Políticas de descontos na educação: dicas valiosas para elaborar as da sua IE

As políticas de desconto são utilizadas por muitas empresas para “dar um empurrãozinho” na decisão de compra dos leads. No cenário educacional não é diferente, diversas instituições de ensino apostam nos descontos para maximizar a captação de alunos. Confira agora 4 políticas de descontos na educação que você e a sua equipe podem colocar em prática sem prejudicar o seu orçamento.

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

Se você já leu o nosso conteúdo sobre “Como usar gatilhos mentais na educação: 7 exemplos que sua IE deveria adotar”, certamente já sabe que promoções e descontos são uma forma muito inteligente e estratégica de despertar o sentimento de que “agora é o momento ideal” para a compra. 

O gatilho mental da urgência engaja o potencial aluno, pois trabalha o tempo que ele tem para a tomada de decisão. Portanto, esse gatilho é normalmente usado para descontos e promoções válidas por um determinado período de tempo.

📢 Ao usar expressões que despertam a sensação de urgência como “Obtenha esse desconto na matrícula somente hoje” ou “Último dia para garantir o seu desconto”, sua IE está “desafiando” o lead. É como se ele desenvolvesse o “medo” de que, se não aproveitar essa oportunidade, nunca mais terá a mesma chance. Essa percepção acontece inconscientemente e, por isso, não percebemos os efeitos dela sobre as nossas ações.

Políticas de descontos na educação - Rubeus
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Portanto, podemos dizer que as políticas de desconto na educação são uma ótima forma de facilitar a tomada de decisão pelo potencial aluno. Mas, como criá-las? Quais abordagens utilizar? Quais os pontos de atenção? É o que veremos a seguir! ✅

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O que são políticas de desconto e quais são os seus objetivos?

Em suma, uma política de desconto é uma estratégia usada por empresas para aplicar descontos em ações comerciais. As políticas de desconto possuem diversos objetivos, sendo o principal, o de maximizar as vendas. 

No cenário educacional, as políticas de descontos na educação permitem que as instituições de ensino criem oportunidades para trabalhar ativamente a prospecção de novos alunos através de ações promovidas, normalmente, pela atuação em conjunto dos setores de Marketing e Vendas.

Dentre os principais objetivos das políticas de descontos na educação, estão:

4 tipos de políticas de descontos na educação

Como já mencionado, existem diferentes abordagens e tipos de políticas de desconto que a sua instituição pode investir. Assim, para decidir qual utilizar, é muito importante considerar o seu objetivo (mais para frente explicarei melhor sobre isso 😃). 

Abaixo estão algumas abordagens comuns para descontos. Vale ressaltar que uma não, necessariamente, exclui a outra. Ou seja, você pode utilizar mais de uma política de desconto ao mesmo tempo. Mas atenção: não exagere!

1. Pacote de desconto

A primeira dentre as políticas de descontos na educação que vamos compartilhar com você é o desconto por compra em formato de pacote.

Para oferecer esse desconto, ao invés de reduzir o preço de venda de um produto ou serviço, sua instituição de ensino reduz o preço de um grupo de itens comprados juntos

📢 Por exemplo, caso sua instituição de ensino ofereça cursos de pós-graduação, pode apostar em descontos para alunos que adquirirem 2 cursos ou mais. Assim, você estará garantindo a venda de mais um curso e, ao mesmo tempo, deixando o seu aluno feliz.

Políticas de descontos na educação
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2. Desconto de pré-pagamento

Você também pode oferecer um pequeno desconto para alunos que pagarem mensalidades com antecedência. Assim, você tem um maior controle e um incentivo a mais para que o aluno permaneça em dia.

📢 Os pré-pagamentos podem ajudar a construir o fluxo de caixa, uma vez que os alunos são incentivados a pagar mais cedo. 

3. Indicou, “descontou”

Que tal deixar o seu aluno feliz e, ao mesmo tempo, captar outros estudantes? Excelente, não é mesmo?!

📢 Os atrativos por indicação podem ser ótimas políticas de descontos na educação. Isso mesmo, inscrever um novo aluno na IE pode assumir o formato de descontos no valor da inscrição ou na mensalidade daquele que indicou.

Saiba mais sobre como criar um programa de indicação referência em sua IE! Leia os conteúdos abaixo e inspire-se! 😉

4. Descontos sazonais

Descontos sazonais tendem a acontecer em torno de uma data ou evento específico e costumam ser recorrentes. Isso inclui descontos e promoções que ocorrem durante datas como o Natal ou a Black Friday

📢 Já parou para pensar em quantas pessoas aguardam essas datas para efetivar as suas decisões de compra? Só as datas em si, muitas vezes, já servem de gatilho para o consumidor, o deixando mais “predisposto” a comprar.

