A captação de alunos é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das instituições de ensino. Por isso, investir em ações para captar alunos deve fazer parte da rotina das instituições de ensino. Reunimos neste blog post, dicas práticas que te auxiliarão nesse desafio, confira! 📚🧑🎓
Leitura: 5 minutos
Introdução
No competitivo mercado educacional, captar alunos e garantir o sucesso das matrículas exige estratégias eficazes que vão além das tradicionais. As instituições de ensino que desejam se destacar e alcançar seus objetivos precisam investir em um planejamento estratégico e ações inovadoras.
Tendo em vista essa premissa, resolvemos trazer 7 dicas para sua instituição potencializar o processo de captar alunos. Afinal, uma IE que sabe como atrair e converter suas personas é notoriamente destaque no ramo educacional.
Dicas práticas para captar alunos e alcançar o sucesso de vendas
I. Invista em campanhas inteligentes
Sua instituição de ensino pode diferenciar-se e alcançar uma boa vantagem competitiva por meio de um slogan criativo, de uma campanha envolvente e inteligente, de um bom programa de bolsas de estudo, um atendimento de excelência e de um processo seletivo bem estruturado e executado ou, até mesmo, pela qualidade do seu corpo docente.
Dessa forma, pondere acerca de questões que podem levar a sua IE a se destacar, tais como:
- Seu colégio possui resultados satisfatórios em exames importantes como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)?
- Há investimentos em infraestrutura que contribuam para a melhor experiência de seus alunos?
- Há definições claras de estratégias educacionais que visam a melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos?
- Existe um cuidado com a formação humana deles?
- Sua faculdade conta com uma equipe bem preparada e realmente capaz de conduzir o aluno ao longo de sua jornada acadêmica?
Depois de mapear seus diferenciais competitivos, é importante que sua IE inicie um eficiente processo de posicionamento. Perceba que você deve buscar por seus diferenciais competitivos primeiramente. Isso porque só assim será possível posicionar-se, estrategicamente, através deles. Além disso, invista em ações capazes de tornar a sua atuação mais direcionada, como as campanhas de matrículas e de captação.
Em suma, a campanha de matrícula é um conjunto de ações práticas que buscam alcançar resultados efetivos na conversão de leads, geralmente, durante o processo seletivo da sua IE.
Já a campanha de captação, em geral, envolve ações de Marketing Promocional como forma de aumentar os resultados do processo de como captar alunos, bem como uma maior lucratividade no longo prazo.
II. Utilize as redes sociais a seu favor
Neste momento em que você está lendo este post, uma ou mais pessoas, em algum lugar do mundo, querem comprar exatamente o serviço que a sua instituição oferece. Se a notícia parece favorável, o lado mais difícil é a pergunta que fica: afinal, como encontrar esses potenciais alunos? A resposta para essa pergunta pode estar no uso das redes sociais de forma estratégica.
Crie perfis nas principais redes sociais e mantenha uma presença ativa, compartilhando conteúdo relevante para o seu público-alvo, como dicas de estudo, notícias da área, eventos da instituição e depoimentos de ex-alunos.
Utilize os recursos das redes sociais para interagir com seus seguidores, responder dúvidas, realizar concursos e promoções e criar uma comunidade engajada em torno da sua instituição.
Além disso, invista em campanhas de mídia paga nas redes sociais para ampliar o alcance do seu conteúdo e atrair novos seguidores.
Algumas boas práticas são imprescindíveis e contribuem para o sucesso do seu processo de como captar alunos utilizando as redes sociais, veja alguma delas:
>> YouTube
- Criação de vídeos marketing institucional;
- Desenvolvimento de estratégias eficientes através da funcionalidade “Story”;
- Investimento em conteúdos relevantes;
- Utilização da funcionalidade “Destaques” de forma segmentada;
- Engajamento através de interações em posts;
🔗 Saiba mais sobre como a utilização do Instagram na educação pode ser benéfica para a sua instituição de ensino:
- Investimento em anúncios segmentados;
- Utilização e monitoramento dos seus resultados através do Facebook Ads;
- Promoção dos seus conteúdos na sua página (linha do tempo).
- Promoção de conteúdos na página da sua instituição de ensino;
- Publicações de postagens em grupos de discussão;
- Investimento em conteúdos através de anúncios.
