A importância da automação de marketing para instituições de ensino e como ela pode impactar a sua captação de alunos

Qual a importância da automação de marketing para instituições de ensino? Como ela pode impactar a captação de alunos? Neste conteúdo, detalhamos a importância dessa ferramenta e no final, você terá uma opinião formada sobre usar ou não uma em sua instituição! 💡🖥️

Leitura: 4 minutos

📝 Principais pontos deste conteúdo:

  • Introdução
  • O que é automação de marketing?
  • A automação de marketing nas instituições de ensino
  • Benefícios da automação de marketing para instituições de ensino
  • O que considerar antes de contratar uma ferramenta para automação de marketing
  • Considerações finais

Introdução

Sem dúvidas, o Marketing Educacional é, atualmente, peça fundamental para a captação de novos alunos. É por meio dele que a instituição de ensino consegue se conectar com novos leads e elevar a sua marca a novos patamares de reconhecimento perante o mercado.

Detalhamos mais sobre isso em nosso conteúdo “Marketing Digital para educação: aumente seu alcance e matricule mais”. Aqui, vale ressaltar alguns dos vários benefícios desfrutados pela instituição de ensino que enxerga no Marketing Educacional uma fonte renovável para retroalimentação do seu Funil de Captação de Alunos

Partindo desse pressuposto, devemos considerar a forma de praticar o Marketing Educacional, sem nunca deixar de lado a personalização e o timing certo do contato. Na prática, isso significa fazer o lead se sentir único, explorando uma comunicação personalizada, e não deixá-lo “esperando”, identificando o tempo exato para criar uma conexão.

🤔 Mas como fazer isso? Como trabalhar o Marketing Educacional no timing certo mesmo com tantos leads em diferentes estágios da Jornada de Compra? A resposta é: através da AUTOMAÇÃO DE MARKETING.

Newsletter Rubeus
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O que é automação de marketing?

Em síntese, a automação de marketing pode ser definida como um processo de marketing no qual utiliza-se um software (ferramenta) para otimizar ações e atividades de marketing de forma que sejam “automáticas” e que atendam toda a jornada de compra.

Isso significa que uma automação de marketing bem desenvolvida engloba todas as interações com o lead, desde contatos iniciais até o suporte e a pós-venda.

De acordo com um estudo do Annuitas Group, empresas que implementam a automação de marketing experimentam um aumento médio de 451 % em leads qualificados. 😲

A automação de marketing nas instituições de ensino

A automação de marketing nas instituições permite que todo o contato com potenciais alunos seja registrado, planejado e monitorado.

✅ Através da automação de marketing é possível agir, estrategicamente, em questões como o rastreamento de interações digitais com alunos em potencial desde a primeira visita no website até a sua matrícula.

Demais questões essenciais para a conversão do lead também podem ser trabalhadas, tais como o agendamento automático com vencimento máximo para o contato de 48 horas e a distribuição da oportunidade para um de seus captadores (individualizado ou por grupo de vendedores). 

👩‍💻 Além disso, é possível também realizar o agendamento do próximo contato com o candidato e o registro de informações importantes obtidas durante cada contato.  Dessa forma, você não deixa nenhuma “ponta solta” no processo, o que aumenta as suas chances de converter mais leads.

Vamos a um exemplo prático de automação de marketing em uma instituição e ensino:

👨‍💻 Um potencial aluno entra no blog da sua instituição de ensino e  preenche o formulário para baixar um de seus e-books.

📩 Com a automação de marketing, é possível enviar automaticamente o link do e-book por e-mail para ele.

📨 Depois de dois dias, a automação pode enviá-lo um novo e-mail com conteúdos complementares ou ainda um convite para que ele volte a visitar o blog da sua instituição de ensino.

Percebeu? As interações e a nutrição do lead tornam-se processos mais SIMPLES, FÁCEIS E PERSONALIZADOS. 😉

📌 Digamos que o lead não baixou um e-book, mas clicou no botão de “Tenho interesse” em determinado curso. Nesse caso, você pode (e deve) configurar novas interações como, por exemplo, enviá-lo imediatamente um e-mail oferecendo-lhe algum desconto, perguntando se ele tem alguma dúvida sobre o curso ou até mesmo convidando-o para uma feira de profissões que será realizada no próximo fim de semana 

📊 Com essa “simples” ação, você estará aumentando significativamente as chances do lead manter-se aquecido e se inscrever em seu processo seletivo, concorda?

Instagram Rubeus
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Benefícios da automação de marketing para instituições de ensino

Nem sempre é fácil criar estratégias de Marketing Educacional que sejam realmente sustentáveis. Em casos de instituições que não contam com um sistema de automação, esse problema torna-se ainda mais latente. 

Nem preciso dizer o quão problemático esse assunto pode ser para as instituições de grande porte. O mais comum de ocorrer é que todo o processo torna-se muito complexo, diminuindo, assim, as chances de fazer com que o lead se sinta “único”. 

As ferramentas de automação de marketing conseguem simplificar todo o processo de marketing. As atividades são registradas e executadas automaticamente nos momentos determinados. 

✅ O resultado é um aumento consistente nas chances da instituição de ensino atrair e nutrir mais leads, fechar vendas e aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento) de marketing. 

🕐 Sem mencionar o tempo produtivo que a equipe de Marketing e Comercial ganham ao automatizar atividades e contatos, bem como ter uma visão consistente de leads “quentes” e “frios”. 

