Ações para otimizar a conversão de alunos: como atrair, conduzir e converter mais alunos em seu site e landing pages

Separamos algumas ações para otimizar a conversão de alunos que vão te ajudar a maximizar as matrículas. Por isso, as  equipes de Marketing e Vendas da sua instituição de ensino precisam colocá-las em prática o quanto antes! ✏️🗓️

Leitura: 5 minutos

Introdução

Conforme detalhamos no conteúdo “Conversão de leads para IEs: transforme leads em alunos”, o  termo conversão de leads é muito utilizado no âmbito do Marketing Digital. Ele representa aquilo que toda empresa quer, independente do ramo de atuação: vendas e, consequentemente, aumento da margem de lucro. 📊💰

Em síntese, no cenário educacional, esse termo é visto como um sinônimo de oportunidade de negócio. Ou seja, são visitantes que se transformam em alunos.

Apesar de possuir a mesma importância para todas as instituições de ensino, a conversão pode variar de uma IE para outra no que tange ao momento em que ocorre. Essa distinção acontece devido à forma como cada instituição considera o estágio em que o lead está mais suscetível a aprofundar a sua relação de compra.

Veja um exemplo de como o momento de conversão pode variar para duas instituições diferentes: 

➡️ A instituição “A” entende que a conversão ocorre quando o lead realiza a inscrição no processo seletivo. Nesse momento, ele entra em um fluxo de nutrição direcionado a alunos já convertidos. Assim, ele irá receber uma nutrição mais direcionada e focada na venda.

➡️ Já para a instituição “B”, a conversão só ocorre quando o lead realiza sua matrícula, se tornando um aluno propriamente dito.

Independentemente do momento escolhido, o objetivo é o mesmo: atrair leads e criar meios para que eles avancem nas etapas que compõem o Funil de Captação de alunos. Dessa forma, será possível convertê-los em alunos.

🐈 O pulo do gato está na otimização desse percurso. Ou seja, na implementação de ações capazes de incentivar o lead para que ele avance até o momento da conversão. 

Neste conteúdo, elencamos algumas ações para otimizar a conversão de alunos e trair, conduzir e converter mais alunos em seu site e landing pages. Vamos descobrir quais são?

Boa leitura e ótimos insights! ✨

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

🔴 Principais pontos a otimizar para gerar um site focado em conversão

Você sabia que um site ineficaz pode gerar inscrições incompletas, baixa taxa de conversão, insatisfação e até mesmo a desistência dos leads? 😰

De forma bem resumida, quando você se depara com um site “bagunçado”, a imagem da empresa ou do proprietário não fica comprometida? Se você desejava um serviço ou um produto, poderá começar a duvidar da qualidade e até desistir da compra.

Agora pense nesses pontos para o caso de sites voltados à instituições de educação. A importância de obter mecanismos práticos para gerar leads é ainda mais fundamental, pois você estará lidando com estudantes interessados na melhor escolha para o seu futuro. E, na maioria das vezes, estamos falando de pessoas instruídas, com um senso crítico mais apurado.

Por isso, veja só essas dicas essenciais para otimizar o seu site:

Menu fixo

Possuir um menu fixo é primordial e muito estratégico. Isso significa que  ele deve permanecer fixado durante toda a rolagem da página. 

Nele, você deve posicionar estrategicamente um CTA de “Inscreva-se”, deixando-o visível durante toda a navegação do lead pelo site a fim de aumentar a sua visibilidade. 

CTAs

Também conhecidos como chamadas para ação, os Call to Actions são INDISPENSÁVEIS para o seu site, blog e landing page

Esses CTAs, geralmente expostos em forma de botões ou links, são usados para direcionar o lead. Isto é, mostrar o caminho que ele deve seguir. Por exemplo, na landing page do curso você deve disponibilizar o CTA de “Inscreva-se” e também o de “Faça o download da grade do curso”. 

👊 Note que esses CTAs atendem a diferentes etapas da Jornada de Compra e isso é muito importante! Você deve disponibilizar Call to Actions que atendam aos diferentes “amadurecimentos” da decisão de compra.

✏️ Estes conteúdos poderão te ajudar nesse desafio: 

Informações exageradas

Poluição visual é um erro muito comum em sites não otimizados. Fontes em caixa alta, textos apelativos e copiados da internet estão entre os piores erros cometidos. 

Por isso, muita atenção: quando for estruturar as informações do seu site, blog e landing page, identifique o objetivo de cada uma para não errar na abordagem. 

Por exemplo, o site deve comportar informações mais comerciais e destaques estratégicos da sua instituição de ensino. 

Já a landing page deve focar em uma única ação que deve ser executada pelo lead, seja a inscrição na newsletter ou no curso, por exemplo.

Por fim, o blog tem uma pegada totalmente diferente, deve contar com posts educativos e informações que servirão como base para amadurecer o desejo de compra do potencial aluno. 

