8 livros sobre gestão educacional para ampliar o seu conhecimento

Se manter atualizado e motivado é um dos constantes desafios enfrentados por todo profissional. Portanto, em casos como esses, a leitura pode ser uma grande aliada. Confira agora as dicas de livros sobre gestão educacional que preparamos para você!

Nosso objetivo com esse conteúdo é inspirar pessoas. Por isso, se você quer inspirar alguém hoje, compartilhe esse material! 💚

Introdução

Conforme ressaltamos em nosso conteúdo “Dicas de ouro sobre como ser um bom gestor educacional (tudo o que não te contaram)“, ser um profissional da educação pode ser desafiador por muitos motivos. Em suma, na maioria das vezes, são desafios diários que demandam muito preparo e motivação

A exigência é ainda mais alta se você pensar pelo lado de que, trabalhar em uma instituição de ensino se assemelha ao papel exercido pelos pais e/ou responsáveis dos alunos. Você tem a oportunidade de influenciar e participar, mesmo que indiretamente, do processo de formação de indivíduos que logo serão adultos protagonistas de sua jornada profissional e pessoal

Assim, manter-se “a todo vapor” tem o poder de transformar a realidade da instituição de ensino e de quem a compõe. Assim, uma das ferramentas mais revolucionárias para enriquecer a formação acadêmica e pessoal, tanto de profissionais da educação quanto de alunos, são os livros.

 Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Os livros estão presentes em nossas vidas desde sempre. A cada página, uma nova descoberta, e a cada capítulo, novas emoções. Em síntese, eles têm o poder de nos fazer voar sem tirar os pés do chão e de ampliar a nossa imaginação sem ao menos precisarmos fechar os olhos

Por isso, considerando a contribuição imensurável deles, hoje separamos dicas especiais de livros sobre gestão educacional para você se inspirar! 

📝 Já favoritou este conteúdo para tê-lo sempre à mão e não deixar escapar nenhuma dica de leitura? Então, aproveita para favoritar mais esse conteúdo complementar:  30 frases sobre educação para você não perder de vista

Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento

Nossas dicas de leitura mesclam diferentes esferas da instituição de ensino, vão desde o processo de ensino-aprendizagem até dicas de como trabalhar o marketing educacional. 

Veja a seguir alguns clássicos que não podem faltar em sua biblioteca pessoal!

📖 “A Arte do Ensinar” — Rubem Alves

 Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Nossa primeira dica de livros sobre gestão educacional é o audiolivro “A Arte do Ensinar”. 

Composto por letras inteligentes e melodias que trabalham o ritmo brasileiro, Rubem Alves entrega um conteúdo que explora a perspectiva de que é preciso reaprender a ensinar. 

📖 “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem” — Telma Weisz

 Livros sobre gestão: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Em resumo, a autora, Telma Weisz, realiza uma análise acerca das experiências de professores, ilustrando que o processo de ensino e aprendizagem são distintos. 

Além disso, ela enriquece todo o conteúdo compartilhando um pouco do seu trabalho como alfabetizadora em escola pública.

📖 “This is marketing”  — Seth Godin 

 Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Neste livro, Seth Godin reúne dicas de  marketing em um conteúdo sintetizado, acessível e atemporal. 

Além disso, seja você um profissional da educação ou não, este livro o ajudará a transformar a forma como produtos e serviços são apresentados ao público.

📖 “Pais brilhantes, professores fascinantes”  — Augusto Cury 

 Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Nossa terceira dica de livros sobre gestão educacional é Pais brilhantes, professores fascinantes.

“Os pais e os professores lutam pelo mesmo sonho: tornar seus filhos e alunos felizes, saudáveis e sábios. Mas jamais estiveram tão perdidos na árdua tarefa de educar. 

Apresentarei aqui ferramentas para promover a formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida“, ressalta o autor.

📖 “Quem Ama, Educa! ”  — Içami Tiba

 Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Içami Tiba trabalha a perspectiva de que educar não consiste mais em seguir os padrões dos pais, mas sim em quebrar antigos paradigmas. Dessa forma, pais e educadores precisam absorver e acompanhar a era digital.

📖 “O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”  — Charles Duhigg

 Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Em resumo, em seu livro, Charles Duhigg explora a ciência por trás do desenvolvimento de hábitos, se baseando em uma série de estudos. 

Ademais, o autor realiza uma análise sobre o funcionamento dos nossos hábitos, criando uma poderosa obra utilizada para auxiliar na modificação de hábitos.

📖 “Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” – Marshall Rosenberg

Rubeus

Em síntese, Marshall B. Rosenberg compilou didaticamente sua metodologia que trata sobre o aprimoramento dos relacionamentos entre pessoas e a diminuição da violência no mundo. 

Conhecendo o teor, já entendemos a importância da aplicação do modelo proposto em diversos ambientes, tais como escolas e empresas, por exemplo. 

📖 “Quem mexeu no meu queijo?” – Spencer Johnson

 Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento - Rubeus

Nossa última dica de livros sobre gestão educacional é Quem mexeu no meu queijo?”.

Com um enredo divertido e esclarecedor e personagens marcantes a história, que a todo momento é metafórica, leva o ouvinte a refletir ações profissionais e pessoais do início ao fim. 

Em resumo, “Quem mexeu no meu queijo?” é uma leitura rápida, que traz ensinamentos permanentes para todas as esferas da vida.

Instagram Rubeus

Considerações finais

Espero que nosso conteúdo com dicas de livros sobre gestão educacional tenha sido uma fonte de inspiração para você! 

Com o intuito de tornar a sua experiência ainda mais completa, separei mais uma dica de conteúdo adicional. Estou falando do Combo de conteúdos para profissionais da educação: organize e planeje a sua rotina.

Basta clicar na imagem, escolher qual conteúdo é o seu favorito, fazer o download e pronto: ele estará em seu e-mail!

Agora é com você! Gostou das nossas dicas de livros sobre gestão educacional? Tem alguma sugestão? Conta tudo pra gente aí nos comentários! 

Bons resultados e até a próxima! 😉

Matheus Amaral - Aprendizagem maker: conceitos, aplicações e dicas