Saiba como elaborar a sua régua de relacionamento com egressos e convertê-los novamente em alunos

Já pensou em ajudar o seu aluno a continuar aprimorando os seus conhecimentos após a conclusão do curso e, ao mesmo tempo, garantir a receita da sua IE a longo prazo? Hoje, você aprenderá como construir uma régua de relacionamento com egressos eficaz para os seus resultados, confira! 👇🚀 

Leitura: 6 minutos

Introdução

Não é novidade que conquistar novos alunos é um grande desafio para as instituições de ensino. Mas você sabia que é possível diminuir o trabalho desse processo? É isso mesmo, basta investir também na educação continuada! 💡 

Essa prática trabalha a ideia de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional, sendo favorecida pela grande competitividade no mercado de trabalho, em que os empregadores exigem profissionais cada vez mais qualificados. 

Por isso, transforma-se em UMA GRANDE OPORTUNIDADE para a sua IE ter sempre mais alunos sem gastar altos valores com captação.  

🚨 PORÉM, ATENÇÃO: para a sua estratégia ser efetiva, o incentivo para a continuação dos estudos deve fazer parte da jornada de cada estudante em sua instituição, e não apenas ao final do curso!

Quer saber mais sobre a prática da educação contínua e os seus benefícios, clique na imagem abaixo e acesse o nosso conteúdo completo sobre o tema:

Educação contínua - Rubeus
Blog post Rubeus: Educação contínua

Agora, chegou o momento de você descobrir como estabelecer uma boa comunicação com os seus estudantes e construir um relacionamento duradouro na prática! Neste blog post, você terá dicas infalíveis para desenvolver uma poderosa régua de relacionamento com egressos. Vamos conhecê-las!

Boa leitura e ótimos insights para a sua campanha! ⭐

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💭 Entendendo o contexto…

A decisão de iniciar um curso possui muitas fases e não é tão fácil quanto parece. Por ser um investimento alto e a longo prazo, é normal o potencial aluno fazer uma análise minuciosa de todas as opções disponíveis de instituições de ensino. Além disso, a indecisão sobre o curso também é outro ponto que tira o sono dos seus futuros estudantes.

Resumidamente, a Jornada de Compra Educacional pode ser dividida nas seguintes etapas:

Etapas da Jornada de Compra Educacional - Rubeus
Etapas da Jornada de Compra Educacional

Quando se trata de egressos, alunos que já estudaram na sua instituição de ensino, essa trajetória pode ser simplificada:

🚏 PRIMEIRA PARADA

Na etapa Descoberta e aprendizado, o lead já conhece a sua instituição e sabe exatamente como é a experiência de fazer parte dela. Entretanto, ele ainda não está habituado com as alternativas de curso que podem complementar o ensino ou os benefícios que eles podem proporcionar. Portanto, você deve ressaltar todos os seus diferenciais, mas dando ênfase aos seus cursos correlatos.

🚏SEGUNDA PARADA

Muitos estudantes que terminam a sua graduação, por exemplo, sentem dificuldades para atuar em sua área de formação. Ou, quando já estão inseridos no mercado de trabalho, percebem que a sua qualificação não é suficiente para diferenciarem-se entre os demais profissionais, serem promovidos ou conquistarem um cargo de liderança. 

Essa é a chance perfeita para a sua IE mostrar a esses egressos que, se investirem na carreira, poderão atingir os objetivos almejados ao iniciar o Reconhecimento do problema.

🚏TERCEIRA PARADA

Após ajudar o possível candidato a perceber que possui um problema, você precisa deixar claro que a solução está em um de seus cursos. Para isso, alie o gatilho mental de escassez ao de urgência, ou seja, se não iniciar o curso agora, vai perder muitas oportunidades profissionais e terá que esperar a próxima turma do curso ser aberta. 

Aqui, a missão é fazer com que ele não deixe para depois e nem cogite outras instituições, a Consideração da solução deve despertar o sentimento de familiaridade juntamente com as vantagens de realizar um novo curso com a IE.

