Buscando dicas de como melhorar a sua captação de alunos? Então você está no conteúdo certo! Preparamos este guia recheado de dicas de como dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino e resolvemos compartilhar tudo com você. Confira!
Leitura: 5 minutos
Introdução
O cenário atual requer cada vez mais que as empresas tenham respostas rápidas às mudanças. No âmbito educacional, as instituições de ensino também enfrentam desafios constantes. Por isso, é preciso definir estratégias capazes de maximizar o desempenho da captação de alunos.
Ao contrário do que muitos pensam, para captar mais alunos não é preciso possuir um orçamento ilimitado – até porque sabemos que a cota orçamentária é sempre restrita por ser distribuída por vários setores – a questão não está centrada no QUANTO, mas em COMO captar mais e melhor com os recursos disponíveis.
Mas então, como dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino? A resposta pode estar na realização de ações inteligentes e focadas no crescimento do seu Funil de Captação de Alunos.
Por isso, neste conteúdo, vamos compartilhar com você e com a sua equipe 11 dicas de como dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino. O nosso objetivo é te ajudar a captar o máximo de alunos possível. 💪
Boa leitura e ótimos insights!
11 estratégias comprovadas para dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino
As dicas a seguir são comprovadamente eficazes, ou seja, já apresentam resultados concretos. Se possível, é indicado realizá-las em conjunto.
📝 NOTA IMPORTANTE: fique atento às dicas práticas e ao material de apoio, eles auxiliarão na compreensão do conteúdo. |
Sem mais delongas, vamos às dicas!
1. Reative leads “estagnados” – potenciais alunos que manifestaram interesse, mas não compraram
A nossa primeira dica de como dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino é o aquecimento daqueles leads “frios”.
Sabe aqueles leads que estão em sua base de dados há tempos, mas não interagem com a mesma frequência de antes e a sua equipe considera “estagnados” na Jornada de Compra? Você sabia que muitos deles podem ser reaquecidos?
Em suma, é muito importante que a sua instituição de ensino atue preventivamente contra o esfriamento dos leads. Entretanto, caso isso aconteça, o indicado é criar uma campanha de reativação de leads.
Portanto, você pode apostar em ações como:
- Defina quais canais de comunicação serão utilizados;
- Envie e-mails com ofertas atrativas;
- Estruture fluxos de nutrição;
- Higienize a sua base de leads;
- Estabelecer métricas para acompanhamento.
💡 Como reativar leads frios na educação: dicas para aquecer a sua captação.
2. Identifique as necessidades de seus potenciais alunos – descubra as suas necessidades e como a sua IE pode atendê-las
Você é único e o seu potencial aluno também! Dessa forma, saber se comunicar com ele, enviando a mensagem na hora certa e com gatilhos de persuasão certos, é essencial para a conversão. Por isso, conheça-o a fundo através do mapeamento das suas personas.
Em suma, ao definir as personas da sua instituição de ensino torna-se possível que você construa um bom planejamento estratégico de marketing. E, assim, gere uma maior qualidade na comunicação e maior assertividade no relacionamento com os potenciais alunos.
Buyer persona, ou apenas persona, é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal com base nas características reais e comuns dentre os seus alunos. Assim, ao mapeá-las, responda a perguntas como:
- Concentre-se, primeiramente, em dados demográficos como idade, sexo e e localização, por exemplo.
- Posteriormente, ocupe-se com características mais profundas e comportamentais, como problemas, motivações, objeções e desejos pessoais e profissionais.
🤔 Precisando de ideias para produzir as suas personas? Então dê um clique na imagem abaixo e nós te ajudaremos!
💡 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas.
3. Como dobrar o número de alunos: foque nos diferenciais oferecidos pela sua instituição de ensino
Pense rápido: 3 diferenciais da sua instituição de ensino em relação às demais?
Em suma, um dos segredos para se sobressair em relação aos seus concorrentes é ser diferente: oferecer vantagens que eles não oferecem. Esses diferenciais podem ser pontos como:
- Infraestrutura de ponta;
- Laboratórios;
- Bibliotecas virtuais;
- Atividades no contraturno;
- Atividades extracurriculares;
- Pluralidade nas modalidades de curso;
- Metodologias de ensino.
