Endomarketing para equipes educacionais: como construir um time engajado para melhorar seus resultados

O ambiente educacional está diretamente ligado ao desenvolvimento humano. Nesse contexto, manter os colaboradores motivados é essencial para atingir esse objetivo. Implementar estratégias eficazes de Endomarketing pode ser a chave para impulsionar o engajamento e melhorar os resultados das equipes educacionais. Vamos explorar como aproveitar a motivação dos funcionários para impactar positivamente o cenário educacional. 🏆🎯👊

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, que entrevistou 167 mil pessoas e mediu o índice de saúde organizacional das empresas, a nota média de motivação do profissional brasileiro é de 45 em uma escala de 0 a 100.

Quando questionadas sobre o principal motivo para estarem desmotivadas, a grande maioria alega que a origem do descontentamento não envolve o salário em si. As duas principais razões apresentadas englobam a falta de reconhecimento e a ausência de oportunidades para crescimento e desenvolvimento da carreira profissional. 

Já os dados disponibilizados pelo Instituto Locomotiva demonstram que:

Endomarketing na educação: utilize a motivação dos seus funcionários para melhorar seus resultados - Rubeus
Imagem explicativa

São diversas as razões que podem levar o funcionário ao descontentamento, mas as principais são: 

  • Falta de suporte; 
  • Defasagem no desenho e na descrição do cargo;
  • Ausência de incentivos;
  • Baixa remuneração;
  • Jornadas de trabalho excessivas;
  • Falta de reconhecimento;
  • Metas exageradas;
  • Falta de oportunidade para promoção no trabalho.

🟠 A pesquisa da McKinsey reflete uma realidade bem clara: os programas de engajamento estão falhando miseravelmente quando a tarefa é energizar e motivar as equipes.

Justamente para auxiliar as empresas a criarem ambientes organizacionais que promovam a satisfação dos funcionários é que surge o Endomarketing.

O que é Endomarketing? 

O Endomarketing, também chamado de Marketing Interno, consiste em ações de marketing voltadas ao público interno da organização com a finalidade de fortalecer o relacionamento entre empresa e colaboradores.

Ao utilizá-lo, a empresa estará incentivando a lealdade e a harmonia. O resultado é o alinhamento das metas e valores da empresa com os funcionários, além de um maior envolvimento e comprometimento deles.

O Endomarketing pode ser aplicado em variados segmentos e setores de atuação. Neste conteúdo, veremos especificamente a sua aplicação no ambiente educacional.

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O Endomarketing na educação e a sua importância para as instituições de ensino

Quando aplicado à educação, o Endomarketing Educacional pode assumir duas vertentes: uma com foco nas equipes educacionais e outra com foco nos alunos

Em resumo, as ações de Endomarketing aplicadas à educação podem ser divididas em:

Endomarketing para equipes educacionais: a importância de investir - Rubeus
Imagem explicativa

Entretanto, ambas as abordagens possuem o mesmo propósito: a criação de estratégias de marketing direcionadas para dentro da instituição de ensino.

🟠 O nosso foco é o Endomarketing enquanto estratégia para engajar os colaboradores das equipes internas das instituições de ensino. Mas, se você está procurando por dicas de como promover a satisfação e fidelização dos seus alunos, este conteúdo pode te ajudar: Engajamento de alunos: sua IE está autossabotando os resultados?

O Endomarketing para equipes educacionais

“Não é possível fazer um bom marketing externo sem envolver também, na mesma ação, os funcionários.”

J.P Flipo.

O significado de Endomarketing é simples: o prefixo “endo” vem do grego “éndon” que remete a “interior” e Marketing, como sabemos, é a arte de criar conexões e relacionamento.

Portanto, essa estratégia na educação refere-se a um conjunto de ações direcionadas para o público interno da instituição educacional, como professores, funcionários administrativos e demais colaboradores.

Sua utilização consiste na geração de um ambiente institucional voltado para a criação de times motivados e que possuam espaço para expor ideias e opiniões

Essa abordagem busca aplicar princípios de marketing às relações internas da instituição de ensino, reconhecendo que funcionários satisfeitos contribuem mais para o sucesso da IE. 

