SEO para instituições de ensino: como fazer o Google mostrar o seu conteúdo

Além de investir em presença digital, é essencial que as instituições de ensino garantam que os conteúdos disponibilizados sejam otimizados e, assim, apareçam nas primeiras posições do Google. Mas, como fazer isso? Desenvolvendo o SEO para instituições de ensino! Nós te contamos como agora! 💪

⏰ Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

Você já parou para pensar no poder de um conteúdo e o quanto ele pode influenciar a decisão de compra de uma pessoa? 🤔

Você produz um conteúdo, o disponibiliza na internet e quando um lead realiza uma pesquisa e tem acesso a esse material, ele pode ser influenciado e engajado na decisão de compra. E, assim, dar o pontapé inicial para a efetivação do vínculo com a sua instituição.

O Inbound Marketing é uma ótima metodologia para trabalhar um processo mais sutil e persuasivo de compra e, posteriormente, de fidelização à marca. (Dá uma olhada em nosso conteúdo Inbound Marketing Educacional: aumente o seu volume futuro de alunos, caso ainda tenha alguma dúvida sobre esse tema!) 😉

Nesse sentido, falando especificamente da produção de materiais (infográficos, blog posts, e-books, testes vocacionais etc), é possível perceber que essas poderosas iscas são capazes de contribuir significativamente para a formação da opinião do lead acerca da instituição de ensino

Como sabemos, o Google é um grande impulsionador para as estratégias de Marketing de Conteúdo. Afinal, ele atua como uma vitrine que entrega os conteúdos de quem produz a quem está pesquisando. Mas, você já parou para pensar em como esse processo é realizado? 🤔

Bem, a internet está repleta de informações e nem todas são relevantes e com a qualidade necessária para serem “encontradas”. Sendo assim, o Google realiza a separação do que deve e do que não deve “aparecer”, através da segmentação de palavras-chaves. Ou seja, ele analisa assuntos relacionados ao tema da pesquisa e entrega os “melhores” (mais relevantes) resultados. 🎯

Aliás, ao contrário do que muitos pensam, o Google não é uma estratégia de sorte… ele é uma vitrine de qualidade! Em suma, ele entrega os melhores conteúdos nas primeiras posições. Dessa forma, os conteúdos mais relevantes garantem destaque nas primeiras posições do mecanismo de busca. 💪

🤔 Tá legal, mas como garantir que o Google mostre o conteúdo produzido pela instituição de ensino? A resposta para essa pergunta envolve diversos fatores e dentre eles está a Otimização para Mecanismos de Buscas, ou SEO.

Justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, este guia com dicas de como trabalhar o SEO para instituições de ensino. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua presença digital nos mecanismos de busca. Vamos juntos? 🚀

Boa leitura e ótimos insights!

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🤔 O que é SEO?

Resumidamente, Search Engine Optimization (SEO) ou “Otimização para Mecanismos de Busca” em Português, consiste no processo de melhorar o posicionamento de um site e/ou blog nas páginas de resultados orgânicos. Sendo assim, o objetivo é aumentar a visibilidade quando as pessoas pesquisam produtos ou serviços relacionados ao negócio oferecido. 

Dessa forma, quanto melhor a visibilidade de páginas nos resultados de pesquisa, maior a probabilidade de chamar a atenção e atrair potenciais clientes. 

🚨 Quando aplico à educação, o SEO para instituições de ensino pode contribuir significativamente para que o lead encontre o seu site e/ou blog e estabeleça os primeiros contatos com a IE.

💡 Listei alguns conteúdos complementares para você: 

🤝 SEO + conteúdo de qualidade = parceria de sucesso

Se você ainda não sabe o que é Marketing de Conteúdo provavelmente está ficando para trás. Por isso, sugiro que corra e confira o nosso conteúdo sobre o tema: Marketing de Conteúdo Educacional: conteúdo para conversão de alunos. 

Em resumo, ele consiste na criação de campanhas e conteúdos ricos persuasivos e relevantes que conduzam o seu potencial aluno ao seu site, blog ou landing pages

Ademais, quando as técnicas de SEO são executadas em parceria com a disponibilização de conteúdo altamente atrativo e que considera as principais dúvidas e questionamentos dos potenciais alunos, torna-se possível aparecer entre as primeiras posições orgânicas no Google. 