Além dos benefícios citados acima, a automação de marketing agrega vantagens como: 

  • Personalização e envio de e-mails e SMS marketing;
  • Criação de fluxos de nutrição direcionados;
  • Agendamento de interações para diferentes contatos;
  • Priorização de leads mais propensos a fechar;
  • Marketing em grande escala;
  • Segmentação estratégica da base de contatos;
  • Rastreamento de leads.

O que considerar antes de contratar uma ferramenta para automação de marketing

Bem, existem diversas soluções no mercado, mas a dica mais importante – que apesar de clichê continua válida – é: escolha a ferramenta que mais condiz com a realidade da sua instituição de ensino. 🚨

Em outras palavras: é muito importante conhecer a IE como um todo, considerar as necessidades e, a partir daí, encontrar a solução. 

Veja bem, antes de fechar qualquer negócio, considere pontos importantes como: 

👊 Conheça o processo de vendas

Os times de Marketing e Vendas conseguem gerar e atrair leads? Trabalham em conjunto (Smarketing educacional)? Qual o tempo médio para um lead se tornar aluno? Como é realizado o processo de nutrição? Quais as principais objeções de venda?

👊 Conheça os potenciais alunos

A automação gira em torno de adaptar as suas ações de marketing de acordo com o Funil de Captação de Alunos. A qual abordagem eles são mais receptíveis? De quais vantagens competitivas estão em busca?

👊 Alinhe a sua estratégia

Lembre-se: a automação de marketing não faz milagre! É preciso identificar e definir as etapas dos leads pelo Funil de Captação e segmentar o processo de qualificação a partir disso. 

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Como escolher a solução de automação de marketing certa para a minha instituição de ensino?

Agora que você já sabe o que fazer antes de contratar uma solução de automação de marketing, é o momento de entender o que analisar na hora de adquirir a sua:

Integração

O primeiro ponto a ser observado é como ocorre a integração entre a ferramenta de automação de marketing, seu sistema de gestão e o CRM da sua instituição de ensino. O ideal é que essa integração seja realizada de forma efetiva. E, além disso, leve em consideração os seus sistemas, equipes e processos.

Além da integração interna, a solução deve se integrar com outras ferramentas como e-mail, ligações e redes sociais. Esse tipo de integração é responsável por facilitar a rotina dos colaboradores. Isso porque ele contribui para o aumento da eficiência da prática de captar e reter alunos.

Características

É importante que a plataforma de automação de marketing conte com recursos que auxiliem no dia a dia da sua equipe. Ou seja, certifique-se de que a solução escolhida atue como um suporte para maximizar a sua captação de alunos.

Personalização

A personalização e o cuidado com as questões inerentes ao segmento educacional são pontos fundamentais. Por isso, ao escolher uma ferramenta de automação de marketing é essencial optar por uma que possua um painel de controle personalizável.

Porte da ferramenta

Se você planeja expandir sua instituição de ensino, escolha uma solução de automação de marketing que possa acompanhar o seu crescimento. A maioria das ferramentas permitirá que você mude para um plano diferente à medida que conquista mais alunos.

Relatórios

É essencial que a ferramenta conte com um avançado monitoramento dos resultados das ações de marketing, permitindo também o acompanhamento em tempo real de todas as interações de cada canal utilizado por sua instituição.

Além disso, é fundamental que essa ferramenta disponibilize relatórios personalizados e customizados. Tais relatórios podem ser entendidos como ferramentas poderosas para auxiliar. Aliás, o gestor de marketing deve usá-las em suas tomadas de decisões estratégicas.

Treinamento e suporte ao cliente

Treinamento e suporte ao cliente são essenciais para que a sua instituição de ensino consiga explorar ao máximo a ferramenta de automação de marketing.

Conheça a página de Webinars da Rubeus | Automação de marketing para instituições de ensino
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📍 A Plataforma Rubeus

Se você ainda não conhece a Plataforma Rubeus, aqui vai uma breve explicação:

Somos o PRIMEIRO CRM DESENVOLVIDO 100% PARA O SETOR EDUCACIONAL e a nossa missão é ajudar a sua instituição no relacionamento com potenciais e atuais alunos. Por isso, desenvolvemos a Automação de Marketing e Relacionamento

🖥️ Quando um lead realiza uma inscrição, por exemplo, nós informamos automaticamente à sua ferramenta de automação, o mesmo acontece quando uma mensalidade é gerada no ERP ou, ainda, quando o aluno atinge um determinado número de faltas. 

Dessa forma, você pode automatizar ações tanto para captar leads quanto para relacionar-se com a sua base atual de alunos.

Buscando formas de melhorar os resultados de faculdades e escolas, a solução de Automação de Marketing e Relacionamento da Rubeus foi desenvolvida para maximizar todo o processo de relacionamento com o cliente.

▶️ Nosso Gerente de Projetos, Thiago Vardiero, tirou um tempo em sua agenda para explicar o que é isso e porque a sua instituição de ensino deveria usá-la no dia a dia.

Dicas tão boas assim você não encontra todos os dias por aí. Por isso, assista com sua caneta e bloco de notas para sempre lembrar de como fazer automação de marketing educacional.

Automação de Marketing e Relacionamento: por que sua instituição de ensino deve usá-la?

Considerações finais

Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos. 

😃 Quais dicas você vai colocar em prática? Compartilhe conosco nos comentários. 

Plataforma Rubeus: o CRM educacional que sua instituição de ensino precisa

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Para usar como referência acadêmica

Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira: 

📌 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Automação de marketing para instituições de ensino: porquê investir. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/automacao-de-marketing-para-instituicoes-de-ensino/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 17 de novembro. Automação de marketing para instituições de ensino: porquê investir. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/automacao-de-marketing-para-instituicoes-de-ensino/