3 dicas valiosas para estruturar políticas de desconto na educação

Em síntese, existem diferentes políticas de descontos na educação para obter mais leads e vendas para a sua instituição de ensino. Mas você e a sua equipe precisam usá-las com sabedoria.

Vamos dar uma em algumas dicas muito importantes na hora de criar as suas políticas de descontos.

1. Defina metas antes de praticar as políticas de descontos

Antes de escolher as políticas de descontos na educação, certifique-se de ter uma meta principal. Isso porque ela determinará o tipo de desconto que a sua instituição irá oferecer, como o disponibilizará e quais leads buscar

Aqui estão alguns dos objetivos que você pode almejar:

  • 🚀 Conquistar novos alunos: você está oferecendo um desconto porque deseja que novos alunos tenham interesse em sua instituição de ensino. 
  • 🎯 Aumentar as vendas: seu objetivo é vender mais, independentemente de quantos alunos compram. Isso pode significar vendas por volume. 
  • 👨‍🎓 Ganhar alunos recorrentes: ao contrário de adquirir novos alunos, obter estudantes recorrentes requer uma abordagem diferente. Você está usando o desconto para incentivar a fidelidade à marca através da indicação ou descontos para pagamentos adiantados, por exemplo.

2) Gere tráfego para o seu site

Uma estratégia muito importante é atrair leads para o seu site. Isso porque, mesmo que ele não feche a venda, pelo menos conheceu o seu site e poderá voltar quando estiver mais interessado na compra

Portanto, o seu site deve ser otimizado e deve conversar com a sua ação de desconto, ou seja, ele deve conter informações sobre ela. Por exemplo, digamos que a sua IE esteja oferecendo descontos na aquisição de dois cursos no formato de pacote, o mínimo é que o seu site contenha um banner principal para a divulgação dessa política de desconto

📢 Tenha em mente: quando um visitante entra pela primeira vez em seu site, ele pode não estar pronto para comprar. Ou seja, oferecer desconto para comprar imediatamente nem sempre é a melhor estratégia

Em vez de pedir a novos visitantes que comprem tão cedo, você deve pedir a eles um compromisso menor, como disponibilizar o endereço de e-mail, por exemplo. Ao disponibilizar um espaço como esse, você estará trabalhando ativamente a demanda reprimida do seu site. 

🎯 Se as ações de otimização de um site são um assunto novo para você, sugiro que nos acompanhe no Instagram. Postamos dicas diariamente sobre diversos temas e você poderá ter bastantes inspirações de como colocar a dica acima em prática. 

Instagram Rubeus
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Pontos de atenção para considerar na hora de montar políticas de descontos na educação

Chegou a hora de vermos dois pontos de atenção que você e a sua equipe devem considerar quando desenvolverem as políticas de descontos na educação.

Muito atenção, pois eles podem comprometer significativamente o resultado esperado por sua instituição. 

Não “viva” de descontos

Usar políticas de descontos na educação têm tudo a ver com equilíbrio. Portanto, se você usá-las com moderação e oferecê-las no lugar certo, na hora certa, para os leads certos, você verá ótimos resultados. Caso contrário, o sentimento de urgência sumirá, afinal, sua instituição sempre oferece descontos. Resultado? “Depois eu compro…”

Não elabore ações sem antes considerar os objetivos das políticas de descontos na educação

Como vimos, os objetivos das políticas de descontos na educação são diversos e isso ditará qual abordagem será utilizada. Por isso, nada de colocar os pés pelas mãos e não planejar. 

Trace metas, envolva responsáveis, estabeleça prazos… ou seja, pense detalhadamente na sua política de desconto e, assim, ela tem tudo para ser um sucesso!

🎯 Material complementar para enriquecer a sua experiência 

Conscientização é o primeiro passo para melhor, seja o que for! Por isso, elencamos neste conteúdo os 6 principais erros de negociação de mensalidade escolar para você evitar aí na sua instituição de ensino. Afinal, cometer erros faz parte do processo, mas quando eles são cometidos repetidamente, hábitos não lucrativos são consolidados. 

Entenda mais lendo o nosso conteúdo detalhado!

6 principais erros de negociação de mensalidade escolar - Rubeus
Blog post Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre políticas de descontos na educação! Para tornar a sua experiência ainda mais completa, te convidamos a compartilhar esse blog post com alguém. Afinal, uma equipe que aprende junto,  cresce mais rápido.

Ajude-nos a melhorar ainda mais esse conteúdo! Comente o que achou! 

Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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🔗 Formato ABNT:

BRAGA, Paloma. Políticas de descontos na educação: dicas valiosas para elaborar as da sua IE. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/politicas-de-descontos-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 13 abril. Políticas de descontos na educação: dicas valiosas para elaborar as da sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/politicas-de-descontos-na-educacao/