🔗 Sua instituição de ensino já conta com uma University Page bem otimizada? Confira nossas dicas valiosas sobre como construir uma altamente atrativa:
III. Crie (e mantenha) um bom relacionamento
Muitos potenciais alunos sentem um certo distanciamento da instituição que estão querendo estudar. Esse é um grande motivo para que sua instituição comece (hoje mesmo) a investir em um bom relacionamento com eles.
Entretanto, como fazer isso? Gerando confiança e ficando cada vez mais próximo dos seus leads. Mas como? Te contamos no post abaixo, confira! 😃
Em suma, para fazer isso na prática, você deve investir na utilização de e-mails marketing criativos e mais pessoais por intermédio de eficientes fluxos de nutrição. Assim, a sensação de distanciamento desaparecerá e isso será perceptível no comportamento de seus leads. Por isso, conheça o processo de Inbound Marketing Educacional, clicando aqui.
Esses e-mails devem ser capazes de captar a atenção do seu lead, bem como mantê-lo engajado para que, assim, seja possível levá-lo a dar o próximo passo. A dica aqui é praticar a personalização. Desse modo, será possível direcionar uma abordagem mais humana e empática ao seu lead.
🔗 Material de apoio: E-mail Marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas.
IV. Estruture um (bom) planejamento
Esse é o momento de analisar os objetivos de captação de forma clara e mensurável. Quantos alunos você precisa captar para alcançar suas metas de matrículas?
Para isso, crie um cronograma com as ações a serem realizadas, definindo prazos, responsáveis e recursos necessários para cada etapa.
Além disso, monitore os resultados das suas ações de captação de forma regular e faça ajustes no planejamento sempre que necessário.
V. Tenha uma equipe bem estruturada
Ninguém gosta de ser mal atendido, isso é fato! Por esse motivo, é cada vez mais importante que sua instituição de ensino saiba estruturar uma boa equipe. Ela deve ser/estar preparada para prestar um atendimento único e de excelência aos seus potenciais alunos, desde o estágio inicial até a possível efetivação da matrícula.
Treine sua equipe para que esteja preparada para atender às necessidades dos potenciais alunos, tirar dúvidas, apresentar os diferenciais da instituição e conduzir o processo de vendas de forma eficaz.
Incentive o trabalho em equipe e a comunicação constante entre os diferentes setores da instituição para garantir um processo de captação eficiente e integrado.
VI. Invista em Marketing Multicanal
Utilize diversos canais de comunicação para alcançar seu público-alvo, como site, redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, eventos presenciais e telemarketing.
Crie conteúdos relevantes para cada canal, considerando as características e preferências do público que você deseja alcançar.
Além disso, integre seus canais de comunicação para que os potenciais alunos tenham uma experiência consistente e fluida em toda a jornada de captação.
VII. Acompanhe os resultados e ajuste as estratégias
Utilizar a tecnologia a favor da sua instituição a fim de obter um efetivo processo de captar alunos, além de ser uma necessidade, é também uma forma de otimizar tempo e recursos financeiros.
Por isso, utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho das suas ações de captação de alunos. Identifique quais estratégias estão gerando os melhores resultados e quais precisam ser ajustadas ou descontinuadas.
Através do CRM educacional, por exemplo, é possível facilitar, integrar e proporcionar rapidez à prática de captar alunos das instituições. Em suma, isso é factível por meio de funcionalidades específicas ao contexto educacional. Com ele, é possível:
- Visualizar em qual etapa da Jornada de Compra o seu lead está;
- Enviar e-mails personalizados;
- Construir eficientes fluxos de nutrição;
- Visualizar o ponto que mais gera perdas;
- Criar uma forma própria de captação;
- Gerenciar a equipe para que cada integrante saiba exatamente o que deve fazer em cada etapa, dentre outros.
Por fim, seja flexível e esteja preparado para ajustar suas estratégias de acordo com as mudanças no mercado e no comportamento do seu público-alvo.
Considerações finais
É nosso objetivo fornecer conteúdo que seja útil e inspirador para você. Se este material conseguiu cumprir esse propósito, que tal compartilhá-lo com alguém que também possa se beneficiar? 😁
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Para usar como referência acadêmica
Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:
📌 Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Guia rápido: 7 dicas para captar alunos (alcançando o sucesso de vendas). Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captar-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX
📌 Formato APA:
Rubeus. 2020, 24 abril. Guia rápido: 7 dicas para captar alunos (alcançando o sucesso de vendas). [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captar-alunos/