Marketing boca a boca na educação: saiba como utilizá-lo para captar alunos

Criar novas estratégias para chamar a atenção dos potenciais alunos está se tornando cada vez mais difícil. A competição a cada dia mais acirrada no mercado educacional tem tornado esse processo ainda mais urgente. Então que tal ter verdadeiros embaixadores espalhados por diversos lugares para ajudar você nesse desafio? Mas você não sabe como fazer isso? Nós contamos para você: através da utilização do marketing boca a boca na educação. 📢💥

Tempo aproximado de leitura: 6 – 8 minutos

Introdução

Você já ouviu uma música só porque um amigo indicou? Já comprou um produto porque ouviu de um conhecido que a experiência foi positiva? Ou já desistiu de uma compra só porque viu uma avaliação negativa sobre ela no Reclame Aqui? 

Aposto que, assim como eu, você também já tenha vivenciado alguma das situações acima! Se sim, você passou por um processo de marketing boca a boca.

O que é o marketing boca a boca

O marketing boca a boca, também chamado de “propaganda boca a boca”, consiste em estratégias de marketing que usam recomendações das pessoas para a promoção de produtos, serviços ou, até mesmo, da marca em si. 

Em suma, ele consiste em uma forma de promoção não remunerada. Nele, os clientes satisfeitos compartilham com outras pessoas a experiência positiva proporcionada vivenciada. O que acontece é uma espécie de “telefone sem fio”. Ou seja, as pessoas compartilham umas com as outras suas percepções e experiência. Dessa forma, elas são capazes de influenciar a decisão de compra.

Marketing boca a boca na educação - Rubeus
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Diferenças entre o marketing boca a boca tradicional e o moderno

Tradicionalmente, o marketing boca a boca era espalhado de uma pessoa para outra por meio de conversas e trocas de experiência de maneira mais “empírica”.

Com a popularização da internet e a constante troca de informações entre os seus usuários, as recomendações se adaptaram ao virtual, dando espaço, assim, para o marketing boca a boca moderno. Em suma, ele transcreve as recomendações “tradicionais” para o ambiente virtual. E, dessa forma, os usuários compartilham sua satisfação ou insatisfação com uma marca, produto ou serviço.

O marketing boca a boca em números

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Nielsen:

Marketing boca a boca na educação: como fazer as pessoas recomendarem a sua IE - Rubeus
Imagem explicativa

O marketing boca a boca na educação

“Marketing é o ato de fazer um produto ou serviço sobre o qual valha a pena falar.”

Seth Godin

Em resumo, o marketing boca a boca na educação consiste na utilização de estratégias de marketing. Elas são trabalhadas mediante a criação de um time de “embaixadores”, formados por alunos que já fazem parte da sua IE ou que já tiverem algum tipo de experiência positiva. 

O marketing boca a boca na educação assume um papel ímpar na geração de leads e na captação, além de auxiliar significativamente a permanência de alunos, se comparado ao marketing tradicional.

Marketing boca a boca na educação - Rubeus
Imagem ilustrativa

Quando trata-se do investimento em um curso superior, por exemplo, sabemos que essa decisão envolve uma grande análise por requerer tempo e um investimento significativo. Portanto, é fundamental que a instituição de ensino crie ações capazes de fazer com que o aluno sinta que está tomando a decisão certa. E qual a melhor forma de fazer isso do que ele ouvir uma boa recomendação de pessoas que já possuem uma ligação com a sua instituição de ensino? 

Quando tratamos da educação infantil, por exemplo, é comum que os pais preocupem-se em realizar uma análise aprofundada antes de efetivarem a matrícula dos seus filhos. Logo, há grandes chances deles serem fortemente influenciados por recomendações que recebem. 

Impactos e benefícios do marketing boca a boca na educação

“A Internet pega o boca-a-boca e eleva em um fator 1.000… todos os dias.”

Seth Godin

Você já parou para pensar no poder que uma indicação tem de influenciar a decisão de compra das pessoas? Os influenciadores digitais estão aí e não nos deixam mentir! Em resumo, a verdade é que pessoas gostam de imitar pessoas.

Alunos satisfeitos fazem propaganda gratuitamente, sem custo algum para a instituição de ensino. Eles simplesmente compartilham a experiência, porque se sentem seguros com a escolha feita. Desse modo, a sua instituição de ensino consegue:

  • Aumentar as vendas sem gastar com publicidade;
  • Promover uma maior confiança junto aos potenciais alunos; 
  • Trabalhar a lealdade dos alunos que já compõem o seu quadro de discentes;
  • Consolidar-se como uma referência educacional e não “apenas” uma instituição de ensino.

Em resumo, os impactos do marketing boca a boca na educação são altamente significativos, no curto e no médio prazo. 

Marketing boca a boca orgânico X ampliado

O marketing boca a boca na educação pode ocorrer de duas formas: organicamente e por meio da utilização de campanhas de marketing e publicidade.

O boca a boca orgânico ocorre naturalmente, quando as pessoas se tornam defensoras da sua instituição de ensino, porque estão felizes com o serviço oferecido e têm um desejo natural de compartilhar o seu apoio e entusiasmo.

o boca a boca ampliado ocorre quando os profissionais de marketing elaboram campanhas destinadas a incentivar ou acelerar as recomendações, tanto físicas quanto virtualmente.

Em suma, o Marketing Promocional direcionado à educação visa estruturar e consolidar a marca, gerando confiança. Assim, o resultado a longo prazo é o aumento das conversões.

