Você sabe como otimizar o hotsite do seu processo seletivo? Por meio de ações inteligentes é possível engajar o lead a avançar em sua jornada de compra. Veja agora como aplicar boas práticas no hotsite do vestibular e maximizar a conversão da sua faculdade! 📢
⏰ Tempo aproximado de leitura: 4 minutos
Introdução
👩💻 Sua instituição de ensino possui um hotsite específico para o seu vestibular? Uma página como essa é a porta de entrada dos potenciais alunos para conduzir seus potenciais alunos à inscrição.⠀⠀⠀⠀
Neste conteúdo vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como desenvolver um hotsite focado em conversão. O nosso objetivo é te ajudar a gerar melhores resultados nos processos seletivos! 💪
Boa leitura e ótimos insights!
🤔 O que é um hotsite?
Em resumo, o hotsite é um “microsite” desenvolvido especificamente para uma determinada campanha por um prazo estabelecido. Sendo assim, ele é focado em trazer destaque a ação de marketing pontual realizada pela sua instituição de ensino.
🔍 Landing page, site e hotsite: tem diferença?
Apesar de muita gente considerar os três conceitos a mesma coisa, há diferenças entre eles. Veja só:
Em síntese, a landing page, ou LP, é uma página 100% focada em conversão, seu objetivo é capturar mais alunos para as instituições de ensino.
O site configura-se como um conjunto de páginas. Ou seja, é a identidade da instituição.
Por fim, o hotsite é um “minisite”, ou seja, é um site menor se comparado ao site oficial da marca, uma vez que é criado exclusivamente para uma campanha ou ação específica.
✅ Deu pra entender? Embora sejam estratégias diferentes, todos eles possuem o mesmo objetivo que é identificar o visitante e torná-lo lead. Sendo assim, em Marketing Digital, todos esses elementos são fundamentais e precisam ser considerados pelas instituições que buscam maximizar a geração e a conversão de leads! |
💪 4 regras de ouro capazes de maximizar a conversão de alunos no hotsite do seu vestibular
O termo conversão de leads é muito utilizado no âmbito do Marketing Digital. Ele representa aquilo que toda empresa quer, independente do ramo de atuação: vendas e, consequentemente, aumento do faturamento.
Em síntese, no cenário educacional, esse termo é visto como um sinônimo de oportunidade de negócio. Ou seja, são visitantes que se transformam em alunos.
Por isso, é muito importante investir em práticas inteligentes de otimização do hotsite do vestibular da sua instituição de ensino. Afinal, quando há mais leads convertidos, a tendência é que haja mais matrículas efetivadas. 🤑
Para isso, é importante que você realize algumas ações como:
1) Pop-up de captura no hotsite do processo seletivo 🧲
Pessoas que acessam o hotsite do processo seletivo da sua instituição de ensino são altamente qualificadas para receber um contato comercial, portanto essa é a página de maior atenção quando o assunto é conversão. Por isso, utilizar pop-ups inteligentes, nesse momento, aumenta a sua lista de potenciais inscritos e matriculados.
Um pop-up é uma espécie de janela que se abre no navegador ao visitar uma página web.
Uma das opções de formato são os pop-ups de fuga. Em síntese, eles são programados para aparecer quando o visitante realiza alguma ação, como por exemplo: quando ele sinaliza que irá fechar ou deixar a página do site.
Tem ainda aqueles pop-ups programados para aparecer logo que o visitante acessa uma página específica. Ou os que são programados para aparecer a partir de uma quantidade de tempo que a página esteja aberta ou a partir da porcentagem de rolagem na página pelo usuário!
De forma simples, ao disponibilizar um pop-up no hotsite do seu vestibular, você estará “insistindo” para que o lead deixe seu contato ou ainda “dando mais um chance” dele pensar melhor e se identificar.
Veja só um exemplo de pop-up que nós usamos aqui na Rubeus:
2) Boas práticas no hotsite do vestibular: Discurso de condução 🎯
Um reflexo do momento atual do mercado educacional é a transição dos “websites institucionais” para os “websites de conversão”.
Mas qual a diferença entre eles? 🤔
Em síntese, os “websites de conversão” possuem o objetivo de identificar potenciais alunos e conduzi-los à inscrição, através de uma arquitetura de informação orientada a conduzir o visitante até a conversão.
Já os “websites institucionais” são os mais tradicionais e, na grande maioria das vezes, não possuem uma estratégia de condução clara para que o visitante realize a ação de conversão definida pela instituição de ensino.
Por isso, é importante que o seu hotsite contenha um forte discurso de condução, incentivando o potencial aluno a fazer sua inscrição, destacando vantagens, atributos relevantes e informações sobre os cursos. Dessa forma, fica mais fácil converter mais potenciais alunos em matriculados.📈
😃 Vou deixar aqui alguns conteúdos que poderão ser úteis na hora de você colocar essa dica em prática:
💥 Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito
💥 Conquiste resultados rápidos explorando a demanda reprimida do website
3) Boas práticas no hotsite do vestibular: Gatilho “Inscreva-se” acessível durante toda a navegação ✅
Muitos interessados acessam o website da sua instituição todos os meses. Em resumo, eles são divididos em três grupos: os que estão pesquisando sobre a possibilidade de realizar um curso superior, os que estão avaliando a sua instituição e os decididos a fazer sua inscrição.
Logo, manter o gatilho mental “Inscreva-se” disponível durante toda a experiência do visitante (afixado na barra superior, por exemplo) é facilitar esse passo para os decididos, inclusive aqueles que decidiram-se durante a navegação.
😃 Aliás, você já conferiu o nosso conteúdo sobre o poder dos gatilhos mentais? Nele damos dicas valiosas de como utilizar essa estratégia a favor da sua instituição de ensino. Confira! ⤵
4) Boas práticas no hotsite do vestibular: Identificação de interessados fora do período do processo seletivo 👩💻
Muitas pessoas acessam o seu website fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício. 🤯😵💫
Sendo assim, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:
🎁 BÔNUS: Conduza o lead até a matrícula pelo site institucional
O site da sua instituição é orientado à conversão, guiando o potencial aluno pela jornada de compra? Lembre-se: você deve conseguir convencer o seu aluno a concluir a inscrição desde a primeira visita.
Não sabe como fazer isso? A gente te conta em dois vídeos abaixo! 😉🚀
💥 Rubeus Hacks | Conduza o lead até a matrícula pelo site institucional
💥 Webinar | Jornada de compra: como atrair, conduzir e converter alunos em seu site e LPs
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 🎯
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos! 😉
Bons resultados e até a próxima!😃👋
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Boas práticas no hotsite do vestibular: regras de ouro capazes de maximizar a sua conversão de alunos. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/boas-praticas-no-hotsite-do-vestibular/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 1 de junho. Boas práticas no hotsite do vestibular: regras de ouro capazes de maximizar a sua conversão de alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/boas-praticas-no-hotsite-do-vestibular/