Por isso, podemos dizer que SEO + conteúdo de qualidade andam juntos! 

🤔 Você sabia? Em média, uma pessoa tende a clicar apenas nos três primeiros resultados apresentados para sua busca no Google. Isso significa que, se a equipe de Marketing estruturar um conteúdo que esteja entre essas posições, muito provavelmente, o lead irá abri-lo.

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🤔 Como funciona o SEO?

Em síntese, os mecanismos de busca, tais como Google e Bing, utilizam bots para rastrear páginas na web, “surfando” de um site para outro, analisando e coletando informações disponibilizadas e colocando-as em uma espécie de “biblioteca”.

Dessa forma, os algoritmos analisam as informações contidas nesta biblioteca, levando em conta centenas de fatores (abordaremos alguns deles ainda neste conteúdo). Assim, torna-se possível determinar a ordem em que as páginas aparecerão nos resultados da pesquisa. Ou seja, analisa-se qual conteúdo possui as melhores informações para responder ao que foi questionado na consulta

🚨 IMPORTANTE: Ao contrário dos anúncios de pesquisa pagos, que aparecem no topo das páginas de resultados, o conteúdo orgânico concorre com muitos outros conteúdos. Ou seja, é uma verdadeira “ampla concorrência”.

Então, por que não investir apenas em anúncios pagos? Bem, além de precisarem de investimento para ficarem ativos, muitos leads acabam ignorando os primeiros links por justamente saberem que são anúncios. Isso acontece porque quase sempre um anúncio vem acompanhado de informações mais comerciais.

🔍 SEO On Page e SEO Off Page

Em suma, o SEO divide-se em duas “categorias” que merecem muita atenção, veja só:

🎯 SEO On Page: abrange todos os fatores que dependem do trabalho desenvolvido pela equipe de Marketing da sua IE em seus conteúdos. Por exemplo, palavras-chave, títulos, URls, meta description, entre outros. 

A grande vantagem é que eles podem ser monitorados e modificados de acordo com os resultados obtidos.

🚀 SEO Off Page: refere-se aos fatores que não podem ser controlados pela sua equipe. Um exemplo desse tipo de SEO é o tempo de permanência dos potenciais alunos na página da sua IE

Contudo, se o seu conteúdo for de qualidade e realmente relevante para as suas personas, as chances desse tempo ser satisfatório são maiores.

👣 Passos fundamentais para o sucesso do SEO para instituições de ensino

Está se sentindo perdido? Não sabe por onde começar? 😵‍💫 

Calma! Listei a seguir alguns dos principais passos para você dar start na sua estratégia de SEO o quanto antes!

1) SEO para instituições de ensino: Pesquisa de palavras-chave

Comece otimizando o seu site e conteúdo por meio de palavras-chave relacionadas aos serviços oferecidos por sua IE. Isso aumentará seus rankings nos mecanismos de pesquisa, aumentando as chances de ser encontrada quando alunos em potencial pesquisarem.

Em suma, as palavras-chave são termos que definem o que o seu conteúdo irá abordar. Por exemplo, este blog post é sobre SEO para instituições de ensino, assim uma boa palavra-chave para defini-lo é Search Engine Optimization (SEO) na educação ou Otimização para Mecanismos de Busca para escolas, por exemplo. 

🚨 Basicamente, as palavras-chave devem comportar o que o seu lead irá digitar no Google quando for pesquisar sobre determinado assunto. Portanto, você deve investir em conteúdos que estejam alinhados com as necessidades deles. Daí, a importância de conhecer bem o seu aluno ideal (persona).

📢 O Google Ads possui uma funcionalidade chamada “Planejador de palavras-chave”. Por meio dela, é possível identificar termos de pesquisa que são utilizados pelos leads com mais frequência. Vale a pena saber mais!

2) SEO para instituições de ensino: Meta descrição interessante

A meta descrição é um breve texto que resume o que é abordado em seu conteúdo. Ela aparece logo abaixo do título e deve conter a palavra-chave utilizada ao longo do conteúdo. 

Veja um exemplo:

SEO para instituições de ensino: como fazer o Google encontrar seus conteúdos - Rubeus

Como serve como base para que o pesquisador saiba o que é abordado no texto, a meta descrita deve ser persuasiva e chamativa. Isto é, ela deve ser capaz de despertar o interesse do leitor e fazê-lo abrir a página. 

