Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis

Proporcionar uma experiência do estudante que seja realmente memorável em toda a Jornada de Compra Educacional é fundamental para captar novos alunos e estruturar uma eficiente Gestão da Permanência. Neste conteúdo, reunimos dicas primordiais para a sua instituição de ensino. Confira! 🏆

Leitura: 5 minutos

Introdução

Não é novidade que as instituições de ensino têm buscado se adaptar às novas demandas do mercado educacional. Dentre essas mudanças está a criação (e manutenção) de um relacionamento de excelência com atuais e potenciais alunos ou, até mesmo, pais e responsáveis, no caso de colégios. 

Como sabemos, escolher uma instituição de ensino não é uma decisão simples. Isso porque esse tipo de escolha requer a análise de diversos fatores. Assim, os interessados se tornaram cada vez mais criteriosos e exigentes. 

Justamente por envolver diretamente valor e sentimento, no momento da captação, é necessário trabalhar pontos estratégicos. Desse modo, eles se sentem atraídos por sua instituição.  

Pensando nisso, investir na experiência do estudante tornou-se imprescindível para manter-se competitiva. Então, que tal aprofundar e conhecer como essa experiência pode se transformar em um diferencial competitivo para sua instituição de ensino? 

Boa leitura e ótimos insights! 😃

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O que é experiência do estudante?

De maneira simples, a experiência do estudante ou SX (do termo, em inglês, Student Experience) consiste na percepção geral que o atual ou potencial aluno tem sobre o seu serviço educacional como um todo, não se limitando apenas ao ensino

Em síntese, a experiência do estudante acontecerá independente da sua IE criar ou não ações específicas para melhorá-la. Isso porque o estudante desenvolverá suas percepções de acordo com os contatos que terá com sua IE. Portanto, quando se investe em estratégias para torná-la memorável, as chances dele se tornar um “embaixador” da sua IE aumentam significativamente. 

Experiência do estudante - Rubeus
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Dessa forma, para conseguir melhorá-la é essencial mapear todas as interações que ele tem com a sua instituição. 

Após entender a importância de estar próximo ao potencial ou atual aluno, é fundamental que sua IE utilize estratégias para tornar esse relacionamento o mais sólido possível. Isso porque, ao conhecer o seu lead / aluno, é possível desenvolver uma maior empatia. Além de criar um senso, realmente eficaz, de “se colocar no lugar do outro”. Resultado? Maiores chances de conversão e permanência de alunos.

📌 De acordo com levantamentos realizados pela Neoassist, cerca de 68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um bom atendimento.

📌 Já de acordo com a Harvard Business Review, cerca de 73% dos líderes empresariais entrevistados disseram que fornecer uma experiência relevante e confiável ao cliente é indispensável para o desempenho geral dos negócios de sua empresa hoje.

Embora esses números não se restrinjam ao setor educacional, eles demonstram (e muito) o quão é importante proporcionar a melhor experiência possível aos seus estudantes.

Como criar uma experiência memorável 

“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”

Philip Kotler

Promover uma excepcional experiência do estudante é crucial para potencializar o valor percebido dos seus atuais e futuros alunos. Além disso, pode influenciar questões, como a aquisição de demais cursos, o posicionamento da marca, a lealdade do aluno e o ticket médio por aluno.

Por ser tão importante, a experiência proporcionada ao cliente tornou-se uma área específica de estratégias, dando origem ao Marketing de Experiências. No âmbito educacional, esse tipo de Marketing também possui suas particularidades. Assim, deu-se origem ao termo Marketing de Experiência Educacional. 

Saiba mais sobre como utilizar o Marketing de Experiência Educacional em sua instituição:

Marketing de Experiência Educacional - Rubeus
Blog post Rubeus: Marketing de Experiência Educacional

Do ponto de vista estratégico, a experiência do estudante é um processo que precisa estar alinhado com os objetivos da sua instituição. Por isso, deve-se desenvolver estratégias que busquem por:

  • Entender, detalhadamente, o que o seu aluno espera e como atuar para ir além do esperado;
  • Verificar o que a concorrência oferece e entregar algo melhor (Benchmarking Educacional);
  • Entender como a sua instituição impacta a vida do estudante. Como tornar essa experiência excepcional;
  • Quais os diferenciais da sua instituição. Como usar isso para promover uma atuação extraordinária. 

🔍 Uma vez levantadas (e analisadas) essas variáveis, é preciso criar ações eficazes que atuem para sanar cada necessidade. Desse modo, será possível atuar, de forma mais precisa, sob a percepção que o seu aluno terá sobre a sua instituição no decorrer de todo o Fluxo de Relacionamento

Os pilares de uma experiência do estudante memorável

Proporcionar uma experiência excepcional aos seus estudantes deve ser considerada uma prática indispensável capaz de impactar positivamente a  captação e retenção de mais alunos. 

Para alcançar esse patamar, é preciso atentar-se aos seguintes pontos-chave:  

Pilares da experiência do estudante - Rubeus
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1º) Pesquisa

A pesquisa é o primeiro pilar para que sua instituição de ensino consiga desenvolver uma experiência do estudante realmente encantadora. A partir de uma pesquisa, será possível se munir de informações sobre seus potenciais e atuais alunos. 

