O foco principal das instituições de ensino deve estar em proporcionar uma experiência extremamente rica e de qualidade em todos os níveis e modalidades de ensino. Veja agora como criar uma experiência do estudante na EaD focada em encantar e reter alunos. 🎯
Leitura: 6 minutos
Introdução
Sua instituição de ensino oferta a modalidade de educação à distância? Se sim, a experiência está sendo realmente interessante? 🤔
De acordo com dados disponibilizados pelo CenSup 2019, entre 2018 e 2019 a modalidade de ensino à distância teve uma variação positiva de 15,9%.
Em contrapartida, as desistências nos cursos EaD também devem ser consideradas e expressam números cada vez mais preocupantes. Segundo o Censo EaD 2020, a evasão representa de 25% a 26% dos cursos de graduação.
Trocando em miúdos, podemos dizer que o ensino à distância tem crescido no Brasil e, portanto, a captação de alunos para a EaD deve ser trabalhada pelas instituições de ensino. Mas, por outro lado, é preciso estar atento também às evasões.
De forma resumida, é importante se concentrar na experiência do estudante, como ela é oferecida e percebida pelos alunos. Para isso, há diversas ações que podem e devem ser trabalhadas pelas instituições de ensino, explorando diferentes fatores, ambientes e formatos.
Neste conteúdo, vamos compartilhar algumas dicas de como construir uma experiência do estudante na EaD que seja de qualidade e focada em retenção. Vamos juntos?
Boa leitura e bons insights! 😃
A importância da experiência do estudante
A experiência do estudante ou SX (do termo, em inglês, Student Experience) consiste na percepção geral que o atual ou potencial aluno tem sobre o seu serviço educacional como um todo, não se limitando apenas ao ensino.
🌟 Temos um conteúdo no qual detalhamos mais sobre esse assunto: Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis. Não deixe de conferí-lo!
11 dicas de como melhorar a experiência do estudante na EaD e promover um ensino de qualidade
1) Ambientes interativos de aprendizagem
Em suma, os ambientes virtuais permitem que a aprendizagem assíncrona seja facilitada. Ou seja, tanto pela curadoria dos conteúdos quanto pelos objetos de aprendizagem, controle e acompanhamento do engajamento e desempenho.
Em síntese, os ambientes virtuais consistem em plataformas que visam auxiliar o desenvolvimento do ensino através da internet. Atuando como ferramentas para os docentes no que tange ao gerenciamento dos conteúdos e comunicação, bem como na administração do curso em geral, os ambientes virtuais permitem realizar o acompanhamento constante do progresso dos discentes.
Com os novos canais de aprendizagem digitais e interativos, as salas de aula ganharam um novo espaço no virtual. Em suma, muitas aulas podem ser realizadas via transmissão ao vivo e a disponibilização de conteúdos substitui materiais físicos por arquivos enviados diretamente aos alunos por meio digital. Essa nova realidade abriu um leque para uma maior praticidade e produtividade e englobam pontos como:
Ensino interativo
Uma instituição de ensino bem equipada pode fazer a diferença na vida acadêmica de seu aluno. Portanto, invista em tecnologias, recursos educacionais, laboratórios, bibliotecas e oportunidades de prática – o famoso “mão na massa”.
Além disso, é primordial contar com metodologias ativas, através de recursos e ambientes interativos.
Sala de aula invertida
Neste modelo de aprendizagem, os alunos estudam o conteúdo antes da aula (por meio de aulas e cursos on-line, por exemplo). Portanto, o ensino presencial é reservado a tirar dúvidas e realizar atividades supervisionadas. Esse modelo permite que os alunos desenvolvam a autonomia e compartilhem o conhecimento com os demais em sala de aula.
Aulas síncronas
Apesar da EaD ser, geralmente, 100% on-line, é muito importante reservar momentos de interação entre professores e alunos. Você pode, inclusive, investir em lives no Instagram e webinars no YouTube, por exemplo.