O importante é se destacar e mostrar isso ao seu público. Assim, a dica é explorar esses pontos positivos em suas redes sociais, criando desejo e engajando os leads.
💡 Saiba como tornar sua IES referência no mercado educacional.
Está anotando tudo aí? Porque a nossa quarta dica já chegou!
4. Como dobrar o número de alunos: capture endereços de e-mail
Capturar o e-mail do seu lead é o primeiro passo para adicioná-lo a um fluxo de nutrição para fomentar o desejo de compra. Por isso, é muito importante que o time de Marketing, em parceria com o de Vendas, crie estratégias para ter acesso a essas informações.
🚀 Sendo assim, a dica é utilizar o site da sua instituição de ensino, adicionando CTAs de “Quero receber novidades” ou “Fale com um de nossos atendentes”.
🚀 Além disso, você pode apostar na produção de conteúdos como infográficos, e-books e pacote de informações com assuntos relevantes para o seus leads e, em troca, solicitar o endereço de e-mail ou número do celular, por exemplo.
🚀 Outra forma de capturar o e-mail dos seus leads, é realizar ações de Marketing de Guerrilha no ambiente virtual (uso das redes sociais com campanhas que viralizem com o público interno e o externo, por exemplo) e off-line (realização de pedágios em vias de grande movimento e ações em shopping centers com atividades que envolvam a participação do público alvo).
5. Como dobrar o número de alunos: garanta que o seu site e blog sejam encontrados nos mecanismos de busca
Sabemos que estar no Google é primordial para ser encontrado por leads interessados no seu serviço. Mas como garantir que o site e blog da sua instituição de ensino será encontrado toda vez que um interessado realizar uma pesquisa relacionada ao seu serviço educacional? Através do SEO!
Em resumo, o SEO consiste em um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Dessa forma, somado a um conteúdo altamente atrativo e que abarque as principais dúvidas e questionamentos dos interessados, sua escola conseguirá aparecer entre as primeiras posições orgânicas no Google. Mas, muita atenção: é preciso atuar tanto no SEO On Page, quanto no Off Page. Veja a diferença entre eles:
💡 Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um.
💡 Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito.
6. Utilize o Instagram para vender
O Instagram é uma rede social que visa a interação entre os seus usuários. Dessa forma, todo o seu engajamento baseia-se em interações entre as pessoas e o que há de comum entre elas. Então, para conquistar mais alunos por meio dessa rede social, confira algumas dicas que podem ajudar você:
- Aposte em conteúdos relevantes para a atração de leads: em síntese, uma boa dica é o uso de conteúdos visuais e que gerem conversão, como disponibilizar materiais relevantes e divulgar roda de profissões.
- Crie visibilidade: a partir do seu perfil, é possível criar CTAs que direcionem o seu potencial aluno para a sua página na web, e-mail e, até mesmo, telefone.
- Gere maior confiança na marca: quanto mais relevante for o assunto tratado, maior será a chance de criar engajamento e gerar uma atmosfera de confiança em seus potenciais alunos.
⚠️ Lembre-se: Não tenha medo de interagir com o seu público, essa é uma das formas de fazer com que os seus potenciais alunos sintam-se mais próximos da sua instituição, criando uma verdadeira sintonia e relação de acolhida estratégica.
💡 Guia Completo: Instagram para instituições de ensino.
7. Como dobrar o número de alunos: Gere presença profissional através do LinkedIn
Você utiliza o LinkedIn para agregar profissionalismo a sua instituição de ensino?
Em resumo, a LinkedIn Page para uma universidade ou escola é uma grande oportunidade de promover-se no âmbito profissional, além de construir uma comunidade, tornando-se referência acadêmica e social.
Com ela, é possível:
- Ser marcada no perfil de aluno na área “Formação Acadêmica”;
- Criar e engajar uma comunidade de potenciais, atuais e ex-alunos;
- Enfatizar os seus diferenciais, sejam eles acadêmicos, sociais ou culturais;
- Interagir mais facilmente com pessoas que têm algum tipo de conexão com a sua instituição ou que já tenham demonstrado algum tipo de interesse;
- Visualizar em quais áreas os ex-alunos que formaram-se em sua IE estão sendo empregados;
- Criar grupos específicos para postagens selecionadas;
- Formar grupos de interação dentro da página.
