A tecnologia já é uma realidade nos processos de educação, seja dentro ou fora da sala de aula. Toda essa revolução tem transformado a abordagem de ensino-aprendizagem e proporcionado, continuamente, a melhoria na experiência do aluno. Pensando na importância deste tema para as instituições de ensino, nosso assunto de hoje é o que é Educação 4.0 e como se adaptar a ela. Confira! ✅
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Introdução
Que a pandemia do novo coronavírus impulsionou as transformações digitais no ambiente educacional, isso ninguém pode negar. Contudo, se pararmos para analisar detalhadamente o cenário educacional como um todo, perceberemos que pequenas transformações já vinham ocorrendo de forma gradual ao longo dos anos.
A tecnologia ganhava espaço dentro das instituições de ensino, quebrando paradigmas e dando origem a métodos inovadores de ensino-aprendizagem.
Ademais, no que tange o impulso proporcionado pela pandemia quanto ao avanço da utilização de tecnologias nos processos educacionais, sabemos que tudo foi muito rápido. Diversos profissionais da educação acabaram se deparando com a necessidade de se adequar rapidamente. Resultado? Muita gente confusa sobre a direção que a educação está tomando. Ou seja, há inúmeras incertezas sobre a educação em um mundo pós-pandêmico.
A grande tendência que temos é a de considerar que todas essas mudanças voltarão “ao normal” quando tudo isso acabar. Mas, na verdade, não é bem assim. A Educação 4.0 já é uma realidade e vem para ficar!
O panorama geral da educação e as transformações históricas
Podemos adiantar que a Educação 4.0 está relacionada ao conceito de Indústria 4.0, através da 4ª Revolução Industrial. Por isso, antes de vermos exatamente o que é Educação 4.0 precisamos relembrar alguns conceitos relacionados à Revolução Industrial ao longo da história:
A 1ª Revolução Industrial ocorreu entre 1760 e 1830. Em resumo, ela alterou a produção manual pela produção mecanizada.
No que tange a educação, ela deu origem a Educação 1.0 na qual as pessoas eram educadas nas igrejas e o ensino era limitado às Escrituras Sagradas.
Já a 2ª Revolução Industrial aconteceu por volta de 1850. Ela colocou em voga as transformações das empresas através da utilização da eletricidade. No ramo educacional, surgiu a Educação 2.0 na qual os alunos eram educados para trabalhar nas fábricas, o que evidenciava o incentivo à memorização e às atividades repetitivas.
Por fim, ocorreu a 3ª Revolução Industrial. Ela consistiu, basicamente, em uma revolução digital em meados do século XX, dando espaço para a eletrônica e a tecnologia da informação. Popularizou-se, assim, a Educação 3.0.
Neste período, a tecnologia começou a ganhar espaço nos processos da educação, e ambos, estudantes e professores, começaram a utilizá-la nas formas mais básicas.
Os alunos agora possuem seu próprio acesso às informações, a opção de aprender virtualmente e plataformas para se conectar facilmente com professores e outros alunos.
Enfim, agora podemos compreender melhor o conceito de Educação 4.0. Ela está relacionada à 4ª Revolução Industrial, ou ainda, a Revolução 4.0, que traz à tona pontos como Tecnologia e Velocidade.
Mas afinal, o que é Educação 4.0?
Em síntese, a Educação 4.0 consiste em uma abordagem proposital de aprendizagem que se alinha com a 4ª Revolução Industrial. Ela trabalha uma abordagem única na qual o aluno ganha maior autonomia.
Sua abordagem visa transformar o futuro da educação, usando tecnologia avançada e automação. Isso significa mudar a abordagem de aprendizagem e utilizá-la para tornar a experiência do estudante mais completa.
Transformações
Como vimos, na Educação 4.0 trabalha-se mudanças radicais de paradigmas, dentro e fora da sala de aula, dando origem, assim, à diversas transformações.
Portanto, pontos importantes devem ser trabalhados através de uma nova perspectiva. Isso porque as instituições de ensino devem ser capazes de preparar seus alunos para um novo mundo.
💡 Deve-se trabalhar pontos importantes como o fato de priorizar as novas profissões, deixando para trás aquelas que estão se tornando obsoletas.
Além disso, o formato tradicional de ensino como o conhecemos, com papel e caneta em sala de aula, já não vai ser suficiente para acompanhar as mudanças do mundo moderno. A Educação 4.0 vem para transformar. Nela, os alunos não precisam acumular conhecimento, mas sim obter um ensino personalizado para atuar em profissões do futuro.