Ao pesquisar informações sobre eles, você aumentará as chances de ser empático. Assim, será mais fácil transmitir o sentimento de que sua instituição de ensino realmente se preocupa com o que o estudante está sentindo e desejando. Além disso, você estará demonstrando que está ali para ajudá-lo no que for necessário.

Saiba mais sobre como trabalhar a empatia na educação lendo nosso blog post:

Empatia na educação - Rubeus
Blog post Rubeus
  • Mapa de empatia

Em resumo, o mapa de empatia consiste em uma ferramenta colaborativa que possibilita conhecer a fundo as suas personas. Além de se colocar no lugar delas a fim de não somente identificar suas dores e desejos, mas também criar soluções que possam atendê-las.

O modelo trabalha questionamentos que englobam esferas como pensamentos, sentimentos e experiências da persona. Quando juntas, as informações permitem construir um panorama detalhado de seu perfil, bem como sua tendência de compra.

📣 Aliás, temos um conteúdo detalhado sobre essa ferramenta. Vale a pena conferir: Como construir um mapa da empatia na educação para captar alunos para a sua instituição de ensino.

2º) Persona

Quando pensamos em oferecer uma boa experiência ao usuário – no caso, os seus estudantes – a construção das persona é indispensável. 

Isso porque somente depois de saber quem são os seus potenciais alunos, o que desejam e precisam, será possível entender as suas expectativas e trabalhá-las com a finalidade de entregar sempre além do que era o esperado. Ou seja, alinhar as expectativas com a realidade proporcionada pela sua instituição.

Ao mapear suas personas será mais fácil a entrega de boas experiências em todos os setores da instituição. Isso porque todos conseguirão visualizar, de forma clara e simples, as necessidades e anseios dos alunos.

Saiba mais sobre como construir suas personas lendo nosso blog post:

11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas - rubeus
Blog post Rubeus: Exemplos de personas para IEs

3º) Fatores técnicos

Agora chegou a hora de pensar em alguns critérios mais técnicos e essenciais para a sua instituição proporcionar uma boa experiência ao estudante. Veja alguns deles:

  • Usabilidade

De nada adianta um bom visual se a comunicação não é funcional. Investir em usabilidade é aumentar a probabilidade do usuário (estudante) conseguir tirar suas dúvidas ou realizar sua inscrição on-line, por exemplo. Isso significa que é imprescindível entender o estudante e usar esse conhecimento para construir um fluxo intuitivo e simples.

  • Acessibilidade

Tenha em mente que seus estudantes têm individualidades. Seus pontos de contato estão acessíveis para pessoas com baixa visão ou surdez, por exemplo? Simples ações, como legendar seus vídeos e descrever suas imagens com textos, possibilitam acesso e demonstram seu cuidado e atenção. 

Outro ponto essencial é garantir que seus conteúdos e pontos de contato sejam acessíveis por dispositivos móveis, afinal seus estudantes acessam o site da instituição por diferentes dispositivos, não é mesmo?

  • Storytelling

Outro ponto que não deve ser esquecido diz respeito aos conteúdos divulgados, seja em seu website, blog ou redes sociais. Para isso, é importante pensar na experiência de leitura do estudante. Mas como fazer isso?

Busque construir bons fluxos de comunicação por meio da prática do Storytelling. Através dele, é factível envolver os estudantes em histórias interessantes que eles identifiquem-se.

Storytelling para captar alunos: a receita de sucesso para atrair mais leads - Rubeus
Blog post Rubeus: Storytelling para captar alunos

4º) Manual de estilo

É fundamental que haja um padrão de comunicação.  A construção de um bom manual de estilo tem esse objetivo. 

Esse manual deve abranger fatores como o tom, a voz e a linguagem da sua instituição de ensino. Assim, ficará bem mais fácil para toda a equipe assimilar e padronizar (com excelência) todo e qualquer contato realizado, desde o potencial até o atual aluno.

5º) Guia do usuário

Por fim, estruturar um bom manual do aluno (documento, geralmente, entregue ao aluno, logo após a sua matrícula) é uma importante forma de oferecer ao novo aluno uma forma de conhecer mais sobre tudo em sua instituição. 

Desse modo, nesse material deve constar tudo o que ele precisa saber, como: acesso às aulas na modalidade EAD, estrutura física da sua faculdade ou escola, números de contato e, até mesmo, as suas redes sociais.

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Razões para investir na experiência do estudante 

Fidelizar seus clientes é um objetivo pretendido pela maioria das empresas. E no âmbito educacional isso não é diferente. Contudo, para isso, é importante entender que a Gestão da Permanência de alunos não se resume somente a atendimentos personalizados ou descontos em matrículas em cursos de extensão, por exemplo. 

Para fidelizar, é necessário atentar-se a todas as variáveis envolvidas. Lembre-se: neste momento, o que pode ser apenas um pequeno detalhe para você pode ser algo muito significativo para os seus alunos.  