É muito importante reservar momentos para que os estudantes possam tirar dúvidas. Isso não apenas permite um relacionamento mais próximo entre professor-aluno e aluno-aluno, como também permite que os estudantes se sintam parte de um grupo. 🧩
2) Experiência do estudante na EaD: Conteúdo instrumental
Os materiais utilizados na apostila devem contar com uma abordagem didática e atender pontos como:
📣 Conteúdos atualizados
Possuir um conteúdo atualizado é fundamental quando o assunto é experiência do estudante na EaD. Afinal os conteúdos devem ser revisados periodicamente para que sempre estejam atuais.
Infelizmente é comum vermos apostilas com o famoso “copia e cola” de informações da internet, o que acaba transmitindo falta de profissionalismo. Nem precisamos dizer que isso é inaceitável, não é mesmo? 😵
Além disso, lembre-se de manter o aluno em mente ao produzir as apostilas e considerar a forma como ele receberá o conteúdo.
📑 Diversidade nos formatos de mídia
Outra forma bastante eficaz de promover o conteúdo é diversificar o formato no qual ele é oferecido. Você pode apostar em infográficos interativos, mapas mentais, e-books e planilhas… as opções são diversas.
💥 Práticas para o aluno exercitar a teoria
Ao longo do conteúdo disponibilize algumas práticas e desafios para que o aluno alie a teoria à prática do conteúdo estudado.
📚 Materiais complementares
Os materiais complementares também são de suma importância para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, sempre que possível disponibilize conteúdos complementares e dicas de leitura.
3) Vídeos explicativos
As apostilas devem vir acompanhadas de vídeos explicativos para facilitar a compreensão do conteúdo. Esses vídeos devem ser didáticos, de fácil compreensão e servirem como material de apoio para que o aluno tire possíveis dúvidas.
4) Experiência do estudante na EaD: Fórum de perguntas e respostas
Reserve um local dentro do ambiente de estudo para que os alunos construam um fórum no qual eles possam postar perguntas e respostas e trocar experiências.
Certifique-se de que todas as perguntas mais frequentes feitas pelos alunos estejam lá e sejam devidamente respondidas.
5) Bibliotecas virtuais
A leitura desempenha um papel vital na assimilação do conteúdo. Fornecer acesso à bibliotecas robustas é vital para fornecer aos alunos opções de compreensão.
Ao dispor de uma biblioteca on-line, os professores podem explorar diversos materiais, além de fomentar o gosto pela leitura.
6) Experiência do estudante na EaD: Gamificação
A utilização de jogos nos processos de ensino e aprendizagem tem se tornado uma prática comum nas instituições de ensino.
Conhecido como gamificação, esse processo é uma excelente estratégia para despertar o interesse do aluno, aumentar a sua participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.
Além de explorar jogos educativos em sala de aula, a gamificação também pode ser aplicada em tarefas comuns do dia a dia escolar. Para isso, pode-se utilizar o conceito de fases ao se referir à progressão do desenvolvimento de habilidades, tornando tudo muito mais autêntico.
Em nosso conteúdo detalhado sobre o tema, te apresentamos dicas de como aplicar a gamificação na educação, uma forma de inovar e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e divertido. Acesse-o:
7) Plataformas adaptativas
A experiência da aprendizagem é capaz de interferir na forma como o estudante enxerga a IE como um todo. As plataformas adaptativas são ótimas ferramentas para tornar todo o aprendizado mais atrativo, além de personalizar a experiência do estudante.
Em resumo, as plataformas adaptativas são um sistema educacional que modifica a forma de lecionar e trabalhar o conteúdo escolar e permite a prática da aprendizagem adaptativa, ou seja, que se adequa à realidade de cada aluno.
Para isso, os melhores sistemas capturam dados refinados e usam análises de aprendizagem para permitir a adaptação humana das respostas.
Muitos sistemas e plataformas de aprendizagem oferecem conteúdos didáticos em velocidades variáveis, personalização do aprendizado e feedbacks.
