medidas proativas para garantir a permanência dos alunos na instituição e promover seu sucesso acadêmico, as instituições podem colher benefícios significativos. Além do impacto positivo na reputação e nos resultados financeiros, elas contribuem para formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Guia Completo: Gestão da Permanência para instituições de ensino - rubeus
Blog post Rubeus: Gestão da Permanência

Quando nos referimos a Gestão da Permanência, não podemos deixar de citar os principais aspectos trabalhados, veja:

1 – Apoio Acadêmico e emocional:

  • Mentoria e Tutoria: Proporcionar orientação acadêmica e pessoal aos alunos.
  • Recursos educacionais: Disponibilizar materiais e ferramentas que facilitem o aprendizado e a compreensão dos conteúdos.

2- Inclusão e diversidade:

  • Políticas de acessibilidade: Adaptar o ambiente físico e virtual para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiências.
  • Programas de inclusão: Promover iniciativas que valorizem a diversidade e criem um ambiente acolhedor para alunos de diferentes origens culturais, socioeconômicas e étnicas.

3 – Engajamento e participação:

  • Atividades extracurriculares: Fomentar a participação em clubes, esportes e outros eventos que incentivem a integração social.
  • Feedback contínuo: Estabelecer canais de comunicação onde os alunos possam expressar suas opiniões e necessidades.

4 – Apoio financeiro:

  • Bolsas de Estudo e auxílios: Oferecer assistência financeira para estudantes que enfrentam dificuldades econômicas.

5 – Infraestrutura e tecnologia:

  • Ambientes de aprendizagem: Criar salas de aula e espaços de estudo que sejam propícios ao aprendizado colaborativo e inovador.
  • Tecnologia educacional: Integrar ferramentas digitais que facilitem o acesso ao conhecimento e a interação entre alunos e professores.

6 – Monitoramento e avaliação:

  • Indicadores de desempenho: Utilizar métricas para acompanhar o progresso acadêmico e o bem-estar dos estudantes.
  • Pesquisa e análise: Realizar estudos periódicos para entender as causas de evasão e desenvolver estratégias para mitigá-las.

Qual a relação entre experiência de aprendizagem e Gestão da Permanência?

Para explicar de uma maneira simples e clara, basta separar as duas palavras: experiência e aprendizagem. Experiência é aquilo que vivemos, fazemos e observamos, e aprendizagem é o processo de adquirir conhecimento, em qualquer área de estudo.Portanto, a relação entre a experiência de aprendizagem e a Gestão da Permanência está intrinsecamente ligada, pois a qualidade da experiência educacional de um aluno afeta diretamente sua motivação, engajamento e, consequentemente, sua permanência na instituição de ensino.

Para exemplificar na prática essa relação, podemos citar pontos-chave como:

I. Qualidade do ensino e aprendizagem

Experiência de aprendizagem:

  • Métodos de ensino interativos e inovadores, como aprendizado baseado em projetos, uso de tecnologia educativa e atividades práticas, tornam o aprendizado mais envolvente e relevante para os alunos.

Gestão da Permanência:

  • Alunos que vivenciam aulas dinâmicas e desafiadoras tendem a se sentir mais motivados e comprometidos com seus estudos, reduzindo assim a evasão escolar.

II. Apoio acadêmico personalizado

Experiência de aprendizagem:

  • Tutoria individualizada, feedback contínuo e suporte acadêmico personalizado ajudam os alunos a superar dificuldades específicas e a melhorar seu desempenho.

Gestão da Permanência:

  • O suporte personalizado ajuda a identificar e solucionar problemas precocemente, evitando que os alunos desistam devido a dificuldades acadêmicas.

III. Engajamento e participação ativa

Experiência de aprendizagem:

  • Encorajar os alunos a participarem ativamente das aulas, projetos e atividades extracurriculares, promovendo uma aprendizagem mais significativa.

