5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos

Transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos pode ser uma tarefa desafiadora, entretanto, com as estratégias e ferramentas certas, é possível. Te contamos como agora!

Leitura: 5 minutos

Introdução

Se tudo fosse simples, sua instituição de ensino poderia mandar uma mensagem para os alunos interessados, fazer com que eles se matriculassem, e isso seria o fim. No entanto, quando se trata de captar alunos, a concorrência é dura, o que significa que as instituições precisam de uma estratégia de alto nível para alcançar mais alunos.

Seja a sua instituição de ensino superior, colégio, escola de idiomas, cursos livres, pré-vestibular, preparatório de concursos, in company ou por assinatura, uma coisa é certa: é preciso trabalhar diferentes etapas, que vão desde a geração e atração de leads, conversão (nutrição e qualificação) até a Gestão da Permanência e fidelização do aluno.

Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Resolvemos compartilhar algumas estratégias realmente poderosas para captar alunos. Este blog post pretende compartilhar as melhores opções para a sua instituição de ensino se tornar uma verdadeira máquina de matrículas de alunos

Boa leitura e bons insights!

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5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos

As dicas que serão abordadas a seguir não são “formulas mágicas”, elas demandam atenção e tempo. Além disso, para surtirem efeito, é preciso realizá-las em conjunto. 

Vamos começar? 📝

🧲 Máquina de matrículas de alunos: foco na geração de leads

A geração de leads consiste em um termo de marketing utilizado com o objetivo de descrever o início do interesse de um possível cliente em um determinado produto ou serviço disponibilizado pela empresa.

Quando aplicado ao cenário educacional, a geração de leads para IEs consiste em gerar contatos interessados na instituição de ensino para a base de dados. Esses contatos posteriormente serão classificados de acordo com o potencial que cada um tem de se tornar aluno.

🎯 Resumindo: gerar leads é aumentar as suas possibilidades de venda. 

Portanto, sua instituição deve investir em ações como:

Passo 1) Crie oportunidades para o visitante disponibilizar seus dados pessoais

O primeiro passo para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos é criar oportunidades para o seu lead “entrar” para a sua base de contatos.

Em resumo, o Lead Magnet para instituições de ensino é todo material que serve como estímulo para que o visitante forneça suas informações de contato (normalmente o seu nome e um endereço de e-mail) a sua IE. Assim, é possível que sua instituição de ensino inclua-o em sua base de dados e posteriormente nutra-o para que ele efetue a matrícula.

Geralmente, o material é disponibilizado na forma de conteúdo para download. Nem precisamos mencionar que esses materiais devem ser suficientemente bons para que os leads enxerguem relevância a ponto de oferecer seu e-mail em troca.

Alguns dos principais exemplos de materiais são:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Audiobooks;
  • Checklists;
  • PDF com questões de processos seletivos anteriores;
  • Conteúdo de vídeo bloqueado;
  • Webinars;
  • Modelos prontos;
  • Apresentação de slides;

Você pode criar conteúdos interessantes e relevantes para os seus leads e disponibilizá-los no Google, por exemplo.

🚀 Conteúdos complementares: 

Lead Magnet para instituições de ensino: como utilizá-lo no Inbound
Marketing de Conteúdo Educacional: conteúdo para conversão de alunos

Passo 2) Diversifique os canais de aquisição

Um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua instituição utiliza no dia a dia para gerar e atrair mais alunos

Em suma, eles correspondem a todas as formas pelas quais os leads chegam até à sua instituição. E eles são a nossa segunda dica de como transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos!

Os canais de aquisição podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Dessa forma, eles podem assumir diferentes versões.

A seguir, separamos os canais de aquisição mais utilizados:

O mais importante é identificar quais são e monitorar cada um deles. Assim, ao fazer esse trackeamento você consegue acompanhar tudo o que deu certo e o que não foi tão eficiente (para adaptar em uma nova oportunidade).

🎯 Lembre-se: esse monitoramento dá trabalho, mas vale a pena!