Além disso, uma gestão pautada na motivação e no engajamento dos funcionários, mesmo de forma indireta, será transmitida aos alunos como uma espécie de “disseminação involuntária”. Isso porque, quando estamos satisfeitos com alguma coisa, a tendência é que o nosso comportamento transmita.

Principais elementos do Endomarketing para equipes educacionais

Para promover um ambiente sinérgico entre os times da instituição de ensino, é importante trabalhar pilares como:

Comunicação interna

Estabelecimento de canais de comunicação eficientes para manter os colaboradores informados sobre as estratégias, metas e conquistas da instituição.

Valorização e reconhecimento

Implementação de programas que valorizem as contribuições individuais e coletivas dos membros da equipe, promovendo um ambiente de reconhecimento.

Desenvolvimento profissional

Oferta de oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional para os colaboradores, demonstrando investimento em seu crescimento através de treinamentos constantes.

Clima organizacional positivo

Responsável por um ambiente de trabalho saudável, possibilitando o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.

Envolvimento e participação

Estímulo à participação ativa dos funcionários nas decisões e processos da instituição, promovendo um forte senso de pertencimento.

Alinhamento de valores

Comunicação e enfatização dos valores e da missão da instituição, assegurando que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional.

Motivação e engajamento

Implementação de estratégias que motivem e engajem os colaboradores, reconhecendo a importância do papel de cada um na conquista dos objetivos institucionais.

Objetivos do Endomarketing na educação

“Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando objetivos empresariais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer estas relações, melhorando assim o valor de mercado desta organização.”

Saul F. Bekin

Engana-se quem acha que o Endomarketing é “apenas” uma forma de descontrair. Ele vai muito além, pois visa fortalecer o interesse dos funcionários em crescer dentro e fora da instituição de ensino. Mas não é só isso! Veja mais objetivos estratégicos trabalhados pelo Endomarketing para equipes educacionais:

  • Promover uma comunicação sem ruídos;
  • Alinhar os colaboradores quanto a valores, metas e visões da instituição de ensino;
  • Trabalhar o pilar da transparência ao abrir espaço para comunicação;
  • Disseminar a cultura dentro e fora da instituição;
  • Promover a integração entre funcionários e setores (ótimo para trabalhar o Smarketing Educacional);
  • Reconhecer os esforços dos funcionários (e inspirar outros com isso);
  • Tornar a instituição de ensino mais atrativa perante o mercado;
  • Treinar e desenvolver o profissional.

Por que o Endomarketing é vital para instituições educacionais?

Engajamento elevado

Funcionários engajados são mais propensos a se dedicar ao sucesso da instituição. O Endomarketing cria uma cultura em que cada membro da equipe se sente valorizado e conectado ao propósito educacional.

Ambiente positivo de trabalho

Estratégias de Endomarketing, como o reconhecimento e recompensas, contribuem para a construção de um ambiente de trabalho positivo. Isso, por sua vez, impacta diretamente na qualidade do ensino e no relacionamento com os alunos.

Retenção de talentos

Profissionais motivados são mais propensos a permanecer na instituição. O Endomarketing pode desempenhar um papel crucial na retenção de talentos, reduzindo a rotatividade e promovendo a estabilidade na equipe.

Estratégias práticas de Endomarketing para equipes educacionais

Apesar da utilização do Endomarketing depender de algumas questões, como orçamento, tempo disponível, criatividade dos responsáveis e as necessidades da instituição de ensino, há algumas ações que podem ser realizadas de maneira simples e fácil, veja:

1. Estimule a integração das equipes

Todo mundo gosta de se sentir parte do todo, de pertencer. Por isso, reserve um tempo para a integração de seus funcionários. Além disso, busque ouvi-los para entender o que os deixa motivados, desmotivados, quais as insatisfações, objetivos e os seus desafios.

Você pode apostar também em espaços compartilhados, como um lugar para descanso ou, até mesmo, uma sala de jogos. 