Gestão da Permanência:

  • O engajamento ativo nas atividades escolares fortalece o vínculo do aluno com a instituição e com seus colegas, tornando a experiência educacional mais gratificante e menos propensa à desistência.

IV. Desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Experiência de aprendizagem:

  • Programas que desenvolvem habilidades socioemocionais como resiliência, autocontrole, empatia e cooperação contribuem para o crescimento pessoal dos alunos.

Gestão da Permanência:

  • Alunos que desenvolvem habilidades socioemocionais são mais capazes de lidar com desafios e pressões acadêmicas, o que diminui a probabilidade de evasão.

Alinhando a Gestão da Permanência com os objetivos estratégicos da instituição

Para uma instituição de ensino, a gestão da permanência dos alunos é essencial não apenas para o sucesso individual dos estudantes, mas também para alcançar seus próprios objetivos estratégicos. Aqui estão maneiras de alinhar a gestão da permanência com esses objetivos:

I. Melhoria da qualidade educacional

  • Objetivo Estratégico: Garantir excelência acadêmica e qualidade no ensino.
  • Ação de Permanência: Implementar métodos de ensino inovadores, proporcionar suporte acadêmico e usar feedback contínuo para melhorar o desempenho dos alunos.

II. Inclusão e diversidade

  • Objetivo Estratégico: Promover um ambiente inclusivo e diversificado.
  • Ação de Permanência: Criar políticas de acessibilidade, oferecer programas de inclusão e valorizar a diversidade para que todos os alunos se sintam acolhidos e respeitados.

III. Engajamento e satisfação dos alunos

  • Objetivo Estratégico: Aumentar o engajamento e a satisfação dos alunos.
  • Ação de Permanência: Fomentar a participação ativa em aulas e atividades extracurriculares, criar oportunidades de envolvimento comunitário e garantir que os alunos se sintam parte da instituição.

IV. Sustentabilidade financeira

V. Inovação e tecnologia

  • Objetivo Estratégico: Integrar tecnologia e inovação no ensino.
  • Ação de Permanência: Utilizar tecnologia educacional para enriquecer a experiência de aprendizagem e facilitar o acesso a recursos educacionais.

VI. Parcerias e colaborações

  • Objetivo Estratégico: Estabelecer parcerias estratégicas com empresas e organizações.
  • Ação de Permanência: Desenvolver colaborações que possam fornecer recursos adicionais, oportunidades de estágio e emprego, e programas de apoio financeiro.

6 motivos para trabalhar a experiência de aprendizagem na sua Gestão da Permanência

Existem inúmeras formas de trabalhar a experiência de aprendizagem na gestão da permanência, mas vamos focar em algumas mais relevantes.

I. Aprendizagem significativa

A teoria é muito importante, sim, não há como negar. É a teoria que dá a verdadeira base para o conteúdo ensinado. Porém, na maioria das vezes, o que empolga os alunos é colocar a mão na massa, a prática!

Por exemplo, pense nas disciplinas de física e química, que normalmente não atraem tanto a maioria dos alunos com as suas fórmulas e cálculos, mas em aulas práticas, com experiências e reações químicas sendo feitas com eles, costumam ser muito memoráveis e divertidas. Ganham significado!

Essa é uma abordagem famosa e relativamente antiga da experiência de aprendizagem, e mesmo assim não é amplamente utilizada em muitas instituições.

Além disso, é possível adaptar para qualquer cenário educacional, seja o ensino básico, superior, técnicos (esses realmente valorizam a prática), cursos de idiomas, música e artes em geral.

Sair da caixinha do tradicional, dar significado ao que é banal, isso faz muita diferença na gestão da permanência.

II. Desenvolvimento de competências

Com  a experiência de aprendizagem, trabalhar o desenvolvimento de competências dos alunos se torna não apenas uma tarefa mais fácil, como também pode levá-los a encontrar sua vocação!

