Obrigatoriedade da matrícula on-line: entenda como se adaptar à nova lei

Agora é lei! Desde agosto de 2022, os documentos em suporte físico recebidos pelas instituições de ensino superior com a finalidade de matrícula e demais atividades ligadas à vida acadêmica dos alunos, devem ser convertidos para o ambiente digital. Ou seja, a obrigatoriedade da matrícula on-line é a nova realidade. Sua instituição de ensino já está preparada para essa nova realidade?

Tempo aproximado de leitura: 3 minutos

Introdução

Depois de séculos de experiência com métodos engessados de ensino, atividades burocráticas e roteiros administrativos engessados, nos últimos anos, a educação vem vivenciando uma revolução por intermédio da tecnologia.

Falando especificamente da gestão educacional, questões como matrícula e prova on-line tornam-se premissas básicas para instituições de ensino que prezam pela experiência positiva de seus alunos. Por isso, podemos dizer que aquelas IEs que resistirem a essa evolução tendem a “parar no tempo” e estagnarem.

Quanto à matrícula on-line, percebemos que investir em processos integrados e virtuais é oferecer flexibilidade ao aluno, ou seja, é facilitar todo o processo de conversão! E, o que antes era opção, agora é lei! A matrícula on-line chegou para ficar! É o que revela a PORTARIA Nº 360, DE 18 DE MAIO DE 2022 que dispõe sobre a conversão do acervo acadêmico para o meio digital.

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Obrigatoriedade da matrícula on-line: Panorama geral

Conforme já esperado e previsto, o momento chegou! A obrigatoriedade da matrícula on-line já é realidade no cenário educacional. Sendo assim, é hora de eliminar atividades arcaicas e aperfeiçoar os processos das instituições de ensino superior. 

§ 2º As IES deverão produzir os documentos integrantes do acervo acadêmico inteiramente no meio digital a partir da data de que trata o caput.

§ 3º Os documentos em suporte físico recebidos pelas IES a partir de 1º de agosto de 2022, para fins de matrícula e demais atividades ligadas à vida acadêmica dos alunos, deverão ser convertidos para o meio digital.

A obrigatoriedade da matrícula on-line se refere a uma mudança nas normas que regulamentam o processo de matrícula em instituições de ensino. Com a implementação dessa nova lei, as escolas e universidades precisam adaptar seus sistemas e processos para atender às novas exigências.

📥Baixe a portaria referente às mudanças e faça o que for necessário para se adequar seus processos dentro do prazo estabelecido: PORTARIA Nº 360 DE 18 DE MAIO DE 2022.

Como minha instituição de ensino pode se adaptar?

1. Compreensão da nova lei

  • Estudo da legislação: Conheça a fundo a nova lei que estabelece a matrícula on-line, suas diretrizes e obrigações. Isso inclui prazos, formatos e requisitos técnicos.

2. Implementação de sistemas

  • Plataforma digital: Invista em uma plataforma digital que permita realizar todo o processo de matrícula on-line, incluindo a coleta de dados dos alunos, documentação necessária e confirmações.
  • Integração de sistemas: Assegure que o sistema de matrícula esteja integrado a outras plataformas da instituição, como gestão acadêmica e financeira.

3. Treinamento da equipe

  • Capacitação: Promova treinamentos para professores e funcionários sobre como usar a nova plataforma de matrícula e como auxiliar os alunos durante o processo.

4. Apoio aos alunos e pais

  • Suporte: Ofereça canais de atendimento para esclarecer dúvidas sobre o processo de matrícula on-line. Isso pode incluir tutoriais, vídeos explicativos e atendimento ao cliente.
  • Acessibilidade: Garanta que a plataforma seja acessível para todos os usuários, considerando diferentes níveis de familiaridade com tecnologia.