Outra dica é fazer das datas comemorativas uma oportunidade estratégica. Isso mesmo! Você pode usar eventos e datas comemorativas como forma de promover um maior engajamento e criar um sentimento de acolhimento. 

2. Reconheça

Implemente programas de reconhecimento que celebrem as conquistas individuais e em equipe. Destacar o impacto positivo dos educadores fortalece a motivação e o senso de realização.

3. Ofereça benefícios 

Se possível, ofereça benefícios corporativos que vão além do “básico” e que façam sentido para o perfil dos colaboradores. Você pode apostar em vale-alimentação, vale–transporte, plano de saúde, além de parcerias com estabelecimentos, como academias, cinema… Isso fará com que eles se sintam “cuidados” e estimulados, além de se sentirem gratos.

4. Faça pesquisa de clima com os colaboradores

Saber como anda o clima da instituição é fundamental para identificar possíveis gargalos ou impasses, bem como pontos fortes e formas de crescimento. Por isso, realize pesquisas periodicamente. 

Com as informações em mãos, será mais fácil planejar ações de melhoria, por exemplo. Afinal, as pesquisas irão te dizer como o funcionário enxerga a instituição de ensino como um todo.

Atrelada a essa dica, temos a prática do feedback, que também é muito importante para os times, ele é um ótimo momento para alinhar expectativas e objetivos.

5. Invista em capacitação profissional

Investir em oportunidades de desenvolvimento profissional demonstra o compromisso da instituição com o crescimento de seus funcionários. Isso não apenas aprimora as habilidades, mas também mantém os colaboradores motivados.

Resumidamente, a instituição de ensino oferece treinamentos e cursos para que os funcionários possam crescer profissionalmente e pessoalmente. Essa prática é benéfica para ambas as partes envolvidas – afinal, o profissional utilizará todo o conhecimento adquirido em prol do seu desenvolvimento no ambiente de trabalho. 

6. Crie e incentive  um ambiente físico e virtual acolhedor

Como já mencionamos acima, é importante criar espaços de trabalho agradáveis e promover iniciativas que melhorem o bem-estar, tanto no ambiente físico quanto no virtual. Funcionários confortáveis e felizes tendem a ser mais produtivos.

Resultados mensuráveis

Implementar estratégias de Endomarketing requer comprometimento e uma compreensão profunda das necessidades e aspirações da equipe educacional. Ao alavancar a motivação dos funcionários, as instituições podem criar um ciclo de sucesso, refletindo positivamente tanto interna quanto externamente.

Ao investir em Endomarketing, os resultados serão visíveis em questões como:

  • Melhora do clima organizacional

O Endomarketing contribui para a construção de um clima organizacional positivo, refletindo-se na interação entre os membros da equipe, na satisfação no trabalho e na colaboração eficaz.

  • Reconhecimento externo

Uma equipe motivada frequentemente se destaca, sendo reconhecida externamente por suas conquistas. Isso pode resultar em uma reputação positiva para a instituição, atraindo mais alunos e talentos.

Conclusão

Já dizia Stephen Covey: “Trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes!”.  

Para alcançar melhores resultados, é preciso, primeiramente, encantar os seus clientes internos. Afinal, eles são a representação da sua instituição de ensino perante o mercado consumidor

Dentre as ações que a sua instituição pode realizar para promover o Endomarketing estão o incentivo à integração das equipes, a oferta de benefícios, a realização de pesquisas de clima organizacional e o reconhecimento dos funcionários. 

Por fim, queremos saber de você: como a sua instituição de ensino tem trabalhado a motivação dos funcionários? Vocês utilizam o Endomarketing? Conte-nos a sua experiência! 😊

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Considerações finais

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se esse material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém? 

Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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🔗 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Endomarketing na educação: utilize a motivação dos seus funcionários para melhorar seus resultados. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/endomarketing-para-equipes-educacionais/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2020, 4 novembro. Endomarketing na educação: utilize a motivação dos seus funcionários para melhorar seus resultados. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/endomarketing-para-equipes-educacionais/