O ambiente educacional está diretamente ligado ao desenvolvimento humano. Nesse contexto, manter os colaboradores motivados é essencial para atingir esse objetivo. Implementar estratégias eficazes de Endomarketing pode ser a chave para impulsionar o engajamento e melhorar os resultados das equipes educacionais. Vamos explorar como aproveitar a motivação dos funcionários para impactar positivamente o cenário educacional. 🏆🎯👊
Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos
Introdução
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, que entrevistou 167 mil pessoas e mediu o índice de saúde organizacional das empresas, a nota média de motivação do profissional brasileiro é de 45 em uma escala de 0 a 100.
Quando questionadas sobre o principal motivo para estarem desmotivadas, a grande maioria alega que a origem do descontentamento não envolve o salário em si. As duas principais razões apresentadas englobam a falta de reconhecimento e a ausência de oportunidades para crescimento e desenvolvimento da carreira profissional.
Já os dados disponibilizados pelo Instituto Locomotiva demonstram que:
São diversas as razões que podem levar o funcionário ao descontentamento, mas as principais são:
- Falta de suporte;
- Defasagem no desenho e na descrição do cargo;
- Ausência de incentivos;
- Baixa remuneração;
- Jornadas de trabalho excessivas;
- Falta de reconhecimento;
- Metas exageradas;
- Falta de oportunidade para promoção no trabalho.
🟠 A pesquisa da McKinsey reflete uma realidade bem clara: os programas de engajamento estão falhando miseravelmente quando a tarefa é energizar e motivar as equipes.
Justamente para auxiliar as empresas a criarem ambientes organizacionais que promovam a satisfação dos funcionários é que surge o Endomarketing.
O que é Endomarketing?
O Endomarketing, também chamado de Marketing Interno, consiste em ações de marketing voltadas ao público interno da organização com a finalidade de fortalecer o relacionamento entre empresa e colaboradores.
Ao utilizá-lo, a empresa estará incentivando a lealdade e a harmonia. O resultado é o alinhamento das metas e valores da empresa com os funcionários, além de um maior envolvimento e comprometimento deles.
O Endomarketing pode ser aplicado em variados segmentos e setores de atuação. Neste conteúdo, veremos especificamente a sua aplicação no ambiente educacional.
O Endomarketing na educação e a sua importância para as instituições de ensino
Quando aplicado à educação, o Endomarketing Educacional pode assumir duas vertentes: uma com foco nas equipes educacionais e outra com foco nos alunos.
Em resumo, as ações de Endomarketing aplicadas à educação podem ser divididas em:
Entretanto, ambas as abordagens possuem o mesmo propósito: a criação de estratégias de marketing direcionadas para dentro da instituição de ensino.
🟠 O nosso foco é o Endomarketing enquanto estratégia para engajar os colaboradores das equipes internas das instituições de ensino. Mas, se você está procurando por dicas de como promover a satisfação e fidelização dos seus alunos, este conteúdo pode te ajudar: Engajamento de alunos: sua IE está autossabotando os resultados?
O Endomarketing para equipes educacionais
“Não é possível fazer um bom marketing externo sem envolver também, na mesma ação, os funcionários.”
J.P Flipo.
O significado de Endomarketing é simples: o prefixo “endo” vem do grego “éndon” que remete a “interior” e Marketing, como sabemos, é a arte de criar conexões e relacionamento.
Portanto, essa estratégia na educação refere-se a um conjunto de ações direcionadas para o público interno da instituição educacional, como professores, funcionários administrativos e demais colaboradores.
Sua utilização consiste na geração de um ambiente institucional voltado para a criação de times motivados e que possuam espaço para expor ideias e opiniões.
Essa abordagem busca aplicar princípios de marketing às relações internas da instituição de ensino, reconhecendo que funcionários satisfeitos contribuem mais para o sucesso da IE.