🚏QUARTA PARADA

Depois de todas essas etapas, chegou a hora da escolha! Na Avaliação da ação final e conclusão da compra, o egresso irá decidir se deseja ou não continuar com você. Por essa razão, você deve fazer com que ele sinta-se acolhido e veja valor nas vantagens e diferenciais apresentados durante toda a jornada. Se a sua instituição possuir um programa de acompanhamento de egressos ou oferecer descontos, utilize-os estrategicamente a seu favor!

Para colocar tudo isso em prática, a régua de relacionamento com egressos será a sua melhor aliada! 😉

O que é uma régua de relacionamento?

Não é só na vida pessoal que o relacionamento é responsável por determinar os atos do indivíduo. Na jornada de compra, ele é decisivo para você fidelizar clientes. Especificamente para as instituições de ensino, ele é capaz de despertar o interesse do lead e convertê-lo em matriculado, além de evitar a sua evasão e, neste caso, contribuir para a educação continuada. 

Contudo, sem uma padronização e definição dos pontos mais estratégicos para contato é praticamente impossível comunicar-se com cada potencial e atual aluno nos principais estágios de sua trajetória com a IE, seja visando a captação ou a permanência

É aí que entra a régua de relacionamento! Sendo composta pelas etapas identificadas em que o estudante possa estar em cada processo da sua instituição. Ela define todas as ações a serem executadas pela equipe conforme a duração de permanência da pessoa em cada fase, o tempo em que devem ser feitas, qual o canal escolhido para isso e qual o assunto a ser tratado.

Resumindo, a régua de relacionamento é um plano de comunicação que visa padronizar as ações da instituição com a sua persona. 

🗓️✏️ Temos um conteúdo detalhado sobre esse tema. Clique na imagem abaixo para conferi-lo!
Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar este fluxo em sua IE - Rubeus
Blog post Rubeus: Régua de relacionamento educacional

O objetivo de se ter um fluxo de automação é aproximar o seu cliente. Logo, mesmo que a comunicação por mensagem seja determinada com antecedência, é imprescindível usar uma linguagem humanizada de acordo com o tom de voz definido em seu manual de marca.

Dicas para implantar a régua de relacionamento na educação continuada

Em nosso blog post “Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE”, apresentamos como montar a sua na prática. Então, neste artigo, revelaremos, em 3 dicas, como adaptar a régua de relacionamento com egressos, focando na educação contínua.

Acompanhe-as:

Analise o cenário da sua IE

Pode parecer clichê, mas não é! Cada organização possui uma realidade diferente, seja em relação à sua equipe, financeiramente ou, inclusive, no modo como deseja ser vista pelos seus alunos.

Dessa forma, para ter uma comunicação assertiva, é importante se fazer estas perguntas:

  • Tenho uma equipe capaz de produzir conteúdos direcionados aos alunos e egressos, sem deixar de lado a captação?  
  • Quais condições e momentos de incentivo posso proporcionar aos meus alunos para que eles queiram fazer novos cursos aqui?
  • Quais são os diferenciais dos cursos correlatos à formação do estudante? Faça conteúdos específicos por área de atuação!
📌 EXEMPLO NA PRÁTICA:

Helena é aluna do oitavo período do curso de Bacharelado em Educação Física na Uniexemplo. Ao finalizar o curso, deseja trabalhar como personal trainer particular em uma academia onde mora, porém, como não tem experiência e há muitos profissionais na área em sua cidade, não sabe como conseguir alunos.

Vendo que outros egressos do curso estão passando pela mesma situação, a universidade decidiu implantar a educação continuada. Assim, começou a enviar e-mails de nutrição sobre as possibilidades de carreira para o profissional, definiu datas para realizar de tempos em tempos palestras com profissionais experientes na área e elaborou um plano com condições especiais para alunos que já estudaram na IE.

