Transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos pode ser uma tarefa desafiadora, entretanto, com as estratégias e ferramentas certas, é possível. Te contamos como agora!
Leitura: 5 minutos
Introdução
Se tudo fosse simples, sua instituição de ensino poderia mandar uma mensagem para os alunos interessados, fazer com que eles se matriculassem, e isso seria o fim. No entanto, quando se trata de captar alunos, a concorrência é dura, o que significa que as instituições precisam de uma estratégia de alto nível para alcançar mais alunos.
Seja a sua instituição de ensino superior, colégio, escola de idiomas, cursos livres, pré-vestibular, preparatório de concursos, in company ou por assinatura, uma coisa é certa: é preciso trabalhar diferentes etapas, que vão desde a geração e atração de leads, conversão (nutrição e qualificação) até a Gestão da Permanência e fidelização do aluno.
Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Resolvemos compartilhar algumas estratégias realmente poderosas para captar alunos. Este blog post pretende compartilhar as melhores opções para a sua instituição de ensino se tornar uma verdadeira máquina de matrículas de alunos.
Boa leitura e bons insights!
5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos
As dicas que serão abordadas a seguir não são “formulas mágicas”, elas demandam atenção e tempo. Além disso, para surtirem efeito, é preciso realizá-las em conjunto.
Vamos começar? 📝
🧲 Máquina de matrículas de alunos: foco na geração de leads
A geração de leads consiste em um termo de marketing utilizado com o objetivo de descrever o início do interesse de um possível cliente em um determinado produto ou serviço disponibilizado pela empresa.
Quando aplicado ao cenário educacional, a geração de leads para IEs consiste em gerar contatos interessados na instituição de ensino para a base de dados. Esses contatos posteriormente serão classificados de acordo com o potencial que cada um tem de se tornar aluno.
🎯 Resumindo: gerar leads é aumentar as suas possibilidades de venda.
Portanto, sua instituição deve investir em ações como:
Passo 1) Crie oportunidades para o visitante disponibilizar seus dados pessoais
O primeiro passo para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos é criar oportunidades para o seu lead “entrar” para a sua base de contatos.
Em resumo, o Lead Magnet para instituições de ensino é todo material que serve como estímulo para que o visitante forneça suas informações de contato (normalmente o seu nome e um endereço de e-mail) a sua IE. Assim, é possível que sua instituição de ensino inclua-o em sua base de dados e posteriormente nutra-o para que ele efetue a matrícula.
Geralmente, o material é disponibilizado na forma de conteúdo para download. Nem precisamos mencionar que esses materiais devem ser suficientemente bons para que os leads enxerguem relevância a ponto de oferecer seu e-mail em troca.
Alguns dos principais exemplos de materiais são:
- E-books;
- Infográficos;
- Audiobooks;
- Checklists;
- PDF com questões de processos seletivos anteriores;
- Conteúdo de vídeo bloqueado;
- Webinars;
- Modelos prontos;
- Apresentação de slides;
Você pode criar conteúdos interessantes e relevantes para os seus leads e disponibilizá-los no Google, por exemplo.
🚀 Conteúdos complementares: Lead Magnet para instituições de ensino: como utilizá-lo no Inbound Marketing de Conteúdo Educacional: conteúdo para conversão de alunos |
Passo 2) Diversifique os canais de aquisição
Um canal de aquisição para captação de alunos é onde você “encontra” seus clientes pela primeira vez. São as “fontes” que a sua instituição utiliza no dia a dia para gerar e atrair mais alunos.
Em suma, eles correspondem a todas as formas pelas quais os leads chegam até à sua instituição. E eles são a nossa segunda dica de como transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos!
Os canais de aquisição podem ser empregados desde as suas campanhas on-line até às presenciais. Ou seja, eles podem ocorrer tanto on-line quanto off-line. Dessa forma, eles podem assumir diferentes versões.
A seguir, separamos os canais de aquisição mais utilizados:
- Pesquisa orgânica;
- Tráfego direto;
- E-mail marketing;
- SMS Marketing;
- Marketing de Guerrilha;
- Anúncios pagos;
- Redes sociais;
- Remarketing;
- Marketing boca a boca;
- Cold Calling (ligações frias).
O mais importante é identificar quais são e monitorar cada um deles. Assim, ao fazer esse trackeamento você consegue acompanhar tudo o que deu certo e o que não foi tão eficiente (para adaptar em uma nova oportunidade).
