Estratégias eficazes de marketing digital para escolas: um guia completo para uma captação personalizada

O marketing digital para escolas não atrai apenas mais alunos, mas também oferece a vantagem de ser mensurável, mais econômico e sustentável em comparação com as mídias tradicionais. Além disso, ele contribui para a retenção de alunos e fortalece a autoridade da instituição de ensino no mercado. Descubra agora como colocá-lo em prática! 📚🎓💡

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução: a importância do marketing digital no contexto educacional

Marketing significa construir confiança. A partir desse princípio, torna-se possível elaborar ações personalizadas e focadas em relacionamento e, assim, aumentar as conversões, aprimorar a captação e fomentar a permanência de alunos.

Por isso, podemos dizer que o marketing digital desempenha um papel crucial no contexto educacional, principalmente devido ao crescimento da concorrência entre as escolas e a necessidade de se destacar. 

Atualmente, grande parte das pessoas buscam informações e realizam pesquisas na internet antes de tomar uma decisão. Ter uma presença on-line forte permite que as escolas sejam encontradas mais facilmente pelos pais e alunos em potencial. 

Em resumo, o Marketing Digital é fundamental no contexto educacional para que as escolas possam se posicionar e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, fortalecer a sua imagem on-line, atrair e engajar o público-alvo, divulgar seus diferenciais e obter métricas e insights para otimizar as estratégias futuras.

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O que é marketing digital para escolas?

O marketing digital para escolas compreende um conjunto estratégico e planejado de ações realizadas no ambiente on-line. Seu objetivo é promover a instituição de ensino, atrair novos alunos e fidelizar os já matriculados.

Escolas que investem em marketing digital se destacam em um mercado altamente competitivo e alcançam um público mais amplo e qualificado. Isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas busca informações na internet antes de decidir sobre uma matrícula.

Marketing Digital para escolas - Rubeus
Imagem explicativa

É SEMPRE BOM LEMBRAR: assim como a internet revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, o marketing digital revolucionou a forma como as instituições de ensino se comunicam e interagem com os seus potenciais e atuais alunos.

Portanto, o marketing digital tornou-se a primeira opção das instituições de ensino que desejam investir em comunicação. Isso porque ele possui inúmeras vantagens em relação ao Marketing Tradicional. 

Um bom exemplo disso é a possibilidade de monitorar, de forma eficiente, o ROI (Retorno sobre o Investimento) nas campanhas on-line. E, assim, acompanhar de perto os resultados, tendo a oportunidade de melhorá-los continuamente.

Particularidades do marketing digital para escolas

Assim como em qualquer forma de comunicação, no marketing digital voltado para escolas, é crucial adaptar as táticas e estratégias considerando o público-alvo. 

Ao lidar com escolas, é essencial que, ao criar campanhas de marketing, a equipe leve em conta fatores como abordagem, forma de comunicação e definição das personas. Em outras palavras, é fundamental identificar quem está tentando se comunicar. Portanto, toda estratégia de marketing deve ser ajustada de acordo com as personas específicas da instituição. 

Quando falamos sobre instituições de ensino superior, por exemplo, a abordagem geralmente é focada diretamente nos alunos, utilizando gatilhos mentais combinados com estímulos mais diretos.

Já ao tratar de escolas, é crucial considerar suas particularidades. Ao planejar suas estratégias de marketing digital para esse contexto, é importante lembrar que os tomadores de decisão são os pais e/ou responsáveis. Por isso, é necessário adaptar sua comunicação para esse público.

Veja dois exemplos (um incorreto e outro correto) de comunicação externa para escolas:

❌INCORRETO:

Imagem ilustrativa

✅ CORRETO: 

Imagem ilustrativa

Ao direcionar a comunicação diretamente aos alunos na educação básica, há um desalinhamento, uma vez que sabemos que são os pais e/ou responsáveis ​​que decidem sobre uma instituição de ensino.