Helena, após ter o apoio necessário para começar a sua carreira, ao conhecer as expectativas para a profissão e compreender como poderia se diferenciar no mercado, decidiu iniciar uma pós-graduação em Nutrição Esportiva e Hipertrofia. E adivinha? Devido a essa ajuda e ter uma experiência tão positiva, escolheu a Uniexemplo para se especializar no assunto.

💬 Essa é uma história fictícia, todavia, certamente acontece com muitos dos seus ex-alunos.

Escolha os melhores canais de comunicação

Entrar em contato por meio do telefone com um grande número de pessoas exige uma equipe que dedique o seu tempo somente para essa função. 

Diante disso, a saída é contar com outros canais de comunicação. Alguns deles são:

📲 E-mails

📲 SMS

📲 Mensagens de WhatsApp

Como esses canais possibilitam a padronização da comunicação, trazem diversas vantagens para a instituição, como otimização do tempo, comunicar-se com muitas pessoas no mesmo período, diminuição dos gastos etc.   

No entanto, é indispensável ter cautela para usar essas ferramentas, pois uma comunicação engessada demais, sem personalização e que ainda não traz valor para o aluno, em vez de aproximá-lo da IE, irá afastá-lo e as chances de ter um “sim” na sua matrícula podem diminuir drasticamente.

📌 EXEMPLO NA PRÁTICA:

A próxima turma de Administração da sua faculdade está prestes a se formar e a sua equipe decidiu dar início à educação continuada juntamente com a captação de alunos para o próximo ano. 

Com toda a correria de preparação do vestibular, foi possível apenas criar alguns e-mails bem padrões, sem mencionar o nome do aluno, as possíveis áreas complementares de atuação ou qualquer informação importante para a sua carreira, apenas apresentou todos os cursos disponíveis de pós-graduação na IE.

O resultado? Nenhum aluno foi convertido com os e-mails disparados, pois não trouxeram informações relevantes que despertassem o desejo de continuar qualificando-se por meio dos seus cursos. E, principalmente, não estavam personalizados para o aluno conforme a sua necessidade. 

É aquela velha história: são 4 anos de convivência, o mínimo exigido é saber o nome do estudante e o curso que ele realizou!

💬 Menos é mais! Escolha os canais que realmente são condizentes com a sua realidade e que atendam as expectativas dos alunos. 

Não esqueça: ele precisa sentir que é uma troca, os dois lados devem ganhar!

🛑 O aluno: a qualificação necessária para o seu cargo. 
🛑 Você: a garantia do aumento do ticket médio. 
*Obs.: não significa que você deve deixar de utilizar o telefone ou o e-mail, por exemplo, em sua campanha, e sim que deve criar atividades para contato via telefone nos momentos de decisão para a persona e empregar e-mails ricos em conteúdo e de maneira mais humanizada possível. Isso se aplica também aos demais canais.

Produza conteúdos realmente úteis para o seu aluno

Como citado na dica anterior, para o processo surtir o efeito esperado, é fundamental agregar valor na régua de relacionamento com egressos

🤔 Reflita comigo: se você fosse um profissional recém-formado, quais conteúdos gostaria de incluir em sua leitura ou receber diariamente? É essa pergunta que você, como membro da instituição de ensino, deve fazer!

Mencionamos muito o ensino superior neste artigo, mas engana-se quem pensa que a educação continuada é algo exclusivo das faculdades: colégios também podem se beneficiar dessa prática! 

Afinal, a criança que está no seu berçário será a mesma que chegará ao ensino médio. Caso tenha curso preparatório para vestibular, é mais uma opção que precisa de esforços para conseguir alunos. Não perca todo o seu empenho da captação, comece a traçar as suas metas de educação continuada para o próximo nível de ensino!

Como, no ensino básico, a comunicação é direcionada aos responsáveis dos alunos, os conteúdos devem ser selecionados considerando não só os benefícios proporcionados na vida acadêmica, mas também o que aquele pai ou mãe espera para o seu filho: cuidado e a orientação necessária para se tornar um cidadão de bem. 