Além disso, uma gestão pautada na motivação e no engajamento dos funcionários, mesmo de forma indireta, será transmitida aos alunos como uma espécie de “disseminação involuntária”. Isso porque, quando estamos satisfeitos com alguma coisa, a tendência é que o nosso comportamento transmita.
Principais elementos do Endomarketing para equipes educacionais
Para promover um ambiente sinérgico entre os times da instituição de ensino, é importante trabalhar pilares como:
Comunicação interna
Estabelecimento de canais de comunicação eficientes para manter os colaboradores informados sobre as estratégias, metas e conquistas da instituição.
Valorização e reconhecimento
Implementação de programas que valorizem as contribuições individuais e coletivas dos membros da equipe, promovendo um ambiente de reconhecimento.
Desenvolvimento profissional
Oferta de oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional para os colaboradores, demonstrando investimento em seu crescimento através de treinamentos constantes.
Clima organizacional positivo
Responsável por um ambiente de trabalho saudável, possibilitando o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.
Envolvimento e participação
Estímulo à participação ativa dos funcionários nas decisões e processos da instituição, promovendo um forte senso de pertencimento.
Alinhamento de valores
Comunicação e enfatização dos valores e da missão da instituição, assegurando que todos os colaboradores estejam alinhados com a cultura organizacional.
Motivação e engajamento
Implementação de estratégias que motivem e engajem os colaboradores, reconhecendo a importância do papel de cada um na conquista dos objetivos institucionais.
Objetivos do Endomarketing na educação
“Facilitar e realizar trocas, construindo lealdade no relacionamento com o público interno, compartilhando objetivos empresariais da organização, cativando e cultivando para harmonizar e fortalecer estas relações, melhorando assim o valor de mercado desta organização.”
Saul F. Bekin
Engana-se quem acha que o Endomarketing é “apenas” uma forma de descontrair. Ele vai muito além, pois visa fortalecer o interesse dos funcionários em crescer dentro e fora da instituição de ensino. Mas não é só isso! Veja mais objetivos estratégicos trabalhados pelo Endomarketing para equipes educacionais:
- Promover uma comunicação sem ruídos;
- Alinhar os colaboradores quanto a valores, metas e visões da instituição de ensino;
- Trabalhar o pilar da transparência ao abrir espaço para comunicação;
- Disseminar a cultura dentro e fora da instituição;
- Promover a integração entre funcionários e setores (ótimo para trabalhar o Smarketing Educacional);
- Reconhecer os esforços dos funcionários (e inspirar outros com isso);
- Tornar a instituição de ensino mais atrativa perante o mercado;
- Treinar e desenvolver o profissional.
Por que o Endomarketing é vital para instituições educacionais?
Engajamento elevado
Funcionários engajados são mais propensos a se dedicar ao sucesso da instituição. O Endomarketing cria uma cultura em que cada membro da equipe se sente valorizado e conectado ao propósito educacional.
Ambiente positivo de trabalho
Estratégias de Endomarketing, como o reconhecimento e recompensas, contribuem para a construção de um ambiente de trabalho positivo. Isso, por sua vez, impacta diretamente na qualidade do ensino e no relacionamento com os alunos.
Retenção de talentos
Profissionais motivados são mais propensos a permanecer na instituição. O Endomarketing pode desempenhar um papel crucial na retenção de talentos, reduzindo a rotatividade e promovendo a estabilidade na equipe.
Estratégias práticas de Endomarketing para equipes educacionais
Apesar da utilização do Endomarketing depender de algumas questões, como orçamento, tempo disponível, criatividade dos responsáveis e as necessidades da instituição de ensino, há algumas ações que podem ser realizadas de maneira simples e fácil, veja:
1. Estimule a integração das equipes
Todo mundo gosta de se sentir parte do todo, de pertencer. Por isso, reserve um tempo para a integração de seus funcionários. Além disso, busque ouvi-los para entender o que os deixa motivados, desmotivados, quais as insatisfações, objetivos e os seus desafios.
Você pode apostar também em espaços compartilhados, como um lugar para descanso ou, até mesmo, uma sala de jogos.