Alguns exemplos de competências que podem se desenvolver através dessa metodologia:

  • Trabalho em equipe: Não importa a disciplina ou o curso, se existe uma turma é possível trabalhar a coletividade e a colaboração. Muitos evitam, preferem trabalhar sozinhos, e as atividades têm como foco justamente essas pessoas. Você percebe que está dando certo não apenas quando os trabalhos em grupo começam a dar resultados, mas também quando os alunos se empolgam e se entregam de verdade a esses projetos.
  • Comunicação: A comunicação é uma habilidade necessária a ser desenvolvida, e não deve ter como foco apenas alunos mais tímidos. Não se trata apenas de se comunicar, mas de como se comunicar. Através da experiência de aprendizagem e a criação de atividades mais práticas, a comunicação se desenvolve durante o processo e se concretiza nas apresentações
  • Gestão e liderança: Em trabalhos práticos, a supervisão e a coordenação são necessárias, e ao invés dos professores assumirem os dois papéis, podem ficar apenas na supervisão, deixando que os alunos escolham representantes entre si para coordená-los. Dessa forma, é possível ter uma visão sobre aqueles que a turma enxerga como líderes, e também aqueles que podem descobrir que são bons atuando nisso.
  • Autogestão e gestão do tempo: Saber gerir os outros é uma ótima habilidade a ser desenvolvida, mas a autogestão é absolutamente necessária em qualquer área de atuação.
  • Autonomia e iniciativa: A experiência de aprendizagem pode impactar bastante a autoconfiança dos alunos, bem como o protagonismo do estudante.

III. Engajamento e conexão

Através de um ensino mais dinâmico, divertido, fora do padrão, o engajamento aumenta de forma natural e exponencial.

A conexão da turma com os professores e a instituição se entrelaça de uma maneira mais forte. A vontade de aprender, de estar presente dia após dia cresce, sabem que lá vão fazer coisas empolgantes, que ficarão guardadas na memória.
A instituição de ensino não trabalha apenas as aulas e o diploma no final, entrega uma verdadeira experiência para os alunos, e isso não tem preço.

IV. Suporte acadêmico e psicológico

Pela aprendizagem experiencial, como essa metodologia também é conhecida, o suporte acadêmico e psicológico se torna mais prático e simples para os colaboradores da instituição.

Por ser um ensino individualizado, é possível identificar os pontos fracos e fortes de cada aluno, e também identificar problemas que talvez vêm de fora da instituição e atrapalham seu desempenho, bem como os que têm relação com a própria IE.

V. Monitoramento e intervenção

Além de tudo, a experiência de aprendizagem pode ajudar no monitoramento da Gestão da Permanência.

Identificando os alunos que mesmo com o uso dessa metodologia não demonstram um engajamento maior, nem um desempenho melhor, é possível ficar alerta, pois são esses os alvos que a instituição terá que ter mais atenção e direcionar seus esforços, intervir, trabalhar ao máximo para que não saiam.

VI. Flexibilidade

Essa metodologia permite uma flexibilidade notável, para os alunos e para professores que atuam na linha de frente dela, e outros colaboradores podem acabar sendo impactados por essa abordagem flexível. Para muitos alunos, a rigidez do ensino tradicional é desmotivadora, então encontram algo prazeroso na flexibilidade, o que pode fazer uma completa diferença na gestão da permanência.

Leia nosso blog post sobre experiência de aprendizagem do aluno:

CTA Como criar uma experiência de aprendizagem que seja envolvente e eficaz - Rubeus

5 tecnologias que potencializam a experiência de aprendizagem e gestão da permanência

I. Plataformas de e-learning

São plataformas de ensino digital, que podem ser utilizadas dentro da instituição de ensino e também fora dela, como em atividades e trabalhos. Na educação básica, é uma ótima maneira de trabalhar os deveres de casa, e também são fundamentais para a educação à distância, e no ensino superior costumam ser usadas para entregas de trabalhos e disponibilização de conteúdos. Uma plataforma muito conhecida é o Moodle.