📌 EXEMPLO NA PRÁTICA:

Luiza é a mãe dos gêmeos Gustavo e Bernardo, de 16 anos, estudantes do 3º ano do ensino médio no Colégio Exemplo. 

A instituição sabe da importância da educação contínua para a permanência do seu número de discentes e reduzir custos com a captação. Assim, destina parte dos seus esforços para essa demanda e já percebeu que Luiza está propícia para ser convertida a matricular os seus filhos no seu curso preparatório para o Enem.

Então, a sua equipe elaborou uma régua de relacionamento com mensagens de e-mail e WhatsApp, além de propor atividades de contato por telefone para os seus consultores. Por possuir um blog com posts segmentados para cada processo desenvolvido em seu colégio (captação e permanência de alunos), selecionou os principais para sugerir como leitura em sua newsletter semanal, como “Meu filho ainda não decidiu a sua profissão, e agora?”.

Nesse e-mail, além do conteúdo recomendado, havia um CTA com “Fale conosco”, Luiza clicou e logo foi direcionada para o WhatsApp em que recebia uma mensagem automática com possíveis respostas para o seu problema e ressaltando que logo seria atendida por um consultor.

Assim que foi atendida, pôde solucionar dúvidas sobre o acompanhamento que os seus filhos estão tendo para decidir sobre a faculdade e foi possível oferecer o curso para a preparação deles a fim de serem aprovados no processo seletivo. Com isso, sua IE garantiu a permanência de 2 alunos e acalmou a mãe quanto ao futuro dos seus filhos.
💬 Moral da história: com uma régua de relacionamento, é possível dizer, no momento certo, a fala correta. Um relacionamento não começa do nada, é essencial despertar a vontade de manter um contato com a sua instituição, e você tem o desafio de nutrir essa relação para que ela floresça.  

Achou difícil definir assuntos para os seus contatos? 

🤗 Vamos te ajudar!

Temas que podem ser abordados na sua régua de relacionamento

Como você sabe, para produzir conteúdos assertivos, é primordial conhecer a persona da sua instituição de ensino. Ela será capaz de direcionar todo o trabalho realizado no tom de voz, temas abordados e o melhor momento para envio. 
Pensando em como facilitar essa tarefa para você, separamos os principais assuntos que devem fazer parte da sua régua de relacionamento com egressos. Veja! 🤩👇

ENSINO SUPERIORCOLÉGIO
Principais tendências da área de atuação do egresso e como preparar-se para elas.Dicas para ajudar na escolha do curso de graduação.
Pesquisa sobre a vantagem que a formação X pode proporcionar ao aluno.Resumo sobre as principais áreas de atuação com teste vocacional.
Benefícios da formação com depoimentos de sucesso dos estudantes.Formas de ingresso no ensino superior.
Apresentar os cursos complementares à formação do aluno.Apresentar o curso preparatório (caso tenha)
E-mail específico do curso de interesse com diferenciais. Se possível, com o vídeo ou fala do coordenador.Para colégios pertencentes a um grupo com faculdade:Apresentar a faculdade @@nome_da_faculdade@@
Bolsas, descontos e financiamentos para egressos.Depoimentos de sucesso dos alunos que já realizaram o curso
Oferecer ajuda ao lead para solucionar dúvidas e opção para contato.Oferecer ajuda ao lead para solucionar dúvidas e opção para contato.
Recebemos a sua solicitação (contato).Recebemos a sua solicitação (contato).

🎁 BÔNUS: Modelos de e-mail para educação continuada

Para que possa se inspirar para criar as suas mensagens, criamos um modelo de e-mail para faculdade e outro para colégio. Esperamos que, assim, ao terminar a sua leitura, você já possa colocar a mão na massa, aproveite! ✨

FACULDADE

Assunto: @@nome_da_IE@@ I Mais um ciclo, novas possibilidades…

Olá, @@nome_do_egresso@@! Tudo bem?
 
Estamos muito felizes de ter feito parte da sua história e contribuído para este momento: agora, você é um profissional em @@nome_do_curso@@! ❤️
 
Sabemos que o mercado de trabalho é cheio de desafios e, para se destacar, necessita que esteja sempre em busca de novos conhecimentos e habilidades. 
 
