Como promover o marketing de defensores na educação para aumentar a matrícula de alunos

O marketing de defensores na educação pode transformar a forma com que as pessoas falam e recomendam a sua instituição de ensino. Saiba como desenvolvê-lo e desfrutar de um marketing 100% gratuito e de qualidade para matricular mais alunos! 📣💥

Leitura: 5 minutos

Introdução

O sentimento de aprovação é importantíssimo quando o assunto é compras. Antes de comprar aquele vestido ou aquela calça em um site, você já se pegou checando as avaliações daquele item? Isso acontece porque sempre buscamos saber mais sobre o produto e/ou serviço no qual estamos pensando em adquirir. 

Avaliações de usuários e compartilhamento de experiências com pessoas que já compraram são algumas das formas de dar mais segurança à decisão de compra.

A aprovação – por um amigo ou conhecido – de um produto e/ou serviço é muito importante pelo fato de que, quando um produto é aceito por um grupo de pessoas, tendemos a nos sentir mais seguros em adquiri-lo. 

Há uma explicação simples para isso. Em resumo, o que acontece é que temos a necessidade de “pertencer”. Ou seja, para nos sentir parte do todo, temos uma grande tendência a escolher de acordo com o que outras pessoas escolhem.  🧩 Além disso, ao saber que outras pessoas que já compraram, gostaram, você reduz o risco de comprar e se frustrar com o que recebe.

 📣 📣 Justamente por isso, o marketing de defensores é tão relevante e eficaz. Quando aplicado à educação é utilizado na criação de um forte vínculo com potenciais/atuais alunos e pais e/ou responsáveis, ao “cultivá-los” como porta-vozes da sua instituição de ensino. 

Neste conteúdo, vamos compartilhar algumas dicas de como desenvolver o marketing de defensores na educação e utilizá-lo para atrair mais leads. Confira!

Boa leitura e bons insights!

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🥷 O que são defensores de marca?

Basicamente, os defensores de marca são pessoas que contam histórias positivas sobre determinada marca. Eles atuam como uma fonte de propaganda positiva para as marcas ao compartilharem alguma experiência satisfatória que tiveram  ao adquirir um produto e/ou serviço.

Os defensores podem ser “criados” de diversas maneiras, mas a forma mais comum é através do sentimento de conexão e identificação com a marca.

O foco desses defensores é compartilhar experiências e influenciar pessoas para adquirir constantemente e cada vez mais produtos e serviços.

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📣 O que é o marketing de defensores e como ele se aplica na educação?

De forma simples, o marketing de defensores – ou advocacia marketing – consiste em uma estratégia utilizada por empresas para se relacionarem com pessoas que, de alguma forma, tiveram uma experiência positiva com a marca, com a finalidade de fazer com que elas atuem como embaixadoras da marca.

Enquanto a maioria dos programas de marketing de defensores se concentra em impulsionar as vendas ou criar consciência social, os programas de marketing de defensores na educação busca fazer com que pais, alunos e professores sejam porta-vozes da instituição de ensino e influenciem cada vez mais pessoas.

🔐 Por que o marketing de defensores na educação funciona tão bem?

Marketing é o ato de fazer um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar.”

Seth Godin

Em resumo, o marketing de defensores consiste na criação de um time de “embaixadores”. O objetivo é simples: fazer com que mais pessoas se identifiquem com a marca, consumam produtos e serviços, se tornem defensores e conquistem mais defensores. Fazendo isso, sua instituição estará criando um ciclo vicioso de marketing. 

Marketing de defensores na educação: como desenvolvê-lo - Rubeus

Ademais, o marketing de defensores assume um papel ímpar na geração de leads e na captação, além de auxiliar significativamente a permanência de alunos.

Fonte: Nielsen

Quando trata-se do investimento em um curso superior, por exemplo, sabemos que essa decisão envolve uma grande análise por requerer tempo e um investimento significativo. Portanto, é fundamental que a instituição de ensino crie ações capazes de fazer com que o aluno sinta que está tomando a decisão certa. E qual a melhor forma de fazer isso do que ele ouvir uma boa recomendação de pessoas que já possuem uma ligação com a sua instituição de ensino? 

Quando tratamos da educação infantil, por exemplo, é comum que os pais preocupem-se em realizar uma análise aprofundada antes de efetivarem a matrícula dos seus filhos. Logo, há grandes chances deles serem fortemente influenciados por recomendações que recebem. 

💥 Fatores importantes para desenvolver o marketing de defensores

  • Identificação e conexão com a marca;
  • Experiências positivas em diferentes etapas da jornada de compra;
  • Responsabilidade social e inovação;
  • Interação e engajamento com a marca.

🏆 Marcas que inovam na hora de engajar seus seguidores

Netflix:

Marketing de defensores na educação: como desenvolvê-lo - Rubeus

Se  tem uma empresa que é sucesso quando o assunto é engajamento dos usuários e faz isso muito bem através dos comentários, é a Netflix. Geralmente em tom divertido (que é o padrão de comunicação da empresa), ela busca responder aos comentários de seus seguidores em posts interativos nas redes sociais. Em alguns casos, as respostas são tão épicas que acabam fazendo mais sucesso do que o próprio post. 