Infográfico: Razões para sua IE investir na experiência do estudante - Rubeus

Infográfico: Razões para sua IE investir na experiência do estudante

Você já sabe que proporcionar uma experiência incrível para os seus alunos requer ações marcantes e bem planejadas, não é mesmo? Diante disso, que tal conhecer alguns benefícios que a sua instituição obterá ao investir na experiência do estudante?

1) Experiência do Estudante: O seu aluno se sentirá único

Um bom atendimento é, sem dúvidas, um fator fundamental para a captação e permanência de alunos. Entretanto, o que propomos aqui vai além de um bom atendimento. Estamos nos referindo a proporcionar uma experiência tão incrível que o seu aluno se torne embaixador da sua instituição. Por isso, sua IE não deve ser apenas satisfatória, deve ser excepcional. 

Atente-se: aqui, deve-se estimular a lealdade, e não apenas a fidelidade do seu aluno, veja a diferença entre ambas:

FIDELIDADE X LEALDADE - Rubeus
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É importante ressaltar que, atualmente, com a grande competitividade do mercado, um pequeno erro pode gerar grandes impactos nos níveis de conversão da sua instituição. Portanto, trace boas estratégias para que o seu aluno se sinta sempre especial. 

2) Experiência do estudante: Você poderá priorizar, estrategicamente, os seus esforços

Ao longo do mapeamento das suas ações para conversão de alunos, pode ser muito difícil saber quais priorizar. E, durante o processo seletivo da sua IE, isso se acentua ainda mais. Por esse motivo, identificar o que o seu aluno espera de você fará com que a sua instituição saiba como atuar.

Agora, eu quero fazer a você uma pergunta: caso tenha que realizar uma prova que precise ir muito bem, saber qual conteúdo terá maior peso facilitará o seu estudo, não é mesmo? Isso porque você saberá exatamente o que estudar e como priorizar os seus esforços. A mesma coisa acontece quando você sabe o que seu aluno espera de você.

Por essa razão, nada de dedução, use as informações a seu favor!

3) Experiência do Estudante: Maior Retorno sobre o Investimento

Resumidamente, o Retorno sobre o Investimento ou ROI (do inglês Return over Investment) é um indicador que calcula a relação entre os ganhos obtidos por um investimento e o valor investido. Logo, construir a lealdade dos clientes e aumentar a receita são causa e consequência. 

A partir do momento em que a sua instituição sabe o que fazer e faz, deve-se fazê-lo da melhor forma, haja vista que os recursos são limitados, ou seja, não é possível fazer tudo de uma vez. Sendo necessário, assim, alocar os recursos com eficiência. Ao calcular o ROI, você consegue categorizar e priorizar os seus investimentos.

Conteúdo complementar: como utilizar pesquisas de satisfação para direcionar esforços?

As pesquisas de satisfação podem ser uma poderosa estratégia para que seus potenciais e atuais alunos sejam “ouvidos” e se sintam realmente satisfeitos com sua IE. 

Por isso, a dica é: realize pesquisas de satisfação. Através delas, será possível identificar, de forma mais precisa, aquilo que seus potenciais e atuais alunos desejam, pois eles próprios estarão lhe dando insumo para isso.

Basicamente, elas direcionam os esforços, contribuindo para que o desempenho seja positivo. Além disso, quando bem realizadas, permitem que sua IE supere seus concorrentes e se torne (e/ou mantenha-se) autoridade em determinado assunto. 

Posteriormente, ao identificar os desejos e necessidades dos seus atuais e potenciais alunos, fica mais mais fácil oferecê-los aquilo que eles desejam e, consequentemente, aumentar as chances de ir além e proporcioná-los uma experiência de alto nível.

Em resumo, as pesquisas de satisfação podem variar na forma de realização, a depender do porte da sua IE. Veja:

  • Através de pesquisas on-line; 
  • Ser feita pela própria instituição; 
  • Ser realizada por uma empresa de consultoria especializada.

Independentemente de qual estratégia seja a escolhida pela sua instituição, é sempre preciso entender que essas pesquisas devem ser o mais transparentes e objetivas possíveis e sempre serem usadas para a definição de melhorias e potencialização de pontos positivos da sua IE. 

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Conclusão

Manter os estudantes satisfeitos é um desafio diário para toda instituição de ensino que deseja se destacar. Todavia, oferecer um serviço educacional de qualidade não é mais suficiente, é primordial entender quais são as necessidades e ir além das expectativas.

Conhecer a Jornada de Compra Educacional e proporcionar uma experiência do estudante de alta qualidade faz toda a diferença.

Por isso, hoje tratamos mais sobre a experiência do estudante e como ela pode ser vantajosa para a sua instituição de ensino. Para praticá-la bem, é importante observar alguns pontos, como pesquisa, definição de persona, alguns fatores técnicos, manual de estilo e o guia do estudante.

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Considerações finais

Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

😃 Quais estratégias você vai adotar em sua instituição de ensino? Compartilhe conosco nos comentários. 

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Até a próxima! 👋

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📌 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/experiencia-do-estudante/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2020, 22 julho. Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/experiencia-do-estudante/