✏️ Estes conteúdos poderão te ajudar nesse desafio: 

Identidade visual

Harmonize os seus canais de aquisição com a identidade visual da sua instituição de ensino. 

Definir qual a melhor voz e abordagem indicada para sua marca é um dos pontos principais para construí-la. Isso porque, através de uma abordagem eficiente, é possível personificar a sua marca e torná-la real. Em vista disso, é preciso conhecer suas personas, pois assim sua IE saberá qual a melhor forma de se comunicar com elas.

Por isso, atente-se à forma de comunicar-se, principalmente com os potenciais alunos. Uma dica é basear toda essa estratégia nos perfis de personas, suas características e hábitos. Um exemplo de comunicação que vem crescendo e trazendo resultados bastante satisfatórios para as IEs é o Marketing de Conteúdo Educacional.

Tamanho responsivo mobile

O aumento do uso de dispositivos móveis já é uma realidade entre os consumidores de diversos produtos e serviços. No âmbito educacional isso não é diferente. Isso significa que é cada vez mais normal o acesso a conteúdo de aprendizagem por meio de dispositivos móveis.

Imagem ilustrativa - Rubeus
Imagem ilustrativa

De acordo com o Think with Google:

“No mobile, os riscos de perder um cliente são altos. Se você não der às pessoas o que elas querem, e rapidamente, elas vão fazer negócio em outro lugar. Na verdade, descobrimos recentemente que, para os sites de varejo, melhorar o tempo de carregamento em 0,1 segundo pode melhorar suas taxas de conversão em 8%.”

Resumindo: para atender às necessidades dos alunos que utilizam o mobile, é crucial ajustar o tamanho do seu site, LP e blog de modo que sejam responsivos e flexíveis o suficiente para permitir a utilização em vários formatos. Isso dará aos alunos a melhor experiência, independentemente de qual dispositivo eles usem.

⏳ Por que seu site deve carregar rapidamente?

De nada adianta um bom visual se a comunicação não é funcional. Investir em usabilidade é aumentar a probabilidade do usuário (estudante) conseguir tirar suas dúvidas ou realizar sua inscrição on-line, por exemplo. Ou seja, é imprescindível entender o estudante e usar esse conhecimento para construir um fluxo intuitivo e simples.

🚨 Pesquisas já comprovam que, em média, os usuários esperam até 5 segundos para o site abrir antes que desistam do acesso. Já de acordo com o Google Site Performance para Webmasters, 2 segundos é o limite para um bom desempenho. 

Além disso, o carregamento rápido do site pode influenciar demais questões como:

🔵 Agregar melhor desempenho em campanhas

Gerar tráfego é um dos pontos-chave das campanhas de captação de alunos. E, na grande maioria das vezes, o intuito é fazer com que o lead acesse o site e blog da instituição e lá, realize a ação de conversão. 

Quando o site possui um carregamento otimizado, você elimina possíveis barreiras, facilitando a navegação e, consequentemente, a conversão do lead.

🔵 Alto índice de sites lentos

Infelizmente, o carregamento lento é uma realidade em muitos sites educacionais. Quando a sua instituição de ensino aposta em formas de otimizar o site, landing page e blog se diferencia das demais.

👊👊 Tá legal, preciso otimizar o site da minha IE, como fazer isso?

Temos algumas ferramentas para isso! Veja só:

Otimização de imagens e códigos

Otimize as imagens utilizadas dentro do seu blog e site. Priorize imagens leves e apague as que não estão sendo utilizadas. Outra dica é passá-las em um compressor on-line antes de subir para a hospedagem do seu site. Mas, atenção: é muito importante que a imagem não perca a qualidade, combinado?

Além disso, códigos repetidos e complexos demais podem comprometer o carregamento do seu site. Por isso, sempre que possível, revise os códigos e verifique se há páginas “soltas”, duplicadas ou não utilizadas.

Análise de métricas

Uma das grandes vantagens de possuir um site é poder monitorar os resultados em tempo real, através de ferramentas específicas para isso, como é o caso do Google Analytics

🚨 Através dele, é possível medir quantos cliques, sessões, visualizações e tempo de permanência o seu blog/site apresenta em determinado período. Tudo isso através de alguns cliques. Veja só:

Imagem ilustrativa: Google Analytics - Rubeus
Imagem ilustrativa Google Analytics

Assim, será possível alterar o que for necessário. Por exemplo, quando uma página estiver com uma taxa de rejeição muito alta, aí está um sinal de alerta, provavelmente uma boa ação é revisá-la. Aqui, o contrário também é válido! Um material está performando muito bem? Então que tal acrescentar alguns conteúdos complementares para que as pessoas continuem navegando pelo seu canal de aquisição? 😉

✏️ Estes conteúdos podem te ajudar nesse momento: 

Teste de velocidade

Periodicamente, faça testes de velocidade. Eles podem contribuir para identificar quais os principais gargalos dentro do seu site e blog. 

🚨 A PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que verifica a velocidade das páginas da web em todos os dispositivos – Desktop e Mobile. 