3) SEO para instituições de ensino: Links internos e externos

É muito importante que o Google entenda que o seu conteúdo é rico, ou seja, que comporta informações atuais e amplas. Por isso, é muito importante que você acrescente links para conteúdos internos e externos. 

Por exemplo, você pode disponibilizar links para materiais complementares dentro do seu próprio site e/ou blog. Além de tornar a experiência de aprendizagem ainda mais completa, você faz com que o lead fique mais tempo em contato com você.

Quanto aos links externos, é importante que sua IE seja referenciada em outros lugares, você pode conseguir isso através de parcerias de publicação com professores, por exemplo. 

Outra dica é utilizar links com pesquisas atuais, isso irá dar consistência ao conteúdo. 

4) SEO para instituições de ensino: Use tags de título 

Em suma, o título deve chamar atenção e estar em fonte e tamanho legíveis. Por isso, ao publicar o seu conteúdo, não se esqueça de utilizar o tamanho H2 em seu título e H3 nos subtítulos

O Google recomenda essa utilização para que os algoritmos de análise consigam escanear mais facilmente o que está sendo tratado no conteúdo.

8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável - Rubeus

🤫 Dicas de SEO para instituições de ensino que ninguém revela

1) WordPress + plugins 

Tecnicamente, usar a prática de SEO sem nenhuma ferramenta ou software é possível, mas é difícil de executar. Portanto, muitas empresas utilizam ferramentas especializadas em SEO.

Uma ferramenta bem conhecida é o WordPress. Ele conta com a possibilidade de instalação de plugins especializados em otimização de buscas. Eles mapeiam o que precisa ser melhorado no texto e proporcionam uma ótima escaneabilidade do texto.

2) Experiência do usuário

A experiência do usuário migrou de um requisito secundário para um fator decisivo no ranqueamento do conteúdo. Isso significa que, se o Google achar que os usuários do seu site/blog terão uma experiência ruim em suas páginas, a classificação tende a cair.

Investir em experiência é aumentar a probabilidade do usuário (estudante) conseguir tirar suas dúvidas ou realizar sua inscrição on-line, por exemplo. Isso significa que é imprescindível entender o estudante e usar esse conhecimento para construir um fluxo intuitivo e simples.

3) Nada de plágio!

Nem preciso mencionar que plágio é crime. E quando o assunto é conteúdo na internet, isso também é válido! Por isso, sob hipótese nenhuma copie conteúdos de terceiros sem fazer referência e dar os devidos créditos

O Google consegue identificar conteúdos idênticos e, a partir disso, penaliza os sites e páginas. Ou seja, ninguém é favorecido. 

📝 Em resumo, além das dicas acima, é importante que você atente-se a questões como:

  • Fazer uma boa pesquisa de palavra-chave (sugestões de ferramentas pra isso: Ubersuggest, Google Keyword e Google Search Console);
  • Ter links internos dentro do texto que levem para outros conteúdos, pois, assim, aumenta o tempo de navegação de cada usuário nos conteúdos;
  • Ter subtítulos com a palavra-chave no texto;
  • As imagens ao longo do conteúdo precisam conter, no título alternativo, a palavra-chave trabalhada.

🎁 Conteúdo complementar para enriquecer a sua experiência

🤔 Precisando produzir os seus conteúdos, mas não sabe o que criar? A gente te ajuda! 

Preparamos um webinar especialmente dedicado a dar dicas de produção de conteúdos para instituições de ensino. Em resumo, aprenda a produzir os melhores conteúdos para atrair e engajar mais leads em sua instituição de ensino! 🚀

Clique na imagem abaixo e inspire-se!

Webinar I Produção de conteúdo para instituições de ensino - Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso guia sobre SEO para instituições de ensino! Aliás, que tal compartilhar esse conteúdo com a sua equipe? Assim, vocês crescem juntos e permanecem alinhados. 👊🏼👊🏼

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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Ótimos resultados! 🚀

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. SEO para instituições de ensino: como fazer o Google encontrar seus conteúdos. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/seo-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 31 março. SEO para instituições de ensino: como fazer o Google encontrar seus conteúdos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/seo-para-instituicoes-de-ensino/

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