Muito bem! Agora que você entende a importância da definição das personas da sua escola, saiba como construí-las e tenha acesso a exemplos prontos:

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - rubeus
Blog post Rubeus: Exemplos de personas para IEs

Etapas fundamentais para uma estratégia de marketing digital eficaz

Veja algumas ações importantes para colocar em prática e maximizar os seus resultados:

1. Produza conteúdos 

Existem várias maneiras de gerar leads. Entretanto, um método comprovadamente eficaz é o fornecimento de conteúdo valioso e relevante promovido pelo Marketing de Conteúdo Educacional como forma de atrair os interessados. 

Acreditamos que há algumas maneiras muito eficientes de fazer isso nas escolas. Veja só:

Tenha um blog 

O blog é uma das formas mais estratégicas de oferecer conteúdos educativos aos pais de seus potenciais e atuais alunos. Em resumo, ele deve transparecer que a sua escola preza pela educação completa (educação continuada) de seus estudantes. Além de compreender e estar atenta às melhores práticas para alcançar esse objetivo. 

Ademais, você pode contar com os docentes (que possuem contato direto com os alunos) para escreverem conteúdos que justifiquem as melhores práticas em sua escola. Os pais sentem-se satisfeitos quando entendem o que é oferecido aos seus filhos.

Aposte em conteúdo visual

Compartilhe imagens, vídeos e materiais criativos ilustrando as suas práticas escolares cotidianas. Rostos sorridentes, ótimas experiências e imagens reais são poderosos gatilhos mentais

Marketing Digital para escolas: 6 ações comprovadamente eficazes para a captação de alunos
Imagem ilustrativa

Publique vídeos 

Os vídeos são uma ótima maneira de atrair a atenção dos leads de forma lúdica e atrativa. Sendo assim, produza vídeos que tragam os pais ao seu mundo

Você pode apostar em entrevistas com professores e alunos que já compõem o seu quadro de discentes, juntamente com os seus pais. Assim, você estará ressaltando o lado humano da sua escola. 

Lembre-se: as escolas não são apenas edifícios e notas. Elas são sobre pessoas. Por isso, aproveite também para compartilhar informações sobre os profissionais que irão compor a vida acadêmica dos alunos!

2. Invista em publicidade on-line

Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas são ferramentas poderosas no mundo do marketing digital para escolas. O Google Ads oferece a oportunidade de exibir anúncios em resultados de busca, sites parceiros ou vídeos no YouTube, permitindo que as escolas alcancem um público específico no momento certo. 

O Facebook Ads oferece opções avançadas de segmentação, possibilitando direcionar anúncios para um público demográfico específico com base em interesses, comportamentos e conexões na plataforma.

Essas plataformas fornecem métricas detalhadas para medir o desempenho dos anúncios, como cliques, impressões, taxa de conversão e custo por clique (CPC), permitindo otimizar as campanhas de acordo com o retorno sobre o investimento (ROI) desejado. 

Com estratégias bem planejadas e direcionamento eficaz, a publicidade on-line pode ser uma ferramenta valiosa para aumentar a visibilidade e a captação de alunos para instituições de ensino.

3. Aposte nas redes sociais

As redes sociais são uma realidade factível no dia a dia das pessoas. Por isso, sua escola deve estar presente nesses canais. São diversas mídias e sua IE precisa entender estrategicamente em qual deve estar presente. Mas como decidir isso? Suas personas irão te dizer. Ou seja, você precisará estar onde elas estão.

Independente de quais mídias sua escola optar, é sempre crucial criar um perfil claro e que “faça sentido” para os seus seguidores mediante as seguintes análises: 

  • Definir os canais que melhor se encaixam de acordo com os dados obtidos das personas, ou seja, quais mídias apostar;
  • Utilizar o tom adequado requerido por cada rede social;
  • Compreender seus pontos de dor (problemas e necessidades) e como ativar emoções;
  • Visualizar e prever padrões de compra;
  • Estar atento a padrões e tendências;
  • Considerar parcerias;
  • Usar ferramentas de automação para segmentação e análise de métricas.
Como vender cursos através das redes sociais - Rubeus
Blog post Rubeus: Como vender cursos através das redes sociais

4. Incentive o contato receptivo 

Com o intuito de diferenciar-se das demais escolas, é preciso estar aberta para interações. Assim, atender e receber bem os pais e responsáveis mediante um ótimo contato receptivo nas escolas é um dos segredos para destacar-se no mercado educacional e alcançar cada vez mais matrículas. 