Basicamente, ao analisar a URL fornecida pelo usuário, ele cria um relatório com os principais pontos de erro encontrados:

Imagem ilustrativa Pagespeed Insights

Hospedagem/servidor

Possuir um bom servidor/hospedagem é outro ponto essencial para o desempenho do site, tanto no funcionamento geral do site quanto na indexação dos conteúdos no Google. 

Há diversos tipos de hospedagem de sites. Entretanto, tudo depende do tamanho do seu site e de quanto você quer investir. Certifique-se de que a ferramenta utilizada suporte às necessidades da sua instituição de ensino. 

🚨 O Google Search Console é uma boa forma de identificar possíveis erros no servidor / hospedagem do seu site. Periodicamente, ele fornece insights de possíveis erros, bem como o possível motivo de cada um. 

Além disso, através de gráficos gerados pela ferramenta, é possível identificar a variação de acessos e usuários:

Imagem ilustrativa Google Search Console

🔵 Ações para otimizar a conversão de alunos no site, landing page e blog da sua instituição de ensino

1. Pop-ups

Um pop-up é uma espécie de janela que se abre no navegador ao visitar uma página web

Uma das opções de formato são os pop-ups de fuga. Em síntese, eles são programados para aparecer quando o visitante realiza alguma ação, como por exemplo: quando ele sinaliza que irá fechar ou deixar a página do site

Tem ainda aqueles pop-ups programados para aparecer logo que o visitante acessa uma página específica. Ou os que são programados para aparecer a partir de uma quantidade de tempo que a página esteja aberta ou a partir da porcentagem de rolagem na página pelo usuário!

De forma simples, ao disponibilizar um pop-up no hotsite do seu vestibular, você estará “insistindo” para que o lead deixe seu contato ou ainda “dando mais um chance” dele pensar melhor e se identificar. 

Veja só um exemplo de pop-up que nós usamos aqui na Rubeus:

Exemplo de pop-up - Rubeus
Imagem ilustrativa pop-up de fuga

2. Criação de formulários estratégicos

Quem trabalha com Marketing sabe que as demandas de trabalho são grandes. Por isso, é preciso implementar estratégias para otimizar os processos dentro da equipe. E, assim, alcançar os melhores resultados. 

Através dos templates de formulários Rubeus, sua instituição poderá acompanhar os resultados através da visualização de estatísticas dos seus modelos de formulário. Tais como: total de visitantes, taxa de conversão dos visitantes em leads e origem (mídia paga, orgânico etc.). Além de ver a lista de visitantes de forma identificada, podendo planejar novas ações com esses dados.

Os modelos de formulário agregam autonomia aos times de Marketing criarem campanhas completas. Desde o momento de captação com esses modelos até a nutrição dos lead com modelos de e-mail e modelos de mensagens, e apoio de um processo com fluxo de automação pensado para tal.

Imagem ilustrativa Templates de formulários Rubeus

3. Automação para continuação do preenchimento

A automação de dados é outro ponto que pode contribuir muito para a conversão do lead. Em síntese, ela permite que os dados do usuário sejam armazenados e disponibilizados estrategicamente em situações de conversão. 

Por exemplo, digamos que o potencial aluno forneceu seus dados pessoais para realizar o download de um conteúdo dentro do blog. Esses mesmos dados podem ser armazenados e disponibilizados em outros formulários, tais como o de inscrição ou solicitação de um contato. 

Assim, quando o potencial aluno optar por realizar a ação de conversão, ele não precisa digitar novamente as informações, basta acrescentar as que, porventura, faltarem.

🚨 Mas atenção, para que isso seja possível, é preciso pedir o consentimento do usuário quanto ao uso de cookies – este conteúdo aborda mais sobre o assunto: LGPD na educação: entenda o que muda no dia a dia das instituições de ensino.

Materiais Rubeus | Ações para otimizar a conversão de alunos: confira 5 dicas!
Página de materiais Rubeus 100% gratuitos

Considerações finais

Terminamos! Espero que este conteúdo tenha sido útil para te ajudar a entender mais sobre a importância de investir em ações para otimizar a conversão de alunos. 😉

Se estiver procurando mais conteúdos sobre conversão de leads, temos uma seção EXCLUSIVA sobre esse assunto em nosso blog. Já conhece? Clique abaixo!

😃 Quais das nossas dicas você vai colocar em prática na sua IE? Compartilhe conosco nos comentários. 

Plataforma Rubeus | Ações para otimizar a conversão de alunos: confira 5 dicas!
Plataforma Rubeus: Captação de alunos, Gestão da Permanência e automação de Marketing

Você também pode gostar

Para usar como referência acadêmica

Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira: 

📌 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Ações para otimizar a conversão de alunos: pontos de atenção para maximizar os resultados. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/acoes-para-otimizar-a-conversao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 12 de dezembro. Ações para otimizar a conversão de alunos: pontos de atenção para maximizar os resultados. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/acoes-para-otimizar-a-conversao-de-alunos/