Se manter atualizado e motivado é um dos constantes desafios enfrentados por todo profissional. Portanto, em casos como esses, a leitura pode ser uma grande aliada. Confira agora as dicas de livros sobre gestão educacional que preparamos para você!

Nosso objetivo com esse conteúdo é inspirar pessoas. Por isso, se você quer inspirar alguém hoje, compartilhe esse material! 💚

Introdução

De acordo com os insights que ressaltamos em nosso conteúdo Dicas de ouro sobre como ser um bom gestor educacional (tudo o que não te contaram), ser um profissional da educação, pode ser desafiador por muitos motivos. Em suma, na maioria das vezes, são desafios diários que demandam muito preparo e motivação. 

A exigência é ainda mais alta se você pensar pelo lado de que, trabalhar em uma instituição de ensino se assemelha ao papel exercido pelos pais e/ou responsáveis dos alunos. Você tem a oportunidade de influenciar e participar, mesmo que indiretamente, do processo de formação de indivíduos que logo serão adultos protagonistas de sua jornada profissional e pessoal. 

Assim, manter-se “a todo vapor” tem o poder de transformar a realidade da instituição de ensino e de quem a compõe. Assim, uma das ferramentas mais revolucionárias para enriquecer a formação acadêmica e pessoal, tanto de profissionais da educação quanto de alunos, são os livros.

Ilustração

Os livros estão presentes em nossas vidas desde sempre. A cada página, uma nova descoberta, e a cada capítulo, novas emoções. Em síntese, eles têm o poder de nos fazer voar sem tirar os pés do chão e de ampliar a nossa imaginação sem ao menos precisarmos fechar os olhos

Por isso, considerando a contribuição imensurável deles, hoje separamos dicas especiais de livros sobre gestão educacional para você se inspirar! 

Já favoritou esse conteúdo para tê-lo sempre à mão e não deixar escapar nenhuma dica de leitura? Então, aproveita para favoritar mais esse conteúdo complementar:  30 frases sobre educação para você não perder de vista

Frases sobre educação para não perder de vista

Compilamos, neste blog post, 30 frases sobre educação para te inspirar. Realizamos a separação de acordo com as seguintes esferas: marketing, atendimento e experiência do cliente. Portanto, aproveite cada uma delas para se inspirar e dar um up na sua produtividade! 

Clique na imagem abaixo e confira! 😉

30 frases sobre educação para se inspirar - Rubeus

Livros sobre gestão educacional: 8 dicas que irão ampliar o seu conhecimento

Nossas dicas de leitura mesclam diferentes esferas da instituição de ensino, vão desde o processo de ensino-aprendizagem até dicas de como trabalhar o marketing educacional. 

Veja a seguir alguns clássicos que não podem faltar em sua biblioteca pessoal!

> “A Arte do Ensinar” — Rubem Alves

Nossa primeira dica de livros sobre gestão educacional é o audiolivro “A Arte do Ensinar”. 

Composto por letras inteligentes e melodias que trabalham o ritmo brasileiro, Rubem Alves entrega um conteúdo que explora a perspectiva de que é preciso reaprender a ensinar. 

> “O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem” — Telma Weisz

“O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem” — Telma Weisz

Neste livro, a autora, Telma Weisz, realiza uma análise acerca das experiências de professores, ilustrando que o processo de ensino e aprendizagem são distintos. 

Além disso, ela enriquece todo o conteúdo compartilhando um pouco do seu trabalho como alfabetizadora em escola pública.

> “This is marketing”  — Seth Godin 

> “This is marketing” — Seth Godin

Neste livro, Seth Godin reúne dicas de  marketing em um conteúdo sintetizado, acessível e atemporal. 

Além disso, seja você um profissional da educação ou não, este livro o ajudará a transformar a forma como produtos e serviços são apresentados ao público.

> “Pais brilhantes, professores fascinantes”  — Augusto Cury 

Nossa terceira dica de livros sobre gestão educacional é Pais brilhantes, professores fascinantes.

“Os pais e os professores lutam pelo mesmo sonho: tornar seus filhos e alunos felizes, saudáveis e sábios. Mas jamais estiveram tão perdidos na árdua tarefa de educar. 

Apresentarei aqui ferramentas para promover a formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência e produzir qualidade de vida“, ressalta o autor.

> “Quem Ama, Educa! ”  — Içami Tiba

Içami Tiba trabalha a perspectiva de que educar não consiste mais em seguir os padrões dos pais, mas sim em quebrar antigos paradigmas. 

Dessa forma, pais e educadores precisam absorver e acompanhar a era digital.

> “O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios”  — Charles Duhigg

“O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” — Charles Duhigg

Em resumo, em seu livro, Charles Duhigg explora a ciência por trás do desenvolvimento de hábitos, se baseando em uma série de estudos. 

Ademais, o autor realiza uma análise sobre o funcionamento dos nossos hábitos, criando uma poderosa obra utilizada para auxiliar na modificação de hábitos.

>“Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” – Marshall Rosenberg

“Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” - Marshall Rosenberg

Em síntese, Marshall B. Rosenberg, compilou didaticamente sua metodologia que trata sobre o aprimoramento dos relacionamentos entre pessoas e a diminuição da violência no mundo. 

Conhecendo o teor, já entendemos a importância da aplicação do modelo proposto em diversos ambientes, tais como escolas e empresas, por exemplo. 

> “Quem mexeu no meu queijo?” – Spencer Johnson

Nossa última dica de livros sobre gestão educacional é Quem mexeu no meu queijo?”.

Com um enredo divertido e esclarecedor e personagens marcantes a história, que a todo momento é metafórica, leva o ouvinte a refletir ações profissionais e pessoais do início ao fim. 

Em resumo, “Quem mexeu no meu queijo?” é uma leitura rápida, que traz ensinamentos permanentes para todas as esferas da vida.

E aí, gostou? 

Espero que nosso conteúdo com dicas de livros sobre gestão educacional tenha sido uma fonte de inspiração para você! 

Para tornar a sua experiência ainda mais completa, separei mais uma dica de conteúdo adicional. Estou falando do Combo de conteúdos para profissionais da educação: organize e planeje a sua rotina.

Basta clicar na imagem, escolher qual conteúdo é o seu favorito, fazer o download e pronto: ele estará em seu e-mail!

Agora é com você! Gostou das nossas dicas de livros sobre gestão educacional? Tem alguma sugestão? Conta tudo pra gente aí nos comentários! 

Bons resultados e até a próxima! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.