Chegou a hora de transformar a sua estratégia com uma LinkedIn Page significativa!
💡 Como usar o LinkedIn na educação: construindo uma LinkedIn Page atrativa.
8. Como dobrar o número de alunos: invista na geração de tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca por meio do investimento em campanhas e anúncios.
Em síntese, sua instituição paga para que o seu conteúdo apareça para os potenciais clientes, ou seja, para quem você deseja atingir.
As duas plataformas mais conhecidas para fazer uma estratégia de tráfego pago de sucesso são o Google Ads e o Facebook Ads.
💡 Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar.
9. Como dobrar o número de alunos: Realize testes A/B
Os testes A/B são formas da sua equipe de Marketing verificar qual abordagem gera mais resultados e, assim, adotá-la.
Veja na prática:
Quando for estruturar um e-mail, busque criar dois tipos distintos de abordagem. Veja este exemplo: um e-mail com um CTA logo no início e outro que tenha um CTA mais ao longo do texto. Após enviá-los, verifique qual abordagem apresenta maiores taxas de abertura e cliques e, desse modo, priorize a que for mais efetiva.
Em suma, testes A/B podem ser desenvolvidos com base em questões como personificação, linguagem, comunicação visual, horário de envio e até mesmo na abordagem de venda utilizada pelo time comercial.
Ao trabalhá-lo você conseguirá identificar quais abordagens surtem mais resultados e, assim, maximizar o desempenho das suas ações.
10. Faça ligações e envie e-mails
📞 As ligações telefônicas são um meio de aquisição de alunos mais direto. Para que surtam efeito e não sejam invasivas, é muito importante que a sua equipe seja bem treinada e saiba executar o contato humanizado. Contar com um bom script para vendas pode ser a chave para o sucesso das suas ligações! Através dele é possível nortear toda a abordagem durante o contato.
📩 Ademais, outro método muito eficaz de captar alunos é estruturar e segmentar uma boa lista de contatos. Assim, sua instituição de ensino pode apostar no envio de e-mails com temas relevantes, tais como a divulgação de notícias importantes, cupons de descontos, diferenciais, condições promocionais, prazos etc.
11. Como dobrar o número de alunos: Acompanhe os resultados de Marketing
Sabemos que o marketing educacional é uma forma muito concreta de ganhar leads. Entretanto, para que apresente resultados é preciso acompanhamento constante.
Com que frequência vocês analisam as métricas de marketing em sua instituição? Em suma, a análise de dados é essencial para saber quais ações estão performando melhor e onde é necessário redirecionar os esforços.
Ao acompanhar as suas métricas mais relevantes, sua instituição consegue estabelecer estratégias a fim de otimizar os seus processos e projetos.
Veja a seguir algumas das principais métricas que você deve acompanhar:
↩️ ROI (Retorno Sobre o Investimento): em resumo, com o retorno sobre o investimento que a sua instituição está fazendo. Aqui, você sabe se está ganhando ou perdendo o dinheiro.
💰 Custo de aquisição por aluno: quanto o aluno “custou” para a sua instituição. Sendo assim, analisar essa métrica permite saber como está a saúde financeira da sua instituição.
🎯 Taxas de conversão do funil: quando bem executado, o funil direciona os leads adequados ao momento de matrícula. Assim, caso haja algum problema, as taxas de conversão podem mostrar quais etapas do funil precisam de melhorias.
📉 Métricas de anúncios pagos: em síntese, existem várias estratégias para anúncios pagos, basta escolher a ideal para a sua instituição. Posteriormente, é só realizar a análise estratégica por meio dos relatórios das próprias plataformas.
📩 Métricas de e-mail: o e-mail é um ótimo aliado no relacionamento com os potenciais alunos. Além disso, ajuda a compreender o comportamento e os interesses deles.
📞 Métricas de ligação: ao ligar para um potencial aluno, é possível ter um contato direto com ele e, assim, entender a fundo quais são as suas expectativas para com a sua instituição.
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino. Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que assim vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua instituição. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
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Sucesso! 🚀
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. 11 dicas de como dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-dobrar-o-numero-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 14 fevereiro. 11 dicas de como dobrar o número de alunos da sua instituição de ensino. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-dobrar-o-numero-de-alunos/