No vídeo abaixo, conversamos e damos dicas práticas sobre como mensurar seus resultados de campanha de captação, assim como estabelecer e mapear seus canais de aquisição.

Clique na imagem abaixo e confira!

Especialistas Rubeus
🚀 Conteúdo complementar: 

Canais de aquisição para captação de alunos: a importância de mapeá-los

Passo 3) Invista em tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca ao pesquisar no Google ou em suas redes sociais, por exemplo. Isso será possível por meio do investimento em campanhas e anúncios.

Em resumo, sua instituição paga para que o seu conteúdo apareça para quem você deseja atingir

Há muitas plataformas nas quais você pode realizar uma estratégia de tráfego pago, mas as duas plataformas mais conhecidas são o Google AdWords e o Facebook Ads.

🎯 A dica é: desenvolva uma campanha com o objetivo de captar leads e suba essa lista para o Facebook Ads. Lá, você vai ter a opção de vincular a campanha criada previamente a essa lista de e-mails, ou seja, a sua campanha vai ser direcionada a essas pessoas e eles vão poder cadastrar seus e-mails de forma legítima e, assim, você terá os e-mails de forma autorizada e poderá se comunicar com eles de acordo com os termos da LGPD.

🚀 Conteúdo complementar: 

Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: dicas importantes

💡 Máquina de matrículas de alunos: foco na conversão de leads

O termo conversão de leads é muito utilizado no âmbito do Marketing Digital. Em resumo, ele representa aquilo que toda empresa quer, independente do ramo de atuação: vendas e, consequentemente, aumento do faturamento. 

No setor educacional, a conversão do lead em aluno acontece como resultado de um processo de nutrição e qualificação poderoso, desenvolvido pelos times de Marketing e Vendas, por meio do Smarketing educacional

🎯 Posteriormente trazer o lead para a sua base de contatos com as dicas de cima, chegou a hora de nutri-lo com informações importantes que irão aflorar o seu desejo de compra

Para isso, trabalhe questões como:

Passo 4) Estreite a comunicação

Esse é o momento ideal para “conversar” com o seu potencial aluno. Por isso, você precisa investir tempo e atenção e criar um plano de comunicação recheado de ações que possuem um objetivo específico para determinado segmento de leads ou estudantes

Como forma de estabelecer essa comunicação, você pode investir em e- mails, SMS e ligações, por exemplo. Veja um exemplo prático de cronograma para estabelecer uma comunicação eficaz:

5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos - Rubeus
Imagem explicativa

O importante é saber respeitar o tempo para o potencial aluno ponderar sobre sua próxima ação. Além disso, a abordagem e o tom utilizados na comunicação fazem total diferença!

🎯 Para começar, além de uma planilha com todos os pontos que tratamos aqui, sua instituição precisa contar com um software de automação de marketing. É através dele, que você irá “programar” todas as automações que previu em sua planilha.

🚀 Conteúdos complementares: 

Fluxo de cadência comercial para instituições de ensino: mais competitividade para a sua IE
Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE

Passo 5) Contato comercial (ofereça-o a solução perfeita)

É fundamental que a equipe de Vendas esteja preparada e trabalhe em conjunto com o time de Marketing, sabendo o momento exato para entrar em contato e a melhor abordagem a direcioná-lo.

Esse contato pode acontecer após o potencial aluno realizar uma ação específica como solicitar o contato de um atendente ou interagir com um conteúdo mais comercial do seu blog, por exemplo.

Ademais, é essencial que esse contato seja humanizado e faça o potencial aluno se sentir seguro e a vontade sobre sua escolha. Atrelado a isso deve estar a apresentação da solução para o seu problema, no caso, se matricular em sua instituição de ensino

🎯 Lembre-se: o seu potencial aluno já tem o desejo de comprar, ele só precisa se sentir seguro para dar o próximo passo. 

🚀 Conteúdo complementar: 

Script para vendas de cursos: Captar e reter alunos ficou mais fácil

Considerações finais

👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém? 

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus
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Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. 5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/maquina-de-matriculas-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 27 janeiro. 5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/maquina-de-matriculas-de-alunos/