Outra dica é fazer das datas comemorativas uma oportunidade estratégica. Isso mesmo! Você pode usar eventos e datas comemorativas como forma de promover um maior engajamento e criar um sentimento de acolhimento.
2. Reconheça
Implemente programas de reconhecimento que celebrem as conquistas individuais e em equipe. Destacar o impacto positivo dos educadores fortalece a motivação e o senso de realização.
3. Ofereça benefícios
Se possível, ofereça benefícios corporativos que vão além do “básico” e que façam sentido para o perfil dos colaboradores. Você pode apostar em vale-alimentação, vale–transporte, plano de saúde, além de parcerias com estabelecimentos, como academias, cinema… Isso fará com que eles se sintam “cuidados” e estimulados, além de se sentirem gratos.
4. Faça pesquisa de clima com os colaboradores
Saber como anda o clima da instituição é fundamental para identificar possíveis gargalos ou impasses, bem como pontos fortes e formas de crescimento. Por isso, realize pesquisas periodicamente.
Com as informações em mãos, será mais fácil planejar ações de melhoria, por exemplo. Afinal, as pesquisas irão te dizer como o funcionário enxerga a instituição de ensino como um todo.
Atrelada a essa dica, temos a prática do feedback, que também é muito importante para os times, ele é um ótimo momento para alinhar expectativas e objetivos.
5. Invista em capacitação profissional
Investir em oportunidades de desenvolvimento profissional demonstra o compromisso da instituição com o crescimento de seus funcionários. Isso não apenas aprimora as habilidades, mas também mantém os colaboradores motivados.
Resumidamente, a instituição de ensino oferece treinamentos e cursos para que os funcionários possam crescer profissionalmente e pessoalmente. Essa prática é benéfica para ambas as partes envolvidas – afinal, o profissional utilizará todo o conhecimento adquirido em prol do seu desenvolvimento no ambiente de trabalho.
6. Crie e incentive um ambiente físico e virtual acolhedor
Como já mencionamos acima, é importante criar espaços de trabalho agradáveis e promover iniciativas que melhorem o bem-estar, tanto no ambiente físico quanto no virtual. Funcionários confortáveis e felizes tendem a ser mais produtivos.
Resultados mensuráveis
Implementar estratégias de Endomarketing requer comprometimento e uma compreensão profunda das necessidades e aspirações da equipe educacional. Ao alavancar a motivação dos funcionários, as instituições podem criar um ciclo de sucesso, refletindo positivamente tanto interna quanto externamente.
Ao investir em Endomarketing, os resultados serão visíveis em questões como:
- Melhora do clima organizacional
O Endomarketing contribui para a construção de um clima organizacional positivo, refletindo-se na interação entre os membros da equipe, na satisfação no trabalho e na colaboração eficaz.
- Reconhecimento externo
Uma equipe motivada frequentemente se destaca, sendo reconhecida externamente por suas conquistas. Isso pode resultar em uma reputação positiva para a instituição, atraindo mais alunos e talentos.
Conclusão
Já dizia Stephen Covey: “Trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes!”.
Para alcançar melhores resultados, é preciso, primeiramente, encantar os seus clientes internos. Afinal, eles são a representação da sua instituição de ensino perante o mercado consumidor.
Dentre as ações que a sua instituição pode realizar para promover o Endomarketing estão o incentivo à integração das equipes, a oferta de benefícios, a realização de pesquisas de clima organizacional e o reconhecimento dos funcionários.
Por fim, queremos saber de você: como a sua instituição de ensino tem trabalhado a motivação dos funcionários? Vocês utilizam o Endomarketing? Conte-nos a sua experiência! 😊
Considerações finais
Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se esse material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Endomarketing na educação: utilize a motivação dos seus funcionários para melhorar seus resultados. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/endomarketing-para-equipes-educacionais/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2020, 4 novembro. Endomarketing na educação: utilize a motivação dos seus funcionários para melhorar seus resultados. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/endomarketing-para-equipes-educacionais/