II. Realidade virtual e realidade aumentada

Quando se trata de experiência de aprendizagem no século XXI, é impossível não pensar no uso das realidades virtual e aumentada. Essas tecnologias entregam verdadeiras experiências empolgantes e engajadoras, que conseguem estimular os sentidos dos estudantes.

III. Inteligência Artificial

Desde o início de 2023, várias Inteligências Artificiais estão se popularizando. A primeira que furou a bolha da tecnologia e atingiu o público geral foi o ChatGPT da empresa americana OpenAI, uma IA do tipo GPT (generative pre-trained transformer), em português transformador pré-treinado generativo, ou seja, capaz de gerar conteúdos como textos, tabelas, gráficos e outros formatos com base num treinamento prévio.

Ainda há um grande debate no meio acadêmico sobre elas serem positivas ou negativas no aprendizado dos estudantes, mas é inegável que podem ser muito úteis para a experiência de aprendizagem e a Gestão da Permanência.

CTA Veja os principais impactos da inteligência artificial na educação, seus benefícios e como utilizá-la dentro e fora da sala de aula - Rubeus

IV. Sistemas de aprendizagem adaptativa

A aprendizagem adaptativa é uma metodologia que vai de encontro com o ensino tradicional, que normalmente coloca todos os estudantes na mesma caixinha, ensinando matérias padronizadas que podem ter pouca ou nenhuma relevância prática na vida deles, algo muito desmotivador.

Essa abordagem busca trabalhar os interesses e aptidões dos alunos, de forma individual, adaptando o conteúdo de acordo com suas necessidades e aspirações.

V. Chatbots e assistentes virtuais

Além das tecnologias citadas acima, chatbots e assistentes virtuais são bônus na sua Gestão da Permanência, e não estão na mesma categoria da Inteligência Artificial pois nem todos usam essa tecnologia. Podem funcionar como professores particulares para os alunos durante a experiência de aprendizagem.

A organização da experiência de aprendizagem através de um CRM educacional

O uso de um CRM educacional na sua instituição de ensino pode mudar completamente seus resultados referentes à experiência de aprendizagem e à Gestão da Permanência. A seguir, veja como seu uso pode ser útil:

  • Comunicação: Com automações, toda a comunicação com os alunos, pais ou responsáveis pode ser feita de forma simples e prática, coletivamente ou individualmente. Isso facilita a organização das atividades, pois todos podem ficar sabendo o quê e quando será trabalhado numa abordagem especial da experiência de aprendizagem.
  • Relatórios e análise de dados: Com o CRM é possível ter um controle maior sobre o que está acontecendo com cada turma e estudante. Saber o rendimento e comprometimento, a frequência, o nível de engajamento com a instituição, além de muitas outras situações – pilares indispensáveis para a construção de uma Gestão da Permanência Sustentável.
Como o CRM educacional pode transformar a gestão escolar e melhorar os resultados - Rubeus - Experiência de aprendizagem e Gestão da Permanência
Benefícios do CRM educacional

Conclusão

Em síntese, para garantir uma Gestão da Permanência eficaz é preciso ser estratégico e adotar mudanças que vão impactar positivamente a instituição de ensino e os alunos.

Sabendo disso, a experiência de aprendizagem pode mudar seus resultados e o modo como seus alunos enxergam e se envolvem com  as atividades propostas.

A implementação dessa abordagem transforma o ensino da sua instituição em uma verdadeira experiência para os seus estudantes.

Agora nos conte: acha que a experiência de aprendizagem vai impactar sua gestão da permanência?

Considerações finais

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Para usar como referência acadêmica

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📌 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Como implementar uma Gestão da Permanência Sustentável através de uma experiência de aprendizagem estratégica. Rubeus, 2024. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/experiencia-de-aprendizagem-e-gestao-da-permanencia/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2024, 02 de julho. Como implementar uma Gestão da Permanência Sustentável através de uma experiência de aprendizagem estratégica. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/experiencia-de-aprendizagem-e-gestao-da-permanencia/