Em suma, ao trabalhar o contato ativo, sua equipe assume um papel mais ativo, entrando frequentemente em contato com os potenciais e atuais clientes e fazendo ações como visitas e bate-papos, por exemplo.

Sendo assim, o primeiro passo para obter um eficiente contato receptivo nas escolas é estruturar uma equipe de relacionamento plenamente capaz de realizar esse objetivo. Por isso, esse processo vai desde a escolha dos componentes dessa equipe até o treinamento coletivo sobre a importância para a escola em desenvolver um relacionamento de excelência.

5. Invista no agendamento de visitas on-line

Já vimos que proporcionar visitas em sua escola é essencial para diferenciar-se. Nesse sentido, o agendamento de visitas on-line deve ser uma realidade nos websites das escolas

Em síntese, além de auxiliar na organização, ao optar pelo agendamento de visitas de forma digital, sua escola irá proporcionar grande praticidade para os pais. 

Caso a sua IE ainda não ofereça essa possibilidade, saiba que isso pode prejudicar o desempenho da sua captação de alunos. Ao investir no agendamento de visitas on-line sua escola está transmitindo o sentimento que todo pai e/ou responsável quer: segurança.

Ferramentas e recursos essenciais para o marketing digital escolar

Existem diversas ferramentas e recursos fundamentais para o marketing digital escolar, adaptáveis a escolas de diferentes portes e orçamentos. Abaixo, seguem algumas opções, tanto gratuitas quanto pagas:

Redes sociais

Como vimos, plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn são essenciais para engajar e se comunicar com o público-alvo. Permitem a criação de conteúdo relevante, anúncios segmentados e interação direta com os seguidores.

E-mail marketing

Uma estratégia eficiente para manter contato com pais, alunos e interessados. Ideal para enviar newsletters, comunicados, convites para eventos e outras informações relevantes. 

E-mails poderosos de qualificação de leads podem ser a alternativa para despertar o desejo de matricular-se em sua escola. Para isso, use e-mails com conteúdo relevante. Além de um CTA atraente e chamativo que consiga atrair o interesse dos indecisos. 

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Analytics

Monitorar e analisar os resultados das estratégias de marketing é essencial para ajustes e melhorias. O Google Analytics fornece informações sobre tráfego do site, comportamento dos usuários, conversões, entre outros. 

CRM (Customer Relationship Management)

Para gerenciar o relacionamento com pais e alunos, um sistema de CRM educacional é indispensável para registrar interações, enviar lembretes e acompanhar processos de matrícula.

CRM Rubeus | Marketing Digital para escolas: como fazer
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Conclusão

O Marketing Digital para escolas representa uma das estratégias mais eficazes e econômicas para promover uma instituição de ensino. Seus benefícios incluem maior competitividade, alcance expandido de potenciais alunos e a capacidade de análise e acompanhamento de resultados em tempo real.

Ao ser comparado com o marketing digital voltado para instituições de ensino superior, o marketing digital para escolas revela suas próprias peculiaridades e necessidades específicas. Sua comunicação é direcionada aos pais e/ou responsáveis dos alunos, demandando uma adaptação nesse sentido.

Para identificar essas particularidades, é essencial mapear as personas específicas da sua escola e direcionar suas ações para atender às suas necessidades. Além disso, entre as práticas comprovadamente eficazes no marketing digital para escolas estão a produção de conteúdo relevante, o uso estratégico das redes sociais, a promoção de um contato receptivo e a oferta de visitas virtuais agendadas.

Considerações finais

Chegamos ao fim deste conteúdo! Espero que tenha sido útil e inspirador para você. Se este material agregou valor, o que tal compartilhá-lo com alguém que também possa se beneficiar?

Até breve! 👋

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Referência acadêmica

Este conteúdo pode ser utilizado em trabalhos acadêmicos. Para referenciá-lo corretamente, siga as orientações abaixo:

🔗 Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Estratégias eficazes de marketing digital para escolas: um guia completo para uma captação personalizada. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-digital-para-escolas/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2020, 15 julho. Estratégias eficazes de marketing digital para escolas: um guia completo para uma captação personalizada. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-digital-para-escolas/