Engana-se quem acha que esses são “meros” comentários, na verdade, são estratégias! Através de interações como essas é que a marca cria defensores.  Em apenas um único post na rede social a Netflix consegue unir identificação, conexão e interação com os seus seguidores. 

McDonald’s

O McDonald’s aborda diversas questões em seus comerciais. A marca conhecida pela inovação e pelo tom jovial busca criar defensores através de conteúdos interativos e diversificados:

Outro fator que contribui para o sucesso das estratégias de marketing dessa marca é o time. Eles exploram acontecimentos atuais e presentes no dia a dia das pessoas, veja um exemplo lançado meses antes do início da Copa do Mundo de 2022:

https://www.youtube.com/watch?v=K8DHec4FAqk

⚔️ Como “recrutar” defensores de marca para a sua instituição de ensino

1. Comunicação

É vital que as instituições de ensino se comuniquem de maneira eficaz com alunos, comunidade escolar, leads e pais e/ou responsáveis. 

Especificamente na educação básica, esta é provavelmente a coisa mais importante para se manter em mente ao longo do ano letivo: certifique-se de manter os pais informados sobre quaisquer problemas. 

Dessa forma, seja questões como o desempenho escolar, atividades extraclasse ou recessos, é de suma importância comunicar os pais de forma antecipada e deixá-los a par de tudo. 

Na prática, isso significa que deve haver um planejamento bem detalhado para que os pais não sejam pegos de surpresa. 

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2. Marketing de defensores na educação: pais e alunos parceiros

Outra ação que sua instituição pode realizar é o investimento em um programa formal de indicações. Você pode oferecer descontos ou premiações para quem recomendar uma certa quantidade de pessoas.

3. Marketing de defensores na educação: utilize os diferenciais a favor da sua IE

O que faz a sua instituição de ensino se destacar? O que a diferencia dos concorrentes? Por que o lead deve escolhê-la? Mostre isso a eles! 

Você pode apostar na divulgação de questões como uma estrutura tecnológica de ponta, um quadro de docentes de qualidade, uma biblioteca on-line para os alunos, nota do MEC… são diversas opções! Tudo dependerá do que a sua instituição de ensino tem para oferecer.

Em suma, o que acontece é que, para incentivar que as pessoas falem da sua IE, é preciso dar a eles motivos para isso. Isso significa oferecer aos seus potenciais e atuais alunos algo memorável. Uma experiência, pensamento ou sentimento que eles não consigam em nenhum outro lugar. 

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4. Invista na divulgação de depoimentos

Já sabemos que muitos leads da sua instituição estão indecisos. Essa indecisão pode girar em torno do curso ou da instituição de ensino como um todo. Para minimizar essa insegurança e ajudar no processo de tomada de decisão, você pode investir na divulgação de depoimentos. 

📣 Lembre-se: bons depoimentos são aqueles que contam a jornada do início ao fim, destacando como havia um problema a ser resolvido e como a instituição conseguiu revolucionar sua vida pessoal e/ou profissional.

Além disso, coloque os depoimentos em um local estratégico. Caso opte por disponibilizá-los no seu website, é interessante deixar o CTA bem visível! 

5. Marketing de defensores na educação: promova eventos

Semanas acadêmicas, workshops, palestras e feiras de profissões podem ser muito estratégicos para “desenvolver” defensores de marca. Nesses eventos, explore temas interessantes para alunos e para as personas da sua instituição de ensino. Convide ex-alunos para realizar palestras e compartilhar experiências de atuação no mercado profissional.

6. Marketing de defensores na educação: aposte nas redes sociais

A Disney é uma das principais referências do uso de gatilhos visuais. Basta olhar os seus parques temáticos e como parecem uma realidade paralela, totalmente encantadores e capazes de envolver completamente os seus visitantes.

Assim, quando o assunto é marketing de defensores na educação, percebemos que a sua IE pode apostar em uma presença marcante nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, é um ótimo canal para isso, por possuir um grande apelo visual. 

Por isso, a dica é apostar em fotos bem editadas e com alta resolução, que mostrem um pouco do espaço da sua instituição. E atenção! Sempre atente-se ao fundo das imagens, ele diz muito sobre o lugar registrado!

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Como usar o Instagram na educação: conteúdos, estratégias e inspirações - rubeus

Além disso, você pode apostar na criação de um site que seja harmônico e único. Você pode apostar no círculo cromático para explorar a sua paleta de cores. Assim, ao fazer isso, as pessoas simplesmente sentirão uma maior confiança e vontade de compartilhá-lo.

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Considerações finais

Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

😃 Quais estratégias de marketing de defensores na educação você vai experimentar na sua instituição de ensino? Compartilhe conosco nos comentários. 

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Para usar como referência acadêmica

Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira: 

📌 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. D. Marketing de defensores na educação: como desenvolvê-lo. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-de-defensores-na-educaçao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 24 de outubro. Marketing de defensores na educação: como desenvolvê-lo. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-de-defensores-na-educaçao/