📌 DICA: muitas práticas recomendadas e táticas de marketing incentivam o boca a boca natural, mas as campanhas – especialmente nas redes sociais – podem auxiliar e muito quando o objetivo é promover um maior alcance da instituição de ensino no ambiente on-line.

Dicas valiosas para promover o marketing boca a boca na educação 

  • Utilize os diferenciais a favor da sua IE

O que faz a sua instituição de ensino se destacar? O que a diferencia dos concorrentes? Por que o lead deve escolhê-la? Mostre isso a eles! 

Você pode apostar na divulgação de questões como uma estrutura tecnológica de ponta, um quadro de docentes de qualidade, uma biblioteca on-line para os alunos, nota do MEC… são diversas opções! Tudo dependerá do que a sua instituição de ensino tem para oferecer.

Em suma, o que acontece é que, para incentivar que as pessoas falem da sua IE, é preciso dar a eles motivos para isso. Isso significa oferecer aos seus potenciais e atuais alunos algo memorável. Uma experiência, pensamento ou sentimento que eles não consigam em nenhum outro lugar. 

  • Use gatilhos visuais

A Disney é uma das principais referências do uso de gatilhos visuais, basta olhar os seus parques temáticos e como parecem uma realidade paralela, totalmente encantadores e capazes de envolver completamente os seus visitantes.

Assim, quando o assunto é marketing boca a boca na educação, percebemos que a sua IE pode apostar em uma presença marcante nas redes sociais. O Instagram, por exemplo, é um ótimo canal para isso, por possuir um grande apelo visual. 

Por isso, a dica é apostar em fotos bem editadas e com alta resolução, que mostrem um pouco do espaço da sua instituição. E atenção! Sempre atente-se ao fundo das imagens, ele diz muito sobre o lugar registrado!

Como vender cursos através das redes sociais - Rubeus
Blog post Rubeus: Como vender cursos através das redes sociais

Além disso, você pode apostar na criação de um site que seja harmônico e único. Você pode apostar no círculo cromático para explorar a sua paleta de cores. Assim, ao fazer isso, as pessoas simplesmente sentirão uma maior confiança e vontade de compartilhá-lo. 

  • Desperte o lado emocional das pessoas

Trabalhar as emoções pode ser muito poderoso para gerar compartilhamentos. Além disso, incentiva fazer com que as pessoas falem sobre a sua instituição de ensino.

Para isso, você pode apostar em algo que esteja vinculado aos objetivos da sua IE e divulgar o conteúdo nas redes sociais, no site e no blog da sua IE. Ademais, outra forma de trabalhar as emoções de seus potenciais e atuais alunos é utilizar o gatilho mental de gentileza

Em síntese, através dele, é possível gerar o sentimento de que a instituição de ensino se preocupa em saber o que o seu potencial aluno busca e deseja e, de alguma forma, pode contribuir para que ele alcance isso. 

Na prática, você pode utilizá-lo ofertando conteúdos gratuitos no blog, oferecer uma semana de aula experimental em um curso de interesse do seu potencial aluno, investir em bolsas de ensino parciais e/ou integrais (caso seja possível) e promover o reconhecimento de alunos e professores destaques.

🔗 Sua IE já utiliza os gatilhos mentais para captar mais alunos? Saiba como fazer isso na prática:

Como usar gatilhos mentais na educação - Rubeus
Blog post Rubeus
  • Aproveite o conteúdo gerado por potenciais e atuais alunos

O conteúdo gerado por seus potenciais e atuais alunos pode ser muito poderoso. Além disso, ele pode ser mais envolvente e atrativo do que as atualizações e fotos comuns da IE. Por essa razão, busque sempre responder aos comentários de forma interativa e engajada, seguir de volta, curtir e comentar publicações. 

Além disso, nunca deixe ninguém “falando sozinho”. Ou seja, muito cuidado para não perder o timing de uma determinada publicação ou interação com um dos seus potenciais alunos. 

Ademais, em seus posts, procure engajar o seu público a compartilhar o conteúdo. Sempre deixe claro como aquele material pode ser relevante no dia a dia do potencial aluno ou de um amigo ou conhecido seu.

  • Invista em um programa formal de marketing boca a boca

Outra ação que sua instituição pode realizar é o investimento em um programa formal de indicações. Você pode oferecer descontos ou premiações para quem recomendar uma certa quantidade de pessoas. Ou para quem indicar alguém e essa pessoa realizar a matrícula em sua instituição de ensino, por exemplo. 

  • Invista na divulgação de depoimentos

Já sabemos que muitos leads da sua instituição estão indecisos. Essa indecisão pode girar em torno do curso ou da instituição de ensino como um todo. Para minimizar essa insegurança e ajudar no processo de tomada de decisão, você pode investir na divulgação de depoimentos. 

Lembre-se: bons depoimentos são aqueles que contam a jornada do início ao fim, destacando como havia um problema a ser resolvido e como a instituição conseguiu revolucionar sua vida pessoal e/ou profissional.

Além disso, coloque os depoimentos em um local estratégico. Caso opte por disponibilizá-los no seu website, é interessante deixar o CTA bem visível! 

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Considerações finais

Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Antes de ir, me conte: quais das nossas sugestões você vai colocar em prática?

Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Marketing boca a boca na educação: como fazer as pessoas recomendarem a sua IE. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-boca-a-boca-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2020, 8 novembro. Marketing boca a boca na educação: como fazer as pessoas recomendarem a sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-boca-a-boca-na-educacao/