Então, continue investindo em você e conte conosco para isso!
 
DICAS PARA SE DIFERENCIAR NO MERCADO
💡 Busque novos conhecimentos para ficar atualizado
💡 Faça acontecer: antecipe os problemas, identifique as necessidades e aproveite as oportunidades
💡 Amplie a sua rede de relacionamentos profissionais, o famoso networking
 
COMECE A COLOCAR EM PRÁTICA!
 
🔎 Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), profissionais que possuem pós-graduação recebem cerca de 66% mais em comparação aos que possuem somente graduação.
 
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[QUERO CONHECER] 
 
Caso tenha alguma dúvida, estamos à disposição!

[CONVERSAR PELO WHATSAPP]
 
Abraços,
Equipe @@nome_da_IE@@

COLÉGIO

Assunto: @@nome_do_colégio@@ I Os sonhos de @@nome_do_egresso@@ são os nossos! 

Olá, @@nome_do_responsável@@! Como vai?

Logo, concluiremos mais um ano letivo, mais do que isso: um importante ciclo na vida acadêmica de @@nome_do_egresso@@ se encerrará.

Estamos muito orgulhosos da pessoa que @@nome_do_egresso@@ se transformou e como se saiu diante de todos os desafios propostos. Foi um prazer fazer parte da sua vida! ❤️

Sabemos que, agora, será necessário tomar decisões essenciais para o seu futuro e enfrentar alguns obstáculos para realizar os seus sonhos.

Por isso, separamos 3 dicas valiosas para vestibulandos:
1 – Planeje os seus estudos conforme as suas necessidades 
2 – Faça o máximo de questões possíveis das provas anteriores e treine redação 
3 – Elabore um cronograma de estudos

🤝 Conte conosco também nesta etapa! 

O Colégio @@nome_do_colégio@@ pode ajudar o seu filho a preparar-se para os vestibulares mais concorridos do país!

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🗣️ Quem fez aprova!
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Abraços,
Equipe @@nome_do_colégio@@

📢 A Rubeus pode te ajudar!

Conhecendo todas as particularidades do cenário educacional, a Plataforma Rubeus foi desenvolvida para ser o elo entre a sua instituição de ensino e os seus atuais e potenciais alunos, atendendo tanto a Captação quanto a Permanência de alunos, incluindo a Educação Continuada.

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📝 Resumo para você:

A palavra-chave para a educação continuada é RELACIONAMENTO. 👥 

Estar presente na jornada do estudante é vital para a sua satisfação. Com esse laço desenvolvido, será possível que os seus egressos queiram permanecer com você em outros cursos.

Para isso, o primeiro passo é planejar e organizar as suas comunicações com o aluno por meio de uma régua de relacionamento com egressos. 

Entretanto, é preciso tomar cuidado para que a sua comunicação não fique robotizada, ponderando que o contato é realizado com um grande número de alunos ao mesmo tempo. Além disso, você deve ter em mente que o objetivo não é apenas vender, e sim despertar o interesse do egresso a continuar estudando, trazendo vantagens para o seu currículo.

Ou seja, empregue a régua elaborada pela sua equipe para otimizar o seu trabalho e ter uma comunicação recorrente e, simultaneamente, atrativa: diga, no momento certo, a fala correta! 🎯

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Considerações finais

Sabemos que as dúvidas surgem durante a prática, mas esperamos que você tenha conseguido absorver muitos insights com o nosso conteúdo e que todas as informações sejam muito úteis para você. 💚

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Para usar como referência acadêmica

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🔗 Formato ABNT:

BARROS, Victoria Caroline Fernandes. Régua de relacionamento com egressos: o que abordar. Rubeus, ANO. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/regua-de-relacionamento-com-egressos. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2022, 16 de dezembro. Régua de relacionamento com egressos: o que abordar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/regua-de-relacionamento-com-egressos