Portanto, as instituições de ensino devem trabalhar pontos importantes como:
- Desenvolvimento pleno da autonomia dos estudantes;
- Aprendizado por meio do Learning By Doing, o famoso “mão na massa”;
- Capacitação e conscientização dos professores quanto às mudanças de posicionamento, no qual deixam de ser detentores do conhecimento e se tornam mentores;
- Incentivo à aprendizagem remota, tornando o aprendizado disponível em qualquer lugar, a qualquer hora;
- Aprendizagem baseada em projetos, levando os alunos a aprenderem habilidades de gerenciamento de tempo e de colaboração.
Como as instituições de ensino podem preparar seus alunos para a Educação 4.0?
Já que o nosso assunto de hoje é o que é Educação 4.0, não podemos deixar de dar dicas sobre como praticá-la!
Sabemos que mudanças tendem a se traduzir em resistência. Isso é normal já que elas implicam em desafios e adaptação. Por isso, veja 5 dicas que preparamos para auxiliar sua instituição na aplicação da Educação 4.0:
1. Capacitação do seu quadro de docentes
As instituições devem se concentrar no treinamento de seu corpo docente para desenvolver habilidades digitais. Assim, será possível oferecer aos alunos profissionais totalmente inovadores e preparados.
2. Adoção de tecnologia em sala de aula
A tecnologia proporciona salas de aula exploratórias. Ou seja, não há limites, o aluno não fica “preso” às quatro paredes da sala de aula.
Ela fornece graduandos curiosos e com apetite para aprender. Isso significa que as IEs devem construir um currículo rico em tecnologia, transformando a abordagem de aprendizagem para melhorar a experiência do aluno.
As plataformas adaptativas são ótimos exemplos da utilização da tecnologia em sala de aula. Elas permitem a construção de trilhas de aprendizagem, pois personalizam todo o processo de associação do conteúdo, focando em pontos que precisam ser melhorados.
Outra opção para aplicar é a gamificação. Em resumo, ela consiste na aplicação da mentalidade dos jogos na dinâmica em sala de aula. Geralmente, é uma ótima forma de captar a atenção dos alunos.
-> Vou deixar como sugestão de leitura complementar o conteúdo abaixo. Vale a pena conferir:
3. Uso da Inteligência artificial
Basicamente, a inteligência artificial, ou simplesmente IA, consiste em uma área da Ciências da Computação cujo objetivo é fazer com que máquinas realizem tarefas humanas, colocando em prática habilidades como aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas, semelhante a mente humana.
Seja através de uma plataforma interativa de aprendizagem ou de um filme que aborde o tema, a IA pode contribuir ativamente para o processo de aprendizagem e associação do conteúdo.
Quando voltada para a gestão escolar, a inteligência artificial pode atuar em diversas frentes por meio de ferramentas focadas na otimização de processos e, consequentemente, dos times, como é o caso do ChatGPT e da Synthesia.
4. Foco na experiência do estudante
A experiência vivenciada pelo aluno faz toda a diferença na forma como ele perceberá a instituição de ensino. Isso significa que ela deve ser considerada ao longo de todo o processo de planejamento e implantação de ações.
Em suma, ao vivenciar uma experiência inesquecível ou, no mínimo marcante, o estudante agrega valor ao aprendizado e a experiência como um todo. O grande “segredo” para oferecer uma experiência memorável está em trabalhar sob 3 pilares importantes, veja:
-> Neste conteúdo: Marketing de Experiência Educacional: encante e conquiste mais alunos, você encontra dicas de como trabalhar cada um desses pilares.
5. Processos aperfeiçoados
O Design Thinking consiste em um conjunto de ideias elaboradas para a resolução de problemas ou aperfeiçoamento de algum produto ou serviço. Quando aplicado ao cenário das instituições de ensino, ele auxilia na construção de uma experiência memorável ao estudante.
Por isso, antes de incentivar a educação 4.0 na prática, é importante planejar como isso acontecerá, explorando diferentes perspectivas e abordagens. Ou seja, se colocando no lugar dos alunos com o intuito de “entender” o que eles sentirão.
Considerações finais
Espero que tenha gostado do nosso conteúdo!
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Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. O que é Educação 4.0? Entenda porque o ensino nunca mais será o mesmo. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/o-que-e-educacao-4-0/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2021, 10 maio. O que é Educação 4.0? Entenda porque o ensino nunca mais será o mesmo. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/o-que-e-educacao-4-0/