🎯 Lembre-se: esse monitoramento dá trabalho, mas vale a pena!
No vídeo abaixo, conversamos e damos dicas práticas sobre como mensurar seus resultados de campanha de captação, assim como estabelecer e mapear seus canais de aquisição.
Clique na imagem abaixo e confira!
🚀 Conteúdo complementar: Canais de aquisição para captação de alunos: a importância de mapeá-los |
Passo 3) Invista em tráfego pago
O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca ao pesquisar no Google ou em suas redes sociais, por exemplo. Isso será possível por meio do investimento em campanhas e anúncios.
Em resumo, sua instituição paga para que o seu conteúdo apareça para quem você deseja atingir.
Há muitas plataformas nas quais você pode realizar uma estratégia de tráfego pago, mas as duas plataformas mais conhecidas são o Google AdWords e o Facebook Ads.
🎯 A dica é: desenvolva uma campanha com o objetivo de captar leads e suba essa lista para o Facebook Ads. Lá, você vai ter a opção de vincular a campanha criada previamente a essa lista de e-mails, ou seja, a sua campanha vai ser direcionada a essas pessoas e eles vão poder cadastrar seus e-mails de forma legítima e, assim, você terá os e-mails de forma autorizada e poderá se comunicar com eles de acordo com os termos da LGPD.
🚀 Conteúdo complementar: Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: dicas importantes |
💡 Máquina de matrículas de alunos: foco na conversão de leads
O termo conversão de leads é muito utilizado no âmbito do Marketing Digital. Em resumo, ele representa aquilo que toda empresa quer, independente do ramo de atuação: vendas e, consequentemente, aumento do faturamento.
No setor educacional, a conversão do lead em aluno acontece como resultado de um processo de nutrição e qualificação poderoso, desenvolvido pelos times de Marketing e Vendas, por meio do Smarketing educacional.
🎯 Posteriormente trazer o lead para a sua base de contatos com as dicas de cima, chegou a hora de nutri-lo com informações importantes que irão aflorar o seu desejo de compra.
Para isso, trabalhe questões como:
Passo 4) Estreite a comunicação
Esse é o momento ideal para “conversar” com o seu potencial aluno. Por isso, você precisa investir tempo e atenção e criar um plano de comunicação recheado de ações que possuem um objetivo específico para determinado segmento de leads ou estudantes.
Como forma de estabelecer essa comunicação, você pode investir em e- mails, SMS e ligações, por exemplo. Veja um exemplo prático de cronograma para estabelecer uma comunicação eficaz:
O importante é saber respeitar o tempo para o potencial aluno ponderar sobre sua próxima ação. Além disso, a abordagem e o tom utilizados na comunicação fazem total diferença!
🎯 Para começar, além de uma planilha com todos os pontos que tratamos aqui, sua instituição precisa contar com um software de automação de marketing. É através dele, que você irá “programar” todas as automações que previu em sua planilha.
🚀 Conteúdos complementares: Fluxo de cadência comercial para instituições de ensino: mais competitividade para a sua IE Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE |
Passo 5) Contato comercial (ofereça-o a solução perfeita)
É fundamental que a equipe de Vendas esteja preparada e trabalhe em conjunto com o time de Marketing, sabendo o momento exato para entrar em contato e a melhor abordagem a direcioná-lo.
Esse contato pode acontecer após o potencial aluno realizar uma ação específica como solicitar o contato de um atendente ou interagir com um conteúdo mais comercial do seu blog, por exemplo.
Ademais, é essencial que esse contato seja humanizado e faça o potencial aluno se sentir seguro e a vontade sobre sua escolha. Atrelado a isso deve estar a apresentação da solução para o seu problema, no caso, se matricular em sua instituição de ensino.
🎯 Lembre-se: o seu potencial aluno já tem o desejo de comprar, ele só precisa se sentir seguro para dar o próximo passo.
🚀 Conteúdo complementar: Script para vendas de cursos: Captar e reter alunos ficou mais fácil |
Considerações finais
👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém?
Até a próxima! 👋
Gostou do post? Que tal ter acesso a conteúdos diariamente? Nos acompanhe no Instagram! 😉
Para usar como referência acadêmica
Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. 5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/maquina-de-matriculas-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 27 janeiro. 5 passos para transformar a sua instituição de ensino em uma máquina de matrículas de alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/maquina-de-matriculas-de-alunos/