Por serem personalizadas, as plataformas adaptativas “conhecem” cada aluno, tornando todo o processo de aprendizagem muito mais autêntico e efetivo.
Saiba mais sobre a utilização das plataformas adaptativas na educação lendo o nosso conteúdo exclusivo sobre o tema:
8) Experiência do estudante na EaD: Aprendizagem móvel
Também conhecida como M-learning, a aprendizagem móvel consiste em uma nova forma de acessar o conteúdo de aprendizagem por meio de dispositivos móveis.
Em resumo, é uma forma de ensino à distância que utiliza a tecnologia em favor da educação. Com ela, é possível obter uma maior flexibilidade, já que o material escolar está literalmente na “palma da mão” do aluno.
Por isso, certifique-se de adequar os formatos dos conteúdos trabalhados para dispositivos como:
9. Pesquisas e avaliações diagnósticas
Assim como no ensino presencial, é importante possuir uma visão da satisfação dos alunos. Por isso, sua IE pode investir em pesquisas de satisfação como forma de monitorar e ter um “termômetro” do quão eficaz está sendo a prática da aprendizagem móvel.
Assim, você pode disponibilizar pesquisas após as aulas. Dessa forma, é possível obter um feedback imediato, além de analisar a eficácia de suas aulas.
🏆 App de Avaliação On-line da Plataforma Rubeus Com o aplicativo de Avaliação On-line da Plataforma Rubeus, sua instituição de ensino pode criar avaliações personalizadas para os seus contatos. Isso significa que com essa nova ferramenta torna-se factível medir o desempenho de todos eles. No aplicativo, é possível definir, de acordo com sua preferência, os padrões de estilo, as mensagens da avaliação e as permissões. 📣 Você pode saber mais, clicando aqui! |
10) Corpo docente equipado e capacitado com ferramentas tecnológicas
Que o papel do docente dentro e fora da sala de aula tem mudado, isso já sabemos. Cada vez mais é necessário que ele seja inovador, familiarizado com as tecnologias e que se reinvente a cada aula.
Principalmente no remoto, o professor que não inova e não interage de forma estratégica com os alunos, criando atividades e momentos síncronos atrativos e envolventes, tendem a caracterizar mais uma variável passível de desestimular os alunos.
Aliás, vou deixar aqui dois conteúdos complementares. Vale a pena conferir:
📣 O papel do professor no ensino híbrido: como se sobressair e inovar
📣 Perfil do professor do futuro: quem não inova, fica para trás!
11) Experiência do estudante na EaD: Lembretes de avaliações, atividades e aulas
As IEs devem priorizar e desenvolver sistemas que criem linhas claras de comunicação entre estudantes e professores. Por isso, incentive os professores a enviarem e-mail para os alunos toda vez que cadastrarem uma tarefa no portal ou ainda uma atividade avaliativa.
Além disso, programe o envio de lembretes alguns dias antes do prazo final de entrega da tarefa, reforçando os módulos e as provas, por exemplo.
Considerações finais
👊👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que sua cabeça esteja “fervilhando” de novas ideias para potencializar a experiência do estudante na EaD!
Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?
😃 Quais ações de experiência do estudante na EaD você vai colocar em prática na sua instituição de ensino? Compartilhe conosco nos comentários.
Você também pode gostar
🧲 Captação de alunos na prática: guia completo para instituições de ensino
📌 Guia completo: Gestão da Permanência para instituição de ensino
🎣 6 iscas digitais para instituições de ensino: saiba como gerar mais leads
Bons resultados! 🚀
Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
📌 Formato ABNT:
BRAGA, Paloma. D. Experiência do estudante na EaD: como cultivar uma experiência de qualidade. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/experiencia-do-estudante-na-ead/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2022, 25 de outubro. Experiência do estudante na EaD: como cultivar uma experiência de qualidade. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/experiencia-do-estudante-na-ead/