5. Comunicação clara

  • Informação: Comunique aos alunos e seus responsáveis sobre a nova obrigatoriedade da matrícula on-line, destacando as vantagens e o que será necessário para a realização do processo.
  • Campanhas de divulgação: Utilize e-mails, redes sociais e eventos para informar e engajar a comunidade escolar sobre a mudança.

6. Monitoramento e avaliação

  • Feedback: Após a implementação, colete feedback de alunos e funcionários para identificar áreas de melhoria.
  • Ajustes necessários: Esteja preparado para realizar ajustes no sistema e nos processos com base nas avaliações recebidas.

7. Segurança da informação

  • Proteção de dados: Certifique-se de que a plataforma de matrícula on-line esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), protegendo as informações pessoais dos alunos.

Benefícios da matrícula on-line 

Se você acompanha o nosso conteúdo, muito provavelmente já se deparou com a nossa dica de: Não coloque empecilhos para a conversão do lead. Em síntese, queremos dizer que as instituições de ensino devem tornar todo o processo de matrícula, renovação de matrícula e pagamento, fácil, ágil e otimizado. 

Aliás, em uma era tão imediatista, com leads de perfis digitais, é inconcebível que a instituição obrigue o estudante a ir presencialmente realizar algo que poderia ser feito em casa, através de poucos cliques. 

Em síntese, a matrícula on-line permite otimizar o tempo das equipes e dos alunos, melhorando a organização e os processos de matrícula da instituição.

Além disso, os candidatos convocados poderão realizar a matrícula de forma rápida, sem complicações e sem sair de casa. Ou seja, sem restrição e sem distrações.

Com a Plataforma Rubeus, realizar matrículas on-line é muito mais fácil!

Se você está se perguntando por onde começar a implantar este processo em sua instituição de ensino, nós podemos te ajudar! A nossa solução de Inscrições e Matrículas 100% on-line te auxilia neste desafio!

Monitore, em tempo real, as inscrições e matrículas de cada canal. Além disso, crie campanhas com links personalizados para calcular o ROI de cada ação, como e-mail, divulgação em redes sociais ou links do website. Personalize a comunicação com o candidato durante todas as próximas fases do processo seletivo. Essa personalização pode variar de acordo com a sua necessidade:

  • Forma de ingresso (ENEM, vestibular tradicional, vestibular agendado, transferência, obtenção de novo título etc.);
  • Por curso;
  • Por unidade.

Com a solução da Rubeus, você garante:

  • Desenvolvimento de contato imediato com o interessado.
  • Criação de rotas integradas e simples para que o candidato dê continuidade à inscrição.
  • Permite que o candidato convocado realize a matrícula no processo seletivo de forma rápida, sem complicações e sem sair de casa.
  • Toda a experiência de matrícula do candidato é realizada on-line e integrada ao TOTVS  Educacional ou com outros ERPs.
  • Em suma, o candidato é integrado automaticamente com o módulo Educacional, gerando: aluno, matrícula no curso, matrícula no período letivo, enturmação, contrato, parcelas do plano de pagamento, bolsas e primeira parcela com vencimento personalizado, podendo escolher a forma de pagamento entre boleto ou cartão.

Agende uma conversa com um de nossos especialistas e comece o mais rápido possível a revolucionar a forma como sua instituição de ensino realiza matrícula on-line!

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Considerações finais

Esperamos que tenha aproveitado nossas dicas! 😃 Agora, queremos saber: quais dessas sugestões você pretende aplicar na sua instituição?

Até a próxima!

Plataforma Rubeus
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Para usar como referência acadêmica

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– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Obrigatoriedade da matrícula on-line: entenda como se adaptar à nova lei. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/obrigatoriedade-da-matricula-on-line-entenda-como-se-adaptar-a-nova-lei/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 17 de junho. Obrigatoriedade da matrícula on-line: entenda como se adaptar à nova lei. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/obrigatoriedade-da-matricula-on-line-entenda-como-se-adaptar-a-nova-lei/